Comprar os móveis, os objetos de decoração para o quarto do bebê é uma delícia! E torná-lo prático, funcional, é igualmente importante (se você está grávida, perceberá como isso é fundamental depois de seu filho nascer. Ajuda muito na rotina, a desgastar menos a mãe, a fazer as tarefas em menor tempo – o que significa até ter um tempo maior para descansar). Sei que a arrumação da cômoda é algo bem pessoal, mas quero compartilhar com vocês alguns truques de como organizar a cômoda ou trocador do bebê que aprendi no dia-a-dia – alguns deles depois de ver jatos de cocô espalhados pelo quarto (sim, Catarina era expert nisso, houve até um clássico na noite de Natal que quase chegou até o berço. Inesquecível!).

Imagem: 123RF

Depois de dias e mais dias de experiência, fui agregando novos objetos ao trocador, e agora acho que cheguei em um modelo de como organizar a cômoda/trocador que me agrada bastante. Então me deixem contar o que há na cômoda da Catarina:

Como organizar a cômoda ou trocador do bebê:

– Bandeja: é o primeiro número 1 de como organizar a cômoda do bebê, pois é nela que você coloca todos os apetrechos; faz parte do chamado kit higiene junto com as caixinhas.
– Garrafa térmica: de preferência com o tipo de tampa que é de apertar e não de rosquear. Porque o movimento de apertar você consegue fazer com uma mão só (a outra está segurando o bebê).
– Cumbuca ou pote para colocar a água e molhar o algodão.
– Caixinhas: boas para guardar algodão, cotonetes (esses você usará principalmente no começo, para limpar o coto umbilical, e aquelas dobrinhas bem pequenininhas e de difícil acesso. Esqueça o uso dos cotonetes no ouvido – nesse caso eles não são recomendados, podendo fazer mal ao conduto auditivo do pequeno. Veja aqui como limpar direitinho o ouvido do bebê), soro fisiológico (como o ar tem ficado cada vez mais seco, uso para irrigar o nariz da Catarina), chupetas…
– Algodão: há dois tipos básicos que usamos para bebês, em quadradinhos ou em bolinhas. A impressão que tenho é que gasto menos usando os quadrados, porque dá para separá-los em duas partes e fazer render mais. A bolinha, se você dividir, fica pequena demais e dificulta a limpeza (em compensação é mais macia, melhor para limpar o resto de leite do rosto do bebê; então durante um tempo eu mantive os dois tipos de algodão no trocador).
– Lenços umedecidos: em casa estou acostumada a limpar a bebê com algodão e água. Mas mesmo assim, deixo uma caixa de lenços umedecidos no trocador, para os “mega cocôs”. Nesses casos, eu dou uma primeira limpada com o lenço, e depois finalizo com o algodão. E por quê? Porque senão eu gastaria o saco inteiro de algodão de uma só vez. Usar o lenço no começo, além de tornar a limpeza mais fácil e rápida, faz com que eu gaste MUITO menos algodão.
– Fraldas: bom, essa era óbvia! Você tem algumas opções para guardá-las, como na primeira gaveta da cômoda (como é algo que você pega o dia inteiro, deve ficar bem à mão; não coloque em gavetas mais baixas), em sacolas de tecido penduradas na parede com uma haste (mas pense que depois que o bebê cresce, se ele for do tipo danadinho, pode puxar o que está sobre o trocador – cuidado para que peças pesadas não caiam sobre o bebê) ou em cestas ou caixas porta-fraldas sobre a cômoda. Eu optei por colocar na primeira gaveta e me adaptei bem, fica prático para pegar e diminui a quantidade de coisas sobre a cômoda.
– Pomada anti-assaduras: você vai usar todos os dias durante as trocas, então precisa ficar à mão.
– Papel toalha: sim, papel toalha! Essa é uma super dica de como organizar a cômoda do bebê, que quase ninguém vai te contar. E sabe por que deixar um ropo ali? Porque você perderá a conta de quantas vezes o bebê fará cocô ou xixi DURANTE a troca. Prepare-se, porque quando o bebê é bem novinho, o cocô vem em jato! Nessa hora ter um rolo à mão ajuda a dar aquela primeira limpada (em cima da cômoda, na sua blusa…) para conseguir terminar a troca antes do possível próximo jato (a história de que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar é balela, já levei dois jatos em seguida!). Se achar muito feio deixar sobre a cômoda, coloque na primeira gaveta junto com as fraldas.
– Álcool gel: vazou alguma coisa sobre o trocador? Limpe e finalize com um álcool gel. Quando a Catarina era recém-nascida, eu passava direto sobre o trocador, me dava uma boa sensação de limpeza.
– Fralda de pano: é legal colocar sobre o plástico do trocador, principalmente quando o bebê é bem novinho. Fica bem mais confortável para ele.
– Hidratante (recomendado pelo pediatra, é claro), filtro solar (só depois dos 6 meses): acho mais fácil deixar no trocador, bem visível, para não esquecer.
Ah, e o grand finale: se você tiver a possibilidade, coloque um dimer perto do trocador (bem, em outro local do quarto também serve). Maravilhoso para trocas noturnas em que você faz de tudo (até prende a respiração!) para o bebê não acordar!

Clique para ver mais sobre preparativos para a chegada do bebê.