Você sonha em ter cabelos curtos? Então está no lugar certo! Neste artigo, iremos lhe mostrar tudo sobre os fios curtos, que são modernos e estão super em alta – inclusive entre as famosas.

Esse tipo de corte é atemporal, despojado e muito prático de usar, perfeito para mulheres que buscam novos ares no visual e não abrem mão da praticidade.

Sim, não é de hoje que os cabelos curtos vêm conquistando cada vez mais adaptas, inclusive mulheres mais jovens.

Se antigamente este cumprimento de cabelo era visto como algo mais sério ou para mulheres mais maduras, essa ideia ficou lá para trás, já que cada vez mais mulheres jovens também optam por esse corte, inclusive influencers digitais, celebridades e famosas.

Publicidade

Entre as atrizes estão Flávia Alessandra, Agatha Moreira, Débora Nascimento, Maria Casadevall, Leticia Colin, Glória Pires, Manu Gavassi, entre muitas outras. Entre as famosas internacionais estão Anne Hathaway, Demi Lovato, Ana de Armas, Úrsula Corberó, Miley Cyrus, etc.

Portanto, os cabelos curtos fazem parte de uma das principais tendências de cortes atuais, sendo uma verdadeira inspiração para mulheres poderosas, estilosas e empoderadas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É ideal para mulheres que querem um toque de ousadia, mas não abrem mão de se sentirem lindas e femininas.

Apesar de serem bem mais práticos que as madeixas longas, os cabelos curtos merecem sim um cuidado especial, então não podemos esquecer de cuidar muito bem deles.

Neste artigo, iremos te mostrar que é possívle sim manter a beleza dos fios curtos e, ao contrário do que muitas pensam, não é complicado se você sabe exatamente o que fazer.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de corte, confira agora um guia completo sobre cabelos curtos: cortes, penteados e como cuidar dos fios.

Publicidade

Vamos lá?

cabelos curtos

Cabelereira cortando o cabelo de uma cliente, no comprimento curto, estilo chanel. Crédito da foto: Freepik

Cabelos curtos: Como escolher o corte ideal?

Não são todos os cortes que combinam em todos os tipos de rosto, isso é um fato. Mas então, como escolher o certo?

Na hora de definir qual formato de corte será o mais adequado e ideal para você, leve em consideração os seguintes fatores:

1) Formato do rosto

Para cada formato de rosto existe um corte de cabelo mais apropriado. Quem tem o rosto mais arredondado, por exemplo, deve dar preferência a cortes com pontas retas.

Mas, por outro lado, se o seu rosto é mais fino, pontas assimétricas darão um visual mais moderno e harmônico.

Publicidade

Para rostos largos, aposte em cortes desfiados com a frente mais longa. Franja, nesses casos, pode ser uma boa opção!

Já para as mulheres com formato de rosto achatado, o ideal é um corte em camadas que dê mais volume no topo da cabeça.

2) Corpo da mulher

Além do rosto, é sempre bom levar em consideração também o corpo da mulher. Portanto, antes de bater o martelo e passar a tesoura nas madeixas, verifique as proporções com relação ao seu corpo.

Sendo assim, quem é mais alta pode sim ter cabelos curtos, mas deve-se tomar cuidado com os cortes estilo “Joãozinho”. Por outro lado, as mulheres com pescoço encurtado podem ter cortes bem curtos para conseguir equilibrar o visual e alongar a silhueta.

3) Textura do cabelo

O tipo de cabelo também deve ser levado em consideração antes de escolher o corte. Cabelos cacheados não podem ser cortados muito retos, senão correm o risco de ficarem com o aspecto armado. Para valorizar os cachos, invista em cortes com camadas. Mas, se o objetivo é controlar o volume, não corte camadas para além do necessário, ok?

Já os cabelos lisos se adaptam muito bem aos cortes mais curtos. Fios mais finos pedem um corte repicado para ganhar um pouco mais de volume.

cabelos curtos

Mulher loira de cabelos curtos, usando roupa preta, posa para foto, com rosto do lado. Fundo cinza. Crédito da foto: Freepik

Cabelos curtos: Quais os cuidados que devemos ter?

Não é só porque o cabelo é curto que significa que ele não precisa de cuidados, não é mesmo? Até os fios curtos exigem certos cuidados, para que continuem sempre lindos, hidratados e com vida.

É claro que as vantagens são muitas! Os cabelos curtos são muito mais fáceis e rápidos de arrumar. Basta lavar, passar um leave-in, secar rapidamente com o secador, dar aquela bagunçada com as mãos e você já está pronta pra sair!

Entretanto, muita gente acha que cabelo curto é sinônimo de falta de cuidados, o que não é bem assim. Afinal, você deve hidratar fios pois eles sofrem agressões com a chapinha, secador e babyliss.

Além disso, os cabelos curtos pedem algumas visitas regulares ao cabeleireiro, já que depois de alguns meses eles acabam perdendo a forma e ficam bem desestruturados. Então confira as dicas a seguir para manter seu corte em dia e sempre hidratado e bem cuidado!

1) Faça a manutenção do corte

O cabelo curto demanda manutenção de corte constante. O crescimento dos fios fica mais aparente e o corte perde as características mais rápido.

Por isso, quem tem fios curtos deve visitar o salão de beleza com mais frequência para manter o corte no formato certo.

2) Aposte no controle da oleosidade

Sabia que o cabelo curto enfrenta problemas maiores de fios oleosos ou mistos? Pois é! Por causa da maior proximidade entre o comprimento dos fios e as glândulas sebáceas, cabelos curtos tendem a ficar mais oleosos.

Portanto, se você já tem o cabelo oleoso ou misto, precisa se preparar para lidar com o aumento da oleosidade.

Mas isso não é motivo para as clientes desistirem do corte, afinal de contas, com os cuidados adequados, é possível tirar a oleosidade e ter fios deslumbrantes.

E pra evitar o problema, você precisa lavar os cabelos todos os dias ou, no máximo, um dia sim e um dia não, mas de preferência com shampoos específicos para cabelos oleosos. Outra dica importante é prestar bastante atenção na temperatura da água, já que quanto mais quente, mais oleoso fica!

Por fim, evite escovar demais as madeixas, já que esse movimento abre os poros do couro cabeludo e facilitam o escoamento do óleo, e tire de vez o condicionador da sua rotina de beleza. Se seus fios embaraçam demais, use uma pequena quantidade, só nas pontinhas!

4) Tenha cuidados com a hidratação

Quem tem cabelo curto normalmente acha que pode pular a parte da hidratação. Mas é aí que você se engana, pois toda cabelo – independente de seu comprimento – pode e deve ganhar uma boa dose de hidratação.

Até o corte no estilo “joãozinho” demanda um tratamento especial de preferência a cada 15 dias, principalmente porque os fios mais curtos acabam ficando com as pontas ressecadas mais rapidamente.

Uma dica é: fuja das fórmulas que contenham silicone, porque elas aumentam ainda mais a oleosidade dos cabelos – algo que nós não queremos, certo?

Ou seja, mesmo com o aumento da oleosidade natural dos cabelos, os fios curtos não dispensam uma boa hidratação.

Para tanto, você deve apostar em máscaras de tratamento com uma frequência de pelo menos 15 dias. Dessa forma, será possível evitar ressecamento, controlar o frizz e eliminar danos causados pelo secador.

5) Use inúmeras possibilidades de modelagem

Para diversificar o visual dos cabelos curtos, vale investir em finalizadores. Existem várias opções no mercado, inclusive produtos que não deixam a raiz oleosa.

Em cabelos lisos, a aposta deve ser em pomadas de finalização seca para dar textura aos fios. Quem quer mais volume, deve optar por produtos em mousse. Já os cabelos cacheados se dão melhor com ativadores de cachos.

Eles ficam muito elegantes quando modelados, dando mais vida aos cabelos!

6) Quando o assunto é coloração

Você cortou o cabelo curto, mas não abre mão de tingi-lo? Então lembre que ele deve ser acompanhar o ritmo do corte, senão seu cabelo vai ficar bicolor rapidinho.

Já pensou em fazer luzes? O efeito fica lindo em fios mais curtinhos e exigem retoques menos frequentes.

7) Invista em finalizadores, os melhores amigos dos cabelos curtos

Não resistiu e aderiu aos cabelos curtos? Então o próximo passo é escolher um bom finalizador. Só assim você vai conseguir dar vida ao seu corte, realçando o repicado, o desfiado e o volume.

Para garantir que a raiz não fique oleosa, você deve usar pomada de finalização seca se tiver cabelos lisos, ou se tiver cabelos crespos usar mousse ou loção ativadora de cachos. Finalizador comprado, agora é só escolher o penteado que mais combine com o seu estilo!

cabelos curtos

Mulher branca de cabelos castanhos curtos, no formato curly bob hair, posando para foto com a mão no queixo. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Cabelos curtos lisos ou crespos? Atenção aos cuidados especiais

Crespos:

Se o seu cabelo curto for cacheado, saiba que ele normalmente sofre com o volume exagerado e a falta de brilho. Por isso, o melhor é sempre investir em uma hidratação pesada e produtos de qualidade.

Mas se você sentiu que seu cabelo perdeu a forma, a melhor opção é realçar seus cachos com um permanente afro e assumir a personalidade desse corte tão marcante.

Agora, se a intenção é diminuir o volume, sem se desfazer dos seus cachos definidos, então aposte no relaxamento.

Lisos:

Um dos segredos para manter seu cabelo curto liso sempre saudável é evitar a chapinha. Elas, além de tirarem a leveza natural dos fios, ainda arrepiam as madeixas mais curtas.

Mas, por outro lado, o secador será seu melhor amigo! Faça dele seu principal aliado para criar um movimento mais natural e se livrar do seu pior inimigo: o frizz.

Tenha também sempre à mão um óleo reparador de pontas, para usar nas madeixas depois de finalizadas.

Na hora de lavar, prefira shampoos neutros e com PH baixo para não agredir o cabelo e, sempre que precisar, faça uso dos shampoos à seco. Eles tiram a oleosidade excessiva da raiz e ainda dão mais volume aos fios, sendo um ótimo coringa para usar na corredia do dia-a-dia, já que nem sempre dá tempo de lavar o cabelo, né?

Como lavar os cabelos curtos? Aprenda nesse passo a passo

O cabelo curto tende a ficar oleoso mais rapidamente e, portanto, precisa ser lavado com mais frequência (praticamente todos os dias, para falar a verdade).

Confira o passo a passo de como cuidar dos cabelos curtos durante a lavagem:

1) Antes de tudo, lembre-se de usar água de morna para fria, já que a alta temperatura pode provocar ressecamento dos fios.

2) Aplique o xampu no couro cabeludo, mas esteja atento à quantidade. Exagerar no produto pode danificar e causar acúmulo de resíduos nos fios. A quantidade ideal de xampu por aplicação é de, no máximo, do tamanho de uma moeda de 50 centavos. Sim, nada de passar muito!

3) Se você é daquelas que lava os cabelos curtos todos os dias, basta passar o xampu apenas uma vez. Já nos cabelos com bastante oleosidade ou que são lavados com menos frequência, utilize o xampu mais de uma vez para deixar as madeixas bem limpas.

4) Se os seus cabelos curtos estiverem precisando de hidratação, aplique a máscara de tratamento antes de usar o condicionador. Aguarde o tempo especificado na embalagem e enxágue completamente.

5) Para fechar as cutículas da fibra capilar, finalize a lavagem aplicando o condicionador apenas no comprimento dos fios. Pode ser mais difícil manter o condicionador longe da raiz, mas o esforço não deve ser deixado de lado.

É que o contato do produto com o couro cabeludo pode provocar ainda mais oleosidade, além de ter mais chances de causar coceiras e dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa.

6) Por fim, na hora de secar não friccione a toalha contra os fios. Para evitar o frizz e absorver o excesso de umidade, o ideal é apertar suavemente os cabelos com a toalha.

cabelos curtos

Mulher branca de cabelos curtos castanhos usando óculos, posa para foto. Fundo rosa. Crédito da foto: Freepik

Cuidados com procedimentos químicos em cabelos curtos

Como a maioria das mulheres já sabe, os curtos são, de forma geral, muito mais fáceis de cuidar, por motivos óbvios. Com menos cabelos, menos tempo e quantidade de produto é necessário para cuidados comuns como lavar e hidratar.

Mas não é porque são curtos que se pode abusar deles – e isso inclui fazer vários tratamentos químicos de uma só vez, além de manutenção da coloração e atenção com às escovas. Entenda melhor a seguir:

1) Faça apenas um procedimento químico por vez

Além do corte, muitas mulheres querem mudar a cor ou a textura dos fios, o que é ótimo! Porém, é preciso ter cautela para não danificar extremamente os cabelos.

Os cabelos curtos tendem a ser mais sensíveis. Ou seja, nos recomendamos que você realize apenas um procedimento químico por vez para manter os cabelos saudáveis.

Pode ser tentador tingir os fios logo após o alisamento, mas ao abusar da química haverá risco de sobrecarregar a fibra capilar. Isso pode, dentre outras coisas, deixar os cabelos opacos e causar queda.

2) Cuidado com a manutenção da cor

Se além de cortar os cabelos há a vontade da cliente de mudar a cor, o retoque deve ser mensal. Mas a vantagem dos cabelos curtos é que dá pra disfarçar a raiz com mais facilidade.

Mudar o formato da franja, brincar com texturas e movimento é mais fácil em cortes mais curtos. E isso ajuda muito na hora de esconder fios brancos ou a raiz já crescida.

3) Uso de escova progressiva e definitiva

Se você não quer abrir mão da escova progressiva ou da definitiva, mas quer adotar um corte curto, você deve tomar ainda mais cuidado com a saúde dos fios. Isso porque os cabelos curtos ficam mais propensos a quebras e danos.

Ou seja, tente espaçar ao máximo os retoques, dando um prazo de pelo menos 4 meses entre as visitas ao salão.

Outro cuidado é com a aplicação do produto, já que o contato da química com o couro cabeludo pode provocar queimaduras e descamação.

Apesar disso, os cortes de cabelos curtos vêm ganhando cada vez mais fãs e cuidar dos fios corretamente deve ser prioridade para manter eles sempre bonitos e saudáveis.

Outra dica para deixar os cabelos super estilosos é apostar em adereços, como: fivelas, grampos, elásticos coloridos, faixas de tecidos, presilhas, lenços, tiaras, etc. São muitas opções!

E você também fazer penteados nele, para mudar um pouco a cada dia! Veja abaixo nossas ideias de penteados.

Mulher negra de cabelos curtos e cacheados usando uma faixa vermelha, shorts jeans e camiseta branca, sorri posando para foto. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Penteados para cabelos curtos

Preso

Um penteado preso sempre traz sofisticação e elegância para os cabelos. Por exemplo, o coque baixo, preso com a ajuda de grampos, é uma ótima opção para quem tem cabelos curtos. Ele pode ser usado atrás ou de lado também, com alguns fios soltos. Fica super lindo!

Solto

Esqueça a ideia de sair todo dia com a mesma aparência. Você pode prender só a metade, investir em um lindo topete ou fazer uma escova modelada e brincar com o volume dos fios.

Tranças

Para os cabelos curtos, o ideal é trançar apenas uma parte dos fios. Aí você pode usar a sua criatividade e juntar duas tranças atrás, fazer apenas uma lateral ou investir em uma trança embutida.

Para as noivas

Na hora de pensar em um penteado de noiva com cabelos curtos, os acessórios são seus aliados! Use coroa de flores, presilhas ou tiaras. Preso ou solto, seus cabelos irão ganhar um charme extra.

Para arrasar em festas

Para ficar com ar arrumadinho, vale investir em tranças ou enroladinhos presos com grampos. Não se preocupe com a perfeição, o estilo bagunçado é sucesso!

Com lenço/bandana

Quer arrasar na tendência? Use bandana ou lenço no cabelo! Dá para fazer de tiara, se jogar no estilo camponesa e até para dar um “up” no rabo de cavalo simples. Fica demais!

Meio preso

Os penteados meio presos dão um ar mais arrumadinho para a produção, sem muito esforço, sabe? Com rabo no topo da cabeça, coquinhos laterais ou apenas uma presilha, são bem fáceis de fazer!

 cabelos curtos

Mulher branca de cabelos castanhos vestindo uma camisa clara estampada, sorri para a foto, com a mão na nuca. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Tipos de cortes para cabelos curtos: As principais tendências do momento

Cabelos curtos – Joãozinho ou Pixie

O famoso corte curto mais conhecido como Joãozinho, mas que hoje é divulgado como Pixie, é um modelo bem curtinho.

Ele deixa a nuca livre e valoriza muito o rosto e suas formas. É um dos cortes que pode pedir uso de pomadas e mousses para modelagem.

Cabelos curtos – Chanel Reto

Um clássico entre os cabelos curtos, o corte Chanel é democrático e nunca deixará de ser uma tendência, pois é atemporal e elegante!

Os cabelos ficam retos na altura do queixo ou na metade do pescoço. O charme fica por conta do desenho do corte, que pode ser em cabelos lisos ou cacheados.

Cabelos curtos – Bob Hair

A versão atualizada do Chanel, Bob Hair, traz o desenho do Chanel, porém, com uma ponta mais comprida na frente, dando a impressão de alongar o rosto.

Esse tipo de corte também tomou conta das tendências e conquistou o gosto de mulheres pelo mundo, principalmente as mulheres que querem afinar a face e dar uma renovada no visual.

Cabelos curtos – Short Bob

O Short Bob, sem dúvidas, foi um dos cortes em alta este ano. Com uma diversidade de famosas adeptas, ele é um corte que traz um leve alongamento na parte frontal e uma pequena graduação na parte de trás dos cabelos.

Cabelos curtos – Long Bob

Apesar de cabelos abaixo do queixo não serem muito considerados curtos há um tempo, atualmente há uma quebra de tabus e esses tamanhos são uma oportunidade para aquelas que desejam ousar aos poucos nos cortes.

Ele é um modelo reto que fica em cima dos ombros, charmoso e fácil de cuidar. Lindo de morrer! Com uma escova modelada, fica ainda mais estiloso e cheio de vida.

Cabelos curtos – Tapered Hair

Esse modelo é especialmente para as mulheres de cabelos cacheados ou crespos. O desenho é mais curto aos lados e mais alto no topo da cabeça, justamente para valorizar o volume da própria textura.

As adeptas do corte podem abusar de cremes, gelatinas e outros produtos para modelar esses cabelos.

Mulher de cabelo preto e chanel, posando para foto. Fundo preto. Crédito da foto: Freepik

Cabelos curtos: cortes, penteados e como cuidar dos fios

Seja qual for a sua escolha na hora de optar pelos cabelos curtos, seja livre para escolher o modelo que mais chame a sua atenção.

Abuse também dos repicados, luzes, e todos os recursos para deixar os seus curtinhos sempre lindos e estilosos.

Seguindo as nossas dicas de cuidados acima, você conseguirá manter seus cabelos curtos saudáveis e estilosos – e não se esqueça de usar nossas ideais de penteados e adereços, hein?

Agora que você já sabe tudo sobre cabelos curtos, que tal ler também:

Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!