Seu filho já completou um ano de vida? Pois daqui por diante, certamente os brinquedos de encaixe farão parte das suas brincadeiras por um bom tempo!

Por aqui Cacá começou a manifestar seu interesse pelos brinquedos de encaixe pouco antes do primeiro aniversário. Na época ela havia ganhado vários brinquedinhos desse tipo, que foram bastante usados. E aos poucos eu percebi também que ela tentava encaixar vários outros objetos que tínhamos em casa – o que me deu a ideia de fazer brinquedos de encaixe caseiros, com caixas de papelão, por exemplo.

Se faltam ideias do que fazer com seu pequeno aí na sua casa, uma ótima ideia pode fazer esse tipo de brinquedo com materiais recicláveis. Com certeza as horas passarão muito rápido na confecção, e por muito tempo você terá uma nova atividade para entreter seu bebê.

Quer ver então ideias de como fazer? Olha só que interessante:

Publicidade

– Uma forma legal de fazer um brinquedo de encaixe caseiro é espetando canudinhos em um quadrado de isopor, e pedindo que seu filho use argolas, pedacinhos de macarrão (do tipo penne) e até cereais para preenchê-los! Outra forma fácil de brincar é usar rolinhos de papel higiênico pintados com diferentes cores, e pedir que seu filho coloque canudinhos com os tons correspondentes em cada um deles. Para os bebês é uma atividade divertida!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Caixas de papelão são excelentes para montar brinquedos de encaixe! Você pode usar bolinhas de cores diferentes para seu filho aprender a identificar as cores, e até fazer furos de tamanhos distintos, que só servirão para as fichas certas.

– Rolinhos de papel higiênico também são ótimos para brincar de encaixar! Você pode fazer pequenos furos para passar canudinhos em seu interior (unindo-os, como na imagem abaixo) ou fazer recortes para que um rolinho encaixe no outro, formando uma torre.

Publicidade

– Nos brinquedos de encaixar abaixo a criança aprende a identificar formas geométricas e a montar uma espécie de quebra-cabeça. Com papelão e feltro dá para produzir todos!

– Canudinhos e escorredor de macarrão: uma combinação fantástica! Deixe seu filho brincar de encaixar um no outro à vontade!

– E por fim você pode utilizar garrafas plásticas e rolhas para fazer seu brinquedo de encaixe! Uma dica bacana é recortar a parte superior de várias embalagens descartáveis e colar em uma anteparo – nesse caso, o encaixe será feito com a tampa certa!

Publicidade

Veja também: 5 brinquedos educativos que você pode fazer em casa!