Durante as primeiras semanas e meses após o nascimento, os bebês criam seu próprio padrão de rotinas de sono, algo que determinará seu desenvolvimento e contribuirá para seu crescimento.

Os bebês desde o nascimento começam a formar seus próprios padrões de sono, os mesmos que serão vitais para o desenvolvimento nesta fase inicial de sua vida.

Depois de nascer, o recém-nascido ainda não tem consciência do dia ou da noite, então dorme o dia todo e só acorda para se alimentar.

bebê dormindo

bebê dormindo – Foto: Freepik

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De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NFS), os bebês costumam dormir de 14 a 17 horas em cada período de 24 horas, mas também é possível que durmam de 18 a 19 horas por dia.

Como eles acordam apenas por algumas horas para comer, os bebês amamentados ficam acordados a cada duas a três horas, enquanto os bebês alimentados com mamadeira tendem a mamar com menos frequência, o que ocorre a cada 3 a 4 horas. Portanto, esses primeiros meses após o nascimento do bebê costumam ser os mais exigentes e pesados ​​para os pais.

Todos os bebês tendem a ter padrões de sono diferentes.

Quantas horas o bebê deve dormir?

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Bebê dormindo com laço na cabeça – Foto: Freepik

Os recém-nascidos podem levar semanas ou meses para criar seu padrão de sono e aos poucos vão desenvolvendo sua própria rotina, pode demorar semanas para o recém-nascido começar a distinguir entre o dia e a noite, hábito para o qual não existem truques para acelerar o processo.

Bebês de 0 e 4 meses

Depois de dominarem um pouco as diferenças entre cochilos diurnos e noturnos, bebês entre 0 e 4 meses podem dormir entre oito e nove horas.

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Bebês de 5 a 8 meses

Bebês de 5 a 8 meses, o período de sono se estende de 10 a 12 horas.

Bebês de 9 meses e 1 ano

De acordo com especialistas em pediatria, uma criança entre 9 meses e um ano deve dormir de 11 a 12 horas para descansar o suficiente.

Crianças de 13 à 18 meses

Aqueles com idade entre 13 e 18 meses também devem dormir entre 11 e 12 horas.

Crianças de 2 anos

O tempo de sono recomendado para meninos e meninas entre as idades de 19 meses e dois anos é de cerca de 11 a 12 horas e meia à noite.

Crianças de 3 anos

Após 3 e 4 anos, esse tempo continua a ser a referência para você ter o descanso necessário.

Crianças de 5 anos

Para crianças de 5 anos, 11 horas de sono são suficientes para dormir por uma noite.

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Por que as crianças precisam dormir horas suficientes?

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Bebê dormindo com urso de pelúcia na mão – Foto: Freepik

A maioria das crianças tem dias ocupados. Elas vão à escola, cuidam dos animais de estimação, correm com os amigos, praticam esportes ou fazem outras atividades, além de fazerem os deveres de casa. Ufa! No final do dia, o corpo precisa descansar. O sono permite que o corpo descanse para o dia seguinte.

Todo ser vivo precisa dormir para sobreviver. Até o seu cão ou gato aninha-se para tirar uma soneca. Os animais dormem pelo mesmo motivo que você: para dar ao seu corpo algumas férias.

O cérebro da criança precisa dormir

O sono não é apenas necessário para o corpo, também é importante para o cérebro. Embora ninguém saiba exatamente o que o cérebro faz durante o sono, alguns cientistas acreditam que ele classifica e armazena informações, reabastece e resolve problemas enquanto você dorme.

bebê dormindo

Bebê deitado de barriga pra cima – Foto: Freepik

A maioria das crianças entre 5 e 12 anos dorme cerca de 9,5 horas por noite, mas os especialistas acreditam que a maioria precisa de 10 a 11 horas de sono por noite. O sono é pessoal e algumas crianças precisam dormir mais do que outras.

Quando o corpo não tem horas suficientes para descansar, a criança pode se sentir cansada ou mal-humorada, ou pode não ser capaz de pensar com clareza.

Ela pode achar difícil seguir instruções ou brigar com um amigo por algo que realmente não importa.

Uma tarefa escolar, que normalmente seria fácil para a criança, pode parecer impossível ou ela pode se sentir estranha praticando esporte ou tocando seu instrumento favorito.

E outra razão para dormir o suficiente: se não dormir, a criança pode não crescer adequadamente. É certo!

Os pesquisadores acreditam que dormir pouco pode afetar o crescimento e o sistema imunológico, que é responsável por evitar que você adoeça.

Os estágios do sono

Enquanto você está adormecendo, não parece que muitas coisas estão acontecendo. . . a sala fica embaçada e suas pálpebras estão ficando mais pesadas. Mas o que acontece a seguir? Muitas coisas!

O cérebro entra em ação e diz ao corpo como dormir. Ao adormecer, você começa a passar pelos cinco diferentes estágios do sono:

Primeira etapa do sono

Horas de sono

criança dormindo – Foto: Freepik

Nesse estágio, o cérebro sinaliza para os músculos relaxarem. Também diz ao coração para bater mais devagar e faz com que a temperatura corporal caia ligeiramente.

Segunda etapa do sono

Depois de um tempo, começa o segundo estágio, que é o sono leve. Durante esta fase, ainda é possível acordar facilmente.

Terceiro estágio do sono

Horas de sono

mãe dormindo com filho – Foto: Freepik

Quando você está neste estágio, está em um sono profundo. O cérebro envia uma mensagem para reduzir a pressão arterial.

O corpo não sente a temperatura do ar ao seu redor; em outras palavras, você não perceberá se está quente ou frio em seu quarto.

Nesta fase, é muito mais difícil ser acordado, mas é nesta fase do sono que algumas pessoas podem ter episódios de sonambulismo ou falar durante o sono.

Quarta etapa do sono

Este é o sono mais profundo. É muito difícil acordar neste estágio do sono e, se você finalmente acordar, ficará confuso por alguns minutos.

Como no terceiro estágio, algumas pessoas podem ter episódios de sonambulismo ou falar enquanto passam do quarto estágio para um estágio de sono mais leve.

Como colocar a criança para adormecer?

Horas de sono

mãe com filho – Foto: Freepik

Para a maioria das crianças, o sono vem naturalmente. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-las a dormir o suficiente:

  • Tente colocar a criança na cama na mesma hora todas as noites; Isso ajuda o corpo a estabelecer uma rotina.
  • Siga uma rotina relaxante na hora de dormir, como tomar um banho relaxante ou ler.
  • Limite os alimentos e bebidas que contenham cafeína. Isso inclui alguns refrigerantes carbonatos e outras bebidas, como chá gelado.
  • Não coloque a TV no seu quarto. A pesquisa mostra que as crianças que têm uma televisão no quarto dormem menos. Se você tiver uma TV, desligue-a na hora de dormir.
  • Use a cama apenas para dormir. Dessa forma, você treinará o corpo para relacionar a cama com o sono.