Já imaginou como é o seu vestido de casamento ideal? Essa é uma das escolhas mais importantes que a noiva deve fazer para o seu grande dia!

Afinal, é a roupa que ela vai usar enquanto se une em matrimônio ao seu amado, além de ser a peça central de todas as fotografias do evento.

Pensando em te ajudar nessa importante missão, criamos esse artigo para te ajudar com algumas dicas básicas. A ideia é que você encontre um vestido de noiva realmente especial, aquele te deixará ainda mais linda!

Está preparada? Então confira abaixo!

Publicidade
vestido de casamento ideal

Noiva elegante coloca um vestido de noiva no quarto dela. Crédito da foto: Freepik

14 dicas para encontrar o seu vestido de casamento ideal

Provar aquele modelo incrível, que faz os olhos brilharem e o coração bater mais forte, certamente, é um dos momentos mais marcantes que a noiva pode ter enquanto aguarda pelo grande dia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas como escolher o vestido de casamento ideal? Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a encontrar o vestido perfeito e celebrar o caminho até o altar!

1) Conheça o seu estilo

O primeiro passo para escolher o seu vestido de casamento ideal é entender o seu próprio estilo pessoal. Qual o seu estilo? Mais romântica, moderna, despojada, elegante? Pense nisso e use como base para escolher o seu vestido.

Você pode ser uma pessoa que gosta de um estilo mais clássico e tradicional (com rendas, por exemplo), ou pode preferir um look mais moderno e contemporâneo, com um decote tomara-que-caia.

Pense sobre as roupas que você geralmente usa e quais estilos fazem você se sentir mais confortável e confiante. Afinal, o vestido deve fazer você se sentir bem consigo mesma e ainda mais linda e confiante!

Publicidade

2) O vestido de noiva tem que ter a sua cara

Isso quer dizer que você precisa se pautar, primeiramente, no seu gosto pessoal. Não se fantasie para subir ao altar!

Decotes, detalhes e estilos que você não usaria no dia a dia podem ficar de fora, ok? Avalie seu tipo físico, mas também considere alguns pontos, como conforto e bem-estar.

Dessa forma, você excluirá aqueles modelos que não têm nada a ver com a sua essência. Pode acreditar, será muito mais fácil achar o vestido ideal assim!

3) O vestido de casamento ideal requer paciência

Pois é, não adianta achar que é só colocar o anel de noivado e correr para as lojas e ateliês. Encontrar o vestido ideal inclui planejamento e muita paciência.

Mesmo que você adore olhar lindos modelos que aparecem pela internet ou em revistas, escolher o seu queridinho depende de algumas informações prévias.

Afinal, você já decidiu a data e o local? Em que época do ano será o casamento? Quanto você pretende investir e o que não pode faltar no vestido de noiva dos seus sonhos?

Publicidade

Tudo isso te ajudará a filtrar e abrir mão dos modelos que não combinam com o seu grande dia, já que o estilo do vestido deve conversar com o local e época do casório.

Veja aqui:

Mulher loira segurando vestido de noiva. Crédito da foto: Freepik

4) Defina o processo do seu vestido de noiva

Comprar pronto, alugar ou fazer um vestido sob medida? Pois é, pensar no processo será determinante para que você decida o melhor caminho.

Algumas noivas ficam encantadas com a ideia de fazer o vestido do zero, começando pelo desenho, escolha dos tecidos, provas e tudo mais. Outras já são mais práticas e só querem entrar em uma loja e sair com o modelo pronto, de preferência gastando pouco.

Pondere sobre o que te agradará mais, lembrando que cada escolha apresenta prós e contras! Afinal, o vestido de noiva é diferente de qualquer outro look que você já provou, portanto, mantenha a cabeça e o coração abertos.

Talvez você sonhe desde pequena com um modelo princesa, mas pode se surpreender ao provar um vestido sereia. Não custa experimentar, certo?

5) Leve em consideração o seu corpo

Encontrar o vestido de casamento ideal também envolve entender o seu próprio tipo de corpo. Considere o seu formato corporal, o seu tamanho e as áreas do seu corpo que você quer destacar ou ocultar.

Por exemplo, se você tem um corpo em forma de pera, pode querer um vestido que chame a atenção para a sua cintura e minimize as coxas. Se você tem uma figura mais retangular, um vestido que cria curvas pode ser a melhor opção.

Veja aqui:

vestido de casamento ideal

Noiva feliz escolhe um vestido em uma loja de casamento. Crédito da foto: Freepik

Vestido de casamento ideal – 6) Defina um orçamento

Antes de começar a procurar o vestido de casamento ideal, é importante definir um orçamento realista. Ok, essa parte não é nada divertida, mas, pode acreditar, é necessária!

Afinal, vestidos de casamento podem ser bastante caros, e você não quer gastar mais do que o que pode pagar. Por isso, defina um orçamento claro desde o início e fique dentro desse limite.

Portanto, antes de sair por aí buscando o vestido aleatoriamente, tente estipular o valor máximo a ser investido. Assim, você poderá escolher um vestido de noiva que caiba no seu bolso.

Isso te ajudará a não ultrapassar a meta, salvando outras contratações também importantes para o casamento.

7) Comece a procurar cedo

É importante começar a procurar o seu vestido de casamento com bastante antecedência. Algumas noivas começam a procurar até um ano antes do casamento.

Isso dá tempo para encontrar o vestido perfeito, fazer quaisquer ajustes necessários e garantir que ele esteja pronto para o grande dia.

Vestido de casamento ideal – 8) Experimente diferentes estilos

Embora seja importante conhecer o seu estilo pessoal, é sempre uma boa ideia experimentar diferentes estilos de vestidos de casamento.

Você pode se surpreender com o que parece ótimo em você. Experimente diferentes silhuetas, tecidos e decotes para ver o que mais lhe agrada!

Veja aqui:

vestido de casamento ideal

Mulher ruiva sorrindo escolhe a roupa do casamentoem loja. Crédito da foto: Freepik

9) Traga uma amiga ou membro da família confiável

Encontrar o vestido de casamento ideal é uma grande decisão, e ter uma amiga ou membro da família confiável para ajudar pode tornar a escolha mais fácil.

Certifique-se de escolher alguém que conheça o seu estilo pessoal e que possa oferecer opiniões honestas e úteis.

10) Encontre o profissional certo 

Do mesmo modo, é primordial escolher um alguém que te ajude a definir o vestido mais incrível, considerando, é claro, o seu estilo, gosto e preferências.

Prefira alguém que a deixe plena, seja com um vestido sob medida ou com um modelo pronto. Além disso, não abra mão de transparência e regras claras.

A fim de se manter segura, tenha um contrato mencionando todos os detalhes e garantias dessa doce aquisição.

Vestido de casamento ideal – 11) Pense sobre o local do casamento

Como mencionamos anteriormente, considera também o local do casamento, pois ele também pode influenciar na escolha do vestido.

Por exemplo, se o casamento for ao ar livre em um local quente, você pode querer um vestido mais leve e arejado. Se o casamento for em um salão de festas formal, você pode querer um vestido mais elegante e tradicional.

Veja aqui: Menina faz ensaio emocionante com vestido de noiva da mãe

Mulher jovem fazendo compras e escolhendo roupas em loja de roupas. Crédito da foto: Freepik

12) Considere os detalhes

Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença em um vestido de casamento.

Por isso, preste atenção aos detalhes, como bordados, rendas, brilhos e botões. Esses detalhes podem adicionar um toque especial ao seu vestido e torná-lo verdadeiramente único.

Vestido de casamento ideal – 13) Pense no conforto

Da mesma forma, lembre-se de que você estará usando o seu vestido de casamento o dia todo, então é importante que ele seja confortável.

Certifique-se de escolher um vestido que permita que você se mova livremente e que não seja muito pesado. Você também pode considerar a escolha de sapatos confortáveis para o dia do casamento.

14) Não se preocupe em seguir as tendências

Embora seja tentador seguir as últimas tendências em vestidos de casamento, lembre-se de que o seu vestido deve refletir o seu próprio estilo pessoal.

Então, não priorize modelos rebuscados demais. Mesmo que você ache o vestido de noiva daquela atriz de Hollywood fantástico, ele pode não ser a melhor opção para a sua festa.

Por isso, não se preocupe em seguir as tendências do momento – escolha um vestido que faça você se sentir bonita e confiante. Isso é o mais importante!

É claro que inspirações e referências são importantes, porém não devem se sobrepor ao seu estilo pessoal. Se curte determinada tendência, avalie se em alguns anos ela continuará fazendo sentido para você.

Às vezes, apostar no simples e atemporal é a melhor forma de acertar!

Noiva se preparando para o casamento. Crédito da foto: Freepik

Como escolher o seu vestido de casamento ideal – Conclusão:

Por fim, escolher o vestido de casamento ideal pode parecer uma tarefa assustadora, mas seguindo essas dicas, você pode encontrar o modelo perfeito para o seu grande dia.

Lembre-se de que o vestido deve refletir o seu próprio estilo pessoal e que você deve se sentir confortável e confiante ao usá-lo. Uma coisa é certa: o vestido ideal te fará sentir-se bonita e feliz!

Esperamos que tenha gostado desse artigo, e desejamos boa sorte em sua busca pelo seu vestido de casamento ideal. Arrase, sorria e aproveite!

Aproveite para ler também: