Nem sempre é fácil conseguir acalmar o bebê que está chorando, especialmente no caso de pais de primeira viagem, que ainda estão aprendendo alguns truques de como lidar com o pequeno. Porém, existem algumas ações que podem ajudar a promover uma maior tranquilidade no pequeno, diminuindo o choro e aumentando o momento de bem-estar.

Neste texto, trouxemos algumas ideias para que você se inspire e teste com o seu filho. No entanto, caso você perceba que o choro não cessa facilmente, considere buscar ajuda profissional para investigar se é algo relacionado a algum problema de saúde, combinado?

Vamos às considerações de hoje!

Veja mais: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!

Publicidade
acalmar o bebê que está chorando

Mãe com bebê no colo se aproximando dele. Foto: Canva

Como acalmar o bebê que está chorando?

O choro do bebê é uma forma que ele encontra para comunicar algo aos adultos à sua volta. Pode ser fome, medo, dor, cansaço, angústia por ficar longe da mãe, e por aí vai…

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Às vezes, os pais podem até “fazer tudo” que acham que o bebê precisa, como trocá-lo e alimentá-lo, mas, ainda assim, o choro se torna persistente. Nesses casos, pode ser que os papais e mamães de primeira viagem se sintam “perdidos”, por não saberem o que fazer em seguida.

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar a acalmar o bebê e fazer com que ele se sinta mais seguro. Veja a seguir:

1. Enrole-o em uma mantinha

Quando o bebê está dentro do útero de sua mãe, ele não fica com o seu corpinho “todo solto”, digamos assim. Ele fica, praticamente, embalado, enroladinho. Por isso, enrolar o bebê em uma mantinha, para que ele se sinta seguro, é uma das formas de acalmá-lo em alguns casos.

Porém, procure fazer isso enquanto estiver supervisionando o bebê, e fique atenta para não apertá-lo demais dentro da mantinha, ok?

Publicidade

Veja mais: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa

Mãe com seu bebê no colo. Foto: Canva

2. Como acalmar o bebê que está chorando: Verifique se há algo de errado com o bebê

Antes de querer apenas acalmar o bebê, faça aquele checkup para descobrir se não há algo que está incomodando o pequeno. Se você já trocou a roupinha dele, deu de mamar, colocou algo de acordo com a temperatura ambiente, e ainda assim ele está chorando, considere avaliar se o seu bebê não está com soninho.

Caso ele tenha dormido e acordou muito choroso, veja se não é outra coisa: uma etiqueta de roupa que está incomodando, se ele está levando picada de mosquito, se está com cólica, etc. Tudo isso pode ajudar a detectar o problema e investir em algo que ajude o pequeno a se sentir mais confortável.

3. Produza um ambiente aconchegante

Um ambiente aconchegante também pode ajudar a acalmar o bebê que está chorando. Diminua a iluminação, ligue um som tranquilo no ambiente – como um ventilador, mas não direcionado ao bebê -, deixe o espaço com um cheirinho agradável, etc.

Esse tipo de ambiente organizado e aconchegante pode fazer com que a criança relaxe e se sinta melhor, especialmente na companhia da mamãe.

Publicidade

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

4. Como acalmar o bebê que está chorando: Faça uma massagem no seu bebê

Para relaxar o seu bebezinho e fazer com que ele fique mais tranquilo – e pare de chorar -, experimente fazer uma massagem relaxante. Use um óleo específico para bebê e massageie, com carinho, o corpo da criança. Isso pode ajudá-lo a sentir mais tranquilidade. Primeiro porque terá o toque da mamãe, segundo porque uma massagem pode ser bem agradável.

Conversar com o bebê enquanto o massageia dessa forma também é uma boa ideia.

5. Embalar o bebê um pouquinho

Sabe aquele movimento de embalar o bebê, como, por exemplo, balançando o carrinho para frente e para trás, suavemente? Então… Essa é mais uma das formas de acalmar o bebê que está chorando.

Esse tipo de movimento é semelhante ao que o bebê sente quando está dentro do útero de sua mãe. Por isso, embalá-lo dessa maneira pode ajudar a aumentar a tranquilidade e o conforto do pequeno.

Veja também: O que fazer quando seu filho não quer dormir?

Bebê deitado e chorando. Foto: Canva

6. Como acalmar o bebê que está chorando: Utilize um ruído branco

Dentro do útero da mãe, o bebê ouve a mulher tomando banho, usando um secador de cabelo, etc. Todos esses ruídos são memorizados, de certa forma, pela criança e, assim, o bebê pode se sentir mais tranquilo quando os ouve “do lado de fora”.

É por isso que a mãe pode ligar o secador, longe do bebê e sem direcionar o vento nele, para que a criança ouça um som conhecido e possa se acalmar, relembrando como é estar no útero da mamãe.

Claro que sons muito altos e estridentes podem assustar a criança, por isso, é necessário escolher um ruído que cause conforto, e não mais desconforto no pequeno.

7. Deitar o bebê em posição fetal

Deitar a criança de lado, de modo que ela fique na posição fetal, também pode ajudá-la a se sentir como se sentia quando estava dentro do útero de sua mãe.

Se a mamãe puder deitar de frente para o pequeno, para que ele a veja e a sinta por perto, também é interessante, pois poderá ajudar a acalmar o bebê que está chorando.

Veja mais: Método dos 5S: técnica para acalmar o bebê (imperdível se você tem um RN)

8. Como acalmar o bebê que está chorando: Converse com o bebê e faça carinho

Ouvir a voz da mãe e receber toques carinhosos, como carinho na cabeça e nos bracinhos, por exemplo, pode fazer com que a criança acabe se sentindo mais acolhida e segura.

Se a mulher manter um tom de voz mais calminho, melhor ainda. Caso contrário, se a mãe aumenta muito o tom de voz, o estresse poderá ser percebido pelo bebê, tornando a situação mais difícil.

Bebê chorando e demonstrando que quer colo. Foto: Canva

9. Deixe o bebê ouvir o seu coração

Apoiar o bebê no colo, de tal modo que ele possa ouvir o seu coração, pode ajudá-lo a relembrar esse som, quando o ouvia dentro do útero. Isso fará com que ele se sinta em um “ambiente familiar”, aumentando as chances de se sentir mais tranquilo.

E se o bebê não se acalmar?

Se o bebê não se acalmar, tente unir mais de uma dica ao mesmo tempo, como por exemplo, fazer uma massagem e depois deitá-lo em posição fetal. Também verifique se ele não está com febre ou se há algo que demonstre que algum problema de saúde possa estar causando o desconforto.

Porém, se ainda assim o choro parecer incessante, converse com o pediatra, para que ele avalie a situação e possa verificar o que está acontecendo. Afinal, às vezes é uma pequena questão de saúde que poderá ser tratada pelo profissional da saúde. Nesse caso, relate quando o choro começou, qual a intensidade e fale sobre as suas tentativas de acalmar o pequeno.

Veja mais: Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê?