Vocês já perceberam como os pequeninos ficam rapidamente entediados, e querem outras atividades para ocupar seu tempo? Haja criatividade para ir além da bola, da boneca, do livrinho! Confira 9 brincadeiras sensoriais incríveis!

Se você também está à procura de ideias para tornar o dia a dia com seu bebê mais divertido, certamente vai gostar do post de hoje. São 9 ideias de brincadeiras sensoriais super legais, que você poderá reproduzir facilmente aí na sua casa.

Além de serem momentos de pura diversão, esse tipo de atividade também promove um grande aprendizado – nos primeiros anos de vida, os pequenos exploram o mundo por meio dos cinco sentidos, e dessa forma você ajuda a enriquecer seu repertório.

Brincadeiras sensoriais

1 – Caixas sensoriais

Pegue uma caixa de papelão e preencha com materiais que proporcionem diferentes experiências sensoriais (ou seja, que sejam distintas ao tato): areia, plástico, madeira, plantinhas, pedras…

Publicidade

Varie também a cor dos objetos, para que o pequeno se sinta mais atraído pela caixinha. Aí é só colocar uma pequena pá e deixar que ele mexa bastante!

A caixa é feita de uma caixa de sapatos comum, lindamente decorada com papel autoadesivo, preenchida com pedaços de tecido de diferentes texturas e pequenos objetos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

As crianças gostam de explorar o conteúdo da caixa com grande prazer. Este conteúdo precisa ser atualizado de tempos em tempos para manter o interesse das crianças. 

É claro que, ao encher a caixa, é preciso lembrar que os itens devem ser seguros para a vida e a saúde das crianças. 

2 – Painéis sensoriais

São uma boa variação das caixas (aqui você usa pacas de isopor ou um papelão grosso para criar a experiência). Coloque pedaços de plástico bolha pintados, algodões coloridos, pedacinhos de esponja, de lixa fina, e deixe que o pequeno se divirta!

Publicidade

3 – Livrinhos de feltro

brincadeiras sensoriais

Imagem: http://tjmontoya.blogspot.com.br

Com abas, barbantes, janelinhas! Achei esse modelo abaixo, do ratinho que passa pelos buracos do queijo super gracioso! Com um pouco de habilidade manual, dá para reproduzir para o filhote!

4 – Brincadeiras sensoriais para aprender a contar

brincadeiras sensoriais

Imagens: http://www.elo7.com.br

Use feltro e miçangas coloridas para criar bichinhos simpáticos, como o polvo abaixo. Em cada barbante coloque um número diferente (e progressivamente maior) de contas, para que seu filho, intuitivamente, perceba as noções de quantidade. Outra sugestão interessante é utilizar pedacinhos de pizza para compor o todo!

5 – Brincadeiras sensoriais brincando com cola

Coloque cola em uma forma de bolo antiga. Depois pingue algumas gotinhas de corante alimentício, e deixe que o pequeno (que já tem idade suficiente para não colocar o material na boca) faça formas no líquido utilizando um garfo. Ele vai achar super interessante!

Publicidade

6 – Móbile ou cortina sensorial

brincadeiras sensoriais

http://www.kokokokids.ru

Como nós contamos nesse post aqui, você pode usar um bambolê para fazer esse brinquedo divertido, que a criança pode explorar do lado de fora, de dentro, por baixo, por cima! Amarre fitas coloridas e deixe a imaginação do pequenino voar!

7 – Brincadeiras sensoriais com formas

Quer coisa mais gostosa para o seu filho do que jogar bolinhas coloridas dentro de uma grande caixa de papelão? Não tem!

Eles adoram e são capazes de ficar um bom tempo repetindo essa ação, acreditem! Você pode propor também que cada buraco tenha uma forma diferente, para encaixar um determinado objeto, ou que haja uma cor específica para cada buraco.

8 – Brincadeiras sensoriais com tinta

brincadeiras sensoriais

Imagem: http://www.theveryhungrypreschoolers.blogspot.com.au

Sobre uma placa de isopor, ou cartolina grande, coloque pingos de tinta colorida (pode ser cola colorida também). Depois recubra com filme de PVC ou plástico transparente e deixe que seu bebê se esparrame sobre o brinquedo, esmagando as gotinhas!

9 – Brincadeiras sensoriais com espuma colorida

espuma colorida

Foto: Freepik

Você tem um mixer em casa? Então vai adorar essa ideia: bata em alta velocidade 2 colheres de sopa de detergente, junto com 1/4 de copo de água. Adicione gostas de corante alimentício e… Surpresa! Seu filho vai amar brincar com essa espuma de mil cores!

Por fim, quero recomendar uma outra atividade super divertida para os bebês (especialmente no calor): o gelo sensorial! Veja aqui como fazer.