Translator

 

Você sabe como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo? Muitos pais têm dúvidas sobre como organizar, manter e aproveitar as roupinhas dos pequenos.

Sabemos que, à medida que eles crescem, muitas peças de roupa parecem encurtar de uma maneira quase mágica, favorecendo a compra de novas roupas em um curto tempo. 

Publicidade

No entanto, é possível adotar práticas que prolongam a vida útil das roupas infantis, resultando em economia financeira e redução do impacto ambiental. 

Neste guia, você verá diversas dicas para fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo, garantindo sua usabilidade por mais tempo. Acompanhe!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Como comprar roupas infantis nos EUA e receber no Brasil?

como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

Roupinhas de criança penduradas no cabide. Foto: Canva.

Como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo?

Antes de encher o guarda-roupa de peças, aprender a fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo pode ser uma ótima saída para economizar dinheiro.

Quando bebê, o crescimento do pequeno é mais acelerado, diariamente as mamães notam as mudanças acontecendo.

Publicidade

Por isso, saber como fazer as roupas infantis durarem mais é uma ótima solução para evitar bagunça, desperdício e é claro, gastos desnecessários.

Confira 10 dicas práticas para fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo e comece hoje mesmo a implantar as ideias no seu dia a dia:

1- Compre roupas de qualidade

A primeira dica para fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo será investir em roupas de boa qualidade.

Esse é o primeiro passo para garantir sua durabilidade, por isso, opte por materiais duráveis, costuras bem-feitas e tecidos que resistem ao desgaste. 

Apesar de as peças mais baratas serem tentadoras, a longo prazo, investir em qualidade ajuda a economizar dinheiro, já que as roupas durarão mais tempo.

As roupas de algodão são conhecidas pela sua durabilidade, conforto e compromisso com o meio ambiente.

Publicidade

Sendo assim, invista em peças de algodão para seus pequenos, isso ajuda a criança na transpiração do dia a dia, conforto nas atividades e também será prática na hora da lavagem – além de ter menos chances de estragar como alguns tipos de tecidos mais sensíveis.

Veja também: Desvende os símbolos das etiquetas de roupas (e faça as peças durarem mais!)

como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

Roupinhas infantis no cabide. Foto: Canva.

2- Compre tamanhos maiores para fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

É natural querer roupas que sirvam perfeitamente nos seus filhos, mas escolher tamanhos um pouquinho maiores permite que as peças sejam usadas por mais tempo. 

Além disso, as roupas folgadas são mais confortáveis e oferecem mais liberdade de movimento, evitando o estresse adicional sobre as costuras.

No caso dos bebês, o crescimento é mais acelerado, por isso, escolha roupas de uma ou duas medidas maiores para usar a peça por mais tempo.

Se ficar muito grande, é possível fazer pequenos ajustes amarrando com um nozinho, dobrando um pouco o excesso, e assim por diante. Acredite, com a fofura do bebê, dificilmente alguém vai perceber a diferença no tamanho!

3- Faça rodízio no guarda-roupa

Para fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo, evite o desgaste excessivo de algumas peças fazendo um rodízio regular no guarda-roupa dos seus filhos. 

Essa dica distribui o uso e evita que determinadas peças desgastem mais rápido do que outras. 

Contudo, incentive a variedade no vestuário, tornando o ato de escolher a roupa do dia uma atividade divertida.

Estabeleça combinações de conjuntos como calças, shorts e saias padrão combinando com blusas confortáveis para o dia a dia.

Veja também: Reaproveitando roupas usadas do filhote

4- Atenção às instruções de lavagem para fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

Cada peça de roupa vem com instruções específicas de lavagem que devem ser seguidas rigorosamente. 

Portanto, lavar as roupas de acordo com essas orientações ajuda a preservar a cor, a forma e a integridade do tecido. 

Evite lavar roupas delicadas junto com itens mais ásperos, para prevenir danos causados por atrito. É o caso, por exemplo, de usar peças infantis com as dos adultos.

Para as roupas dos bebês, o recomendado é lavar com sabão neutro, pois este tipo de sabão não possui substâncias químicas que causam alergias.

Quando comprar ou ganhar uma peça nova sempre lave a roupa primeiro, além disso, não use amaciante e ao final sempre use o ferro de passar.

A maneira que você lava e conserva as roupas irá influenciar na durabilidade e proteção do pequeno.

como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

Roupinhas guardadas no guarda-roupa infantil. Foto: Canva.

5- Fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo com reparos

Essa dica é para quem deseja usar as peças de roupas das crianças até o final da sua vida útil sem precisar comprar roupa nova todo mês.

Por isso, em vez de descartar roupas com pequenos rasgos ou furos, aprenda a fazer pequenos reparos. 

A habilidade de remendar pode prolongar o tempo de uso das roupas, economizando dinheiro e ainda, tendo o benefício de ensinar aos seus filhos a importância da sustentabilidade e do cuidado com os pertences.

Claro que a roupa remendada será aquela para uso diário e não para os passeios, como no caso de brincadeiras ao ar livre e para uso na creche ou escola. 

Porém, nada impede de remendar aquela calça de sair, alguns reparos à mão deixam um resultado superficial passando despercebidos.

Confira também: Roupas de grávida: 10 dicas para comprar. Confira!

6- Organize as roupas adequadamente

Manter as roupas organizadas ajuda a preservar sua qualidade, por isso, a dica é pendurar as roupas que podem amassar facilmente, como camisas e vestidos.

Para aquelas peças que não amassam, como calças e shorts, dobre com cuidado fazendo pilhas ou organizando-as em gavetas para um melhor aproveitamento do espaço. 

Já as roupas dos bebês, uma ideia será colocar em saquinhos plásticos após a lavagem. Organize no espaço bem higienizado com álcool e/ou um pano úmido.

Ao organizar as roupas, fica mais fácil visualizar todo o guarda-roupa e garantir que as peças sejam usadas de maneira igualitária.

7- Crie um sistema de reciclagem de roupas

Quando as roupas dos seus filhos não servem mais, em vez de descartá-las, crie um sistema de reciclagem. 

Aproveite e doe as roupas em bom estado para instituições de caridade locais, participe de programas de troca de roupas ou organize eventos de troca entre amigos e familiares. 

Essa ideia pode ajudar outras famílias, e ainda reduzir o desperdício, um dos maiores causadores de poluição do planeta.

E como vimos no primeiro tópico, a compra de roupas de qualidade aumenta a vida útil das peças e ainda economiza dinheiro nas suas compras.

Portanto, procure em sua cidade por brechós infantis, neles é possível encontrar peças de ótima qualidade por um bom preço de venda.

Mas lembre-se, antes de o pequeno usar a peça, faça uma lavagem bem feita, usando sabão neutro, deixando a peça secar em ambiente arejado e por fim, use o ferro de passar para eliminar bactérias.

Leia mais: Roupas iguais para o bebê e para seu pet: um amor!

como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

Roupas sendo dobradas. Foto: Canva.

8- Estimule a participação das crianças

Incentivar a participação das crianças no cuidado com suas roupas é uma maneira bem interessante de ensinar responsabilidade e valorização dos pertences. 

Sempre incentive a guardar suas roupas, ensine a remendar pequenos danos e a fazer escolhas conscientes sobre o que vestir. 

Essa prática cria uma mentalidade de cuidado e apreço pelas roupas desde cedo, ajudando a manter as peças em bom estado.

Além disso, nas brincadeiras os pequenos terão mais cuidado na hora de escolher roupas e atividades que possam danificar as peças.

9- Evite excesso de produtos de limpeza

Usar muitos produtos químicos na lavagem das roupinhas das crianças pode acelerar o desgaste, sendo assim, evite o uso desnecessário de amaciantes e alvejantes, optando por produtos mais leves. 

Considere alternativas mais ecológicas, como detergentes naturais e sabão neutro que são mais gentis com os tecidos e o meio ambiente.

Algumas vezes, lavar a mão as roupas das crianças é a melhor alternativa para preservar a durabilidade e garantir a beleza da peça, dependendo do tipo de tecido escolhido.

Veja também: Como lavar roupa de bebê recém-nascido – 11 perguntas e respostas

10- Compre roupas versáteis para seus filhos

Ao escolher roupas, opte por peças versáteis que possam ser combinadas de várias maneiras diferentes, sem deixar a beleza de lado. 

Essa prática permite criar diferentes looks com um número limitado de peças, reduzindo a necessidade de comprar constantemente roupas novas. 

Para isso, é importante considerar a escolha de cores neutras e peças com estilos clássicos, que ainda por cima podem combinar com diferentes eventos e ocasiões.

como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo

Arara com roupas infantis. Foto: Canva.

11. Faça seções dentro do guarda-roupa

Para finalizar, faça seções no guarda-roupa para as peças de sair, ir à escolinha ou ficar em casa. Também faça rodízio com as peças de estação, guardando-as com cuidado.

Assim, você aproveita melhor todas as peças, em momentos específicos, sem aquele risco de acabar criando um “vício” de usar os mesmos looks todas as vezes.

Sustentabilidade em alta

Sabe o que é mais bacana de fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo? É que, com isso, você também estará transmitindo valores importantes para os pequenos. 

Afinal, você estará promovendo a responsabilidade e incentivando um estilo de vida mais sustentável desde cedo. 

Lembre-se de que pequenas ações podem ter um grande impacto, e fazer escolhas conscientes é um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável.

Gostou das dicas de como fazer as roupas dos filhos durarem mais tempo? Tem outras ideias? Deixe aqui nos comentários que vamos adorar saber.

Veja agora: