Você sabe como ajudar a criança a construir bons hábitos? Hoje trouxemos várias dicas práticas para ensinar os pequenos desde cedo a terem hábitos saudáveis que contribuam para a saúde mental e física.

Um dos desafios do maternar é a educação dos pequenos. A primeira dica é começar aos poucos, montando uma rotina para a criança através de ferramentas práticas do seu dia a dia.

É importante também reconhecer a fase do desenvolvimento que o pequeno está, visto que cada fase infantil depende de fatores internos que a própria criança precisa desenvolver.

Se você quer aprender como ajudar a criança a construir bons hábitos, comece construindo um lar de amor, respeito e estímulos para os pequenos. E para saber mais, leia este conteúdo até o fim!

Publicidade

Veja mais: Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê? 8 dicas para você!

Como ajudar a criança a construir bons hábitos – Acompanhe as dicas

Como ajudar a criança a construir bons hábitos

Criança feliz deitada no gramado. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Para saber como ajudar a criança a construir bons hábitos, você precisa conhecer a realidade da sua família e, se necessário, conversar com os demais integrantes para ajudar nessa tarefa de ensinar.

Entre as aprendizagens de bons hábitos dos pequenos estão a rotina de sono, introdução alimentar, rotina de estudo, higiene pessoal e a prática de atividades físicas.

Todos esses ensinamentos são importantes para a criança conviver socialmente, aprender seus limites e garantir uma melhor saúde mental possível.

As crianças têm facilidade de aprender e com o tempo, várias regras e rotinas viram hábitos que ela levará para toda a sua vida.

Publicidade

Confira a seguir as formas de como ajudar a criança a construir bons hábitos em várias áreas de sua vida!

Como ajudar a criança a construir bons hábitos de sono?

Como ajudar a criança a construir bons hábitos

Mãe e filha tirando um cochilo juntas. Foto: Canva

Muitos pais têm dúvidas de como ajudar a criança a construir bons hábitos de sono, já que essa é, muitas vezes, uma tarefa que parece impossível para os pequenos.

A sugestão é começar desde cedo, quando a criança ainda é bebê. É natural que nas primeiras noites, até uns 4 meses, mais ou menos, o bebê acorde com mais frequência.

Isso ocorre devido à regulação do sono que é feita através da fome, sendo que o pequeno ainda não consegue diferenciar o dia da noite.

Para que uma rotina de sono seja aceita pela criança é preciso ter paciência, fazer alguns testes e garantir uma prática diariamente.

Publicidade

Comece preparando o ambiente antes do horário do sono para a criança, a higiene do sono começa eliminando os estímulos sonoros e visuais.

Deixe uma luz mais fraca no ambiente, abaixe o volume da tv, feche as cortinas e evite jogos ou atividades que despertem as crianças.

Veja mais: Decoração para o quarto do bebê: Ideias criativas. Confira!

Ajudando a criança a criar bons hábitos na alimentação

Como ajudar a criança a construir bons hábitos

Criança comendo maçã. Foto: Canva

Outro desafio para muitos pais é na alimentação. Muitas crianças crescem sem o hábito de comer legumes, verduras, frutas e alimentos naturais, saudáveis para a sua saúde.

Assim como a higiene do sono, será preciso começar desde cedo, ajudando a criança a criar bons hábitos na alimentação.

A primeira dica é começar pela introdução alimentar, pelos 6 meses de vida a criança poderá começar a comer outros alimentos além do leite.

Para que isso aconteça de forma efetiva e benéfica, reúna toda a família durante as refeições para que a criança comece a entender esse hábito.

Você também poderá montar um cardápio com alimentos que a criança já pode comer, o mesmo que os demais familiares também comam.

Além do cardápio de alimentação da família, crie para a criança um cronograma de alimentação, colocando horário para os lanchinhos e refeições junto a família.

Incentive a criança a escolher seus alimentos quando já estiver com idade para isso, deixando que as guloseimas e besteirinhas sejam consumidas com moderação. 

Na prática, ensinar a criança a ter bons hábitos de alimentação pode ser difícil, porém, é preciso ter paciência e não desistir tão rapidamente de um alimento.

Ofereça alimentos com cores e texturas diferentes, pois as crianças adoram novidades para experimentar.

E lembre-se: o incentivo também acontece com o exemplo. Se você rejeita e não consome saladas, como a criança poderá ter interesse?

Como incentivar as crianças a terem bons hábitos nos estudos?

Criança estudando no livro. Foto: Canva

Mais uma atividade complexa da maternidade é saber como incentivar as crianças a terem hábitos nos estudos.

Para muitos pais, a criação de uma rotina de estudo pode ser desafiadora, visto que muitas vezes, a rotina é tão corrida que nem consegue supervisionar os pequenos.

Talvez as crianças não entendam, em primeiro momento, a importância de estudar. Mas com a prática, o hábito dos estudos pode ser até mesmo divertido.

Desde bebês, as crianças já podem ter acesso a livros, histórias contadas pelos pais e rotina de aprendizagem. Aqui as brincadeiras são ótimas aliadas dos estudos.

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

A partir dos 2 anos, a criança já entra na fase linguística, onde ela aprende a se comunicar e compreende a fala do outro.

Com algumas ações, você começa a instigar o gosto pelos estudos no pequeno, começando pelo preparativo de um espaço para estudar.

Um local calmo, sem distrações e muitos estímulos, ajuda a criança a se concentrar em uma leitura ou lição da escola.

Determine um horário de rotina de estudo para a criança, começando com 10 a 15 minutos por dia e não excedendo 50 minutos durante a fase inicial primária na escola.

Se está difícil ensinar o pequeno a criar este hábito, use de ferramentas lúdicas para incentivar a criança.

Aposte em vídeos educativos, brincadeiras para os pequenos, passeios a museus, teatros, biblioteca e sempre supervisione as tarefas incentivando a criança a estudar.

Para os maiores com dificuldade em estudar, experimente ensinar técnicas de estudo como por exemplo, listas de resumo de conteúdo, mapa mental e sublinhar textos.

É importante não obrigar a criança na hora do estudo, como se fosse uma punição. Motive a potencialidade do pequeno sempre que precisar.

Ensine a criança a manter a sua higiene pessoal

Mãe e filho escovando os dentes. Foto: Canva

Mais uma dica para criar bons hábitos nos pequenos é ensinar a criança a manter a sua higiene pessoal desde cedo.

Essa é uma tarefa que começa em casa, se estende para hábitos na escola e assim consecutivamente, por toda a sua vida.

É necessário ensinar os pequenos a escovar os dentes, lavar a mão corretamente, limpar as partes do corpo, inclusive as íntimas para evitar infecções.

Ao ensinar o pequeno a tomar banho, você pode fazer isso de uma forma mais lúdica, como ensinar a fazer penteados divertidos e cantarolar alguma música. Sempre com supervisão!

Outra maneira de ensinar os pequenos o hábito da higiene pessoal é através da leitura de histórias, gibis e vídeos sobre o tema.

Aproveite para ensinar músicas, danças e formas divertidas para incentivar a criança a escovar os dentes, lavar o rosto de manhã, tomar banho e lavar as mãos sempre que necessário.

A rotina de higiene pessoal deve ser seguida diariamente, pois a criança precisa de horários e motivações para se cuidar.

Saiba que você poderá aprender muito com a criança, esteja aberto a perguntas e ensinamentos sobre higiene que ela também aprende na escola.

Veja mais: Como organizar a rotina de estudos do filho

Como ajudar a criança a construir bons hábitos nas atividades físicas?

Criança correndo ao ar livre. Foto: Canva

Aprender como ajudar a criança a construir bons hábitos nas atividades físicas exige determinação, conhecimento pelo gosto da criança e incentivo desde cedo.

A atividade física é uma ótima aliada do desenvolvimento psicomotor, cognitivo, condicionamento físico, emocional e social da criança.

Por esses motivos, é importante que ela seja instigada a construir esses bons hábitos para a sua vida.

Comece criando uma rotina de atividades físicas para a criança, que vão além dos jogos eletrônicos e telas de celulares.

Leve o pequeno para passear em parques, praças, playground do prédio e andar de bicicleta na rua. 

Para estimular a criança a criar bons hábitos para o esporte, experimente apresentar várias modalidades, assista com ela a jogos de futebol, vôlei, basquete, handebol, ginástica artística e muito mais.

Os pais também precisam dar o exemplo quando o assunto é atividade física, por isso, adicione à sua rotina horários para ir à academia, fazer caminhada ao ar livre e praticar jogos em grupo.

Essas foram as dicas de como ajudar a criança a construir bons hábitos que irão contribuir para sua saúde como um todo. Esperamos que você tenha gostado!

E já sabe, não é? Em caso de dicas extras, dúvidas ou sugestões, é só deixar o seu comentário aqui embaixo. Participe de nossas discussões! 🙂

Veja mais: Dicas para ajudar seu filho a dormir mais rápido