Conseguir decorar quarto de irmãos com idades diferentes é um desafio intenso. Agradar a ambos, entregar um ambiente aconchegante e ainda por cima investir no desenvolvimento infantil é algo árduo. Porém, não é impossível.

Com os cuidados certos é possível estabelecer uma harmonia bem interessante no ambiente. Quer saber como fazer isso? Então acompanhe o nosso guia e prepare um espaço confortável e completo para os seus filhos.

decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Dicas para decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Na hora de decorar quarto de irmãos com idades diferentes é necessário pensar que ambos têm gostos e interesses diferentes. Por isso, não dá para exagerar na decoração de um ou de outro. É necessário, acima de tudo, estabelecer um equilíbrio. Dessa forma será possível elaborar um espaço que seja de qualidade e não seja cansativo para os pequenos.

Publicidade

Parta desse pressuposto e aproveite todas as nossas ideias abaixo:

1- Use uma cor principal que seja neutra e clara

decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O ponto de partida é a cor principal do quarto. Ela precisa ser aconchegante e neutra, para não carregar o ambiente. Do mesmo modo, nada de investir na cor favorita de um filho, deixando o outro sem escolha, hein? Por isso, comece por um tom suave e que agrade todos os gostos.

Pode ser tom pastel, bege, amarelo, cinza, ou o clássico branco.

Leia também: Decorar um apartamento: Aprenda gastando pouco

2- Use tons escuros apenas nos objetos decorativos

Na hora de escolher cores mais intensas e vivas, opte por colocá-las nos objetos decorativos do quarto. Por exemplo, nas almofadas, roupa de cama, objetos específicos, como luminárias, quadros, etc. Assim a decoração não vai ficar sobrecarregada, e nenhuma das personalidades dos filhos irá se sobressair.

Publicidade

3- Decorar quarto de irmãos com idades diferentes: A decoração deve ter itens temáticos, e não ser inteiramente temática

decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Na hora de decorar quarto de irmãos com idades diferentes não é aconselhável escolher um único tema para toda a decoração. Primeiro porque isso pode agradar apenas um dos lados. Segundo porque as crianças crescem e os seus gostos mudam rapidamente.

Com isso em mente, foque em usar objetos temáticos, e não uma decoração inteira sobre algo. Por exemplo, se o seu filho gosta da Galinha Pintadinha, coloque uma pelúcia dela, e não um enxoval completo da personagem. Caso contrário, se o outro filho não gostar da personagem, poderá se sentir totalmente sem privacidade e espaço.

4- Beliche com toda a segurança possível

Se porventura você tiver um espaço pequeno no ambiente que quer decorar quarto de irmãos com idades diferentes, então experimente usar uma beliche. Porém, cuidado! A cama precisa ter toda a segurança necessária, especialmente se uma criança pequena estiver compartilhando o quarto.

E mesmo que não seja ela quem dorme no alto, lembre-se de que ela pode subir ao longo do dia e sofrer um acidente, caso os cuidados não sejam tomados. Por isso, escolha uma boa grade para a cama, uma escada segura e tire todas as quinas do quarto.

Leia mais: Papel de parede para decorar quarto de bebê

Publicidade

5- Decorar quarto de irmãos com idades diferentes: Saiba delimitar o quarto  com tapetes, por exemplo

decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Quando as crianças querem um pouco mais de privacidade, especialmente na pré-adolescência e adolescência, é importante que elas tenham acesso a isso. Mas como fazer isso na hora de decorar quarto de irmãos com idades diferentes? Bom, você pode delimitar o espaço de cada filho. Na realidade, não só pode, como deve.

Veja também: Papel de parede em quarto infantil – como usar?

Dessa maneira você conseguirá criar muito mais privacidade e conforto para cada um dos filhos.

Existem algumas maneiras de fazer essa delimitação:

  • Com móveis que dividem o espaço, como um guarda-roupa ou uma cômoda.
  • Com tapetes específicos.
  • Pintura da parede.
  • Entre outras possibilidades.

Lembre-se de dividir de maneira justa! Nada de deixar um lado maior só porque um filho tem mais brinquedo, hein?

6- Saiba as prioridades para cada filho

Entender as prioridades dos seus filhos é uma peça-chave na hora de decorar o quarto da melhor maneira possível. Assim você conseguirá atender às necessidades de cada um deles, promovendo um ambiente ainda mais benéfico para o desenvolvimento psíquico e intelectual. A nível de exemplo, veja algumas prioridades pertinentes:

  • Cantinho de estudos para os filhos em idade escolar: Esse cantinho é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Inclusive, o ideal é que cada criança tenha o seu próprio cantinho, para que seja possível se organizar da melhor forma possível.
  • Espaço para brinquedos: Ter um cantinho para organizar os brinquedos de cada um é a melhor forma de evitar brigas quanto a isso. Afinal, ninguém vai querer misturar todos os brinquedos com os do irmão, não é mesmo?
  • Outros espaços pertinentes: Se o seu filho faz aula de pintura, precisa de um espaço para isso. Se a sua filha gosta de ler, necessitará de um abajur para leitura, e assim por diante.

Pense bem nas prioridades de cada um e eleja aquelas que são essenciais na hora de decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Assim será possível construir um espaço muito mais acolhedor.

Leia mais: Criança destrói seus brinquedos: 5 motivos por que isso acontece

7- Decorar quarto de irmãos com idades diferentes: Use móveis multifuncionais

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Os móveis multifuncionais são excelentes opções para decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Afinal, dessa maneira você conseguirá otimizar o espaço e ainda assim atender as diversas necessidades dos seus filhos.

Por exemplo, você pode usar uma cama que também seja um baú, para assim organizar a maior parte dos brinquedos do filho mais novo. Também pode investir em uma mesa dobrável para o seu filho que precisa de um canto para os estudos. E assim por diante.

Quanto mais você conseguir unir diversas funções em um único móvel, melhor!

8- Cuidado com o excesso de brinquedos

E por falar nos brinquedos do filho mais novo, tome cuidado para não colocar um excesso de brinquedos no quarto. Isso é ainda mais importante se a decoração for para idades bem diferentes. Afinal, um adolescente pode se sentir muito desconfortável em um espaço muito infantil, concorda?

Por isso, se tiver muito brinquedo, eleja os principais que ficarão à mostra no quarto. Ademais deverão ser guardados dentro do guarda-roupa, em caixas embaixo da cama ou até mesmo em outro cômodo da casa. O importante é garantir que ambos os filhos se sintam donos do quarto.

Leia mais: Decoração infantil em tricô e crochê: tapetes, almofadas, brinquedos e mais!

9- Divida a iluminação do ambiente

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Pode parecer algo não tão necessário, mas a verdade é que precisamos aprender a dividir a iluminação do quarto. Mas como assim?!

Bem, cada criança deverá ter o seu próprio abajur, que seja potente o suficiente para apenas iluminar o seu lado do quarto e a sua cama. Além disso, o filho que precisa estudar também necessita de uma mesa com uma iluminação adequada a isso, mas que não seja forte a ponto de deixar o quarto todo iluminado.

Pode parecer difícil no começo, mas com uma boa análise é possível criar um espaço aconchegante e com uma iluminação adequada aos dois pequenos.

Converse com as crianças para que entendam a necessidade de compartilhar o espaço

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes. Foto: Freepik

Além de entender qual é a melhor maneira de decorar quarto de irmãos com idades diferentes, também precisamos ter em mente a necessidade de conversar com os filhos sobre isso. 

Nem todas as crianças vão se sentir confortáveis com a ideia de compartilhar um quarto, ainda mais com um irmão muito mais novo. Porém, a gente sabe que nem sempre é possível ter um ambiente específico para cada um.

O importante aqui, portanto, é conversar com as crianças. Elas precisam entender por que estão compartilhando o quarto, e por quanto tempo isso deverá ser feito. Mesmo que esse tempo seja, por ora, indeterminado (elas precisam saber disso).

Dessa maneira elas poderão se sentir mais bem preparadas para esse grande desafio – que para os adultos pode ser pequeno, mas imagine ter de compartilhar o quarto com alguém que tem um estilo diferente do nosso?

Portanto, tenha paciência se as crianças se “implicarem” uma com a outra. Faz parte. Intervenha sempre com carinho e sempre auxiliando os pequenos a compreenderem o que se passa nessa situação. Assim será possível estabelecer um clima muito mais agradável para todos.

Fique agora com estas ideias: