Procurando por ideias de brincadeiras ao ar livre? Então não deixe de acompanhar este conteúdo que preparamos com uma série de sugestões e ideias incríveis para você!

Além de apresentarmos algumas possibilidades de brincadeiras para você se inspirar, também trouxemos algumas dicas para deixar o momento mais seguro e agradável para todos. Acompanhe-nos e saiba mais.

Veja também: Brincadeiras de alfabetização: 15 ideias!

brincadeiras ao ar livre

Crianças brincando. Foto: Canva

Publicidade

Ideias de brincadeiras ao ar livre

As brincadeiras ao ar livre podem proporcionar uma série de benefícios para os pequenos. Primeiramente, eles terão contato com a luz do sol, sendo esta responsável por auxiliar na manutenção do relógio biológico, além de ter relação direta com a vitamina D que evita casos de depressão e outros problemas de saúde.

Segundo porque as crianças acabam por colocar em prática atividades que minimizam as chances de haver um estilo de vida sedentário, que poderia ser prejudicial para a saúde física e mental dos pequenos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E terceiro porque as brincadeiras ao ar livre também estimulam a socialização das crianças, promovendo grandes benefícios que poderão ser notados, inclusive, na vida adulta.

Por isso, investir nessas possibilidades é algo que pode agregar muito valor à vida dos seus filhos. A seguir, portanto, apresentamos diversas ideias para você se inspirar. Acompanhe!

1. Brincadeiras clássicas: pega-pega, esconde-esconde, amarelinha

Que tal começar pelas brincadeiras ao ar livre que são clássicas? Sim, aquelas que você amava quando era criança!

São diversas opções. Faça um exercício de memória e tente se lembrar de todas as brincadeiras clássicas que você costumava colocar em prática na hora de se divertir com os seus amigos.

Publicidade

Alguns exemplos são:

  • Pega-pega.
  • Esconde-esconde.
  • Queimada.
  • Ovo choco.
  • Amarelinha.
  • Carrinho de mão.
  • Pião.
  • Batata quente.
  • Bolinha de gude.
  • Passar o anel.
  • Entre outras.

Além de tudo, trazer à tona essas atividades infantis é uma forma de criar uma conexão entre a sua infância e a infância do seu filho, o que promove momentos de interação inesquecíveis.

Veja mais: Brincadeiras para bebês: 25 brincadeiras para se inspirar

brincadeiras ao ar livre

Crianças correndo e brincando. Foto: Canva

2. Brincadeiras ao ar livre: Pular corda

Pular corda também pode ser uma das brincadeiras ao ar livre. Além do mais, é algo que pode ajudar o seu filho a manter uma vida mais ativa e longe do sedentarismo.

A brincadeira pode ter diversos níveis: é possível fazer competição de quem pula mais sem errar; cantar músicas e fazer coreografias enquanto dança; usar duas cordas ao mesmo tempo; ter que entrar com a corda já batendo; entre outras possibilidades.

Publicidade

Você pode convidar o seu filho para criarem as suas próprias canções de pular corda. Assim, a criatividade e o senso artístico da criança poderão ser aflorados.

3. Bolha de sabão

As bolhas de sabão também são super divertidas. Você pode, junto com o seu filho, pensar em formas de fazer bolhas maiores, menores, etc. É possível usar fôrmas para as bolhas de diferentes tamanhos.

Tudo para tornar o momento ainda mais divertido e contagiante.

Outra dica é fazer com que haja o grupo de crianças que faz as bolhas e o outro responsável por estourá-las!

4. Brincadeiras ao ar livre: Corrida de saco

A corrida de saco ajuda a estimular a coordenação motora ampla das crianças, além de fazer com que elas gastem energia e mantenham uma vida mais ativa.

Apenas certifique-se de que o local para a corrida de saco é plano e não é muito liso, para que as crianças fiquem mais seguras durante a aventura de ir de um lado ao outro dando pulinhos.

Veja mais: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

brincadeiras ao ar livre

Menina linda brincando ao ar livre. Foto: Canva

5. Caça ao tesouro

Que tal preparar uma caixa de sapato com uma série de tesouros amados pelas crianças? Pode ser brinquedos, doces, presentes… Tudo o que você julgar ser um verdadeiro “tesouro” para os pequenos.

Depois de fazer o “baú do tesouro”, esconda-o em um local da sua casa. Por fim, faça um mapa, coloque pistas e convide as crianças para uma investigação acirrada na hora de encontrar o tesouro perdido.

Essa brincadeira pode acontecer tanto ao ar livre, quanto dentro de casa – sendo assim, uma opção para os dias de chuva, por exemplo.

Veja mais: Viajar no outono: 10 destinos incríveis para no Brasil

6. Cabo de guerra

O cabo de guerra é divertido e exige uma coordenação das crianças. No entanto, é muito importante que os participantes tenham relativamente a mesma ideia, para que a brincadeira não seja injusta, ok?

Outro cuidado importante é com relação ao tipo de corda que será usada na brincadeira, a fim de evitar que as mãos das crianças não sejam cortadas ou machucadas devido ao material que será puxado.

Depois, é só criar as regras da “competição” e se divertir com mais uma das opções de brincadeiras ao ar livre!

Veja mais: O que fazer quando seu filho não quer dormir?

7. Esportes no geral

Os esportes no geral podem ser considerados na hora de investir em brincadeiras ao ar livre. Você pode optar pelos esportes que mais despertam o interesse das crianças, ou apresentar novidades que talvez elas ainda não conheçam muito bem.

Além de ser um momento de diversão, pode ser ainda um momento de muito conhecimento. Ou seja, você poderá apresentar as regras do esporte, ensinar como funciona e, quem sabe, despertar um lado mais “atleta” nas crianças!

brincadeiras ao ar livre

Adolescentes jogando basquete. Foto: Canva

8. Cabra-cega

Cabra-cega é uma brincadeira muito divertida, que pode ser colocada em prática dentro de casa ou ao ar livre.

Existem muitas formas de brincar de cabra-cega. É possível pedir que a criança vendada encontre um objeto ou uma pessoa, bem como é possível solicitar que ela encaixe o rabo no cavalo ou desenhe algo de olhos vendados.

São muitas possibilidades para despertar o senso de espaço nos pequenos.

9. Circuito de atividades

Sabe aquelas brincadeiras ao ar livre com cara de programa de competição infantil? Bem, elas também podem ser bem-vindas no dia a dia dos pequenos.

Você pode montar diversos circuitos com bancos, brinquedos, cadeiras, mesas, enfim! Use a sua imaginação na hora de montar obstáculos, preparar um verdadeiro passo a passo, e assim por diante.

Veja mais: Especial Halloween: dicas de brincadeiras, filmes e comidinhas

10. Trenó com folha de bananeira

O trenó com folha de bananeira sobre o gramado é algo muito divertido e que estimula a prática de exercícios. Basicamente, uma criança vai sentada na folha enquanto outra puxa, intercalando a posição de cada uma delas.

Em casas onde há pequenas descidas no gramado é possível “escorregar” sentado na folha de bananeira, como se estivesse descendo um morrinho de trenó.

Caso não tenha folha de bananeira, é possível usar um pedaço de papelão reforçado.

Menino brincando de skate ao ar livre. Foto: Canva

11. Brincadeiras ao ar livre com areia

Na sua casa há uma caixa de areia ou ao menos um espaço com bastante areia ao ar livre? Então é hora de colocar a mão na massa e se divertir fazendo bonecos, bichinhos, “comidinhas” e outras peças de areia.

Usar um pouquinho de água para montar uma estrutura mais firme também pode ser bem interessante.

Veja também: Piscina com as crianças: 15 brincadeiras para fazer!

Dicas para as brincadeiras ao ar livre

Além de investir em uma série de brincadeiras ao ar livre, é importante cuidarmos da segurança dos pequenos nesse momento. Dependendo da idade, eles ainda não têm noção do perigo e nem sabem quais cuidados devem tomar. Por isso, preparar o espaço e supervisionar as brincadeiras é muito importante.

Abaixo apresentamos algumas considerações relevantes que podem ajudá-lo a preparar um momento de diversão com segurança:

Brincadeiras ao ar livre: 1. Uso de protetor solar

As brincadeiras ao ar livre exigem um cuidado especial com a pele das crianças. Lembre-se de que assim como nós, eles também precisam de protetor solar. E, na realidade, o fator de proteção precisa ser ainda mais elevado.

Além disso, considere o uso de chapéus e roupas especiais na hora de se divertir com os amigos em ambientes abertos.

2. Uso de repelente

Além de proteger a pele dos pequenos do sol, lembre-se de que em algumas regiões é importante investir no uso de repelentes, até mesmo para evitar picadas como as do mosquito da dengue.

No entanto, cuidado com o tipo de repelente usado, ok? Sempre leia a embalagem e use algo que seja adequado à idade do seu filho, para evitar alergias e efeitos colaterais.

Pai e filha dançando ao ar livre. Foto: Canva

Veja mais: Como proteger o bebê dos mosquitos sem repelente

3. Calçado adequado

O calçado das crianças precisa ser adequado para as brincadeiras ao ar livre. Caso contrário, poderão aparecer calos, bolhas e outros ferimentos devido ao uso de sapato inadequado.

O ideal é que as crianças usem um tênis reforçado e confortável na hora de brincar ao ar livre.

Brincadeiras ao ar livre: 4. Ambiente seguro

Um ambiente seguro precisa ser oferecido para os pequenos na hora de investir nas mais diversas possibilidades de brincadeiras ao ar livre. Isto é, fique atento aos chãos com calçamento e/ou buracos, acesso à rua, acesso de pessoas desconhecidas, etc.

Se o ambiente for muito inseguro, é importante oferecer brincadeiras que minimizem os riscos.

Tudo isso deve ser levado em conta para evitar contratempos que possam colocar a saúde e o bem-estar dos pequenos em risco.

5. Uso de roupas que podem sujar e rasgar

Se você quer que o seu filho aproveite as brincadeiras ao ar livre, de verdade, considere vesti-lo de um modo que ele possa se sujar e não se preocupar caso estrague a peça de roupa.

Afinal, as crianças amam explorar o ambiente à vontade, mas o uso de roupas novas pode atrapalhar a diversão nesses momentos. Por isso, considere vesti-lo mais apropriadamente para o momento.

Se a brincadeira for em uma festa de aniversário, considere levá-lo arrumadinho até lá, mas, na hora de brincar, cogite trocá-lo para algo mais básico.

Veja mais: Roupa de cama do bebê: Como lavar? Como cuidar?

Meninas brincando ao ar livre. Foto: Canva

Brincadeiras ao ar livre: 6. Supervisão de acordo com a idade

A supervisão deve acontecer de acordo com a idade e com o local em que as brincadeiras estão acontecendo.

Mesmo quando o seu filho já parece muito maduro, é mais prudente manter um adulto por perto para que não haja contratempos arriscados.

7. Hidratação e alimentação

Por fim, lembre-se de manter a hidratação das crianças, especialmente se elas estiverem brincando em um dia muito quente e debaixo do sol.

Além disso, opte por uma alimentação mais saudável e mais leve, que não vá causar mal-estar quando a criança começar a correr.

 

Esperamos que este guia de brincadeiras ao ar livre possa ter ajudado você. Boa diversão!

Veja agora: Páscoa com as crianças: Atividades e brincadeiras para se divertir!