Você já parou para pensar na importância da arte na infância e nos efeitos que ela é capaz de promover nos nossos pequenos? Se você nunca refletiu sobre isso, este é um bom momento!

Afinal, pode ser que a arte, às vezes, passa despercebida na rotina corrida de um adulto, mas, na verdade, ela tem um papel muito importante em nossas vidas e cultura. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com mais informações sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Veja também: Importância do contato com a natureza na infância

importância da arte na infância

Criança brincando com arte. Foto: Canva.

Publicidade

Qual a importância da arte na infância?

A importância da arte na infância está relacionada com muitas esferas da vida do ser humano. Ela tem relação com as emoções, com o autoconhecimento, desenvolvimento cognitivo e muito mais. Logo abaixo, trazemos mais detalhes sobre esse assunto. Veja só:

1. Qual a importância da arte na infância: Auxilia na expressão criativa

Quando pensamos na infância, pensamos em uma fase que podemos estimular a expressão criativa dos pequenos. E quer uma atividade mais criativa do que as atividades artísticas? Pois é!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por meio dessas atividades, os pequenos podem explorar diferentes cores, texturas, sons e outros aspectos que só a arte nos permite experimentar. A criança pode testar técnicas e usar a mente para criar algo novo, diferente e que, inclusive, expresse o que ela está sentindo no momento.

Veja mais: Como estimular a criatividade das crianças?

2. Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora

Segurar um pincel com a firmeza ideal não é a tarefa mais simples do mundo, especialmente para quem ainda está desenvolvendo a sua coordenação motora.

Por isso, a importância da arte na infância também reside no fato de que ela proporciona esse estímulo para os pequenos. Eles precisarão aprender a segurar os instrumentos e a usar a força adequada para cada traço.

Publicidade

Tudo isso contribui para que a conexão entre visão e mão ocorra, melhorando o desempenho motor das crianças.

importância da arte na infância

Criança brincando com recortes. Foto: Canva.

3. Qual a importância da arte na infância: Estimula a imaginação

Imaginar novos cenários e novos acontecimentos na hora de colocar a mão na massa é um dos benefícios da arte. A criança imagina um local que nunca visitou, um céu colorido que nunca viu e se transporta para esse espaço de forma profunda.

Tudo isso é importantíssimo para que a capacidade imaginativa da criança se desenvolva de maneira saudável, auxiliando-a a conhecer o mundo melhor por meio dessa atividade lúdica de sua mente.

Veja mais: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!

4. Pode promover a autoestima

À medida que a criança começa a desenvolver as suas habilidades artísticas, ela passa a perceber que está, realmente, adquirindo novos conhecimentos e competências.

Publicidade

A partir disso, recebe elogios daqueles que estão à sua volta, percebendo a sua capacidade de fazer peças cada vez melhores. Tudo isso, com o passar do tempo, pode contribuir para que a criança venha a desenvolver a sua autoestima, enxergando aspectos positivos em si mesma.

5. Auxilia no desenvolvimento da comunicação visual

A comunicação visual faz parte do processo de letramento de qualquer ser humano. Essa comunicação acontece quando vemos uma placa de trânsito e entendemos seu significado, bem quando olhamos uma obra de arte e entendemos uma mensagem nas entrelinhas.

No caso dos pequenos, essa comunicação pode ser explorada e desenvolvida por meio da arte. A criança começa a perceber que por meio dos seus desenhos, escritos, esculturas ou mesmo melodias, ela pode começar a transparecer mensagens e sentimentos.

Da mesma forma, pode começar a compreender melhor, e com mais clareza, a comunicação feita pelos outros.

importância da arte na infância

Mãe e filha pintando um cacto. Foto: Canva.

Veja mais: 5 dicas inteligentes para estimular a comunicação com o filhote (desde recém-nascido)

6. Qual a importância da arte na infância: Promove o desenvolvimento cognitivo

Saber usar as ferramentas, pensar e refletir sobre o que será feito, conversar com outras pessoas sobre o assunto… Tudo isso pode ser proporcionado pela prática artística na infância.

Além disso, todas essas atividades auxiliam o pequeno a desenvolver o seu cognitivo.

O pensamento crítico e as tomadas de decisão mais complexas são outras questões que acabam sendo exploradas durante o contato com a arte na infância.

7. Desenvolve a consciência cultural

A consciência cultural é outro fator relevante que podemos ter em mente quando pensamos na importância da arte na infância. A criança passa a dar mais atenção à própria cultura à sua volta, conhecendo os feitos artísticos de famosos e de pessoas não tão conhecidas assim.

Dessa maneira, além de conhecer um pouco mais da sua própria história, o interesse por essa área de atuação pode aumentar, fazendo com que o pequeno fortaleça ainda mais esse contato com a história em sua região.

Veja também: Benefícios da música para o desenvolvimento infantil

8. Oferece uma aprendizagem multidisciplinar

A aprendizagem multidisciplinar também é outro ponto positivo trazido pelo contato com a arte. A criança explora a história da arte, a história do local onde vive, os aspectos estéticos, fatores relacionados à época em que determinada arte foi desenvolvida, e assim por diante.

Além disso, pode aprofundar conhecimentos relacionados aos mais diversos modelos de movimentos artísticos, seja na literatura, na pintura, na escultura, na música, entre outras esferas diferentes.

importância da arte na infância

Menino pintando um quadro com tinta. Foto: Canva.

Como estimular o contato com a arte na infância?

Agora que pudemos compreender um pouco melhor a importância da arte na infância, surge outro questionamento: como estimular esse contato na infância? Como podemos fazer com que a criança possa vivenciar esse tipo de experiência?

A seguir, apresentamos algumas dicas sucintas para ajudar você:

1. Forneça materiais artísticos

Antes de qualquer coisa, é muito importante fornecer materiais artísticos para as crianças. Você pode oferecer lápis, canetinha, tinta, pincéis, quadro, material para escultura, instrumentos musicais, enfim! São muitas as possibilidades que podem ser exploradas.

Combine com a criança qual é o tipo de arte que vocês desejam aprender e explorar, para que seja possível comprar os materiais mais adequados. Se não tiver como comprar, tente explorar com o que vocês já têm em casa.

Veja mais: Dia de chuva com criança em casa: O que fazer?

2. Crie um cantinho da arte

Ter um cantinho da arte em casa também é uma forma de fortalecer esse contato. Nesse cantinho, é possível guardar os materiais artísticos do pequeno, suas artes recém-feitas e, também, pendurar quadros ou expor artes que foram compradas também.

Assim, a criança se inspira em ideias já concretizadas, e terá um cantinho especial para aflorar ainda mais a sua imaginação, todos os dias.

3. Encoraje a exposição

Encoraje a exposição das peças que a criança for desenvolvendo. Diga para que ela deixe à mostra na estante da sala, apresente para os familiares, enfim. Vocês até podem brincar de uma tarde de exposição de arte, para que todos os amiguinhos venham visitar e conhecer o dom do seu pequeno.

Porém, nada de forçar a situação! Se a criança demonstra desconforto em expor para muitas pessoas, vá com calma. Aos poucos, ela pode ir adquirindo mais confiança, à medida que recebe encorajamento.

Veja mais: Importância dos limites na infância: Saiba qual é!

importância da arte na infância

Criança brincando de desenhar. Foto: Canva.

4. Visite museus e bibliotecas

Visitar os museus e as bibliotecas na sua cidade também é outra atividade que ajuda a fortalecer o contato com a arte na infância. Incentive que a criança observa os itens nesse local, pegue livros em bibliotecas públicas para poder ler à vontade em casa, enfim.

Quanto mais contato com a arte nós proporcionarmos aos pequenos, mais natural isso será incluído na rotina deles.

Inclusive, é importante que você, adulto, também seja um exemplo nessa jornada, está bem?

5. Apoie a aprendizagem contínua

Por fim, esteja sempre apoiando a aprendizagem. Lembre-se, a importância da arte na infância reside em encorajar o pequeno a crescer, aprender, expandir seus horizontes. Por isso, incentivar a aprendizagem, por exemplo, matriculando-o em uma escola de arte, pode ser um bom caminho.

Além disso, permitir que a criança tenha acesso a livros e vídeos sobre o assunto, encorajando-a a saber cada vez mais, também pode ser promissor.

Desse modo, o contato com a arte é ainda maior e o gosto por essa atividade pode se elevar. Pense nisso!

Veja agora: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas