Durante o verão, saber o que fazer para diminuir a sensação de calor é imprescindível para manter o bem-estar de toda a família. Afinal, só quem mora com muita gente dentro de casa sabe o quanto o calor pode tornar até a convivência difícil, não é mesmo?

Por isso, neste texto você verá 9 dicas eficientes para deixar a sua casa mais fresca e permitir que você sinta mais conforto no verão. Acompanhe e veja como você pode promover o bem-estar para você e seus filhos!

Veja também: Receita de pudim de sorvete: perfeita para o calor!

O que fazer para diminuir a sensação de calor?

São diversas as estratégias que você pode fazer para diminuir a sensação de calor. Algumas podem ser mais “enérgicas”, enquanto outras são mais simples. Cabe a você selecionar aquilo que realmente faz sentido. Veja:

Publicidade

1. Posicione garrafas com gelo na frente do ventilador

O que fazer para diminuir a sensação de calor

Ventilador ligado. Foto: Freepik

Uma forma muito interessante de minimizar a sensação de calor, é fazendo com que o seu ventilador tenha um plus. Sabe como? Congelando garrafas pet com água e, em seguida, posicionando-as em frente ao ventilador.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim, o aparelho irá soprar o vento fresco que o gelo emana. E quando o gelo derreter por completo, basta congelar novamente e sempre reutilizar.

Lembre-se apenas de que a garrafa pode “suar” e, por isso, deixe sempre um paninho embaixo dela para não sair molhando a casa toda, não é mesmo?

2. Consuma frutas, verduras e legumes

O que fazer para diminuir a sensação de calor

Diversas frutas coloridas. Foto: Freepik

Consumir alimentos ricos em água e que estejam frescos também pode ser uma boa coisa a se fazer para diminuir a sensação de calor.

Publicidade

Você pode apostar em diversas frutas, especialmente aquelas que auxiliam na hidratação, como a laranja, a melancia, a manga, entre outras possibilidades.

Além disso, consumir esses alimentos mais “crus” impedem que você tenha que ficar horas e horas cozinhando em frente ao fogão quente. É uma boa estratégia!

Leia mais: Viajar no verão: Veja as melhores praias brasileiras.

3. Resfrie a roupa de cama

O que fazer para diminuir a sensação de calor

Roupa de cama limpa. Foto: Freepik

Pouco antes de dormir, tire o seu lençol, a sua coberta fina e as fronhas dos travesseiros. Em seguida, armazene tudo bem dobradinho dentro do seu freezer. Deixe lá dentro por alguns minutos, até que o tecido fique bem gelado.

Depois, coloque tudo na sua cama e aproveite para se deitar em algo refrescante. Claro que o frio não será mantido a noite toda, mas, pode ajudar na hora de você, ao menos, pegar no sono.

Publicidade

4. Resfrie o corpo com compressas frias e geladas

O que fazer para diminuir a sensação de calor

Conjunto de compressas frias. Foto: Freepik

As compressas frias e geladas também podem ser as suas melhores amigas na hora de saber o que fazer para diminuir a sensação de calor. Para isso, você deve molhar paninhos de algodão em água gelada, torcendo um pouco. Depois, coloque o paninho na nuca, sobre os pulsos, no rosto, etc.

Sempre que sentir que o pano já está quente, molhe-o novamente e siga dessa forma. Isso irá ajudar a diminuir a temperatura corporal, promovendo muito mais bem-estar e conforto. Inclusive, você pode usar essa tática nos seus filhos, para que eles relaxem junto com você.

Faça o teste e confira o resultado!

Veja mais: Inchaço na gestação: 4 Dicas para diminuir a retenção no verão

5. O que fazer para diminuir a sensação de calor: Durma com o seu colchão no chão

O que fazer para diminuir a sensação de calor

Mulher deitada sobre o colchão no chão. Foto: Freepik

Todo mundo sabe que o ar quente sobe, e o ar frio desce. Essa é uma lei da física. Portanto, devemos aproveitar esse conhecimento para saber o que fazer para diminuir a sensação de calor. E uma tática baseada nessa lei da física é a de deitar com o colchão no chão.

Se o seu quarto é no segundo andar da casa, então o colchão deve ser colocado no térreo.

Além de aproveitar o ar mais fresco que fica embaixo, você pode ainda fazer um momento diferente com a família, no qual você e seus filhos dormem na sala, por exemplo. 😉

6. O que fazer para diminuir a sensação de calor: Tome um banho gelado – de verdade!

O que fazer para diminuir a sensação de calor

Mulher tomando banho. Foto: Freepik

Quando quiser saber o que fazer para diminuir a sensação de calor, lembre-se de que não há nada mais prazeroso do que um banho bem gelado. Mas, lembre-se de que ele precisa ser gelado de verdade. Ou seja, nada de deixar o chuveiro no modo verão, hein?

Desligue-o completamente e deixe que a água venha direto da caixa d’água. Além disso, experimente ficar ao menos 5 minutinhos embaixo da água, deixando o seu corpo ser molhado por inteiro, durante esse período.

Isso porque tomar um banho gelado, de menos de 5 minutos ininterruptos, pode piorar a sensação de calor. Portanto, use o banho para resfriar o seu corpo, verdadeiramente!

E, ah! Se você tem piscina ou cachoeira em casa, cumpra essa proposta nesses locais, a fim de não gastar muita água com o seu banho. Combinado?

Para as crianças, opte por mini piscinas ou banheiras com água fria. Assim elas também irão se refrescar e, ao mesmo tempo, terão muita diversão.

Leia também: Importância da caminhada e seus benefícios na gestação

7. Use roupas de algodão

Mulher usando um vestido leve. Foto: Freepik

Se você realmente quer saber o fazer para diminuir a sensação de calor, fuja daquelas roupas muito apertadas e que não permitem a ventilação. Foque em peças que sejam leves e de algodão, pois isso irá minimizar a sensação de mal-estar causada pelo calor excessivo.

Essa dica é ainda mais importante em casos nos quais você sairá de casa para andar a pé no sol. Afinal, ninguém merece caminhar com uma roupa que aumenta o calor expressivamente, não é?

8. O que fazer para diminuir a sensação de calor: Borrifador com água fria pode ajudar

Mão segurando um borrifador. Foto: Freepik

No dia a dia, tenha um borrifador com água fria ou gelada sempre por perto. Assim, quando o calor estiver muito intenso, você poderá usar o borrifador para refrescar o corpo e o rosto.

Só lembre de trancar a respiração antes de borrifar no rosto, hein? E cuidado ao borrifar no rosto das crianças! Prefira os braços e as pernas.

Se preferir, você pode ainda incluir algum aroma na água que vai usar no corpo. Os óleos essenciais, por exemplo, podem promover bem-estar e relaxamento, diminuindo o estresse que o excesso de calor pode proporcionar para nós.

9. O que fazer para diminuir a sensação de calor: Coloque os pés em uma bacia com água fria/gelada

Mulher com pés dentro da bacia de água. Foto: Freepik

Se você trabalha sentado em escritório, uma forma de diminuir a sensação de calor é usando uma bacia com água gelada para colocar os pés dentro. Acredite, a sensação de bem-estar é praticamente instantânea!

Inclusive, vale deixar os pés bem geladinhos antes de dormir também, para que a cama não pareça tão quente e desconfortável.

Veja também: Laranja: 7 benefícios inacreditáveis ​​de comer uma laranja por dia

Gostou das nossas dicas de o que fazer para diminuir a sensação de calor? Então coloque em prática essas ideias e já deixe as suas sugestões nos comentários!