Uma boa alimentação é fundamental para todas as fases da vida e com crianças não é diferente. Ter uma dieta balanceada e saudável é essencial para o bem-estar dos nossos pequenos, já que é na infância que o organismo está crescendo e se desenvolvendo. E para essa evolução, a alimentação tem um papel ainda mais importante!

Na verdade, tanto na infância quanto na idade adulta, os princípios de uma vida saudável são os mesmos. Todo mundo precisa dos mesmos tipos de nutrientes para um bom funcionamento do organismo. São eles: minerais, carboidratos, gorduras e proteínas.

No entanto, crianças precisam de diferentes quantidades de nutrientes específicos em diferentes idades. Com as vitaminas, isso não é diferente. As crianças precisam dos mesmos tipos de vitaminas que os adultos para estarem saudáveis e se desenvolvendo da maneira correta.

Portanto, as crianças precisam ter uma alimentação com frutas, legumes, verduras e cereais variados. Uma dieta monótona pode levar a deficiência de algumas vitaminas, bem como o excesso de gorduras e carboidratos.

Publicidade

Sendo assim, com uma alimentação balanceada e colorida, a criança conseguirá as quantidade ideais de cada nutriente!

Confira, no artigo abaixo, algumas dicas que preparamos de como uma boa alimentação para crianças deve ser. Boa leitura!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
boa alimentação para crianças

Menininha loira e sorridente fazendo compra de frutas no mercado. Crédito da foto: Freepik

Como uma boa alimentação para crianças interfere na saúde

Primeiramente, a alimentação das crianças é muito importante para o bom desenvolvimento de sua saúde, tanto física como intelectualmente. E isso deve ser priorizado desde o início, a partir do momento em que ela passe a ingerir alimentos mais sólidos.

Veja aqui como fazer esse processo de inserir os alimentos aos poucos para os bebês e crianças pequenas. 

Para que isso aconteça da forma mais saudável e natural, é preciso que todos estejam envolvidos. Daremos aqui algumas dicas de alimentação saudável para crianças, que também servirá para os adultos.

Publicidade

Antes de tudo, é preciso lembrar que as crianças não nasceram com o paladar já formado. No decorrer dos anos é que elas vão escolhendo e optando por seus alimentos preferidos.

E para que as crianças possam saber identificar o que gostam, ou não, qual a melhor forma se não oferecer a elas diferentes alimentos? Assim ela poderá ir vendo e sentindo os diferentes gostos e texturas dos alimentos. Lembrando que os mesmos devem ser saudáveis!

Em suma, as crianças precisam de uma alimentação equilibrada, com alimentos provenientes de todos os grupos, como:

  • Produtos integrais;
  • Alimentos proteicos;
  • Frutas;
  • Legumes, de preferência frescos e não processados.

Vejamos melhor sobre alguns!

  • Frutas e legumes de coloração alaranjada: alimentos como abóbora, laranja, manga e cenoura são ótimas fontes de vitamina A e devem ser incluídos na dieta.
  • Ovo: fonte de vitamina A e vitamina D, o ovo ainda é rico em proteínas. Além disso, o ovo é um aliado da saúde vascular e fornece minerais como Ferro, Zinco e potássio para o organismo.
  • Leite: conhecido por ser aliado contra a osteoporose – por ser uma importante fonte de cálcio – o leite ainda fornece boas quantidade de vitamina D.
  • Peixes de água salgada: além de fornecer ômega 3, a “gordura boa” que ajuda a controlar os níveis de colesterol, esses peixes são fontes de vitamina D.
  • Sol: pegar sol pode ajudar também nessa busca por uma vida saudável. Ele favorece a produção de calciferol (vitamina D) pelo organismo.

Suplementos de vitanimas são indicados?

Depende! Os suplementos de vitaminas, na verdade, só devem ser usado em situações específicas quando não há possibilidade de atingir as recomendações através da alimentação ou a criança apresenta alguma doença que predisponha a sua deficiência.

Ou seja, o mais importante é se preocupar com a dieta da criança. Lembrando que existem dois tipos de vitaminas super importantes: as vitaminas A e D.

Publicidade

A Vitamina A é essencial para a visão e para a formação de um sistema imunológico forte e saudável. O leite materno fornece a quantidade de vitamina A que as crianças precisam, nos seis primeiros meses de vida.

Por sua vez, a Vitamina D está ligada à saúde cardiovascular. Alguns estudos mostram que baixos níveis de vitamina D podem estar associados a alguns problemas, como: acidente vascular cerebral e enfarte agudo do miocárdio na vida adulta.

Por isso, essas vitaminas são muito importantes durante a fase de cresimento dos nossos pequenos.

Duas meninas sentadas na cama comendo frutas e vegetais. Crédito da foto: Freepik

Dê um bom exemplo em casa!

Para uma boa alimentação, esse processo deve começar em casa. Afinal, toda a criança tem como primeira referência pessoas que moram com ela. Ou seja, os pais, irmãos, tios, avó, etc. Portanto, devemos dar um bom exemplo!

Porque imagina… se em sua casa já existe a rotina de uma alimentação não saudável, repleta de fast foods, bolachas, doces e refrigerante, essa vai ser a referência que o pequeno vai ter, acreditando que esse tipo de alimentação é normal e saudável, quando na verdade não é.

Por outro lado, se os pais se alimentam muito bem e de forma correta, a tendência é que a criança se acostume com os alimentos saudáveis desde criança, naturalmente. Afinal de contas, as crianças acompanham o que os adultos fazem.

Além disso, manter uma abordagem positiva sobre a comida irá desencadear uma reação também positiva nas crianças.

Os problemas costumam a aparecer quando elas passam a observar que os adultos consomem outros tipos de alimentos (não saudáveis) que não são oferecidos a ela. E, claro, elas vão querer experimentar!

Portanto, não é correto pedir que uma criança coma legumes se você está comendo batata frita. Dê o exemplo em casa!

Qual o papel dos nutrientes na alimentação?

Em suma, uma boa nutrição segue os mesmos princípios, tanto para crianças, quanto para adultos.

Afinal, todos precisam dos mesmos nutrientes, sejam eles vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras. O que difere são as quantidades de nutrientes, de acordo com cada idade.

Portanto, uma alimentação saudável garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, bom estado de saúde e crescimento para as nossas crianças.

Para quem você entenda melhor sobre o assunto, veja abaixo quais são os principais nutrientes que precisamos para um bom funcionamento do nosso corpo:

  • Proteínas: prefira as carnes magras, aves, ovos, feijões, produtos de soja e nozes;
  • Legumes e Verduras: procure oferecer sempre legumes e verduras frescos e coloridos;
  • Grãos: opte sempre pelos grãos integrais como pão integral, aveia, pipoca, quinoa ou arroz integral;
  • Frutas: prefira sempre as frescas e inteiras (ou minimamente processados). No caso de sucos, prefira os sem açúcar;
  • Laticínios: prefira os sem gordura ou com pouca gordura, como leite, iogurte, queijo ou bebidas de soja fortificadas.

Quais alimentos as crianças devem evitar em sua dieta?

Em síntese, as crianças devem evitar a ingestão de alimentos que contenham:

  • Gordura saturada;
  • Sal;
  • Açúcares refinados;
  • Mel;
  • Melaço;
  • Xaropes;
  • Açúcar mascavo.

Afinal, os açúcares podem induzir as crianças a gostarem de alimentos doces e dificultar, assim, o consumo de frutas e legumes, além de fazer mal para a saúde em excesso.

Leia mais: Comidinhas que não são tão saudáveis quanto parecem (e como elas enganam você)

Dica! Quanto mais cedo você começar a oferecer alimentos saudáveis ​​e nutritivos para seus filhos, mais rapidamente eles poderão desenvolver um relacionamento saudável com os alimentos, e isso pode durar a vida inteira.

Então, vamos então às dicas de alimentação saudável para crianças!

 boa alimentação para crianças

Crianças comendo lanches saudáveis na escola. Crédito da foto: Freepik

10 dicas de uma boa alimentação para crianças

1. Faça as refeições em família

Primeiramente, faça as refeições em família, pois são uma oportunidade para os pais apresentarem às crianças alimentos novos e serem modelos para uma alimentação saudável. Isso fará com que as crianças sejam mais propensas a comer frutas, legumes e grãos.

Além de ser uma oportunidade ideal para conversar com seus filhos sem a distração da TV, telefone ou computador.

2. Mantenha a geladeira e a despensa de casa abastecida de alimentos saudáveis

Mantenha muitas frutas, legumes e bebidas saudáveis ​​(água, leite, suco de frutas puro) à mão para que as crianças evitem lanches não saudáveis, como refrigerante, batatas fritas e biscoitos. No lugar, prefira pães, biscoitos e cereais integrais.

Essa é uma das grandes dicas de alimentação saudável para crianças!

3. Cozinhe mais refeições em casa

Em terceiro lugar, procure fazer as refeições em casa uma vez que as refeições consumidas fora de casa têm mais adição de açúcar, sal e gordura não saudável.

Além disso, envolva as crianças nesse processo. Ou seja, converse com elas sobre como fazer escolhas e planejar uma refeição equilibrada.

Mesmo no preparo, dê tarefas que elas possam desempenhar sem risco de se machucarem. E sempre elogie!

4. A água sempre será a melhor opção

Crianças costumam ter aversão ao consumo de água, por isso ele deve ser muito incentivado. Limite bebidas açucaradas, como refrigerantes e bebidas com sabor de fruta.

Ofereça sempre água, pois essa é a melhor opção!

5. Evite pular refeições

Evite pular refeições pois, ao pular alguma refeição, a criança poderá sentir fome entre elas. Isso fará com que procure alimentos nem sempre saudáveis (altamente calóricos e sem nutrientes). Entretanto, insista mas não obrigue.

Uma boa estratégia é dar às crianças algum controle, mas também limitar o tipo de alimentos disponíveis em casa. Caso a criança realmente não queira fazer a refeição, não negocie ou substitua por outro alimento que ela queira.

Essa é mais uma das grandes dicas de alimentação saudável para crianças. A criança irá se alimentar melhor na próxima refeição.

6. Quantidade de alimentos ingeridos

Não force a criança a comer mais do que ela queira ou necessite. Se ela comeu pouco nesta refeição, provavelmente ela comerá um pouco melhor na próxima.

Forçar a comer toda a comida do prato fará com que a criança anule o sentimento de satisfação. E isso acarretará num dos grandes problemas da atualidade, a obesidade infantil.

Menininha loira e sorridente fazendo compra de frutas no mercado. Crédito da foto: Freepik

10 dicas de uma boa alimentação para crianças

Boa alimentação para crianças: 7. Saboreie a refeição.

Essa é uma das dicas de alimentação saudável para crianças mais importante: saboreie a refeição. E claro, tenha paciência!

É lógico que não queremos que nossas crianças demore duas horas pra se alimentar, entretanto, comer pausadamente e mastigar corretamente os alimentos é muito importante.

A informação de saciedade demora cerca de 20 minutos para chegar ao cérebro. Portanto, nada de correria. A não ser que você queira que seu filho coma além do necessário!

8. Faça do prato uma aquarela

Da mesma forma, escolha alimentos saudáveis, de cores diferentes, e produza com eles pratos deliciosos, divertidos e coloridos. Quanto mais cores, melhor!

Isso fará com que a criança tenha prazer de experimentar novos alimentos e se mantenha nutrida. E sirva opções saudáveis ​​de sobremesa, como uma xícara de frutas ou iogurte.

Boa alimentação para crianças: 9. Teste sempre novas receitas

Do mesmo modo, procure sempre aprender novas receitas e inovar!

Utilize novos ingredientes, sempre saudáveis, dando um sabor diferente à comida.

10. Faça uma horta em casa

E por último, que tal fazer uma hortinha? Mesmo que você não tenha um quintal, você pode fazer uma pequena horta dentro de casa mesmo. Utilize vasos para o plantio de tomate, manjericão, cebolinha, salsa, cenoura, por exemplo.

As crianças vão adorar a experiência de consumirem os alimentos que elas mesmas plantaram. Além disso, será uma forma divertida de ensinar a importância dos alimentos e também do disperdício.

Duas crianças sentadas em um gramado comendo frutas juntas. Crédito da foto: Freepik

Coloque as dicas em prática para uma boa alimentação para crianças

Em resumo, nós colocamos acima algumas dicas de alimentação saudável para crianças. Cabe aos pais colocá-las em prática!

Fazer uma dieta saudável e praticar exercícios físicos é fundamental na saúde das crianças, pois a combinação dessas duas atitudes traz diversos benefícios, como:

  • Manter o peso saudável;
  • Evitar problemas na saúde;
  • Melhorar o humor;
  • Aguçar a mente.

Além disso, pode ter um efeito profundo no senso de bem-estar mental e emocional da criança, ajudando a prevenir condições como:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtorno bipolar;
  • Esquizofrenia;
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Muito bacana, né? Esperamos que tenha aprendido com as dicas acima e continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e alimentação das crianças.

Até mais!

Leia também: