Confira abaixo como fazer um chá revelação diferenciado de maneira simples, além de brincadeiras e formas criativas de anunciar o sexo do bebê.

E mesmo que sem convidados por causa da pandemia, ou que seja apenas para os familiares e amigos mais próximos, você pode transmitir o evento virtualmente, durante uma chamada no Zoom e, claro, registrar a a reação de todos. Ou então fazer presencialmente mesmo, como preferir!

Veja algumas dicas para organizar o chá de bebê mais especial possível:

Escolha uma pessoa de confiança para guardar o segredo

Essa será a única pessoa a saber o sexo do bebê, afinal, alguém precisa ficar responsável pelos preparativos. Escolha um familiar ou um amigo que você tenha certeza que saiba guardar segredo!

Publicidade

Nós sabemos que essa tarefa  não é fácil, pois ela exige muita responsabilidade e comprometimento, mas com certeza é muito divertido e empolgante saber o sexo do bebê e ajudar na preparação do chá.

chá revelação

Chá revelação com três amigas. As da ponta tocam na barriga da mulher do meio, que está grávida. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como decorar o chá revelação diferenciado

Geralmente, a decoração mais tradicional do chá revelação são nas cores rosa e azul. Mas, você pode colocar a criatividade para jogo e fazer algo totalmente diferente!

Um exemplo, é fugir dos tons tradicionais e apostar naqueles fora do comum, como roxo e verde, verde e amarelo e por aí vai.

Caso prefira não escolher cores específicas para o chá revelação, a família pode optar por apenas uma cor neutra e investir em pontos de interrogação, por exemplo. Para o momento de revelar o sexo, use e abuse da criatividade! Você pode explorar a maneira que mais combina com a família.

Invista em um convite personalizado

O convite é a primeira expectativa para o chá revelação! Para os convidados já entrarem no clima da festa, você pode pedir para que eles deixem palpites sobre o sexo do bebê, por exemplo.

Publicidade

Para deixar tudo ainda mais pessoal, você pode colocar alguns detalhes sobre a gravidez, como com quantas semanas está, data prevista do nascimento, nomes sugeridos e até mesmo os desejos do pai e da mãe. Vai ficar superdivertido!

Brincadeiras para fazer no chá revelação diferenciado:

É um dos momentos mais divertidos da festa! A gente tem certeza que várias brincadeiras vão render boas risadas e, claro, histórias para você contar para o seu filho no futuro. Veja algumas opções para entreter os convidados abaixo!

  • Tamanho da barriga: apesar de ser bastante comum no chá de bebê, é possível reproduzir a brincadeira também no chá revelação. Para isso, você vai precisar de um rolo de barbante. Peça que os convidados tentem acertar o tamanho da circunferência da barriga da grávida. Uma pessoa por vez, corta um pedaço de barbante e passa ao redor da barriga da mãe. Quem acertar ou chegar mais próximo das medidas, ganha uma prenda!
  • Colher ou garfo: separe os convidados em dois times, aquele que escolher o garfo acredita que a mãe está esperando por uma menina e o que escolher a colher, um menino. Pegue duas cadeiras e duas almofadas. Peça que as equipes escondam os objetos atrás das almofadas, sem que a grávida veja. A mãe deve escolher qual cadeira sentar. Caso ela sente na cadeira com a colher, quem pontua é o time “menino”, e se ela sentar na com o garfo, o ponto é do time “menina”.
  • Formato da barriga: separe uma lousa ao meio com as palavras “menino” e “menina”. Peça para que os convidados tentem acertar o sexo do bebê a partir do formato da barriga. Popularmente, a barriga pontuda significa que a grávida está esperando por um menino, e caso seja uma menina, ela fica mais oval. Marque um X em cada um dos palpites.
  • Blusa rosa ou azul: no convite, peça para que os convidados deixem o palpite do sexo do bebê a partir da cor roupa, vestindo rosa para menina ou azul para menino, ou ainda as cores da decoração escolhidas pela família. Durante a festa ou chamada de vídeo, não esqueça de tirar muitas fotos e contar qual foi o maior pressentimento!
  • Escolha do nome: se você já definiu um nome de menina e outro de menino, peça para os convidados tentarem adivinhar! Selecione algumas opções aleatórias e cada um tem direito a um palpite. Ganha uma prenda aqueles que conseguirem acertar!

Chá de bebê com três amigas, que tiram selfie juntas. A do meio está grávida. Crédio da foto: Freepik

Como revelar o sexo do bebê?

Você pode fazer um bolo colorido, confetes ou estourar um balão, seja como for o momento vai ser pra lá de especial!

Chegou a hora do momento mais esperado! Para isso, toda criatividade da família vale e quanto mais curioso for, melhor! Confira algumas ideias para revelar o sexo do bebê no chá revelação:

  • Estourando o balão: lembra aquela pessoa de confiança que você escolheu nos preparativos da festa? Peça para que ela compre um balão com confetes coloridos para representar o sexo do bebê. Faça uma contagem regressiva com os convidados e estoure para descobrir a surpresa!
  • Caixa com bexigas: outra ideia criativa (e simples!) é apostar em bexigas com gás hélio. Escolha uma caixa de papelão grande e coloque dentro as bexigas que representam o sexo do bebê. Após a contagem regressiva, abra a caixa e deixe os balões tomarem conta do ambiente com a novidade!
  • Confetes coloridos: em lojas de festa, a família pode encontrar confetes específicos para chá revelação. Basta rodar para o lado indicado na embalagem e surpreender toda a família com a cor do sexo do bebê.
  • Pó colorido: para as famílias aventureiras, que tal pedir que todos venham de branco? Escolha a cor do pó que represente a cor do sexo do bebê e peça para aquela pessoa de confiança soltar no momento certo. As fotos vão ficar lindas!
  • Bolo surpresa: apesar de ser mais tradicional, não deixa de ser menos divertido! Na hora de encomendar o bolo, peça para que o recheio da parte de dentro seja feito de rosa ou azul. Durante a festa, a família pode revelar o sexo do bebê no momento em que o doce for cortado!

Como realizar um chá revelação diferenciado gastando pouco

O primeiro passo é definir o orçamento da família e quanto é possível gastar nessa festinha. Para economizar, você pode, por exemplo, pedir ajuda da família e de amigos para a decoração ou comidas da festa.

Publicidade

Por exemplo, a comemoração pode ser realizada em um local simples, sem a necessidade de alugar um lugar específico para isso. Pode ser no próprio salão de festas do seu prédio ou condomínio, ou mesmo na casa de algum amigo ou parente que tenha um espaço maior.

A ideia é realizar a comemoração na sala ou quintal de casa, salão de festas do prédio, ou ainda na casa de algum parente próximo.

Durante a pandemia, caso você queria que toda a família participe, que tal apostar em uma celebração virtual? Mantenha a câmera direcionada no espaço e adapte as brincadeiras para a versão digital. Com certeza vai fazer muito sucesso!

chá revelação diferenciado

Mesa decorada para o Chá revelação, com docinhos, pratos, copos, bebidas, bexigas e um bolo. Crédito da foto: Freepik

Quando fazer o chá revelação diferenciado?

Não existe uma regra certa! Desde muito cedo, é possível descobrir o sexo do bebê a partir do exame de sexagem fetal.

Mas, se os pais quiserem esperar pelo ultrassom, a resposta pode aparecer entre a décima sexta e vigésima semana da gravidez, pois a posição do bebê facilita a visão do obstetra. Assim que souberem, já é possível marcar o chá!

Dicas de presentes para chá revelação:

Confira a seguir dicas de presentes para pedir no seu chá de bebê!

  • Bodys, roupinhas e macacões para o bebê (de preferência de uma cor neutra, como o amarelo, branco ou verde, por exemplo);
  • Almofada de amamentação;
  • Fraldas;
  • Bolsa para maternidade;
  • Mamadeiras;
  • Babador;
  • Álbum para as fotos do bebê;
  • Trocador;
  • Lenços umedecidos;
  • Mordedor;
  • Mantas;
  • Chupetas e mamadeiras;
  • Kit escova e pente;
  • Sabonetes neutros;
  • Pomadas;
  • Chocalos.

Outra opção é diversificar as opções de presentes. Para alguns convidados você pode pedir fraldas e para demais, outros itens do enxoval.

O que servir no chá revelação? Confira ideias de comidas e petiscos!

1) Sanduíche de Metro

Ele está presente em várias festas e é muito gostoso, tornando-se uma excelente opção para você servir nesta data tão especial. É prática e, além de tudo, você pode optar por sabores diferentes: frango, queijos, entre outros.

Para fazer basta comprar o pão em formato de baguete e rechear de acordo com o seu gosto e os ingredientes em oferta. A dica é variar já que nem todas as pessoas podem gostar de um ou outro recheio.

Nunca se esqueça dos amigos vegetarianos.

2) Patês com Torradas

Os patês também são ótimas opções para fazer parte do seu evento. Na internet você encontra muitas receitas fáceis e de diversos sabores: alho, alface, presunto, azeitonada, berinjela, etc.

Claro que ele será só o acompanhamento, portanto, você precisará comprar os pães e as torradas. Talvez, até mesmo poderá variar nos tipos de pães: sírios, de forma, bisnagas, etc.

3) Tortas Salgadas

É difícil encontrar aqueles que não gostam de tortas salgadas. Já pensou em uma de frango ou aquela que sua tia sabe fazer de palmito e que fica uma delícia? Opções não faltam de sabores.

E o melhor é que costumam ser baratas!

Neste caso, você não precisa fazer vários tipos de tortas, variando os sabores. Pode escolher uma que tenha carne, como a de frango e outra que seja direcionada aos vegetarianos, como a de palmito.

Elas rendem boas porções e vão te ajudar e muito a economizar dinheiro.

Se você curte cozinhar, saiba que na internet encontra várias receitas fáceis de serem feitas. Por mais que você não leve jeito, preparar uma torta é muito simples, principalmente aquelas de liquidificador, mas lembre-se que pedir ajuda é fundamental.

4) Salgadinhos

São clássicos de todas as festas, mas tem uma coisa que pouca gente sabe: eles podem ser feitos em casa.

Claro que aqui vai precisar de alguns dotes culinários, mas nada que algumas receitas online não ajudem. Pensem em variações como coxinhas, enroladinhos e empadinhas.

Ou então, se você prefere algo mais prático, pode encomendar pronto mesmo! Não tem erro.

5) Cachorros quentes

É uma ideia que vai além dos salgadinhos e é uma dica muito boa, já que não tem quem não adore um mini hot dog de festa, não é mesmo?

6) Bolo e Brigadeiro

Os doces também são muito importantes e você pode usar muito da criatividade porque existem muitas opções de receitas.

Já pensou em um bolo de chocolate com morango? E os brigadeiros enrolados, que também são clássicos? Você pode fazer em casa ou encomendar em algum lugar!

Tem ainda bolos de pote, cupcakes, palhas italianas, maçãzinhas do amor e uma infinidade de opções.

7) Doces no Palito

Esses doces podem ser personalizados conforme o tema da festa. Os formatos são os mais variados.

8) Cupcake

Quem não gosta de cupcake? Ainda mais as crianças e futuras mamães… O doce é muito prático de ser feito, além de ficar uma delícia.

Você não vai gastar muito para fazer seu próprio “bolo americano”. Além disso, ele é uma ótima opção que pode substituir o tradicional bolo de festa.

9) Brigadeiro de Colher

O brigadeiro de colher não tem erro e também é um docinho que está na moda e agrada tanto as crianças quanto os adultos.

Se você está sem tempo ou paciência para enrolar todos os brigadeiros, pode apostar nesta opção, pois otimiza tempo e paciência. E fica uma delícia, exatamente como o tradicional, além de ser um charme no copinho.

Difícil mesmo é comer só um!

10) Bebidas

Para comprar bebidas, o ideal é ir até um mercado de atacado, onde os preços são diferenciados. Você pode comprar sucos, águas aromatizadas, chás, refrigerantes e outras bebidas que goste!

Se for servir bebida alcoólica, não se esqueça de fazer uma pesquisa de valores antes de comprar.

Dica: antes de comprar os itens para preparar as comidas para o chá de bebê, faça uma lista de compras detalhando tudo que será necessário.

chá revelação diferenciado

Amigas tirando fotos em um chá de bebê. Crédito da foto: Freepik

Confira opções de lembrancinhas para o chá revelação diferenciado

As lembrancinhas também podem ser feitas em casa e de forma totalmente artesanal, mas lembre-se de que você não precisa de muito para impressionar: um potinho de vidro com doce dentro já é legal!

Se estiver sem tempo, coloque dentro do copinho um brigadeiro de colher, por fora um laço com uma bela etiqueta e pronto. Não tem erro!

Dependendo da dificuldade, você mesmo pode fazer a montagem e a produção de tais lembrancinhas, inclusive, contando com o apoio de pessoas próximas a você.

Confira outras dicas para você planejar suas lembrancinhas do chá revelação!

1) Coração de Feltro

É simples e pode ser um sachê perfumado ou um enfeito de porta.

2) Barrinhas de Chocolate

Que podem ter embalagens personalizadas com o tema da festa.

3) Saquinhos de Tecido

São feitos com Sagu, aqueles usados na culinária e podem ser adicionadas essências que agradam o ambiente.

4) Prendedores de Roupas Decorados

Usados para fechar sacolinhas ou saquinhos. Além de útil é muito fofo. Você pode personalizar cada prendedor como quiser.

5) Marcador de Livros

É feito com papel grosso ou scrap conforme o tema da festa.

6) Chá revelação diferenciado – Esmalte

Essa lembrancinha é para sair da rotina e todas as mulheres vão adorar.

7) Bloquinhos de Post-it

Também podem ser usados como lembrancinha, desde que tenha uma capinha e sejam usados para tomar o chá, por exemplo.

A chegada de um bebê é sempre um momento muito especial, então temos certeza que seu chá revelação será inesquecível!

8) Vasinhos de flores ou suculentas

São lindos e muito charmosos, podendo conter flores coloridas ou então as suculentas (ou até mesmo cactos), que são bem fofos.

Faça um chá revelação diferenciado e sem gastar muito!

O seu chá de bebê pode ser muito bonito e chique sem que você tenha que gastar muito dinheiro para isso.

Tudo tem que fazer parte da sua imaginação e você tem que abusar da criatividade, pois os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Considere também que antes de o bebê nascer, a mulher grávida necessita de muita coisa para receber os seus convidados.

Portanto, peça ajuda aos convidados mais próximos e faça uma lista de produtos necessários, pensando na simplicidade e na baixo valor.

Por fim, esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e aproveite todas as dicas acima para montar seu chá revelação! Esse com certeza é um momento muito especial na vida das mamães e durante a gravidez.

Para mais dicas de mãe, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Confira também: