Como fazer uma horta em casa com as crianças

Por 5 Comentários


Toda mãe sabe o quanto pode ser difícil entreter as crianças em casa. Por isso, no post de hoje, dou a sugestão de uma atividade simples e bem divertida. Que tal fazer uma horta em casa com a ajuda do seu filho? Tenho certeza de que ele vai adorar comer o que plantou! Se você mora em apartamento, não se preocupe: a ideia também funciona em espaços pequenos. Vem ver!

horta em casa

Muitos são os benefícios de se ter uma horta em casa. Além de estimular a alimentação saudável do pequeno e de toda a família, a atividade permite que as crianças relaxem colocando a mão na terra. Durante o processo, você também pode explicar para o seu filho sobre os cuidados que as plantinhas necessitam para viver – fazendo-o apreender as noções de responsabilidade e paciência. Também fale sobre a preocupação que devemos ter com o meio ambiente – outra questão importante a ser apresentada aos pequenos.

Para montar a sua própria horta, você vai precisar de terra orgânica, adubo, mudas ou sementes, pá de jardim, regador, pedras, e recipientes para plantar – vasos que podem ser comprados em lojas de jardinagem ou feitos com itens descartáveis, como garrafas pet, e até caixotes de madeira. Também vale imprimir fotos dos vegetais que serão plantados, colá-los em um palito de churrasco e colocar na horta para ajudar na identificação.

O passo a passo é simples: coloque uma cama fina de pedras ou argila no fundo do recipiente. Se você confeccionou o seu próprio vaso, não se esqueça de fazer furinhos para deixar que a água escoe. Depois disso, deposite a terra junto com o adubo ocupando 2/3 do vaso. Coloque as mudas ou plante as sementinhas e complete com terra. O indicado é que as plantas fiquem em um local que bate sol, como varandas e lavanderias. Vamos ver algumas ideias interessantes de hortinhas?

O bacana é envolver a criança em todos os processos: desde a compra dos materiais até a tarefa de aguar as plantinhas todos os dias. Depois que os vegetais nascerem, você pode usá-los nas refeições. Por exemplo: chame o seu filhote para cozinhar com você e montar uma salada com os elementos que foram colhidos na horta. Nesse momento, explique para ele o quanto é importante optar por uma alimentação saudável. Boa ideia para fazer com as crianças no tempo livre, não é? Depois me conte se a experiência deu certo!


 



Arquivado em: AtividadesVida sustentável Tags:

Comentários (5)

Trackback URL

  1. ANDRÉIA disse:

    Olá Nívea,
    Passando para dizer que adorooooo seu blog!!!
    As suas matérias são geniais e super-úteis.
    Desejo Longa Vida para vc e para os seus Queridos(as) seguidores(as).
    [`´]

  2. Cecílio Salvador dos Santos disse:

    Genial. Parabéns!

  3. Patricia disse:

    Olá, quero saber qual semente vc usou para fazer o primeiro vasinho das carinhas fofinhas rs!! E parabéns pelas dicas.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Patricia,

      O vasinho da foto foi uma ideia publicada em outro site, que está referenciado na própria imagem. Infelizmente não sei te informar qual é a plantinha! Se fosse “chutar”, diria que é manjericão, pois parece!

      Beijos!

Deixe seu comentário