Vai viajar, mas ainda está em dúvida sobre onde ir? Então confira este artigo com os melhores destinos para ir em setembro no Brasil, seja com a família, em casal, com amigos ou mesmo sozinha.

Afinal de contas, Setembro é um mês bem interessante para viajar. O mês costuma ser de média a baixa temporada em muitos destinos mundo afora, inclusive Estados Unidos e Europa, o que significa que você poderá encontrar hotéis com diárias a preços mais baixos do que o normal e cidades não tão cheias.

Para quem decide viajar dentro do Brasil, uma vantagem desse mês é que não costuma ter nem temperaturas muito frias e nem muito quentes.

Entretanto, como há um feriado no dia 7 de setembro, é importante notar que o fim de semana próximo a esse dia você poderá encontrar cidades mais cheias. Se não quiser tumulto, escolha sempre não viajar no feriado!

Publicidade

Se você está com férias marcadas para o mês que se aproxima, confira locais para desfrutar suas tão merecidas férias com tranquilidade. São várias opções, desde praias à cidades. Veja abaixo!

melhores destinos

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, nordeste do Brasil. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Confira os melhores destinos para ir em setembro no Brasil

1) Fernando de Noronha

Se você quer conhecer essa linda ilha brasileira, saiba que setembro é o mês ideal para ir até lá. Suas águas cristalinas são o desejo de muitos brasileiros, mas acaba ficando bem caro durante o verão, por ser um destino muito badalado.

Portanto, se você quer encontrar um mar mais tranquilo e com menos agitação, setembro será um ótimo mês, ideal para a prática de mergulho e para curtir o mar sem se preocupar com o tamanho das ondas, já que nesse período o mar está calmo.

Para quem quer curtir praias lindas e mar tranquilo, certamente é um dos melhores lugares para viajar em setembro dentro do Brasil!

2) Diamantina, Minas Gerais

Com poucas chuvas no mês de setembro, uma boa opção de turismo é a pequena cidade de Diamantina, localizada a 300 km da capital mineira Belo Horizonte.

Publicidade

Essa charmosa cidade é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: A Estrada Real.

Por muitos anos esquecida pelos visitantes, Diamantina busca agora novos turistas. E setembro é uma ótima oportunidade de dar uma chance à cidadezinha.

3) Jalapão, Tocantins 

Localizado em meio ao ainda pouco explorado cerrado do Tocantins, o Jalapão está sendo descoberto pelos turistas que buscam alguns dias de descanso longe dos grandes centros urbanos. O destino é ideal para relaxar e curtir intensamente o contato com a natureza.

Os fervedouros do Jalapão são capazes de renovar as energias de qualquer pessoa, já que as nascentes do Tocantins são ótimas para renovar o corpo e a alma. 

Uma viagem rumo ao Jalapão envolve paisagens magníficas, dunas, flutuação em fervedouros e cachoeiras.

Entre os mais populares pontos turísticos do Jalapão, estão as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, a Cachoeira da Velha, a Serra do Espírito Santo e ao menos um dos fervedouros, sendo um dos mais bonitos o Fervedouro Bela Vista.

Publicidade

Com uma estação chuvosa e uma estação seca, setembro é um mês ideal para quem deseja visitar as lindas paisagens naturais dessa região do Tocantins sem risco de pegar dias chuvosos e encontrar tudo alagado.

Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros, sendo um local que está começando a ficar mais conhecido agora.

O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado. É um lugar lindíssimo de piscinas naturais, então vale a pena a visita!

4) Ouro Preto, Minas Gerais

Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é uma cidade pequena e charmosa, ótima opção para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil.

A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país.

A melhor forma de conhecer a cidade é caminhando. Coloque um tênis confortável e prepare-se, pois a cidade é cheia de ladeiras de paralelepípedo, mas valerá a pena, pois a cidade é encantadora.

Não deixe de visitar o Museu da Inconfidência, a Igreja de São Francisco de Assis, a mina de Chico Rei e se puder conheça outras cidades da Estrada Real.

Além disso, Ouro Preto abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, com importantes obras de Mestre Ataíde e Aleijadinho.

A temperatura média no mês de setembro é de 22ºC, sendo 17ºC a mínima e 26ºC a máxima. É um mês em que não costuma chover muito na cidade, portanto setembro é um ótimo período para conhecer Ouro Preto.

Por fim, suas temperaturas amenas podem ser perfeitas para fazer uma viagem romântica em um fim de semana!

melhores destinos

Igreja no centro de Tiradentes, Minas Gerais. Crédito da foto: Freepik

5) Tiradentes, Minas Gerais

Assim como Ouro Preto, a arquitetura e as cores dos casarões coloniais de Tiradentes encanta os visitantes que chegam à região.

Aos pés da Serra de São José, a cidade preserva a história e arquitetura do século XVIII em suas construções, igrejas e cenários bucólicos que a transformam em um dos mais charmosos destinos de Minas Gerais, sendo cenário de muitas novelas históricas.

Sendo assim, setembro é um bom mês para visitar Tiradentes, não pegar tantas chuvas e curtir um friozinho gostoso durante a noite.

6) Paraty, Rio de Janeiro

Se você curte turismo histórico, paisagens naturais, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural, Paraty é o seu destino ideal!

E se você deseja descansar, mas continuar tendo opções de passeios culturais, não deixe de visitar essa linda cidade carioca!

Em Paraty, é imprescindível fazer um passeio de escuna pelas ilhas da região, um passeio de jeep pelas cachoeiras e ir até Trindade.

Estando na cidade, também é possível se planejar para passar o dia em outras duas cidades que possuem praias maravilhosas: Ubatuba em São Paulo e Angra dos Reis no Rio. As cidades estão distantes de Paraty 72 e 95 km respectivamente.

E setembro é um ótimo mês, porque a cidade não costuma receber tantas chuvas como no verão e também não fica lotada de turistas, sendo este um bom período para conhecer a cidade.

Além disso, a temperatura média em Paraty no mês de setembro é de 22ºC, sendo 12ºC a mínima e 24ºC a máxima.

Lembre-se, no entanto, que o feriado do dia 7 de setembro costuma deixar Paraty bastante cheia, então se esse não é o seu objetivo, melhor evitar!

7) Arraial d’Ajuda, Bahia

Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, é um excelente destino para quem procura ir para a praia em setembro, já que índice de chuvas nesse mês é baixo e as médias de temperatura mínima e máxima variam entre 20 e 26 graus.

Vale ressaltar que não faz frio em Arraial d’Ajuda, então é realmente um bom mês para curtir o mar. Além disso, Arraial tem praias belíssimas, pousadas e um centrinho com lojas muito legais e bastante tranquilidade.

Outro ponto positivo é que em setembro as praias não ficam lotadas, por isso é ótima oportunidade para quem procura um pouco de descanso e tranquilidade, além de curtir a bela paisagem.

melhores destinos

Paisagem natural em Bonito, Mato Grosso do Sul. Crédito da foto: Freepik

Melhores destinos – 8) Bonito, Mato Grosso do Sul

O nome do destino já explica tudo! Considerado um dos melhores destinos para ecoturismo no Brasil, Bonito realmente merece esse nome por ser uma cidade com muitas belezas naturais.

Seu turismo é bem organizado, seus rios são cristalinos e cheios de peixes, além de cachoeiras e cavernas que podem ser conhecidos durante o ano inteiro.

Além disso, setembro é bom porque tem o diferencial de ser um mês com poucas chuvas, ideais para a prática de atividades ao ar livre. Vale a pena conhecer!

Melhores destinos – 9) Alter do Chão, Pará

Considerada um dos melhores destinos de praia do Brasil, a vila paraense às margens do rio Tapajós está cercada pela floresta Amazônica e tem lindas praias de água doce.

A energia das águas amazônicas e toda a natureza são capazes de recarregar a energia de qualquer um, então aproveite os mergulhos nos espetaculares rios Tapajós e Arapiuns para botar a alma e o corpo em dia.

O lugar é ideal para descansar e também para manter um pouco de isolamento, caso seja necessário. Lá você encontrará inúmeras praias de areia branquinha e a boa notícia é que por lá o mergulho é em água doce.

Além das praias de rio, como a famosa Praia da Ilha do Amor, a vila tem ainda florestas, lagoas, igarapés e igapós incríveis, fora os passeios em meio à vegetação amazônica. Imperdível!

Resumindo, Alter do Chão realmente surpreendente não apenas suas belezas naturais como também pela cultura dessa região tão bonita, autêntica e que evidencia um Brasil muito diferente de outras partes do país. A culinária também é ótima!

Além disso, setembro faz parte da temporada seca por lá, que é quando os rios formam as praias. Esse período vai de agosto a dezembro. Fica a dica!

Melhores destinos – 10) Jericoacoara, Ceará

Setembro é um ótimo mês para pegar pouca (ou nenhuma chuva) em Jericoacoara, destino de praia muito popular no nordeste do país e com lindas paisagens.

Jericoacoara fica no litoral leste do Ceará, um destino que facilmente pode ser combinado com Lençóis Maranhenses ou então com Fortaleza.

A vila também é puro charme, pois as ruas não são asfaltadas, são todas de areia. Um lugar perfeito para estar em contato com a natureza.

A Pedra Furada é um dos principais cartões postais de Jeri e por isso um dos passeios mais procurados da cidade.

Outro passeio imperdível é ir até a Duna do Pôr do Sol no final da tarde apreciar o belíssimo entardecer de Jeri.

Também coloque no seu roteiro ir até Mangue Seco ver os cavalos marinhos, conhecer a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso e curtir muita praia.

Além disso, nessa época é também grande a ocorrência de ventos, então se você gosta de praticar windsurf ou kitesurfe, é a melhor época para realizar suas viagens!

A temperatura média em Jericoacoara  no mês de setembro é de 28ºC, sendo 22ºC a mínima e 34ºC a máxima. É um mês em que não costuma chover na cidade. Vale a pena!

Outras boas opções de destinos para visitar em setembro:

Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Chapada Diamantina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Itacaré, Península de Maraú e São Paulo.

Agora que você já sabe quais são os melhores destinos para ir em setembro no Brasil, leia também:

Esperamos que tenha gostado desse artigo e que ele tenha lhe ajudado a escolher o seu próximo destino para viajar. Até a próxima!