Decoração para o quarto do bebê é uma pequena amostra de como vai ser a chegada do pequeno, não é mesmo? Isso porque é uma tarefa que exige planejamento, traz gastos e pode provocar ansiedade, mas também pode ser muito prazerosa, divertida e um grande ato de amor.

A princípio, mobiliar um quarto de bebê é uma tarefa simples. Afinal, os itens básicos para esse cômodo são o berço, poltrona, cômoda, armário e cortina.

Por outro lado, decorar é um complemento dessa primeira parte e faz toda a diferença para ter uma bela decoração e mais harmonia em um ambiente tão importante. Acontece que muitas vezes ignoramos a harmonia de todos esses elementos, sem pensar na harmonização e otimização do espaço.

Além disso, ao arrumar o quarto do bebê, ao mesmo tempo que toda a família vai sentindo que um espaço surge para ele, aparecem também muitas dúvidas: Quais móveis comprar? Dá para criar um quartinho legal e ainda economizar? Qual o estilo que combina mais com o bebê?

Publicidade

Pensando nisso, criamos esse artigo para você, que deseja decorar o quarto do bebê de forma prazerosa, prática e repleta de amor. Fique tranquila, pois vamos te ajudar a criar o quartinho perfeito para o seu filho, com algumas dicas práticas que vão facilitar a sua vida nesse momento tão especial.

A seguir, confira ideias criativas de decoração para o quarto do bebê que vai chegar!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
quarto do bebê

Decoração do quarto do bebê, em tons de azul e lilás. Crédito da foto: Freepik

Como fazer a decoração do quarto do bebê?

1) Pense nas cores

O quarto de bebê deve ser um lugar confortável, aconchegante e alegre, certo?

Primeiramente, pense na cor do quarto do seu filho, já que as cores dizem muito sobre o cômodo e também sobre a personalidade. Portanto, essa é a primeira tarefa dos futuros papais, já que vai de gosto e estilo de cada um.

Porém uma regra é básica: os tons mais suaves e neutros são ideais para esse tipo de proposta, já que oferecem maior tranquilidade e acolhimento para o bebê. Então, investir em cores claras e calmas faz todo sentido, para que elas inspirem paz e harmonia ao pequeno.

Publicidade

Os tons pastel são muito usados na decoração de quarto de bebê, justamente por serem cores suaves que também trazem alegria. As cores neutras, por sua vez, inspiram harmonia e são fáceis de combinar.

Por outro lado, é muito importante que se leve em consideração aquilo que você gosta. Se você não é fã de rosa algodão-doce, não adianta as pessoas dizerem que essa cor acalma o bebê, se você se sentir mal naquele espaço.

Não há nada de errado em usar uma cor mais vibrante, como o amarelo, se souber equilibrar sua presença na decoração.

2) Papel de parede também é uma boa ideia

Em segundo lugar, você pode optar por papel de parede em uma das paredes ou em um pequeno espaço, para dar um charme a mais no ambiente.

Considere que, muitas vezes, o papel de parede de bebê depende do tema escolhido para o quarto. Por exemplo, se o quarto for inspirado em safari ou na natureza, o ideal é uma estampa que remeta a esse tema com bichos, plantas e animais.

Contudo, no caso de um quarto neutro e moderninho, as estampas geométricas como o Chevron, poá, triangular e listras se encaixam melhor.

Publicidade

De qualquer forma, o papel de parede dá um charme extra no quarto do bebê!

Decoração para o quarto do bebê – 3) Invista em nichos

Do mesmo modo, os nichos também são uma boa pedida para complementar a decoração no quarto do bebê, já que são peças fundamentais. Além de decorar, servem para apoiar os objetos decorativos.

Para a proposta de um quarto de bebê, eles devem brincar com os formatos e cores alegres. No mercado, podemos encontrar diversos modelos prontos!

E se quiser colocar a mão na massa, você pode adesivar e pintar com as cores e estampas de sua preferência.

4) Objetos decorativos

Bem como, os objetos decorativos não devem faltar em um quarto de bebê! Portanto, tente variar os objetos com algo que remeta ao tema infantil. Podem ser bichos de pelúcia, bonecas, quadros e até mobiliários personalizados. Lembre-se que eles devem acompanhar a proposta do quarto, tanto as cores como o tema.

Porém, lembre-se também que encher o quarto com muitos objetos pode deixar o cômodo visualmente pesado e cheio. Por isso, o equilíbrio é sempre a melhor opção.

quarto do bebê

Quarto de bebê, com berço e estante, além de alguns objetos de decoração, como almofadas e bichinhos de pelúcia. Crédito da foto: Freepik.

Como escolher os móveis ideais para o quarto do bebê?

Primeiramente, tenha em mente que para montar um quarto de bebê básico, você não precisa de muito: um berço, uma cômoda e uma poltrona de amamentação são suficientes.

Além disso, você pode ser criativa e improvisar com o que você já tem. Alguns pais, por exemplo, preferem amamentar e dormir com o bebê na cama, nos primeiros meses de vida.

A seguir, vamos ver melhor sobre cada móvel necessário para compor o cômodo! 

1) Berço:

A princípio, o berço é o item mais importante e fundamental para o quarto do seu recém-nascido.

Dê preferência para os móveis mais versáteis, que oferecem opções para o crescimento da criança. Geralmente, esses berços possuem duas opções de altura e também viram uma caminha. Assim, você não vai ter que comprar outro móvel tão cedo.

Além disso, confira se o berço que escolheu tem as certificações de segurança, para prevenir acidentes. Os berços podem ser de madeiras ou brancos, dependendo da decoração do seu quarto.

Decoração para o quarto do bebê – 2) Cômoda:

Esse é um móvel muito prático para o quarto de bebê, pois pode acomodar todas as roupinhas e dispensar o guarda-roupa, além de servir também de apoio para o trocador.

Além disso, a cômoda ocupa bem menos espaço que um armário e também pode servir de apoio na parte de cima ou para colocar outros itens de higiene ou mesmo de decoração.

3) Poltrona de amamentação:

Do mesmo modo, a paltrona de amamentação é muito importante para o conforto da mamãe, que vai passar muitas horas do dia (e da noite) amamentando e ninando o bebê.

A poltrona pode ser uma cadeira de balanço, uma cama ou um sofá: o importante é ter um lugar reservado para a amamentação, que ofereça conforto e tranquilidade.

Aposte em móveis de cores neutras para facilitar a decoração. Escolha tons neutros também para as paredes, cortina, tapete e outras peças de decoração. Assim, você vai ter mais opção na hora de comprar, podendo escolher um produto mais barato sem comprometer a harmonia e a beleza do espaço.

Outros móveis também podem ser úteis na decoração para o quarto do bebê:

4) Tapete:

Além de enfeitar o ambiente, o tapete aquece o ambiente e torna ele ainda mais aconchegante!

Você pode variar o formato, escolher uma peça neutra, estampada ou colorida para combinar com o estilo do quartinho. Só preste atenção no material, preferindo os modelos laváveis e anti-alérgicos.

Decoração para o quarto do bebê – 5) Cortina:

A cortina deixa o ambiente mais aconchegante e ajuda a controlar o excesso de luz. Como os bebês sempre dormem de dia, vale a pena investir na cortina e não ter que ficar fechando e abrindo a janela.

6) Quadros decorativos:

Os quadrinhos são ótimos para animar o quarto e dar personalidade. Escolha um tema para a decoração e coloque alguns quadrinhos que tenham a ver com ele, ou se preferir enquadre fotos da família e depois do bebê.

Decoração para o quarto do bebê – 7) Prateleiras:

As prateleiras são muito práticas para deixar objetos à mão, em caixas ou cestos bonitos. Além disso, servem para apoiar peças de decoração que podem ser trocadas à medida que o bebê cresce.

Normalmente, as cores mais usadas são em tons de branco ou pastéis, que combinam com tudo.

8) Lustre:

Da mesma forma, o lustre também é outro objeto que pode fazer toda diferença na decoração do quarto de bebê.

Você pode optar por um delicado lustre de cristal, pendentes coloridos ou uma luminária alegre e estampada! O importante é escolher aquele que tem tudo a ver com o estilo do quartinho. Com certeza vai ficar muito fofo!

9) Adesivos para quarto do bebê:

Além disso, se você quer apostar em uma parede diferente que você mesma possa decorar, invista em adesivos.

Eles podem ser uma ilustração linda ao lado do berço, ou um padrão cobrindo toda parede: as opções são muitas, e servem muito bem para os quartos pequenos ou compartilhados. Use a criatividade!

10)  Papel de parede:

Reforçando o que já dissemos acima, o papel de parede também é uma boa pedida pois oferece uma grande variedade de cores, estampas e texturas.

Assim, o papel de parede torna a transformação do quarto de bebê muito mais fácil e prática!

Os modelos de papel de parede auto-adesivo, por exemplo, são fáceis de instalar e podem ser laváveis, facilitando também a limpeza.

11) Mural de fotos:

Ter um mural de fotos é uma forma muito legal para deixar o quarto com a cara de vocês: pode começar com fotos da família e da mamãe grávida e depois ir ganhando fotos do bebê, acompanhando o seu crescimento.

Com certeza ficará muito especial e deixará o quartinho ainda mais com a cara de vocês!

12) Quarto planejado:

Por fim, se você deseja ter um espaço para o seu bebê super personalizado, invista no quarto planejado. Assim, tudo vai ser feito sob medida para vocês, tornando possível até ocupar os espaços mais compactos.

Outra dica é: reaproveite ou reforme móveis. Se você conhece alguém que já tem um filho crescido, veja se eles têm móveis para doar. O bebê cresce tão rápido que, muitas vezes, o berço que não serve mais para o outro bebê, porém está praticamente novo!

Agora, se você tem um móvel antigo que adora, aproveite para reformar e dar cara nova a um guarda-roupa ou uma cômoda. Você pode lixar e pintar, por exemplo: se o móvel for de madeira, você pode pintar de branco e ele ficará muito mais delicado e com uma cara de novo!

Além disso, que tal deixar o quarto mais animado e com personalidade? Além dos adesivos, tintas e papéis de parede, faça algo diferente na parede! Algo delicado e que combine com a decoração.

Ou então use os brinquedos do seu filho na decoração, como bichinhos de pelúcia, carrinhos e bonecas. Você provavelmente vai ganhar muitos brinquedos antes mesmo dele nascer, então não se preocupe em investir nisso agora.

quarto do bebê

Itens de decoração para quarto do bebê, como livros, bichinhos de pelúcia e um relógio branco. Crédito da foto: Freepik.

Como fazer a decoração para o quarto do bebê se for pequeno?

Se o quarto do seu pequeno for pequeno e otimizar o espaço do ambiente for a sua prioridade, escolha com cuidado os móveis. Veja as medidas, compare os modelos e pense no melhor arranjo para o espaço disponível. Outra dica é fazer móveis planejados, com a medida precisa do seu cômodo.

Além disso, aguns berços, por exemplo, já possuem cômoda e trocador, podendo ter até uma bicama embaixo. Porém, se a ideia é acomodar o bebê no quarto dos pais enquanto ele for pequeno, invista em um bercinho menor.

Se o cantinho do bebê for ficar dentro de outro cômodo, alguns truques de decoração podem ajudar a marcar esse espaço sem quebrar a harmonia do ambiente.

Decore a parede do berço com uma pintura diferente ou papel de parede, use quadros com tema infantil ou nichos com alguns brinquedos. Você pode também usar um tapete diferente para delimitar o espaço do bebê e deixá-lo mais aconchegante.

Por fim, novamente não exagere nas cores nem nas quantidades, o quarto de bebê pequeno deve ser um lugar agradável e organizado, então cuidado com os excessos. Prefira cores claras e neutras para não escurecer nem diminuir o espaço, faça uma decoração com poucos itens para o ambiente não parecer entulhado.

Leia mais: Como aproveitar o espaço do quarto do bebê – 8 dicas importantes

Casal escolhendo a cor ideal para o quarto do bebê. Crédito da foto: Freepik

Quais são os estilos mais criativos para o quarto do bebê?

A decoração do quarto do bebê pode ter diversas formas e estilos, portanto escolher um deles pode ajudar você a transmitir aquilo que deseja para o seu filho. Você quer que ele se sinta protegido e rodeado de amor? Ou quer estimular seu desenvolvimento?

Conheça um pouco mais sobre os estilos de decoração que dão a cara para o quarto do bebê, para escolher aquele (ou aqueles) que mais tem a ver com vocês.

Decoração para o quarto do bebê – 1) Minimalista:

Nesse caso, você quer que o quarto do seu filho seja simples e moderno. Quando for imaginar esse espaço, pense em poucos móveis e algumas peças bem escolhidas, estampas geométricas e cores neutras como o preto e branco.

Para que o seu filho perceba que cada detalhe foi escolhido com carinho para ele, com simplicidade e muito amor!

2) Clássico:

Nesse caso, a decoração para o seu filhote deve inspirar delicadeza, cuidado e elegância. Móveis bem-trabalhados, lustres, dossel, laços e fitas são itens básicos para a decoração, com a prevalência do branco e tons pastéis nas cores para deixar o quarto clean e sofisticado.

Afinal, a sua princesinha ou seu pequeno príncipe merece ter um quarto de realeza!

3) Montessoriano:

Esse estilo tem a premissa de oferecer um ambiente seguro, que possibilite a criança explorar sozinha o espaço e desenvolver sua autonomia. Por isso, todos os móveis são pensados para o tamanho e alcance da criança.

Junto com isso, uma decoração básica, que ofereça estímulos ao pequeno sem colocar sua segurança em risco. Para você que valoriza muito a independência, o desenvolvimento e inteligência do seu filho!

4) Romântico:

O estilo romântico é para você que quer inundar de amor e carinho o quarto do seu filho, até na decoração! Nesse estilo você pode usar muitos estofados, tapete, cortinas e almofadas, todos com tons suaves, estampas delicadas e tecidos macios e leves.

Além disso, use muitas peças de decoração para dar o ar delicado e acolhedor que você deseja para seu filho: quadros, móbiles, ursinhos e adesivos na parede são algumas ideias fofas e românticas.

5) Divertido:

Para você que optar por um estilo de quarto divertido, o cômodo tem que ser a celebração da infância. Ou seja, um ambiente divertido, animado e coberto de cores e brinquedos!

Para que seu pequeno esteja sempre sendo estimulado a se desenvolver e brincar, você quer que ele tenha muitos brinquedos ao seu alcance, quadros animados na parede, estampas coloridas e divertidas. Um quarto criativo para a maior criação de sua vida!

6) Moderno:

É um ambiente alegre e equilibrado, com estampas que estimulam sua atenção, mas dentro de uma composição harmônica e calma. Os móveis de cores básicas são seus preferidos, pois dão uma base neutra para a decoração mais colorida.

Para isso, é fundamental a definição de uma paleta de cores, para que tudo fique em harmonia. O resultado é um quarto bem moderno, que brinca com as estampas, cores e formas, mantendo o equilíbrio e a paz que seu filho precisa e merece.

7) Boho:

O estilo boho abusa da simplicidade e da rusticidade, por isso seus elementos são a base de madeira e vime. As estampas étnicas podem estar tanto no tapete como na roupa de cama.

Vale lembrar que, quando estamos falando de decorar quarto de bebê, os estilos são quase infinitos! Existe ainda o quarto retrô, o quarto de bebê provençal, o quarto de bebê imperial e muitos outros!

Descubra aquele que toca seu coração para criar o ambiente perfeito do seu bebê. E caso você não se identifique com nenhum, crie o seu. Na hora de decorar o quarto do seu filho, o céu é o limite!

Decoração de quarto do bebê. Crédito da foto: Freepik

Decoração para o quarto do bebê: menino, menina ou unissex?

Durante muito tempo, as opções de decoração para o quarto de bebê eram bem mais limitada. Isto é, rosa para menina, azul para menino; bonecas para menina, carrinhos para menino.

Mas felizmente os tempos mudaram, e existe uma grande diversidade tanto na paleta de cores como nos temas dos quartos de bebê. Vamos ver mais detalhadamente sobre cada um a seguir!

Quarto de menina:

Nesse caso, o rosa ainda é muito usado, mas também o amarelo, o verde e até (porque não?) o azul. Se você sonha com um quartinho bem delicado para sua pequena, pode usar uma combinação de cores claras e tons pastel.

Além disso, use temas de bichinhos, flores, natureza ou algum personagem que você goste. Para dar aconchego e romantismo, use tecidos leves, rendas, babados e laços.

Quarto de menino:

Alguns estilos de decoração usam cores mais fortes e vibrantes, como o azul-petróleo, o verde-musgo e até o vermelho. Só cuidado para não pesar demais, sempre equilibrando com alguma cor clara e neutra.

Os temas da decoração podem ser mais delicados, como ursinhos ou natureza, ou podem também ser mais animados, como esportes, marinheiro ou espacial.

Decoração para o quarto do bebê – Quarto unissex:

Se você não sabe ou não quer que o sexo do bebê interfira na decoração, pode optar por uma decoração neutra. Cores básicas como branco, cinza e creme vão super bem, assim como cores alegres como amarelo e verde.

Do mesmo modo, as estampas geométricas são uma ótima escolha, deixando o ambiente alegre e moderno. Porém, se você gosta de uma decoração mais clássica, pode escolher móveis em madeira e tecidos neutros sem estampas.

Temas como: natureza, animais, brinquedos e infância são perfeitos para ambos os sexos!

Quarto de gêmeos:

Por fim, decorar quarto de gêmeos é trabalho (e gasto) dobrado? Não necessariamente. Existem até móveis que são feitos para eles, com dois bercinhos e uma cômoda no meio, por exemplo. Geralmente, a decoração é a mesma, com um único tema e paleta de cores.

Mas e se for um casal? Nesse caso, você pode optar por uma decoração unissex, ou fazer uma decoração neutra com algumas diferenças pontuais. Por exemplo, colocar a letra do nome de cada um em cores diferentes sobre o berço, comprar lençóis, colchas e almofadas diferentes, usar quadros com temas e cores distintos para cada bebê, etc.

O que não pode faltar na decoração para o quarto do bebê?

Além dos itens básicos que o quarto do bebê precisa ter, existem alguns pontos importantes que você deve considerar na hora de decorar o quartinho do seu filho:

Versatilidade: você provavelmente vai ter resistência para aceitar o óbvio, mas o seu filho vai crescer. Então, é importante que o quarto dele consiga mudar e acompanhar seu crescimento.

Por isso, escolha móveis que não engessem demais o quarto, permitindo que eles sejam trocados ao longo do tempo. Quando fizer a decoração, prefira itens que sejam facilmente substituídos e rearranjados, como quadros, prateleiras e nichos.

Segurança e saúde: tome cuidado com a escolha de cada item, evitando móveis que tenham quina ou canto vivo. Cuidado também com os objetos que sejam pontiagudos ou que possam ser engolidos.

Para garantir a saúde do bebê, mantenha o quarto sempre limpo, arejado e deixe entrar luz natural.

Conforto e praticidade: invista em uma decoração confortável, tanto para o bebê quanto para os seus cuidadores. Lençóis e mantas de algodão, luz controlada, poltrona ou cadeira estofada são alguns exemplos de itens que trazem aconchego.

Além disso, pense nas tarefas práticas que devem ser feitas no dia-a-dia, como troca de fraldas e outros cuidados. Deixe os objetos que precisa sempre à mão, usando caixas e cestos nas prateleiras ou gavetas.

Quarto azul decorado. Foto Freepik

Quarto do bebê junto com os pais ou com o irmão mais velho

Se a opção for um quarto de bebê junto com os pais, invista em poucos móveis: coloque uma cômoda para guardar as roupinhas do bebê e servir de trocador e escolha um bercinho pequeno (já que geralmente esse arranjo é provisório).

Na decoração, prefira cores neutras e suaves, para não brigar com o resto do quarto. Se quiser fazer algo diferente, marque o espaço do bebê com papel de parede, quadros infantis e um tapete bem macio.

Se o bebê for compartilhar o quarto com o irmão, tome cuidado para não “invadir” o espaço do primogênito. Por isso, evite mudanças muito drásticas na decoração: mantenha o mesmo estilo do quarto, acrescentando poucos itens para o bebê, como alguns quadros e um móbile, por exemplo. Se o quarto for pequeno, compre um bercinho provisório e depois troque por uma beliche.

Com a falta de dormitórios em uma residência, a solução é fazer um quarto compartilhado. Muitas vezes os futuros pais tem certas dificuldades de montar por se tratar de um espaço muito limitado e com idades diferentes.

O segredo é trabalhar com as camas elevadas, dessa forma há um ganho de espaço inferior para colocar outros elementos necessários para o rotina das crianças.

Como fazer a decoração para o quarto do bebê gastando pouco?

Em suma, um bebê traz para o casal um monte de despesas que podem apertar o orçamento da casa: gastos com o parto, plano de saúde, enxoval… No meio disso tudo, é natural que os pais priorizem outras coisas e queiram economizar ao máximo no quarto de bebê.

Mesmo assim, é possível fazer uma decoração muito linda e aconchegante gastando muito pouco, quer ver?

Decoração para o quarto do bebê – Confira algumas dicas:

A primeira dica é reaproveitar os móveis da casa. Sabe aquele armário que está encostado e ninguém utiliza? Sairá muito mais barato se você restaurá-lo e personalizá-lo para o quartinho do seu bebê.

Portanto, se o assunto é economia, o papel de parede pode não ser a melhor opção. Em seu lugar, opte por adesivos ou tinta. Pesquise em lojas de sua confiança e aposte na melhor opção para o seu bolso.

Dica: na internet, você encontra diversos adesivos para parede com preços variando entre R$30 e R$50. Pesquise!

Do mesmo modo, procure por móveis usados na internet, como por exemplo o berço. Ele não será usado por muito tempo pelo bebê, portanto gastar horrores com este móvel não é indicado!

Contudo, verifique a qualidade, o estado de conservação e a procedência do material. Desta forma, depois que passar a fase de uso, você ainda pode vender e usar o dinheiro para comprar a caminha da criança.

Por fim, é importante fazer um planejamento e decidir quanto vocês vão gastar na decoração do quartinho. Faça uma lista dos itens fundamentais e pesquise preços na Internet, para chegar no orçamento ideal.

quarto do bebê

Bebê com o pai e um cachorrinho no berço. Crédito da foto: Freepik

Com certeza, decorar o quarto do bebê é um dos momentos mais especiais e aguardados da gestação! O que vale aqui é equilibrar o orçamento e também a decoração, além de investir na criatividade, otimizar o espaço e fazer uma decoração pensando também em reaproveitar alguns móveis.

Agora que você já conferiu as melhores ideias de decoração para o quarto do bebê, confira também outros artigos do seu interesse: