– Mãe, tá chegando?

– Ainda não.

– E agora, tá chegando?

Quem nunca viveu esse diálogo, provavelmente jamais viajou longas distâncias com crianças no carro. Não tem jeito: os pequenos se entediam facilmente e fazê-los ficar parados e sentados durante horas pode ser um verdadeiro desafio. Para ajudar nessa tarefa, existem algumas brincadeiras pensadas para aproveitar os estímulos do caminho e entreter os pequenos, enquanto aguardam a chegada. Claro que você pode apelar para um DVD, ou tablet (a não ser que o filhote fique enjoado com telas), mas pense bem: também não é gostoso utilizar essa oportunidade para a interação de toda a família?

Publicidade

Confira abaixo algumas sugestões e, se você costuma fazer alguma outra atividade com seus filhos nessa situação, me conte nos comentários!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quem viu primeiro?

Escolha alguns pontos do caminho e descreva-os para o filhote. Quando estiver mais ou menos próximo de algum, avise para todos ficarem atentos: pois vence a disputa quem avistá-lo primeiro. Você pode incrementar a brincadeira desenhando um mapa simples para a criança e incluindo cada local, na ordem, para ela ir anotando por quais vocês já passaram. O jogo pode durar a viagem inteira e ser intercalado com outros (para vocês fazerem entre os pontos). Essa é uma forma de manter o pequeno ocupado prestando atenção no caminho, e entretê-lo com o que acontece fora do carro.

 

Escolha uma cor

Publicidade

Cada ocupante do carro escolhe uma cor e deverá contar o número de veículos do seu tom que passarem pela estrada. Vocês podem definir um tempo determinado para a brincadeira (10 minutos, por exemplo) e vence quem tiver optado pela cor que predominar em mais carros durante o período estabelecido.

 

Fui à lua

Essa brincadeira, muito utilizada em festas infantis, pode muito bem ser feita durante uma viagem, pois exige apenas que os participantes fiquem sentados e falando. Funciona assim: o primeiro começa dizendo “fui à lua e levei…” e escolhe um objeto (ou um animal, uma pessoa, qualquer coisa) para completar a frase. O seguinte deve repetir tudo o que o amigo anterior falou e completar com mais um item. E assim por diante… Quem errar, sai da brincadeira até sobrar o grande vencedor.

 

O que eu vi?

Publicidade

A cada rodada, um participante escolhe algo que avistar pela janela, mas não diz o que é, dá apenas uma dica (por exemplo, se ele escolher um ônibus, apenas diz: “eu vi algo que anda”). Daí os demais tentam adivinhar o que o amigo viu fazendo perguntas que o outro responde apenas com sim ou não (como “o que você viu é verde?”). E quem acertar recomeça a brincadeira.

 

Que estado sou eu?

Esse jogo divertido ajuda a passar o tempo e ainda é uma aula de geografia (mas só funciona para os maiores). Para brincar, um participante deve procurar uma placa de carro de um estado diferente do seu (mas não pode dizer aos demais qual é). O próximo passo é dar três dicas sobre o local (por exemplo, se for o Rio de Janeiro, pode dizer “praia, Cristo e antiga capital do Brasil”). Quem adivinhar primeiro é o próximo a selecionar uma placa.