Para alguns pais, encontrar maneiras de demonstrar amor ao seu filho pode ser bem difícil. Não porque não existe amor, mas porque a demonstração de afeto, em algumas situações, pode ser algo difícil por uma série de motivos, como, por exemplo, falta de afeto na infância e negligência emocional na família.

Independentemente do motivo pelo qual você chegou até aqui, não se culpe por buscar esse tipo de suporte! As dúvidas, dentro da parentalidade, são mais comuns do que você imagina. E, acredite: o fato de você pesquisar como demonstrar amor para o seu filho já diz muitas coisas positivas sobre a relação que você deseja criar.

Afinal, se você se preocupa com essa demonstração, é provável que se preocupa com o seu filho, não é mesmo?

Por isso, convidamos você para acompanhar este conteúdo e saber mais sobre o assunto!

Publicidade

Veja também: Benefícios do contato com a natureza na infância

maneiras de demonstrar amor ao seu filho

Mãe abraçando os seus filhos. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Maneiras de demonstrar amor ao seu filho

Existem muitas maneiras de demonstrar amor ao seu filho. Você pode fazer isso sem hora marcada e nos momentos mais aleatórios. Quanto mais espontânea você permitir que seja essa demonstração, melhor poderá ser o momento vivido com o seu pequeno.

Se você ainda se sente um pouco “travado” nesse tipo de demonstração, não se preocupe! Vá aos poucos, aprendendo a lidar com as suas emoções e reconhecendo formas de colocar para fora os sentimentos que você tem com relação ao seu filho.

Ao mesmo tempo, ele também está aprendendo a lidar com o amor e, por isso, também estará aprendendo a demonstrar do jeitinho dele. Aproveite essa construção em conjunto, pois cada etapa pode ser bem marcante!

Vejamos, agora, algumas dicas que podem ajudar você a refletir:

Publicidade

1. Maneiras de demonstrar amor ao seu filho: Escute o que o seu filho tem a dizer

Quando o seu filho estiver contando uma história, ou até mesmo se queixando de algo que aconteceu, dê a ele um espaço para que fale. Muitos adultos acham que as crianças não precisam ser ouvidas e que a palavra delas “não vale” muita coisa. Mas isso não passa de uma mentira!

As crianças têm o direito de serem ouvidas e de expressarem o que pensam e sentem. Mas, para isso acontecer, as pessoas em volta delas precisam validar o que está sendo dito.

Para isso, demonstre interesse pelo o que o seu filho está falando. Escute ativamente, tente entender a partir do ponto de vista dele e interaja como você interagiria se estivesse conversando com um amigo seu.

Veja mais: Vestido de casamento ideal: 14 dicas para encontrar o seu!

maneiras de demonstrar amor ao seu filho

Mãe dando um beijo no seu filho. Foto: Canva.

2. Fortaleça a autoestima do seu filho com elogios

Elogiar as crianças é uma forma de demonstrar que você presta atenção nelas. Se você nunca parabeniza um feito positivo do seu filho, ele pode começar a acreditar que as coisas que ele faz não têm importância para você. Isso afasta a família e faz com que uma frieza passe a fazer parte da rotina.

Publicidade

Em contrapartida, quando você elogia com certa frequência e com sinceridade, mostra que presta atenção no desenvolvimento do seu pequeno. Também demonstra orgulho e amor, por meio de palavras que o incentivam a ir adiante. Pense nisso!

3. Acolha as emoções do seu filho

As crianças ainda estão aprendendo sobre as emoções, portanto, é normal que elas chorem alto, gritem e esperneiem quando algo não sai como elas gostariam. Elas também podem ter medos exagerados e podem gritar e pular quando estão muito felizes. Tudo isso é reflexo de um cérebro que ainda não consegue controlar todas as cargas de emoções que chegam até ele.

Portanto, se você quer realmente investir em maneiras de demonstrar amor ao seu filho, considere acolher as emoções dele, ao invés de mandar “calar o choro” ou “reduzir a euforia” quando estiver feliz. Ajude-o a entender o que ele está sentindo, fale sobre você sentir algo parecido (quando fizer sentido) e mostre que é possível lidar com a situação de formas mais equilibradas.

Veja mais: Páscoa com crianças: 10 brincadeiras para divertir nesta data

4. Maneiras de demonstrar amor ao seu filho: Passe momentos com o seu filho

Viver momentos com o seu filho também é uma forma de demonstrar que você se importa com ele. É o caso de combinar um passeio ou uma brincadeira específica no fim de semana.

Você pode levá-lo para jantar fora, para caminhar no parque, ir passear em algum lugar que ele gosta, enfim. Apenas lembre-se de fazer deste momento algo qualificado, e não algo para “cumprir tabela”. Isto é, se você combinar algo com o seu filho, tente se manter presente de “corpo e alma”, pois ir e ficar mexendo no celular, durante o passeio, por exemplo, fará com que ele se sinta excluído.

5. Envolva a criança em atividades que você executa no dia a dia

Sabe aquelas atividades simples que poderiam ser executadas por uma criança, como arrumar uma gaveta? Então… Incluir a criança nessas atividades, sem forçar a barra, claro, pode ser uma das maneiras de demonstrar amor ao seu filho.

Convide-o para a missão de concluir determinada tarefa, a fim de criar um momento de interação e proximidade entre vocês. Acredite, esses momentos, possivelmente, ficarão eternizados na mente do seu pequeno.

Pai abraçando bem forte o seu filho. Foto: Canva.

Veja mais: Disciplina Positiva: o que é, quais os benefícios e como aplicar

6. Maneiras de demonstrar amor ao seu filho: Fale claramente que você ama o seu filho

Você não precisa inventar formas diferentes ou “mágicas” de demonstrar amor ao seu filho. Dizer, claramente, que o ama, é algo que pode ajudá-lo a entender que, realmente, você o ama! Simples assim.

Dizer “eu te amo”, com sinceridade e nos mais diversos momentos, é algo valioso na relação familiar. Infelizmente, muitos de nós, adultos, não tivemos a oportunidade de ouvir isso dentro de nossas casas, mas, agora, como pais, podemos dizer isso, de coração, para as nossas crianças.

Acredite, por mais simples que essas palavrinhas possam parecer, elas estarão sempre vivas dentro das crianças que têm a oportunidade de ouvi-las verdadeiramente.

7. Faça mimos, como mensagens na agenda da escola

Que tal deixar uma mensagem carinhosa na agenda ou no caderninho da escola do seu filho? Assim, quando ele abrir, verá a mensagem e poderá se sentir especial por conta disso.

Você também pode fazer outros tipos de mimos, como preparar o lanche favorito e pôr na mochila dele, comprar um presentinho e mandar entregar quando ele estiver na casa da vovó, e assim por diante.

São muitas as possibilidades. Use a criatividade!

Veja mais: Técnicas de relaxamento para gestantes: Veja dicas!

8. Receba o seu filho quando ele chega em casa

Independentemente de quanto tempo o seu filho passou fora de casa, receba-o na porta quando ele voltar. Sem dúvidas, essa é uma das maneiras de demonstrar amor ao seu filho que costuma escancarar o sentimento.

Claro que você não precisa demonstrar preocupação excessiva e por esse motivo receber o seu filho assim que ele chega, mas mostrar que você aguarda a sua chegada, por querê-lo bem e por sentir saudades, o ajudará a perceber que é amado dentro do seu lar.

Mãe abraçando o seu bebê. Foto: Canva.

9. Evite ficar muito tempo no computador ou celular quando o filho estiver por perto

Se você e o seu filho não têm muito tempo para ficar juntos, por que gastar o pouco do tempo ficando no celular, computador ou assistindo televisão? Salvo quando essas atividades são feitas verdadeiramente em conjunto, com foco em estreitar os laços, elas poderão distanciar vocês.

Por isso, que tal se desconectar com mais frequência e curtir atividades, ao vivo, com o seu filho? Você pode jogar bola no quintal, ler um livro para contar histórias, brincar de algo diferente… Enfim! Pense em possibilidades nesse sentido.

Veja mais: Frases que não devem ser ditas às crianças – Veja quais são

10. Maneiras de demonstrar amor ao seu filho: Dê atenção ao que o seu filho gosta

Seu filho gosta muito de um personagem? Está interessado em aprender sobre as estrelas? É apaixonado por bicicletas? Mostre que você sabe o que ele ama, demonstrando interesse, perguntando algo sobre o assunto e levando-o para passeios e brincadeiras que explorem tal gosto.

Por exemplo, ir em um evento de bicicletas ou levar o seu filho para algum museu de astronomia pode ser uma boa ideia, caso ele goste de algo que citamos nos exemplos.

Descubra o que faz ele se sentir extremamente interessado, mostre que você também quer aprender sobre isso e interaja ainda mais com o pequeno, estreitando a proximidade entre vocês.

11. Demonstre afeto com abraços, beijos e carinhos

Por fim, lembre-se de que além das palavras, você também pode usar os abraços, beijos e carinhos como maneiras de demonstrar amor ao seu filho. Dar um abraço e dizer “eu te amo” poderá tornar o momento ainda mais marcante.

Não se preocupe se, no começo, você se sentir desconfortável com isso, caso nunca tenha vivido esse tipo de interação dentro da família. Vá aos poucos, no seu tempo, e você verá o quanto isso pode ser incrível.

Mãe abraçando a sua filha que está no colo. Foto: Canva.

Inclusive, caso você sinta que a demonstração de amor tem sido algo difícil e problemático na sua família, considere a possibilidade de buscar a ajuda de um psicólogo, ok?

Veja mais: Falta de sono na maternidade: 8 dicas para lidar. Confira!