pele negra também requer cuidados especiais para manter a jovialidade e a beleza sempre em dia. Afinal, engana-se quem pensa que não é preciso dar atenção porque a “pele negra é mais resistente”.

Embora ela até tenha mais resistência contra o sol, isso não quer dizer que ela não absorva radiação, a ponto de provocar problemas cutâneos. Da mesma forma, não quer dizer que o rosto está livre de cravos, espinhas e oleosidade.

Por isso é fundamental criar uma rotina de cuidados com a pele que seja efetiva e consistente, priorizando os lindos traços da pele negra e protegendo o tecido cutâneo com bons produtos. E para lhe ajudar nessa tarefa, fizemos este guia completo com todos os detalhes sobre este assunto. Acompanhe.

pele negra

Mulher negra empreendedora. Foto: Freepik

Publicidade

Para ler mais tarde: Produtos orgânicos para pele: Saiba quais os benefícios para pele

Cuidados com a pele negra

Os cuidados com a pele negra devem priorizar a limpeza e a hidratação. Além disso, não se esqueça de prestar muita atenção na proteção contra os raios solares. Pois como foi dito acima, embora a resistência ao sol seja maior, isso não quer dizer que a pele pode simplesmente ficar o dia inteiro exposta sem grandes efeitos colaterais, não é mesmo?

Dito isso, vamos agora às nossas dicas de como deixar a sua pele ainda mais linda:

1- Lave a sua pele negra com um gel de limpeza duas vezes ao dia

As pessoas tem a errônea ideia de achar que quanto mais lava o rosto, menos oleosidade ele terá. E o que acontece, na verdade, é o contrário. À medida em que você lava a pele exageradamente, ela precisa repor a oleosidade que foi perdida na higienização, fazendo com que o sebo seja produzido em excesso. E quanto mais lavamos, mais sebo é produzido.

Isso porque a nossa pele tem a oleosidade natural para proteger a si mesma contra agentes nocivos que possam estar no ar e no ambiente. Portanto, a dica essencial para a pele negra ficar sempre limpinha e bonita é praticando a higienização com géis específicos apenas na hora em que você acorda e antes de dormir.

pele negra

Mulher negra com argila rosa no rosto. Foto: Freepik

Publicidade

Lavar mais vezes do que isso pode causar um aceleramento na produção de sebo, provocando também cravos, espinhas e inflamações.

2- Faça esfoliações semanais para remover as células mortas da pele negra

As esfoliações semanais também devem fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele. Assim você consegue:

  • Remover as células mortas, deixando a sua pele “mais respirável”;
  • Remove poluição e sujidades que podem provocar alergias na pele;
  • Desobstrui os poros, diminuindo as chances de aparecerem cravos e espinhas;
  • Reduz as linhas de expressão e rugas;
  • Melhora a aparência da pele como um todo;
  • Estimula a circulação sanguínea, fazendo com que o organismo entregue mais oxigênio, água e nutrientes para as células do rosto;
  • Deixa a sua pele mais lisinha e pronta para a maquiagem.
pele negra

Mulher negra com a pele linda. Foto: Freepik

Leia mais: O caroço do abacate, um aliado precioso da saúde e da beleza

3- Use máscaras de argila que controlam a oleosidade da pele negra

As máscaras de argila também podem entrar na sua rotina de cuidados. Isso porque elas tendem a remover as sujeiras mais profundas da pele, além de equilibrar a produção de sebo. Consequentemente, a sua pele fica muito mais limpa e menos oleosa, deixando o seu rosto com um aspecto saudável e sem aquele brilho desagradável, provocado pela oleosidade.

4- Hidrate a pele negra com vitamina C todos os dias

A hidratação deve acontecer diariamente, tanto com cremes específicos para pele negra, quanto com a aplicação de vitamina C. Com essa combinação você consegue deixar as suas células da pele muito mais saudáveis, com a quantidade certa de hidratação que você precisa para ter um rosto sempre saudável, protegido de doenças e alergias, e muito macio e sedoso.

Publicidade

Essa vitamina pode ser encontrada nas farmácias, em forma de ampolas e aplicada diretamente no rosto, uma vez ao dia. Já o creme hidratante pode ser aplicado mais vezes ao dia, como de manhã e à noite, e, se a sua pele for ressecada, reaplique se perceber alguma descamação.

pele negra

Mulher negra no SPA. Foto: Freepik

5- Use protetor solar diariamente, mesmo dentro de casa

Lembra que no começo deste artigo falamos que a ideia de que a pele negra não sofre no sol é, na verdade, um mito? Pois é! Por isso é muito importante que você use protetor solar todos os dias. Até porque, embora a pele não fique mais “escura” no sol, ela pode sim absorver a radiação dos raios, armazenando no tecido cutâneo e provocando o envelhecimento precoce e até mesmo um aumento nas chances de desenvolver o câncer de pele.

Maquiagem para pele negra

Agora que você já sabe todos os truques e dicas para cuidar da sua pele e deixá-la sempre bonita, macia e protegida, é hora de aprender um pouco mais sobre a maquiagem para negras. Abaixo damos algumas dicas ditadas pelas experts em maquiagem:

Leia mais: Sabonete para pele oleosa, por que usar um?

1- Escolha o tom e subtom de base adequados à sua pele

Quando pensamos em uma base para a pele negra, muitas pessoas (por puro preconceito ou falta de conhecimento) acham que não existem diversos tons. E isso é uma inverdade. Assim como acontece com a pele branca, temos os tons claro, médio e escuro para pele negra. Por isso é fundamental testar antes de adquirir qualquer tonalidade apenas porque ela é mais escura que as demais.

Mulher negra fazendo uma selfie. Foto: Freepik

Além disso, é importante que você observe o subtom da sua pele. Algumas peles têm um tom mais quente, enquanto outras têm o tom mais frio. Isso também é fundamental na hora de escolher aquela cor que seja mais coerente ao seu tom de pele. Sendo assim, se você percebe que a sua pele parece mais vermelha/laranja, use bases para pele “quente”. Enquanto que se você perceber que a sua pele é mais acinzentada/esverdeada, use bases com subtom “frio”.

2- Use produtos específicos para pele negra

Não use maquiagem de qualquer jeito. Existem opções específicas para pele negra, que têm por objetivo realçar a sua beleza natural. Lembre-se sempre disso antes de adquirir um produto. Afinal, nada mais desagradável do que comprar uma maquiagem que não fica pigmentada na sua pele, não é mesmo? Por isso, avalie com muito cuidado antes de fazer uma compra.

Mulher negra com a maquiagem rosa. Foto: Freepik

3- Invista em tons iluminadores

Por fim, a pele negra pode ficar ainda mais linda se você usar maquiagens que desencadeiam um aspecto muito mais iluminador. Tons de prata e dourado podem realçar alguns pontos no rosto, além de deixar a pele com uma aparência mais saudável e bonita. Portanto, faça testes e veja aqueles tons iluminadores que combinam com o seu rosto e a sua personalidade, e crie assim composições ainda mais lindas e encantadoras.

Realce a sua beleza!

Não deixe de ler: