Se você quer investir em atividades relaxantes para crianças, seja para acalmá-la depois de um dia agitado, ou simplesmente criar um momento de conforto e aconchego com os pequenos, confira a nossa lista de hoje!

Neste texto, destacamos algumas ideias que podem servir de inspiração para você na hora de se divertir e relaxar com as crianças. Afinal, essas atividades podem tornar o dia mais agradável e leve, não é mesmo? Confira as ideias no decorrer do post.

Veja mais: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

Ideias de atividades relaxantes para crianças

Separamos algumas ideias diferentes que você poderá adaptar de acordo com a realidade e a idade do seu filho. Lembre-se de fazer com que ele tenha a oportunidade de participar da escolha, pois isso poderá criar uma conexão ainda maior entre vocês. Inspire-se:

Publicidade

1. Atividades relaxantes para crianças: Massagem e momento SPA

atividades relaxantes para crianças

Mãe fazendo massagem no bebê. Foto: Canva

Muitas vezes, a criança pode estar agitada e cheia de energia por uma série de motivos, e uma forma de acalmá-la e relaxá-la é por meio de massagens cheias de carinho. Se você unir essas massagens com um momento de “SPA” em casa, poderá ter resultados ainda mais interessantes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Experimente usar óleos ideais para a pele delicada dos pequenos, use aromaterapia, ligue uma música relaxante e massageie a pele suave do seu filho. Se for bebê, esse tipo de massagem poderá ser ainda mais prazerosa para a mamãe e o pequeno.

Todo esse contato de pele com pele pode auxiliar na hora de elevar a conexão entre vocês, permitindo que o momento seja divertido, relaxante, agradável e inesquecível.

2. Brincar de massinha

atividades relaxantes para crianças

Crianças brincando de massinha. Foto: Canva

As massinhas também podem ajudar na hora de investir em atividades relaxantes para crianças. Elas são coloridas, lúdicas e permitem que a imaginação seja explorada de diversas formas.

Publicidade

Além disso, a textura da massinha pode promover sensações prazerosas na criança, ao mesmo tempo em que ela descobre movimentos que podem ser feitos com as mãos, formas que podem ser criadas com a massinha, etc.

Se você brincar junto com o seu filho, essa interação também poderá ser muito interessante para o laço existente entre vocês, o que desencadeia uma sensação incrível!

Veja mais: Ansiedade e estresse: Seu filho sofre? Veja dicas para lidar com isso!

3. Brincar com areia/argila

atividades relaxantes para crianças

Crianças brincando na areia. Foto: Canva

Da mesma forma que a textura da massinha e as possibilidades de criação que ela apresenta são incríveis, o uso da areia ou argila também promove bons resultados.

Permita que a criança se divirta sentindo a textura do material, construindo objetos, bonecos, bolinhos ou outros itens diferentes. Deixe-a se sujar um pouquinho, para que possa explorar o espaço e todas as sensações envolvidas com a atividade.

Publicidade

Veja mais: Areia dentro de casa: uma super criação sueca!

4. Atividades relaxantes para crianças: Pote da calma

atividades relaxantes para crianças

Pote com estrelinhas dentro. Foto: Canva

Você já ouviu falar no pote da calma? Basicamente, consiste em um recipiente de plástico que contém água colorida e glitter, sendo capaz de capturar a atenção de crianças e adultos por conta das cores encantadoras.

Os movimentos com o pote da calma e toda a luminosidade gerada pelo glitter e demais itens no interior da garrafa podem ajudar a se desconectar da correria do dia a dia, fazendo uma verdadeira “viagem” no que é visto. Experimente montar a garrafa com a criança e dê a ela para que observe as cores, texturas e desenhos que se formam no interior do potinho.

Veja mais: Aprenda a fazer o pote da calma que brilha no escuro!

5. Ouvir música relaxante em um ambiente pouco iluminado

Pai na cama com o filho. Foto: Canva

Dentre as atividades relaxantes para crianças, não podemos deixar de citar o momento relaxante, não é mesmo?

Para colocá-lo em prática, deixe o ambiente com pouca iluminação. Considere colocar pisca-pisca em tom amarelo quente para deixar o espaço ainda mais confortável e agradável.

Em seguida, ligue uma música que seja tranquila e relaxante. Peça para a criança se deitar com você sobre um tapete com almofadas, por exemplo.

Se houver adesivos de estrela que brilham no escuro, considere colá-las no forro do ambiente, para que vocês possam observar e conversar sobre o que vêem.

Esse momento renderá um descanso para o corpo e para a mente, além de ser mais uma forma incrível de conversar e se aproximar do seu pequeno.

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

6. Atividades relaxantes para crianças: Desenhar e pintar

Crianças brincando de colorir. Foto: Canva

Os desenhos e as pinturas também podem ser excelentes atividades relaxantes para crianças. Ao mesmo tempo, esse tipo de atividade estimula a criatividade, a imaginação a psicomotricidade, sendo essas áreas muito importantes para o desenvolvimento de nossas crianças.

Você pode optar por pintura com lápis de cor, tinta ou giz de cera, por exemplo. Visando permitir que a criança desenvolva a criatividade de uma forma lúdica. Ou seja, cuidado com as correções do tipo “o céu não é verde”, pois, às vezes, a criança quer apenas explorar aquela perspectiva, entender que o céu não é verde e reconhecer ele por outras perspectivas.

Você pode, claro, usar o momento para orientar, dizendo que o céu é azul, mas que na pintura da criança ele pode ser de diversas cores. Inclusive, esta pode ser uma boa deixa para solicitar que a criança crie uma historinha com o céu verde, por exemplo.

Se você quiser, poderá participar da brincadeira, colorindo junto com o pequeno e desfrutando dos benefícios dessa atividade que tende a ser relaxante para muita gente.

Veja agora: Como organizar a rotina de estudos do filho

7. Contação de histórias

Família lendo livro. Foto: Canva

A contação de histórias também pode ser uma das atividades relaxantes para crianças. Isso porque ela pode capturar a atenção do pequeno, fazendo-o viajar no universo da história que vem sendo contada, ao mesmo tempo em que desfruta da interação entre pais e filho.

Experimente oferecer que a criança escolha a história que será lida, afinal, se ela tiver uma preferida, poderá se sentir ainda mais instigada em ouvir e participar.

Além do mais, essa atividade tenderá a ser muito divertida, inclusive para o adulto. Mas, para isso, é preciso entrar nos personagens, hein? Experimente e veja como isso poderá deixar a atividade mais rica!

Veja agora: Leia para seu filho: um relato de como a leitura fez (e continua fazendo) toda a diferença no desenvolvimento da minha filha