Investir em boas práticas para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê pode ser uma forma carinhosa de promover novas descobertas ao pequeno. Afinal, desde o momento em que o bebê nasce, ele está diante de muitas coisas novas, que geram curiosidade, dúvidas e até mesmo medo.

Nesse cenário, estimular a aprendizagem do bebê, por meio de atividades lúdicas, é um caminho muito promissor. E neste texto do Mil Dicas de Mãe, vamos apresentar considerações importantes sobre o assunto. Confira!

Veja também: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular? [VÍDEO]

Como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

Bebê brincando com caixa de encaixe. Foto: Canva.

Publicidade

Como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê?

Existem diferentes atividades que podemos incluir na rotina dos pequenos para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê. Separamos algumas delas, simples e práticas, para você começar a testar na sua casa. Confira:

  1. Disponibilize brinquedos adequados à faixa etária;
  2. Converse e conte histórias;
  3. Permita que o bebê explore o ambiente;
  4. Brinque bastante com o bebê;
  5. Estimule atividades que “mexem” o corpo;
  6. Aposte em atividades com tintas e texturas.

Vamos agora aprender um pouco mais sobre cada um dos itens acima? Continue lendo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Disponibilize brinquedos adequados à faixa etária

O primeiro ponto que devemos considerar é a possibilidade de disponibilizar brinquedos adequados à faixa etária. E nem estamos falando de brinquedos caríssimos ou “mirabolantes”, mas, sim, de brinquedos simples e cotidianos, mas que possam ser oferecidos ao bebê.

Por exemplo, brinquedos com peças muito pequenas podem ser perigosos nessa faixa etária, por isso, é importante preferir aqueles que têm partes maiores que não podem ser engolidas. Uma boa maneira de evitar problemas nesse sentido é sempre visualizar a indicação de faixa etária na embalagem do brinquedo.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

Mãe brincando com o seu bebê. Foto: Canva.

Lembre-se de que diversificar a exposição desses brinquedos também pode ser interessante. Ou seja, hoje você disponibiliza um grupo de brinquedos e amanhã outro, sempre revezando.

Publicidade

Veja mais: Como organizar os brinquedos das crianças? Veja dicas práticas!

2. Converse e conte histórias para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

A conversa e a contação de histórias também são ótimas para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê. Embora as pessoas pensem que não faz sentido, porque o bebê “não entende nada”, a verdade é que tudo o que o bebê ouve é escutado de fato e até mesmo interpretado.

Aos poucos, o pequeno começa a entender essa fala, o que pode ajudá-lo no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e linguística. Afinal, as crianças aprendem ouvindo os adultos à sua volta falando, logo, quanto mais falamos, contamos histórias, conversamos e cantamos com os pequenos, mais estímulos linguísticos essas crianças terão.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

Bebê brincando com um monte de peças de encaixe. Foto: Canva.

3. Permita que o bebê explore o ambiente

A exploração do ambiente onde a criança está também faz a diferença e pode ser usada para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê. Uma criança que tem a oportunidade de engatinhar pelo cômodo, visualizar o que tem ali e conhecer algumas coisas que estão acontecendo naquele momento, tem acesso a informações que podem estimular a cognição e o desenvolvimento cerebral.

Por isso, permitir que a criança conheça os espaços e os explore é um bom caminho. Entretanto, é fundamental ter o cuidado de supervisionar o bebê durante as suas aventuras, para evitar acidentes.

Publicidade

Além disso, deixar a casa bem preparada para esses momentos de exploração também é outra peça-chave que faz toda a diferença. Inclusive, temos um artigo aqui no blog que traz algumas dicas sobre isso: Como deixar a casa mais segura para o bebê – 12 dicas práticas [VÍDEO]

4. Brinque bastante para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

O brincar é essencial no desenvolvimento dos bebês e das crianças. É por meio das brincadeiras que os pequenos começam a entender melhor o mundo, explorando possibilidades, entrando em papéis de personagens, vivendo coisas “cotidianas” dos adultos por meio dos brinquedos, e assim por diante.

Por conta desses aspectos, uma das formas mais poderosas de estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê é simplesmente brincar com a criança.

Lembrando, ainda, de oferecer um espaço no qual haja uma brincadeira livre, baseada na imaginação e na autenticidade da criança. Você pode permitir que ela use os brinquedinhos de maneira diferente, explore as cores e as texturas, e assim por diante.

O faz de conta também já pode ser incorporado na rotina do bebê, por meio de brincadeiras com bonecos e pelúcias, mesmo que a criança ainda possa não ter total discernimento de como brincar dessa forma. É o caso de apenas fazer de conta que está dando comida para o ursinho, usando pratinhos e talheres de plástico.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

Menina fofa brincando com blocos de madeira. Foto: Canva.

5. Estimule atividades que “mexem” o corpo

As atividades que mexem o corpo, como brincar em circuitos, engatinhar à vontade, tentar se levantar com ou sem apoio, enfim, também são ótimas para estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê. Afinal de contas, assim como os adultos precisam “mexer o corpo” para cuidar da saúde como um todo, as crianças também precisam.

Além disso, essas atividades que permitem que a criança use o próprio corpo para se exercitar e conhecer o mundo à sua volta também promovem uma série de estímulos saudáveis para o pequeno. Inclusive, o uso de espelho, nesse momento, também pode ser excelente para estimular o pequeno.

Mas lembre-se, todas essas atividades, inclusive as anteriores que citamos, precisam ser feitas sob supervisão, pois o bebê ainda é muito pequeno e não tem noção alguma do perigo.

Veja mais: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas

6. Aposte em atividades com tintas e texturas

Por fim, considere apostar em atividades que permitam que a criança explore texturas e cores diferentes. É o caso das brincadeiras com tintas, massinha, texturas como algodão e lixa fina, entre outras possibilidades.

Esse tipo de atividade ajuda a estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê, pois é um grande estímulo para o tato e para a visão.

Apenas, reiterando novamente, fique sempre de olho no pequeno. Dependendo do tipo de item que você oferecer, ele pode tentar colocar na boca e você deve impedir. E não se esqueça de que a escolha das massinhas e das tintas também devem ser feitas com atenção, a fim de selecionar opções não tóxicas.

 

Esperamos que essas dicas possam ter trazido insights para você! Boa diversão com o seu pequeno!

Veja agora: