Saber fazer transição capilar durante a gestação pode ser algo que contribua para o bem-estar e para a autoestima da gestante. Afinal, durante a gravidez, é proibido o uso de alguns produtos químicos, comuns nos tratamentos capilares, o que provoca uma nova realidade na vida de algumas mulher: aceitar as madeixas naturais.

Porém, em alguns casos, essa aceitação pode ser um pouco difícil, e a mulher pode até se questionar com relação ao que fazer primeiro. Por isso, preparamos este conteúdo com uma série de considerações sobre o tema. Vamos lá!

Veja mais: Corte de cabelo curto: opções para mudar o visual

Como fazer transição capilar durante a gestação

Cabelo esticado sobre a cama com chapinha, shampoo e condicionador em cima dele. Foto: Canva.

Publicidade

Como fazer transição capilar durante a gestação?

Existem algumas ações e alguns passos que podem ajudar a fazer transição capilar durante a gestação de forma mais efetiva e interessante, tornando o momento mais tranquilo. Afinal, a mulher já está passando por muitas mudanças significativas, e se o visual entra nessa lista, pode ser que a gestante se sinta um pouco “perdida” acerca do que fazer primeiro, por segundo, e assim por diante.

Portanto, é hora de planejar a transição capilar com tranquilidade, pensando na oportunidade de aceitar a textura natural dos seus cabelos e fortalecendo ainda mais a sua autoestima. Veja algumas dicas para esse momento:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Planejamento dos cortes

Quando iniciamos a transição capilar, nos deparamos com uma necessidade bem importante: o corte do cabelo.

Esse corte pode ser feito aos poucos, de uma vez só, deixando o cabelo curtinho, ou de uma vez só quando o cabelo já cresceu bastante.

Quem deve decidir a periodicidade dos cortes é você mesma! Avalie o que pode fazer mais sentido nesse momento: Será que cortar um ou dois dedos por mês, para ir eliminando a parte do cabelo com química, é uma boa ideia? Ou que tal inovar completamente e fazer um corte que seja mais curto do que você está acostumada a usar, apostando em tendências mais modernas?

Lembre-se de que você pode pesquisar inspirações na internet, como no Pinterest, para ter ideias de cortes que podem ajudar. Depois disso, é só fazer o planejamento de como esses cortes serão feitos e em qual periodicidade.

Publicidade

Veja mais: Cabelos curtos: cortes, penteados e como cuidar dos fios

2. Como fazer transição capilar durante a gestação: Mantenha a hidratação dos cabelos

A hidratação dos cabelos também deve ser uma das prioridades para fazer a transição capilar durante a gestação da melhor maneira possível.

Pois pare e pense: se o cabelo se “mantinha” apenas com os produtos químicos, a falta de procedimentos pode começar a fazer com que ele se apresente mais seco e até quebradiço do que o normal – coisas que a química talvez estivesse mascarando.

Portanto, para atravessar essa fase com mais autoestima e até mesmo bem-estar, lembre-se de usar cremes hidratantes com bastante frequência. Entretanto, não se esqueça de selecionar produtos que são seguros para gestantes, combinado?

Mulher com cabelo ondulado segurando a ponta de uma mecha. Foto: Canva.

3. Não exagere no uso de calor

Por conta do ressecamento dos fios, o uso de calor pode ser prejudicial. É o caso de usar muito babyliss, chapinha ou secador, por exemplo. Embora durante um evento ou ocasião especial esses equipamentos possam ajudar a disfarçar as texturas diferentes do cabelo, o ideal é que você não exagere nesse uso.

Publicidade

Afinal, o ressecamento poderá ser ainda pior, fazendo com que o cabelo fique mais opaco e sem vida.

Tente sempre modelar os fios de forma mais natural, como por meio do uso de cremes de pentear, ao invés de usar o calor para tentar atingir uma textura mais uniforme.

Sabemos que nem sempre o resultado será o que gostaríamos, mas aprender a lidar com essa breve frustração pode ajudá-la a se sentir mais satisfeita com as madeixas no longo prazo.

Veja mais: Cabelo crescer mais rápido: 10 dicas de beleza e como fazer?

4. Como fazer transição capilar durante a gestação: Faça penteados estilosos

Para tentar disfarçar as diferentes cores ou texturas do seu cabelo, mergulhe no universo dos penteados estilosos! Eles podem ajudar você a manter a autoestima, ao mesmo tempo em que você experimenta estilos diferentes que possam mostrar ainda mais a sua personalidade.

Afinal, pare e pense: quando foi a última vez que você testou um penteado diferente para usar em alguma ocasião especial? Pois é!

Por isso, pesquise referências, veja vídeos de passo a passo e considere tirar esses minutinhos para cuidar de si mesma. Essa prática pode ajudá-la, inclusive, a encontrar um novo hobby. Pense nisso!

Mulher de costas com a mão nos cabelos iluminados. Foto: Canva.

5. Abuse do uso de acessórios

Assim como os penteados diferentes podem ajudá-la a fazer transição capilar durante a gestação de uma forma mais leve e mais fácil, os acessórios também podem desempenhar essa função.

Sendo assim, procure por acessórios que combinem com o seu estilo e gosto pessoal, apostando nessas possibilidades e investindo em algo que realmente realce a sua beleza natural e traga mais autoconfiança para você. Experimente testar muitos estilos diferentes até encontrar o que você mais gosta!

Inclusive, lembre-se de que existem acessórios para todos os tamanhos e tipos de cabelos. Você pode encontrar uma grande variedade na internet e se aventurar em possibilidades bem interessantes. Aposte nisso!

Veja também: Queda de cabelo? Veja aqui o que fazer para evitar! Receitas caseiras

Mulher com cabelos lisos jogando-os ao vento. Foto: Canva.

6. Viva o seu momento de descobertas e mudanças

A transição capilar durante a gestação pode ser desafiadora para muitas mulheres. Às vezes, se deparar com a textura natural dos fios pode trazer à tona algum tipo de trauma por conta de preconceitos, por exemplo.

Por conta desses fatores, considere dar tempo ao tempo. Não tente pular etapas e respeite as suas emoções.

Tudo bem você não se sentir muito contente com os seus cabelos agora. Faz parte do processo. Não se force para gostar de algo que você sempre ouviu que era ruim – como acontece, muito, na infância de quem tem cabelo ondulado, crespo, cacheado, etc.

Procure praticar o autoconhecimento, vivendo o seu momento aos poucos. Teste novos penteados, novas formas de se ver no espelho… respeite a sua nova versão e considere aprender com ela. Se precisar de suporte emocional para enfrentar essa mudança, lembre-se de que existem profissionais da saúde mental que podem ajudá-la, ok?

Viva o seu momento e aproveite essa viagem cheia de descobertas!

Veja agora: Penteados para chá de bebê: 5 dicas + 8 sugestões!