Saber o que os bebês gostam de fazer é um bom ponto de partida para interagir com os pequenos de forma agradável e estimulante. Afinal, quem não tem muita prática com bebês pode se sentir um pouco “deslocado” na hora de interagir com um.

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas considerações super fofas sobre as atividades favoritas das crianças pequenas. Acompanhe e inspire-se com nossas sugestões!

Veja também: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

o que os bebês gostam de fazer

Bebê brincando no seu quarto. Foto: Canva.

Publicidade

O que os bebês gostam de fazer?

Não temos dúvidas de que cada bebê pode ter as suas próprias preferências no que diz respeito às brincadeiras e às atividades em família. Ainda assim, algumas delas costumam ser bem parecidas entre um bebezinho ou outro, e é nelas que vamos nos ater neste texto.

Assim, teremos algumas ideias mais gerais sobre o que os bebês gostam de fazer, para que você possa ir testando com o seu pequeno e descobrindo o que ele acha mais legal no dia a dia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A seguir, apresentamos uma listinha geral:

  1. Explorar as coisas com suas mãozinhas e boca;
  2. Divertir-se com brinquedos coloridos e texturizados;
  3. Ouvir músicas suaves e alegres;
  4. Interagir com as pessoas;
  5. Observar o ambiente em que estão;
  6. Encaixar brinquedos;
  7. Explorar o ambiente com o corpinho.

Vamos agora, juntos, pensar mais a fundo em cada um desses aspectos e atividades. Continue lendo!

1. Explorar as coisas com suas mãozinhas e boca

Nós temos que ter em mente que os bebês estão, a cada segundo, conhecendo algo novo sobre o mundo no qual estão inseridos. Tudo, para eles, é novo. E uma das formas de conseguir entender melhor o que acontece à sua volta, é por meio do tato e da boca! Sim, da boca.

Por isso que muitos bebês são pegos no flagra colocando qualquer coisa – inclusive perigosas – na boca. É algo que eles amam fazer para explorar o mundo.

Publicidade

Sendo assim, oferecer mordedores e brinquedos de diferentes tipos, ao mesmo tempo em que acompanhamos o explorar do mundo feito pelos bebês, é uma atividade enriquecedora e interessante.

Permita que a criança engatinhe pelo cômodo, coloque a mão em objetos e itens (com segurança, claro) e comece a conhecer o mundo que está ao seu redor, mas sempre com a supervisão de um adulto.

Veja também: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas

o que os bebês gostam de fazer

Bebê contente explorando a natureza. Foto: Canva.

2. Divertir-se com brinquedos coloridos e texturizados

Os brinquedos que têm cores e texturas costumam chamar muito a atenção da criança. Como a visão dela ainda está em desenvolvimento, as cores são bem atrativas e podem fazer com que o pequeno fique entretido por um tempo.

Já as texturas fazem com que a criança comece a sentir sensações diferentes a cada toque, desenvolvendo o seu tato e aprendendo com ele sobre o mundo.

Publicidade

Tudo isso é ótimo para estimular o cognitivo da criança e proporcionar a ela alguns estímulos saudáveis para o neurodesenvolvimento.

3. Ouvir músicas suaves e alegres é algo que os bebês gostam de fazer

Outra atividade que os bebês gostam de fazer e que está intimamente relacionada com um dos principais sentidos do corpo humano é ouvir músicas. Essas músicas podem ser mais suaves, como algo instrumental, ou mais alegres, como as músicas feitas para crianças.

Explorar diferentes ritmos e sons pode ser uma boa opção para entreter um bebê. Além disso, disponibilizar instrumentos musicais de brinquedo também é algo que vale muito a pena, e que pode render muita diversão.

Veja também: Como organizar os brinquedos das crianças? Veja dicas práticas!

4. Interagir com as pessoas é algo que os bebês gostam de fazer

Bebês podem gostar muito de interagir com as pessoas à sua volta, especialmente com os seus cuidadores mais próximos. Essas pessoas, quando interagem com a criança, ensinam muitas coisas a ela, especialmente sobre comunicação e sociabilidade.

Além disso, a criança pode gostar de ver que seu sorriso e sua gargalhada agradam o adulto, tornando essa conexão ainda mais intensa nesse sentido.

Por isso, às vezes, o melhor entretenimento para uma criança pode ser uma contação de histórias ou mesmo uma conversa entre o adulto e o bebê. Você pode falar para ele sobre o seu dia, sobre coisas da vida e ver o quanto isso pode ser valioso para vocês dois.

Apenas lembre-se de sempre adaptar a linguagem e o teor da conversa à criança, ok? Pois alguns adultos acreditam que falar “coisa de adulto” perto de um bebê não faz mal, já que ele ainda não entende. Mas não é bem assim… A criança pode não entender a palavra dita, mas essas conversas inadequadas podem gerar efeitos na psique do bebê.

Sendo assim, quando conversar, converse de forma adequada com a criança.

o que os bebês gostam de fazer

Pai e mãe brincando com o bebê. Foto: Canva.

5. Observar o ambiente em que estão

Os bebês, como vimos, estão aprendendo sobre tudo sobre o mundo. Isso faz com que tudo o que acontece em torno deles se torne algo interessante. Por isso, muitos bebês ficam longos minutos observando um brinquedo, um objeto, uma pessoa, uma comida… Eles podem gostar muito dessa atividade de observar.

É por conta desse gostar que podemos oferecer diferentes brinquedos e itens que chamem a atenção do pequeno e o ajudem a entender melhor o mundo. Sempre prezando pela segurança da criança e nunca oferecendo a ela algo que seja inapropriado, é claro.

Aproveite esse momento para perceber o quanto as crianças são capazes de observar cada detalhe, cada pequeno fragmento, e o quanto isso as faz viver muito o aqui e o agora.

Veja também: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!

6. Encaixar brinquedos é algo que os bebês gostam de fazer

As brincadeiras de encaixe é outra coisa que os bebês gostam de fazer na maioria das vezes. Essas peças, normalmente coloridas ou com texturas, despertam a curiosidade da criança, fazendo com que ela perceba os tamanhos, as sensações que elas provocam, e assim por diante.

Além disso, são ótimas atividades para começar a exercitar a coordenação motora e até mesmo o conhecimento espacial dos pequenos.

Se os cuidadores resolvem brincar em conjunto com o bebê, pode ser ainda mais bacana e divertido, fortalecendo vínculos saudável e proporcionando momentos únicos. Vale a pena experimentar!

o que os bebês gostam de fazer

Mãe erguendo o seu bebê no colo. Foto: Canva.

7. Explorar o ambiente com o corpinho

O corpo é a fonte de conhecimento de uma criança, especialmente dos bebês. Por isso, eles amam encostar, mexer, passar no corpo, colocar na boca… Portanto, permitir que a criança brinque e viva esse tipo de situação com seu corpinho, de forma saudável e sempre de acordo com a idade, é um bom caminho.

Por exemplo, brincar de banho de gelatina pode ser algo muito divertido para o bebê, mas é preciso escolher gelatinas seguras, claro.

Assim, tanto os pais quanto a criança poderão se divertir muito com a lambança e a bagunça, já que isso poderá desencadear reações únicas no pequeno.

Considere essas dicas e lembre-se sempre de que cada bebê pode ter as suas particularidades e desejos, portanto, estar atento a isso é fundamental, combinado? Na dúvida, converse sempre com o pediatra sobre o que pode ou não ser oferecido ao seu bebê.

Veja também: