Você já realizou o batismo do seu filho? Eu decidi batizar minha pequena Catarina junto com seu primeiro aniversário. Em geral é esse período, do primeiro ano de vida, que pais e mães escolhem para o batizado do bebê – e quando a data se aproxima, surgem muitas dúvidas, como a roupinha a ser usada, ou a lembrancinha que será distribuída para os convidados.
Eu também senti
isso, claro. E mesmo com a ajuda da minha mãe e da madrinha da Cacá, confesso
que foi difícil encontrar a roupa para o batizado (ou eram muito simples, ou
muito caras, nas lojas que visitei). Foi nessa época que eu descobri também o
que era um mandrião, um clássico dos batizados em famílias reais e
tradicionais. Enfim, fiquei bastante confusa, e, ao longo desses anos do blog,
percebi que essas também eram dúvidas da maioria das mães que decidem realizar
o batizado do bebê. Justamente por isso, resolvi fazer esse post, para ajudá-la
e entender as opções, e facilitar sua escolha.
Vem dar uma espiadinha! E se você é a avó ou a madrinha, também vale a leitura, afinal você ajudará bastante a mãe na organização da data. Obs: os produtos mostrados podem ser encontrados aqui.
A roupa do batizado do bebê
Se você já
começou a procurar a roupa do batizado do seu filho, deve ter percebido que não
é fácil encontrá-la. Isso porque a data é muito importante, com um significado
único para a família – portanto é provável que você esteja procurando uma roupa
especial para seu filho usar na ocasião.
Não sei se você já sabe, mas as roupas mais usadas no batizado são os vestidos (para meninas), os macacões/macaquinhos (para meninos) e os mandriões (para ambos os sexos). A escolha do modelo ideal acaba sendo feita levando em consideração o estilo da família, que pode ser mais moderna ou tradicional.
Em relação aos vestidos, a maior tendência é o uso da renda renascença (que acaba sendo escolhido por mães mais românticas) ou do modelo casinha de abelha (moderno, mas muito delicado). Uma dica importante, e que quase nenhuma mãe lembra (só às vésperas do batizado, e então sai como louca para procurar), é comprar uma calcinha coordenada com o vestido, que também pode ser rendada (fica uma graça!). É uma peça que comprei e usei com outros vestidos depois, para cobrir a fralda, então acabou sendo muito usada.
Os macacões (ou macaquinhos, se estiver calor) são os preferidos das mães de menino mais modernas. Eles podem levar renda de uma maneira sutil (ficam lindos!), ou ter um laço que imita uma gravata borboleta, para que seu filho fique bem vestido para essa ocasião tão importante.
Por fim temos o mandrião, que é uma roupa de batizado bastante tradicional. É uma peça alongada, que cobre os pezinhos do bebê (por isso é usada principalmente em bebês que ainda não andam). Os mandriões geralmente recebem muita renda, e são usados com uma touca, para dar um ar ainda mais nobre à roupa do batismo. Se a ideia é que seu pequeno seja batizado como um dos filhos do Príncipe William do Reino Unido, essa é a roupinha certa por aí.
Algo bacana para
se pensar na hora de escolher a roupa do batizado é que essa é uma peça
especial, que em muitas famílias é passada de geração para geração. Ou então é
compartilhada por irmãos (você usa no primeiro, no segundo, no terceiro bebê)
ou primos. Ter isso em mente pode facilitar sua escolha (ou seja, compre um
vestido, macacão ou mandrião que você usaria mais de uma vez com alegria!).
O sapatinho
Você pode optar por sapatinhos e sandalinhas brancos, ou por um sapatinho de tecido que combina com a roupinha. Esses últimos combinam bastante com o uso do mandrião, pois reforçam o visual clássico, mas podem ser usados com qualquer modelo de roupa. Quando o bebê é pequenininho, essa é uma ótima pedida, porque os sapatinhos de tecido são mais confortáveis do que os calçados convencionais e não apertam os delicados pezinhos.
A toalha do batizado
Para muitas mães, guardar um momento do batizado do bebê é algo essencial (para mim foi também). Por isso eu acredito que uma ideia muito bonita seja guardar a toalha do batismo do seu filho – porque ela remete diretamente à cerimônia. Você pode, inclusive, comprar uma toalha bordada com o nome do pequeno ou pequena e a data do batizado. Aliás, há mães que ficam com a toalhinha de cada filho – não é algo emocionante? Se você achar que as vovós e a madrinha também gostariam de ter essa lembrança, nada melhor do que providenciar uma para cada (afinal, elas merecem, não é mesmo?).
A lembrancinha do batizado do bebê
Esse é um tema muito pessoal, porque cada família opta por um estilo de lembrancinha. Ela é uma forma de agradecer às pessoas mais importantes da vida do seu filho pela presença em seu batizado. Há pais que preferem algo que remeta diretamente ao batismo, como mini terços (colocados em pequenos porta-terços rendados), enquanto outros gostam de uma lembrança sem o caráter religioso, como sachês ou lenços bordados.
Eu, por exemplo,
dei como lembrancinha pequenos anjinhos (eles podem ser usados como porta
guardanapos, por exemplo, ou até pendurados na árvore de Natal. Foi o que eu
pensei, já que batizei minha filha no fim do ano).
As roupas, sapatinhos, toalha e lembrancinhas que mostrei nesse post são da Xique Xique Brasil, uma empresa já parceira do blog há anos, e que sempre é muito elogiada pelas leitoras (por isso recomendada de coração). As peças são todas de uma qualidade impecável e um preço muito melhor do que o que você encontra em lojas de shopping. Você compra online e recebe em todo o Brasil, o que é outra vantagem. Para conhecer todos os produtos de batizado, clique aqui.
Importante: leitores do Mil Dicas de Mãe têm desconto na Xique Xique Brasil. Na hora de fechar a compra, utilize o código MILDICAS para receber 10% de desconto.
Veja também: Roupas de batizado – os modelos mais usados (no vídeo abaixo)