Se você quer investir em atividades relaxantes para crianças, seja para acalmá-la depois de um dia agitado, ou simplesmente criar um momento de conforto e aconchego com os pequenos, confira a nossa lista de hoje!

Neste texto, destacamos algumas ideias que podem servir de inspiração para você na hora de se divertir e relaxar com as crianças. Afinal, essas atividades podem tornar o dia mais agradável e leve, não é mesmo? Confira as ideias no decorrer do post.

Veja mais: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

Ideias de atividades relaxantes para crianças

Separamos algumas ideias diferentes que você poderá adaptar de acordo com a realidade e a idade do seu filho. Lembre-se de fazer com que ele tenha a oportunidade de participar da escolha, pois isso poderá criar uma conexão ainda maior entre vocês. Inspire-se:

1. Atividades relaxantes para crianças: Massagem e momento SPA

atividades relaxantes para crianças

Mãe fazendo massagem no bebê. Foto: Canva

Muitas vezes, a criança pode estar agitada e cheia de energia por uma série de motivos, e uma forma de acalmá-la e relaxá-la é por meio de massagens cheias de carinho. Se você unir essas massagens com um momento de “SPA” em casa, poderá ter resultados ainda mais interessantes.

Experimente usar óleos ideais para a pele delicada dos pequenos, use aromaterapia, ligue uma música relaxante e massageie a pele suave do seu filho. Se for bebê, esse tipo de massagem poderá ser ainda mais prazerosa para a mamãe e o pequeno.

Todo esse contato de pele com pele pode auxiliar na hora de elevar a conexão entre vocês, permitindo que o momento seja divertido, relaxante, agradável e inesquecível.

2. Brincar de massinha

atividades relaxantes para crianças

Crianças brincando de massinha. Foto: Canva

As massinhas também podem ajudar na hora de investir em atividades relaxantes para crianças. Elas são coloridas, lúdicas e permitem que a imaginação seja explorada de diversas formas.

Além disso, a textura da massinha pode promover sensações prazerosas na criança, ao mesmo tempo em que ela descobre movimentos que podem ser feitos com as mãos, formas que podem ser criadas com a massinha, etc.

Se você brincar junto com o seu filho, essa interação também poderá ser muito interessante para o laço existente entre vocês, o que desencadeia uma sensação incrível!

Veja mais: Ansiedade e estresse: Seu filho sofre? Veja dicas para lidar com isso!

3. Brincar com areia/argila

atividades relaxantes para crianças

Crianças brincando na areia. Foto: Canva

Da mesma forma que a textura da massinha e as possibilidades de criação que ela apresenta são incríveis, o uso da areia ou argila também promove bons resultados.

Permita que a criança se divirta sentindo a textura do material, construindo objetos, bonecos, bolinhos ou outros itens diferentes. Deixe-a se sujar um pouquinho, para que possa explorar o espaço e todas as sensações envolvidas com a atividade.

Veja mais: Areia dentro de casa: uma super criação sueca!

4. Atividades relaxantes para crianças: Pote da calma

atividades relaxantes para crianças

Pote com estrelinhas dentro. Foto: Canva

Você já ouviu falar no pote da calma? Basicamente, consiste em um recipiente de plástico que contém água colorida e glitter, sendo capaz de capturar a atenção de crianças e adultos por conta das cores encantadoras.

Os movimentos com o pote da calma e toda a luminosidade gerada pelo glitter e demais itens no interior da garrafa podem ajudar a se desconectar da correria do dia a dia, fazendo uma verdadeira “viagem” no que é visto. Experimente montar a garrafa com a criança e dê a ela para que observe as cores, texturas e desenhos que se formam no interior do potinho.

Veja mais: Aprenda a fazer o pote da calma que brilha no escuro!

5. Ouvir música relaxante em um ambiente pouco iluminado

Pai na cama com o filho. Foto: Canva

Dentre as atividades relaxantes para crianças, não podemos deixar de citar o momento relaxante, não é mesmo?

Para colocá-lo em prática, deixe o ambiente com pouca iluminação. Considere colocar pisca-pisca em tom amarelo quente para deixar o espaço ainda mais confortável e agradável.

Em seguida, ligue uma música que seja tranquila e relaxante. Peça para a criança se deitar com você sobre um tapete com almofadas, por exemplo.

Se houver adesivos de estrela que brilham no escuro, considere colá-las no forro do ambiente, para que vocês possam observar e conversar sobre o que vêem.

Esse momento renderá um descanso para o corpo e para a mente, além de ser mais uma forma incrível de conversar e se aproximar do seu pequeno.

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

6. Atividades relaxantes para crianças: Desenhar e pintar

Crianças brincando de colorir. Foto: Canva

Os desenhos e as pinturas também podem ser excelentes atividades relaxantes para crianças. Ao mesmo tempo, esse tipo de atividade estimula a criatividade, a imaginação a psicomotricidade, sendo essas áreas muito importantes para o desenvolvimento de nossas crianças.

Você pode optar por pintura com lápis de cor, tinta ou giz de cera, por exemplo. Visando permitir que a criança desenvolva a criatividade de uma forma lúdica. Ou seja, cuidado com as correções do tipo “o céu não é verde”, pois, às vezes, a criança quer apenas explorar aquela perspectiva, entender que o céu não é verde e reconhecer ele por outras perspectivas.

Você pode, claro, usar o momento para orientar, dizendo que o céu é azul, mas que na pintura da criança ele pode ser de diversas cores. Inclusive, esta pode ser uma boa deixa para solicitar que a criança crie uma historinha com o céu verde, por exemplo.

Se você quiser, poderá participar da brincadeira, colorindo junto com o pequeno e desfrutando dos benefícios dessa atividade que tende a ser relaxante para muita gente.

Veja agora: Como organizar a rotina de estudos do filho

7. Contação de histórias

Família lendo livro. Foto: Canva

A contação de histórias também pode ser uma das atividades relaxantes para crianças. Isso porque ela pode capturar a atenção do pequeno, fazendo-o viajar no universo da história que vem sendo contada, ao mesmo tempo em que desfruta da interação entre pais e filho.

Experimente oferecer que a criança escolha a história que será lida, afinal, se ela tiver uma preferida, poderá se sentir ainda mais instigada em ouvir e participar.

Além do mais, essa atividade tenderá a ser muito divertida, inclusive para o adulto. Mas, para isso, é preciso entrar nos personagens, hein? Experimente e veja como isso poderá deixar a atividade mais rica!

Veja agora: Leia para seu filho: um relato de como a leitura fez (e continua fazendo) toda a diferença no desenvolvimento da minha filha