Para muitos papais e mamães é realmente desafiador organizar o batizado do bebê, não é mesmo? A boa notícia é que existem formas de nos organizarmos e fazermos um planejamento mais tranquilo na hora de elaborar um evento cheio de emoção e amor.

Neste texto, apresentamos um verdadeiro passo a passo do que deve ser considerado na hora de organizar o batizado do seu pequeno da melhor forma possível. Confira!

Leia mais: Batizado do bebê: roupa, lembrancinha e outros itens para providenciar!

organizar o batizado do bebê

Bebê sendo batizado. Foto: Canva

Publicidade

Como organizar o batizado do bebê? Passo a passo!

Apesar de não haver uma receita infalível de como organizar o batizado do bebê, existem alguns passos que podemos considerar na hora de fazer um planejamento. E se fomos pensar em uma “palavra-chave” para o evento dar certo, poderíamos mencionar justamente esta: planejamento.

Planejar na hora de organizar o seu evento é extremamente importante para conquistar resultados melhores. Afinal, você terá uma previsão mais precisa de custos, possíveis contratempos, entre outros fatores.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portanto, tenha isso em mente na hora de visualizar todas as nossas dicas abaixo sobre como organizar o batizado do bebê:

1. Defina o orçamento do evento

Antes de comprar qualquer item decorativo ou escolher o figurino do bebê, lembre-se de que é preciso definir um orçamento para o evento. Esse orçamento deve estar em sinergia com as suas finanças domésticas, para não ter aquela surpresa desagradável no cartão de crédito mais tarde, concorda?

Além disso, é muito importante que você também defina um orçamento para cada demanda do evento. Por exemplo, se você vai receber os seus convidados em casa, depois do batizado, deve estipular um valor que será usado para as comidinhas e decoração no lar.

Dessa maneira, fica tudo muito mais estruturado e bem organizado, concorda?

Publicidade

Leia mais: Roupas de batizado: os modelos que estão em alta!

organizar o batizado do bebê

Mãe feliz segurando o seu bebê no bastimo. Foto: Canva.

2. Como organizar o batizado do bebê: Escolha a data e o local

Escolher a data também deve ser um dos passos de como organizar o batizado do bebê. E não estamos falando apenas porque é preciso, de fato, selecionar o dia, mas, sim, porque é preciso selecionar de forma estratégica.

Por exemplo, se você mora em uma região muito fria, pode ser que o evento no inverno não seja o mais agradável para os convidados em uma festinha ao ar livre, concorda?

Por isso, é importante escolher uma data que seja mais agradável, seguindo o tipo de evento que você deseja fazer. É o caso de escolher dias mais frios para um evento dentro de um salão, e dias mais quentes para um evento ao ar livre.

O local também entra nesse plano. Além de escolher a igreja onde será a cerimônia, contatando-a com antecedência para reservar a data, é importante também escolher o local onde ocorrerá a comemoração depois da cerimônia. Pense bem sobre isso, e lembre-se de considerar os limites dos orçamentos.

Publicidade

3. Avalie quantos convidados poderá ter

Com base nos planos que já foram feitos até aqui, considerando local, espaço e também o orçamento, avalie quantas pessoas poderão ser convidadas.

Se você deseja oferecer comidinhas e até mesmo lembrancinhas, é importante colocar isso na conta antes de fazer uma lista imensa de convidados, concorda?

Esta etapa precisa ser seguida com paciência e dedicação, para evitar que você acabe convidando gente demais – ou se esquecendo de pessoas importantes.

Faça uma listinha completa para isso, e lembre-se de começar a pensar nos padrinhos… Eles também devem ser escolhidos com calma, pois acreditamos que muitas pessoas podem vir à mente quando você pensa nesse assunto, não é mesmo?

Por isso, o planejamento com antecedência é tão importante.

Leia mais: Batizado junto com o aniversário? Pode ser uma excelente ideia!

Bebê sendo batizado. Foto: Canva.

4. Como organizar o batizado do bebê: Prepare o convite dos padrinhos

Depois de selecionar os padrinhos, é hora de preparar um convite especial. Para ter os melhores resultados possíveis aqui, tente pensar em um convite que tenha a ver com os padrinhos.

Por exemplo, se os padrinhos amam vinho, uma caixinha de vinho com taças e uma mensagem de convite pode ser bem-vinda.

Use a criatividade e pense sobre a amizade que você tem com essas pessoas queridas na hora de fazer o convite.

5. Faça os convites para os demais amigos e familiares

Além de preparar um convite super fofo e criativo para os padrinhos, lembre-se de fazer o convite dos seus amigos e familiares. Aqui, você pode inovar e usar os convites on-line para não ter os custos da impressão ou do artesanato.

Entretanto, se você pensa em fazer os convites à mão, essa também pode ser uma forma de personalizar com mensagens para cada amigo, criando algo ainda mais lindo.

Veja mais: Convites de batizado: ideias incríveis!!!

6. Como organizar o batizado do bebê: Planeje a decoração, que pode ser simples

Se você deseja economizar na hora de organizar o batizado do bebê, lembre-se de optar por itens mais simples para a decoração. Você pode usar algo mais rústico, incluindo elementos da natureza para fazer lindos arranjos naturais, com galhos, folhagens e flores, que ficarão lindos!

Também pode apostar no uso de itens reciclado, como as clássicas garrafas de vidro, tanto para colocar flores quanto para colocar velas dentro.

Depois, é só distribuir pelo ambiente de forma estratégica, criando composições harmoniosas e lindas.

Bebê no colo da mãe no dia do seu batismo. Foto: Canva.

7. Escolha a roupinha do bebê e da família

A escolha da roupinha do bebê é uma etapa muito especial para as famílias. Lembre-se de que você pode pesquisar na internet, como em sites do estilo Enjoei, para encontrar opções mais baratinhas.

Também há a opção de alugar a roupinha da criança. Entretanto, se você quiser algo para guardar para sempre, procure por lojinhas na sua cidade e vá comparando os preços.

Não se esqueça de manter os olhos no orçamento que foi estipulado para esse evento, hein?

Veja mais: 48 ideias para um bolo de batizado impecável

8. Como organizar o batizado do bebê: Decida se haverá recepção e festinha

Em alguns casos, a família pode optar por não fazer uma festinha depois da cerimônia do batizado. No entanto, se esse não for o seu caso, lembre-se de separar uma quantia para as comidinhas, bolo e decoração da recepção.

Considere, ainda, avaliar se essa recepção será feita na sua casa ou em um salão de festas da cidade. Caso opte pelo segundo caso, certifique-se de que o espaço será adequado para o evento, sem ser grande demais, mas também sem ser muito pequeno.

9. Considere providenciar as lembrancinhas

As lembrancinhas também devem ser providenciadas com antecedência, e muitas delas podem ser feitas até mesmo em casa. Se você ama preparar as coisas com as próprias mãos, sem dúvidas poderá criar peças lindas de lembrancinhas. Veja alguns exemplos super fofos:

  • Mini terços personalizados;
  • Velas decorativas com alguma mensagem religiosa;
  • Chaveiros com pingente de anjinho ou de cruz;
  • Cartão com passagem bíblica;
  • Ímãs de geladeira com mensagem religiosa e com a data gravada;
  • Sabonetes em formato de anjinho;
  • Mini garrafinhas com água benta e embalagem com mensagem;
  • Porta-retratos com imagem do bebê e a data do batizado;
  • Marcadores de livro com mensagens religiosas e com a data do batizado;
  • Mini garrafinhas de azeite com rótulo personalizado;
  • Canecas com desenhos religiosos e o nome do bebê;
  • Sachês perfumados com textinhos religiosos;
  • Mini crucifixos de parede com mensagem;
  • Caixinhas decorativas com docinhos.

Itens para usar no batismo do bebê. Foto: Canva.

Use a sua criatividade na hora de preparar as suas lembrancinhas de batizado!

Veja mais: Roupas e lembrancinhas de batizado delicadas, elegantes, e com ótimo custo-benefício!

10. Como organizar o batizado do bebê: Organize os registros do evento

Não se esqueça de pensar estrategicamente em como acontecerão os registros do evento, ok? Para isso, você deve considerar algumas possibilidades, como:

  • Contratar um fotógrafo: Lembrando de considerar o orçamento do evento, tendo em vista que um fotógrafo pode ter um grande valor agregado e um preço mais elevado;
  • Pagar um amigo: Você pode pagar um amigo para fazer as fotos. Embora não ficará 100% profissional, ainda assim terá registros legais do dia;
  • Preparar cantinhos para as fotos: Para ter bons cliques, é importante que haja cantinhos decorados na festa, para que esse tipo de foto seja tirada em bons ângulos;
  • Crie um álbum on-line e compartilhe: Você pode criar uma pastinha no Google Drive e solicitar que todo mundo suba nela as fotinhos que foram tiradas, para que todos acompanhem os cliques e você possa ter uma grande quantidade de imagens e ângulos desse dia especial.

11. Faça um cronograma para o dia especial

Por fim, para que você consiga organizar o batizado do bebê da melhor maneira, crie um verdadeiro checklist com horários para o dia especial. Guarde essa listinha na sua carteira para estar com você o dia todo.

Nela, você anota:

  • A hora de arrumar o bebê;
  • A hora de pegar as roupinhas;
  • O momento que será a cerimônia;
  • A hora que deve sair de casa;
  • O horário para os papais tomarem banho e se arrumarem;
  • O momento de verificar se a decoração está adequada;
  • Entre outras demandas que surgem.

Anote tudo, minuciosamente, pois isso pode ajudá-lo a ter uma visão mais clara desse dia especial, contribuindo para uma maior organização no dia.

Boa sorte no batizado do seu pequeno anjinho!

Leia mais: