Quer ficar por dentro das principais tendências de Moda Jeans 2021? Confira o nosso artigo, aqui no Mil Dicas de Mãe, com as principais dicas de como utilizar essa peça tão versátil em cada tipo de corpo.

Afinal, as peças jeans são universais e fazem sucesso no mundo todo. Mas a verdade é que não existe uma roupa ideal para cada tipo de corpo, mas sim para a percepção que você tem do seu corpo. Como assim?

Imagine duas mulheres com o corpo tipo ampulheta: Cintura fina, quadril largo e bumbum grande. Uma delas adora ter o bumbum grande e só usa roupas que chamem a atenção para essa característica, mas a outra detesta essa característica nela, fazendo qualquer coisa para disfarçar esses traços e a sua silhueta.

Se elas usarem a mesma calça jeans, o resultado final será o mesmo para as duas, porém uma delas vai adorar e a outra vai odiar. Percebeu a diferença?

Publicidade

Você precisa entender o que mais gosta e o que menos gosta no seu corpo. Esse é o principal motivo que a maioria das mulheres compra uma roupa igual à da amiga ou de uma famosa, mas não gosta em si mesma: porque está comprando roupa da forma errada!

É preciso olhar para o SEU corpo e entender quais são as características que deseja realçar e quais as que deseja disfarçar. Mas não se preocupe: existe sim uma calça ideal para o seu tipo de corpo, como iremos mostrar a seguir.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas, acima de tudo, saiba que a calça ideal é aquela que fica bem em você! Aquela peça que faz você se sentir lindíssima, poderosa e confiante.

Vamos ver a seguir alguns modelos para cada tipo de corpo e mais algumas dicas de moda. Preparada? Vamos lá!

Moda Jeans 2021

Jovem branca de cabelos castanhos, vestindo calça jeans, camiseta branca, jaqueta jeans e tênis brancos. Ela está sorrindo e pulando. Fundo rosa. Crédito da foto: Freepik

Qual a calça jeans ideal para cada tipo de corpo?

Assim como acontece com outras peças de roupa, para escolher a melhor calça jeans para o seu tipo de corpo em específico, você precisa primeiro saber o que você gosta e o que não gosta nele. Assim, você irá  saber o que disfarçar e o que evidenciar na sua silhueta.

Publicidade

Mas é importante dizer que a calça sozinha não encurta e nem aumenta quadril, mas sim você vai ver o impacto dela na silhueta de acordo com as coordenações de peças. Como assim?

As cores, caimentos, linhas e formas fazem toda a diferença na peça. São elas que podem minimizar quaisquer efeitos que a gente não queira criar ao vestir. Vamos ver mais a seguir!

Moda Jeans 2021: Calça jeans para quem é baixinha

Se você é baixinha e quer parecer mais alta, veja essas dicas de como criar esse efeito:

  • Acima de tudo, use e abuse de modelos justos como o skinny, que são os melhores para alongar a silhueta;
  • Evite usar calças jeans rasgadas e com lavagens mais claras (chamadas de bigode);
  • Outra opção são as calças de cintura média e alta, que podem fazer você parecer mais alta;
  • Além delas, as calças flare alongam a silhueta e ficam melhor quando usadas de salto alto, o que garante vários centímetros extras.

Não esqueça de fazer a bainha nas calças, pois tecido sobrando deixa o visual feio e compromete o caimento da peça.

Calça jeans para quem quer disfarçar quadris e bumbum

Se você tem os quadris largos e um bumbum grande, mas quer disfarçar, veja as dicas a seguir:

  • Primeiramente, é melhor evitar jeans desbotados e desgastados;
  • Opte por calças jeans sem bolsos ou detalhes (efeitos ou texturas) na frente e nas laterais;
  • Além disso, as calças retas são as melhores para disfarçar quadris e bunda. Se usar com a barra da calça dobradinha, mostrar o tornozelo e a canela vão fazer parecer que a silhueta é ainda menor;
  • Outra dica é usar pantacourts em tom mais escuro e mais opaco que a parte de cima;
  • Da mesma forma, usar calças flare e boot cut (que tem a boca levemente aberta) ajudam porque chamam a atenção para a barra da calça e equilibram a silhueta;
  • Por outro lado é bom evitar calças de cintura baixa e dar preferência por calças de cintura média ou alta.

Além da calça, pense em como desviar o olhar dessa parte chamando a atenção para outras partes do corpo, neutralizando a parte de baixo e chamando a atenção para a parte de cima. Vale usar peças com cores, estampas, volume, detalhes, entre outros.

Publicidade

Calça jeans para quem tem coxas grossas

O ideal é ficar confortável e chamar a atenção para a parte de cima do corpo, para equilibrar a silhueta. Por isso, siga as dicas a seguir:

  • Desde já, invista em lavagens mais escuras;
  • Além disso, calças retas e modelagens mais largas são as ideias para disfarçar coxas grossas;
  • Todavia é bom evitar os jeans desbotados, rasgados e desgastados na área das coxas;
  • Nesse sentindo, algumas peças também devem ser evitadas, como calças coloridas, estampadas ou jeans de tonalidades claras;
  • Por fim, evite também as calças skinny, que são muito coladas nas pernas e também aumentam visualmente.
Moda Jeans 2021

Jovem está posando para uma foto sorrindo e segurando um chapéu de palha. Ela veste calça jeans, bata e tênis brancos. Fundo rosa. Crédito da foto: Freepik

Calça jeans para quem é muito magrinha

Se você é muito magrinha e quer dar a impressão de ser mais cheinha, confira essas dicas:

  • Pode recorrer a calças jeans com detalhes na altura do quadril: Lavagens desgastadas, aplicações e bolsos com pregas ou botões;
  • O modelo skinny (que é o melhor para evidenciar as curvas), e a flare (estilo boca de sino), além dos modelos boot cut (reta até o joelho e larga na barra), pantalona e boyfriend (calça larga com cós alto) são as melhores para quem é muito magrinha e baixinha;
  • Sob o mesmo ponto de vista, invista em calças claras e coloridas, além das estampadas;
  • Para evidenciar a cintura, use calças com cós alto e blusa mais justa;
  • Além disso, use as peças com bolso faca na frente e bolsos grandes atrás, que dão mais volume no bumbum;
  • Calças boyfriend podem ajudar bastante a dar volume, e combinam com saltos finos, Birkin, sapatilha, flat, loafer, tênis, oxford, etc.
  • Por último, experimente comprar calça jeans masculina ao invés de comprar uma boyfriend feminina!

Se você também for magrinha na parte de cima, pode abusar de blusas com volume, cores vivas, estampas e detalhes.

Calça jeans para quem veste tamanho plus size

Quem veste tamanho plus size geralmente tem o corpo do tipo oval, e também precisa de curvas tanto quem tem o corpo retangular (como as mais magrinhas). Se esse é o seu caso, veja algumas dicas:

  • Primeiramente, invista em modelos de calça jeans straight (reta), boot cut (que tem a boca levemente aberta) e flare (boca aberta);
  • Além disso, as calças de cintura média são ideais, porque não soltam e nem prendem demais as gordurinhas laterais e barriga;
  • Por outro lado, evite as calças de cintura alta (porque prendem a barriga) e as de cinturas baixas (porque deixam a barriga “derramada”);
  • Escolha calças que tenham muito elastano na composição, para ficarem mais molinhas;
  • O cós da calça (aquela região onde passa o cinto) mais grosso ajuda a segurar e disfarçar a barriga;
  • Por fim, se você for mais fina na parte de baixo do corpo (corpo tipo triângulo invertido), evite calças que afunilam, tipo skinny.

Calça jeans para quem tem os ombros largos

O que a gente veste influencia a silhueta como um todo, certo? Então a calça jeans pode fazer você parecer ter os peitos maiores ou menores, os ombros mais largos ou mais estreitos, assim como a blusa pode fazer você parecer ter mais ou menos quadris.

Então, mesmo que o seu “problema” seja na parte de cima do corpo, considere pensar no look como um todo. Assim, você não compromete o seu visual e ainda neutraliza os benefícios da peça na silhueta.

Outras dicas ótimas são:

  • Invista em calças straight (retas), boot cut (reta até o joelho e larga na barra), flare (conhecida como “boca de sino”) e pantalona. Elas são ótimas pedidas, pois dão equilíbrio ao volume dos quadris e dos ombros;
  • Evite modelos que “afunilam” o corpo, como as skinny;
  • Como a ideia é chamar atenção para a parte de baixo, prefira calças com cores claras e estampadas;
  • Em contrapartida, aposte em blusas menos escuras e chamativas.

Moda Jeans 2021: Quando se preocupar com a silhueta

Você não precisa ter apenas um tipo de calça jeans, e nem odiar essa parte do seu corpo o tempo todo.

Amou uma calça, mas ela marca demais as características que você não gosta tanto assim? Use com uma blusa que vai diminuir esse impacto e equilibrar a silhueta!

Ou use num dia que a sua autoestima esteja lá em cima e você esteja gostando mais do seu corpo assim, do jeitinho que ele é! Experimente e pense em outras possibilidades, você com certeza não irá se arrepender.

Olhe o seu corpo no espelho e veja se gosta mais ou menos com esse tipo de calça. Experimente com blusas de outras modelagens, com outros sapatos. Não esqueça que estilo é um exercício de autoconhecimento e sair da zona de conforto é ótimo!

Moda Jeans 2021

Mulher plus size, branca de cabelos castanhos está em um parque e sorri para a foto. Ela veste calça jeans escura e blusa vinho. Crédito da foto: Freepik

Moda Jeans 2021: Considere a altura da barra da calça

Toda vez que a gente compra uma calça, independente de ser jeans ou não, e vai marcar a barra fica naquela dúvida: “vou marcar a barra pra usar com salto alto ou pra usar com sapato flat?”.

O ideal é a gente ter no nosso guarda-roupas um grupo de calças pra usar com salto e um grupo de calças pra usar sem salto.

E a quantidade de peças em cada grupo tem que ser proporcional ao uso, mesmo. Pra quem usa salto a maior parte do tempo, a maioria das calças tem que ser mais longa e umas poucas mais curtas.

Quem só usa salto de vez em quando, não tem sentido ter um monte de calças longas. Estamos pensando em um guarda-roupas para a vida real e adaptando na nossa rotina.

Quem só usa salto alto no trabalho e vive de flat nos momentos de lazer, pode marcar as barras das calças tipo alfaiataria pra usar com salto e as das calças informais pra usar com flat.

Ou seja, na hora de comprar a calça, é bom já pensar em que circunstâncias você vai usar a peça, se vai ser mais pra balada ou mais pro trabalho, mais pra passear no fim de semana, etc. E com que tipo de sapato você vai querer coordenar. Daí já faz a barra mais curta ou mais longa de caso pensado!

Legs of female group wearing jeans standing in different poses Premium Photo

Fotografia de várias mulheres (do quadril para baixo) usando calças jeans, em poses diferentes. Fundo bege. Crédito da foto: Freepik

Tudo sobre Moda Jeans 2021

Se existe uma peça coringa que todo mundo tem no guarda-roupa, essa peça é a calça jeans. Seja de cintura alta, média ou baixa, modelo skiny, flare, boyfriend ou de corte reto, o bom e velho jeans é sempre a melhor opção.

Essa peça super versátil nos permite criar infinitas possibilidades de looks e usá-lo em diversas ocasiões, do trabalho à balada. Das festas ao shopping. Existem muitos modelos de calças jeans e cada um deles pode trazer um benefício visual ao nosso biótipo.

Siga as nossas dicas acima para escolher a calça ideal para o seu tipo de corpo, mas lembre-se: use aquilo que a faz sentir-se bem, confortável e bonita.

Agora que você já sabe tudo sobre Moda Jeans 2021 e o que usar para valorizar o seu corpo, leia também: