Para alguns pais, pode ser bastante desafiador saber se o bebê está com alguma dor. Afinal de contas, reconhecer os sinais de desconforto pode ser difícil, não é mesmo?

A boa notícia é que existem alguns comportamentos da criança que podem ajudá-lo a detectar quando algo não vai tão bem assim. A seguir, apresentamos uma lista com esses comportamentos descritos em mais detalhes. Acompanhe.

Veja mais: Dicas de Amamentação: Confira 11 curiosidades sobre o leite materno

saber se o bebê está com alguma dor

Bebê chorando sentado. Foto: Canva.

Publicidade

Como saber se o bebê está com alguma dor?

Os bebês ainda estão conhecendo o mundo. Tudo é completamente novo para eles, inclusive as dores e os desconfortos que o corpo pode emanar. Por isso, alguns comportamentos característicos, como choro excessivo e os movimentos hiperativo dos membros, são alguns dos reflexos que os pequenos têm diante de uma crise de dor.

É como se eles tentassem “extravasar” o que sentem.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É aí que entra o olhar atento dos pais, com o intuito de detectar uma série de sinais de que está na hora de agir em prol do conforto e da saúde do pequeno. A seguir, descrevemos alguns desses sinais. Confira:

1. Como saber se o bebê está com alguma dor: Choro excessivo

Sem dúvidas, o choro excessivo é um dos principais sinais para saber se o bebê está com alguma dor.

Como ele ainda não sabe falar claramente o que está sentindo, o choro é a sua maior fonte de comunicação.

O bebê chora para comer, para ser trocado, para ser posto para dormir, etc. Porém, quando tudo isso é colocado em prática, pelos pais, mas o choro permanece, pode ser que a criança esteja sofrendo com alguma dor.

Publicidade

Portanto, se você já trocou o seu filho, deu um banho agradável, o alimentou e o mantém aquecido ou fresquinho no calor, pode ser que o choro tenha relação com alguma dor ou desconforto e vale a pena investigar a situação.

Veja mais: Mindfulness para mães: O que é, benefícios e como fazer

saber se o bebê está com alguma dor

Bebê chorando no colo da mãe. Foto: Canva.

2. Movimento dos braços

Quando o bebê sente dor, seja na cabeça, nos membros ou na barriga, é muito comum que ele movimente os braços, de uma maneira hiperativa.

Ele fica chacoalhando os bracinhos, como se isso o ajudasse a reduzir a dor de alguma forma.

Além disso, esse movimento pode transparecer um comportamento relativamente irritado. Observe com atenção para ver se o seu filho age dessa forma.

Publicidade

3. Como saber se o bebê está com alguma dor: Dificuldades para comer ou dormir

Outra forma de saber se o bebê está com alguma dor é observando a alimentação e o sono da criança.

Se o seu filho se alimentava de uma maneira, mas passou a reduzir a ingestão de alimento, pode ser que ele esteja perdendo o apetite por conta da dor.

Já as alterações no sono podem estar associadas aos episódios de dor aguda. Isto é, a criança pode estar acordando no meio da noite devido às dores, o que o faz acordar mais vezes e, durante o dia, ter mais sonolência.

Se essas alterações estiverem ocorrendo, vale a pena conversar com o médico para ter mais informações sobre o que pode estar acontecendo com o seu bebê.

Leia mais: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

saber se o bebê está com alguma dor

Bebê deitado e chorando. Foto: Canva.

4. Hiperatividade das pernas

A hiperatividade das pernas é outro comportamento que os pequenos costumam colocar em prática quando estão com alguma dor.

A criança pode chacoalhar as perninhas, de forma ritmada ou não, ao mesmo tempo em que chora ou choraminga.

Esses movimentos são feitos com o propósito de tentar reduzir o desconforto sentido por algum motivo.

Porém, é válido destacar que esses movimentos, em momentos de brincadeiras com os pais, não simbolizam dor, ok? Pode ser que a criança esteja apenas super empolgada com a diversão em família.

Em contrapartida, se esses movimentos estão associados ao semblante de choro ou ao choro de fato, pode ser que seja um sinal de dor.

5. Como saber se o bebê está com alguma dor: Evita certas posições ou movimentos

A criança que tem dor nas pernas ou nos braços, por exemplo, pode evitar mexê-los, como se, assim, ela evitasse também o desconforto causado pela dor.

Portanto, uma das formas de saber se o bebê está com alguma dor é observando se o pequeno tem evitado certos movimentos e posições, com que frequência e em quais momentos.

Às vezes, devido a um acidente (especialmente em bebês que estão aprendendo a andar), a criança pode ter machucado algum osso, articulação ou músculo. Por isso, atentar-se a esses sinais é fundamental para agir da forma mais correta possível.

Porém, nem sempre a dor está associada a um acidente, pois os bracinhos e as perninhas dos bebês crescem rápido, o que pode causar dor.

Veja mais: Mitos sobre a amamentação: 7 Mitos que você precisa saber!

Bebê sentada na grama e chorando. Foto: Canva.

6. Alterações no peso, presença de febre e sinais de cansaço

Além das dores mais “mecânicas”, como as de crescimento, os bebês também podem ter dores associadas a problemas de saúde como gripes, resfriados, sinusites, infecções no ouvido, entre outros.

Nesses casos, outros sintomas podem ser detectados, como por exemplo:

  • Febre.
  • Sinais de cansaço excessivo.
  • Alterações no peso, seja por conta da alteração no apetite ou não.
  • Problemas para respirar ou chiado no peito.
  • Coriza.
  • Vômito e/ou diarréia.

Esses sinais, normalmente, podem estar associados a casos de dores relacionadas a contaminações por vírus e bactérias, por isso, a consulta com o pediatra é fundamental.

7. Como saber se o bebê está com alguma dor: Salivação excessiva – no caso de dor de dente

Quando os dentinhos do bebê começam a nascer, ele também pode sofrer com alguns pequenos desconfortos, que causam choro excessivo e mal-estar.

Nesses casos, um dos sinais que podem ajudá-lo a saber se o bebê está com alguma dor é a salivação excessiva.

Uma criança que está com os seus dentinhos nascendo costuma salivar bastante, além de aumentar a frequência de “mordidinhas” nos brinquedos, por exemplo.

Veja mais: Praia com crianças: confira os 10 principais cuidados para tomar

Bebê chorando no colo da mãe. Foto: Canva

8. Contração das pernas – no caso de cólica

O intestino do bebê ainda é muito imaturo, e precisa se desenvolver para que tudo seja digerido da melhor forma possível.

Durante esse desenvolvimento, ele pode apresentar as temidas cólicas, que fazem com que os bebês chorem bastante.

Nesses casos, o bebê tende a contrair as pernas em direção à barriga, numa tentativa de reduzir o desconforto.

É válido lembrar que a cólica não é uma condição perigosa, salvo em casos nos quais o bebê não está evacuando normalmente.

Por isso, fazer massagens e deixar o bebê de bruços pode ser o bastante para aliviá-lo de tal desconforto.

9. Como saber se o bebê está com alguma dor: Sensibilidade à luz – no caso da dor de cabeça

No caso de dores de cabeça, causadas por resfriados, por exemplo, o bebê pode demonstrar uma maior sensibilidade visual à luz, fechando os olhinhos com frequência ou mesmo desviando o olhar de ambientes luminosos.

Nessa situação, o ideal é conversar com o médico para que seja possível colocar em prática alguma ação que reduza o desconforto do pequeno.

Veja mais: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!

Mantenha as visitas regulares ao pediatra

Procure manter as visitas regulares ao pediatra, levando o seu filho em todas as consultas necessárias. Dessa forma, você também poderá tirar dúvidas com o médico, bem como ele poderá apresentar os principais sintomas de algumas condições de saúde.

Além disso, somente o médico poderá avaliar e diagnosticar a causa da dor no bebê, fomentando possibilidades de tomadas de ação que aumentem o conforto do pequeno. Lembre-se disso!

Veja mais: Educação financeira: Como ensinar para as crianças? Veja 7 dicas!