Quer aprender a decorar um apartamento sem gastar muito? Aqui, no Mil Dicas de Mãe, você confere as principais dicas de decoração, mesmo sem estar com muito dinheiro.

Nós vamos mostrar que é possível sim decorar um imóvel com muito estilo, mas gastando pouco. Afinal de contas, a decoração de apartamento é uma etapa importante antes da mudança para o novo lar.

A boa notícia é que é possível ter um ambiente elegante gastando pouco. Com criatividade e muita pesquisa, você pode decorar a sua casa com estilo e deixá-la com a sua cara.

Entre as dicas para decorar o apartamento com bom gosto (e também economizar) estão: comprar em brechós, adotar um estilo de decoração, usar os nichos a seu favor e apostar na criatividade.

Publicidade

Garimpar pontos de compra e investir no “Faça Você Mesmo” também são formas de inovar na decoração gastando pouco.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja tudo sobre como decorar um apartamento gastando pouco logo abaixo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
 decorar um apartamento

Sala de estar com poltrona branca, vaso de planta, abajur rosa, e alguns itens de decoração. Crédito da foto: Freepik

Aprenda a decorar um apartamento gastando pouco

Compre em brechós

Uma das dicas para decorar o seu apartamento sem gastar muito dinheiro é procurar móveis e acessórios em brechós e lojas populares. Várias pessoas desconsideram esses locais por acharem que as peças terão cara de gastas ou pouca qualidade. Não cometa esse erro!

Brechós têm móveis e acessórios estilosos que, muitas vezes, são feitos em materiais nobres, que não são mais encontrados no mercado. Já as lojas populares também podem reservar surpresas, com móveis com preços mais baixos do que os vendidos em marcas conhecidas e, geralmente, com qualidade bem similar. Basta procurar!

Adote um estilo de decoração

Quem quer decorar o apartamento gastando pouco também pode se beneficiar ao adotar um único estilo de decoração. São diversas as opções, como industrial, clássico, oriental, minimalista ou escandinavo.

Publicidade

Ao escolher um estilo que reflita o seu perfil e as suas preferências, ficará mais fácil selecionar os itens que vão compor os ambientes, já que você vai se ater aos que se adequam à proposta.

Com isso, você evita gastar dinheiro à toa comprando móveis e acessórios que não tenham a ver com a cara que quer dar para a sua casa.

Aposte na criatividade

A criatividade é uma das principais aliadas de quem quer decorar um apartamento sem prejudicar as finanças.

Ao pensar em soluções criativas, como usar caixotes de feira como mesa de centro ou substituir um sofá por almofadas no chão, você economiza na compra de móveis e ainda dá um ar único para a sua casa.

Aplicativos de decoração são perfeitos para quem busca inspiração na hora de decorar. Além de darem ideias incríveis para montar os ambientes, ainda ajudam a planejar a casa nova, garantindo que os espaços serão adequados para os móveis que você quer comprar.

Nice living room with couch, carpet, green plant on bookcase Premium Photo

Sala de estar com sofá amarelo, papel de parede, tapete, piso de madeira e itens de decoração, como plantas, livros, vasos, quadros, entre outros. Crédito das fotos: Freepik

Publicidade

Garimpe pontos de compra

Cuidar da decoração do apartamento é uma atividade deliciosa e que pode render momentos incríveis. Grande parte da diversão reside em garimpar pontos de compra diferentes para adquirir os seus móveis e acessórios. A internet é um excelente ponto de partida, mas mesmo um passeio pelo bairro pode ajudar a descobrir lojas menores, com peças únicas.

Além de garantir que a sua casa terá móveis e acessórios diferentes daqueles comercializados pelas grandes marcas, ao garimpar pontos de compra, você ainda tem a chance de conseguir preços melhores.

Invista no “Faça Você Mesmo”

Outra forma de economizar na decoração de apartamento é apostar no “Faça Você Mesmo” — o famoso Do It Yourself (DIY). É claro que investir na tendência é mais fácil para aqueles que têm habilidades manuais, mas até quem não é craque na marcenaria pode dar toques pessoais e criar alguns itens interessantes.

Por exemplo, em vez de comprar vasinhos para suculentas, você pode usar garrafas e embalagens vazias para esse fim. Azulejos de cozinha sem graça ganham outra cara quando você cola adesivos coloridos. Simples pregos presos no interior da porta do armário da cozinha podem ser usados para pendurar itens como concha e escumadeira.

Se a ideia for dar um up na decoração da sala, você pode usar gavetas que estão sem uso para servirem como nichos, basta prendê-las na parede. Ou seja, o “Faça Você Mesmo” está ao alcance de todos.

Use móveis multifuncionais

Quem quer montar um apartamento sem ficar no vermelho tem que ter um cuidado extra na hora de escolher os móveis. Uma boa saída para evitar a necessidade de adquirir muita coisa é optar por peças que tenham mais de uma função.

Cama com gavetas na parte inferior, baú que também pode ser usado como banco e estante que, além de armazenar livros, possa ser usada na divisão de ambientes. São diversas as opções. Além de economizar dinheiro, você ainda otimiza os espaços do seu apartamento.

Foque em lugares para guardar coisas

Quando tiver que escolher entre uma peça bonita e outra com lugar para guardar coisas, escolha pela segunda. Você pode ter uma cama com baú embaixo, bancos com baús e estantes para organizar livros, revistas, jogos etc.

Still life interior details in the living room and decor Free Photo

Itens de decoração em uma sala de estar. Crédito da foto: Freepik

Aposte nos acessórios

Você talvez não tenha ideia de como um simples objeto possa ser transformado e se tornar uma bela peça decorativa.

Uma cesta, um vaso, um quadro ou pôster emoldurado; cortinas; toalhas e objetos de crochê são exemplos de como deixar seu apartamento novo agradável e com a sua cara.

Para economizar na decoração do apartamento, não ignore o poder dos acessórios na criação de espaços únicos e criativos. Móveis e paredes em tons mais claros ganham outra vida com poucas almofadas e quadros coloridos.

Espelhos são excelentes para dar amplitude para os ambientes sem precisar quebrar nenhuma parede. Plantas e flores são baratas e, de quebra, transformam os cômodos, como sala, quartos e banheiro, quando são armazenadas em vasos bonitos.

Além disso, quem não quer gastar mais do que deve na decoração de apartamento pode se beneficiar ao definir uma paleta de cores para cada espaço e só comprar itens que combinem com o ambiente. Nada de desperdiçar dinheiro com objetos que não terão o impacto desejado, combinado?

Achados em viagens

Gastar com valiosas obras de arte em seu primeiro apartamento certamente não faz sentido. Para decorar e dar personalidade, use peças encontradas em viagens, colecionáveis ou mesmo fotos. Vale até mesmo pendurar seu diploma.

Use nichos a seu favor

A decoração de apartamento é peça-chave para garantir um ambiente elegante. No entanto, na vida real é preciso pensar também no dia a dia, afinal de nada adianta cômodos lindos e com decoração impecável, mas nada funcionais, não é mesmo?

Nesse sentido, é preciso buscar soluções de decoração de apartamento que considerem, além dos aspectos beleza e custo-benefício, a praticidade. Uma aposta certeira nesse tópico é investir em nichos.

Seja na forma de gavetas fora de uso ou comprados prontos, esses acessórios, além de ajudarem a preencher paredes vazias, dando nova vida ao cômodo, também são úteis para guardar objetos da família.

No quarto das crianças funcionam para guardar brinquedos. Na sala de estar podem fazer as vezes de estantes, armazenando livros. Mesmo quem não quer estourar o orçamento com decoração deve garantir que os nichos comprados são de qualidade e têm estrutura suficiente para suportar os objetos. Dessa forma, não há o risco deles quebrarem com o peso.

Aproveite o espaço das paredes

Além de usar nichos, você pode aproveitar o espaço das paredes de outras formas na sua decoração de apartamento. Essa estratégia é especialmente importante no caso de cômodos pequenos. Para não deixá-los entulhados, usar o espaço vertical é sempre alternativa mais inteligente.

Você pode usar suas paredes para montar um jardim vertical incrível, pendurar quadros ou, até mesmo, para fazer um mural com fotos da família. Usar prateleiras é outra opção principalmente no caso de quem tem muitos itens e pouco espaço para armazená-los.

Outra dica de decoração de apartamento é colocar, se viável, sua TV na parede. Assim, você não precisa investir em um móvel apenas para colocar o eletrônico. Só é importante ter atenção em relação à planta do apartamento para não correr o risco de estourar um cano ou chegar a uma viga ao instalar acessórios e itens de decoração na sua parede.

Cozy living room interior with panoramic window. Free Photo

Sala de um apartamento, com janela panorâmica, TV, sofá, mesinha de centro e outros itens de decoração. Crédito da foto: Freepik

Como decorar um apartamento gastando pouco

Organize uma sala conjugada

Quando o assunto é conjugar a decoração de apartamento com funcionalidade, organizar cômodos integrados é uma estratégia importante de ser considerada. A sala, por ser um espaço central, o chamado coração da casa, pode ser conjugada com a cozinha, criando um ambiente perfeito para moradores que gostam de ocupar seu tempo ocioso cozinhando.

É possível, ainda, ter a sala integrada com o quarto, transformando seu apartamento em uma espécie de loft. Ao unir dois cômodos em um só, você não só torna sua casa mais funcional como economiza na aquisição de móveis.

Não despreze o poder dos espaços vazios

Na hora de criar a decoração de apartamento, muitas pessoas cometem o erro de achar que todo e qualquer espaço deve ser preenchido por algo. Com isso, adquirem mais móveis e acessórios do que deveriam fazendo, muitas vezes, compras impulsivas que nem seriam necessárias.

Não caia nesse erro comum. Espaços vazios nos cômodos são importantes para a boa circulação. Além disso, facilitam a limpeza do apartamento no dia a dia. Então, para manter o ambiente elegante e, ainda, gastar pouco, não compre mais móveis e acessórios do que o preciso.

 decorar um apartamento

Sofá com almofada, cor verde-água claro. Crédito da foto: Freepik

Reaproveite móveis de família

Decorar o apartamento sem gastar muito passa por reaproveitar tudo o que for possível. Por isso, ao planejar os cômodos, não deixe de considerar a possibilidade de usar móveis de família que estão encostados na casa de parentes.

Além de terem valor emocional, esses itens podem se tornar as estrelas da decoração quando bem trabalhados. Afinal, pode valer muito mais a pena reformar uma estante ou mesa antiga do que comprar uma nova. Mesmo o reaproveitamento do lixo doméstico pode levar a boas surpresas, como caixas de papelão que podem ser usadas para armazenar brinquedos.

Fazer a decoração de apartamento não precisa abalar as suas finanças. Siga as nossas dicas e veja que, com criatividade, é possível decorar a sua casa sem ficar no vermelho. Pesquise preços, garimpe itens únicos e não deixe de definir um estilo para cada espaço. Assim, ficará muito mais fácil comprar móveis e acessórios que farão a diferença sem desequilibrar o seu orçamento.

Interior wall mockup with green plant,green wall and shelf.3d rendering Free Photo

Ambiente interno com a parede verde, plantas, vasos e outros itens de decoração. Crédito da foto: Freepik

Use a tinta spray como sua grande aliada

Tinta spray pode ser utilizada para recuperar peças antigas ou compradas em brechós.

Procure comprar tintas de boa qualidade e, se não souber bem como utilizá-las, pesquise ou encontre quem faça o serviço – de preferência gratuitamente – para você, como amigo ou um familiar, por exemplo.

Busque inspirações!

Pesquisar e buscar informações e referências é importante para que você perceba qual o estilo de sua preferência e como ele pode refletir nos artigos do seu primeiro apartamento.

Observe apartamentos de outras pessoas, sejam de seu convívio, pela Internet ou em revistas de decoração.

Escolha móveis no tamanho certo

Deixe os sonhos de um móvel gigante ou super especial para suas casas futuras. Num primeiro apartamento, peças muito grandes podem simplesmente não caber. Já as pequenas demais podem dificultar o equilíbrio.

 decorar um apartamento

Itens de decoração em uma sala, como um vaso com flores, almofadas, uma plaquinha escrito “home” e talheres. Crédito da foto: Freepik

Decorar um apartamento – Resista à tentação de móveis doados

É muito tentador sair pegando tudo que a família não usa mais e colocar dentro do seu novo apartamento para não gastar, mas seja muito criterioso com isso, para que os móveis não fiquem desconexos ou sem sua personalidade.

Agora, se sua única opção é aceitar todos os móveis doados, existem alguns cuidados. Se for pegar o sofá velho da sua tia, renove-o com novas almofadas ou uma colcha colorida.

Já uma boa pintura pode transformar estantes, mesinhas e etc, dando novas cores e ares! Você também pode cobrir arranhados nos móveis com vasinhos ou pequenas peças de decoração.

Papel de parede

Muitos contratos de aluguel impedem que você pinte as paredes, mas você pode instalar papel de parede removível. Tem preço acessível, principalmente se fizer em uma só parede, e muitas opções para escolher uma de acordo com seu estilo.

 decorar um apartamento

Homem asiático sentado no chão de uma sala, cuidando de suas plantas. Vários vasos estão distribuídos ao longo do ambiente. Crédito da foto: Freepik

Dicas para decorar um apartamento gastando pouco

Decorar um apartamento – Use e abuse de plantas

Que tal utilizar plantas na sua decoração? Elas vão dar um toque de vida e muito mais naturalidade ao seu ambiente.

Vale todo tipo de plantas, sejam verdadeiras ou falsas. Elas são muito bem-vindas em qualquer apartamento. Não importa o seu orçamento, há opções para todos os bolsos.

E você pode dispor as plantas em prateleiras, carrinho de bebida ou pendurada no teto, dando um charme a mais no local.

Use sobreposição para renovar

Usar camadas e sobreposições vai ajudar muito a deixar o lugar cheio de vida e com sua cara. Coloque almofadas no sofá, tapetes no chão e quadros na parede. Misturar diferentes texturas e materiais caracterizam o espaço.

Decorar um apartamento – Iluminação

A iluminação certa pode deixar sua casa mais aconchegante, especialmente se ela não tiver muitas janelas (como costumam ser kitnets ou studios).

Coloque lâmpadas e luminárias nas mesas e outros lugares possíveis. Até velas são bem-vindas e muito charmosas, dando um toque a mais na sua decoração!

Invista em uma única valiosa peça

Se seu orçamento permitir, compre uma única peça maravilhosa para atrair todos os olhares em seu apartamento.

Pode ser um sofá de veludo, um carrinho de bebidas estiloso ou uma super cama. Invista em uma peça de alta qualidade para levar com você por muitas casas futuras!

 decorar um apartamento

Sofá de veludo roxo com duas almofadas azuis estampadas. Crédito da foto: Freepik

Como adornar um apartamento gastando pouco

Nada como decorar um apartamento gastando pouco não é mesmo? E melhor ainda se ele ficar aconchegante, estiloso e a nossa cara!

Nesse artigo, nós mostramos que é possível sim criar espaços e decorar um apartamento gastando pouco, basta saber utilizar as peças certas com a organização adequada.

A palavra-chave é organização aliada à criatividade: base para cama que seja baú; armários, prateleiras (até no teto!) e cestos.

Você pode otimizar espaços e acomodar itens que deixem sua propriedade bela e funcional. Distribua bem seus itens de decoração no apartamento, com certeza ficará incrível!

Para finalizar, uma dica importante para decorar o seu primeiro apartamento, se ele for pequeno, é tirar as medidas. Se puder ter uma planta com esses números e espaços, melhor.

Siga as dicas acima e deixe o seu apartamento do seu jeitinho, dando aquela sensação reconfortante de “lar” que tanto prezamos. Boa sorte!

Agora que você já aprendeu a decorar um apartamento gastando pouco, veja também: