O que fazer quando seu filho não quer dormir? Essa é uma dúvida que muitos pais e adultos têm em relação ao sono da criança. Por isso, reunimos aqui uma série de dicas para ajudar os pais a garantirem, para os pequenos, um soninho tranquilo.

Vale salientar que a comparação acerca de um sono de uma criança e outra não deve acontecer, o que existe, na verdade, é uma quantidade de horas dormidas recomendada por especialistas.

Por isso, o primeiro passo de uma noite bem dormida da criança é averiguar quais as possibilidades acerca da criação de uma rotina de sono, mudanças de hábitos e cuidados necessários.

Veja aqui o que fazer quando seu filho não quer dormir e invista em uma qualidade de vida para o seu pequeno.

Publicidade

Leia mais: Sono do bebê como melhorar? Saiba como criar uma rotina

O que fazer quando seu filho não quer dormir

Crianças sentadas na cama. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O que fazer quando seu filho não quer dormir – Conheça as melhores dicas

Talvez a sua dúvida maior seja o que fazer quando seu filho não quer dormir, pois muitos cuidadores e pais sofrem bastante na fase de adaptação.

Segundo especialistas, até os 2 anos é possível ter uma rotina de sono mais alinhada e essencial para a saúde do bebê, porém, sabemos que nem sempre é possível.

Como falamos no início, a comparação é inimiga, uma vez que é preciso considerar as particularidades da criança e da sua família.

Mas isso não quer dizer que não existam modos para fazer a criança dormir melhor. Abaixo selecionamos algumas dicas para você se adaptar conforme a necessidade da sua família.

Publicidade

Crie uma rotina para seu filho dormir bem

Uma das formas de fazer a criança dormir bem é por meio de uma rotina. Os pequenos precisam de horários para se organizar, inclusive, adaptar o biológico.

Durante a noite é que se produz mais hormônio de crescimento e, por isso, é importante que as crianças durmam mais cedo que os adultos.

É mais vantajoso que a criança durma cedo e acorde cedo para aproveitar melhor o dia, sendo assim, se você chega muito tarde em casa, priorize as horas mais cedo para passar com a criança, sempre focando em uma rotina de horários relativamente regrados, para que o pequeno se acostume com a “agenda” do dia, considerando atividades, estudos, sono, etc.

Veja também: Qualidade do sono do bebê: Como garantir?

Cuidado com os excessos de estímulos antes de dormir

Uma das formas de deixar a criança mais estressada e ansiosa é deixá-la exposta às telas luminosas, como computador, celular, televisão, etc. Portanto, cuidado com os excessos de estímulos antes de dormir.

A luz azul dos tablets, televisores e celulares inibem a produção de melatonina, um hormônio que indica ao corpo sobre o horário de descansar e dormir.

Publicidade

Além de prejudicar o sono da criança durante a noite, ficar horas em frente às telas também prejudica o dia a dia do pequeno, deixando-o mais estressado e impactando no seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e cerebral.

O que fazer quando seu filho não quer dormir

Crianças dormindo no quarto. Foto: Canva

Invista em atividades mais relaxantes para a criança

Quando a criança não quer dormir à noite, experimente fazer atividades mais relaxantes e no mesmo horário para acostumar o corpo à rotina do sono.

As atividades como ler um livro e realizar a higiene pessoal, como por exemplo, tomar um banho quente, escovar os dentes e colocar um pijama limpo, são algumas das ações relaxantes que podem influenciar a criança a querer dormir.

Deixe as atividades extracurriculares para o dia da criança, principalmente após uma boa soneca durante o dia, que também é importante.

Tenha um ritual do sono com a criança

É importante que a família se una em um ritual do sono com a criança, começando pelas atividades básicas necessárias, como lanche da noite, tomar banho, escovar os dentes e dormir.

Também é importante que os membros da família diminuam o tom das conversas, desliguem algumas luzes e sons estimulantes que atraem a atenção das crianças.

Uma dica para criança ansiosa é arrumar a mochila para o dia seguinte, evitando deixar tudo para última hora logo pela manhã.

Aproveite o horário de dormir com a criança para ler uma história, conversar e fazer orações e preces para o novo dia.

Veja mais: Fronhas de seda: nossa pele, cabelo e sono merecem esse luxo

O que fazer quando seu filho não quer dormir: Converse sobre

Se a sua dúvida é o que fazer quando seu filho não quer dormir, saiba que uma simples conversa pode amenizar o estresse que pode fazer a criança dormir.

Tente escutar o porquê da criança não querer dormir, acolha-o e explique a importância para o crescimento saudável dela.

Muitas vezes, dormir pode ser entendido como um “castigo” da diversão, já que é preciso parar tudo para descansar e dormir.

Experimente explicar à criança que dormir é como se fosse uma renovação da força (energia) para brincar no outro dia.

Por exemplo, use frases encorajadoras como “vamos dormir para amanhã brincar novamente” ou “até o Hulk precisa descansar de noite para começar um novo dia amanhã”. 

Menina dormindo. Foto: Canva

Deixe a criança fazer sonecas diurnas

Falando no outro dia, outra dica de o que fazer quando seu filho não quer dormir é deixar a criança fazer sonecas diurnas.

No caso de bebês, eles fazem duas sonecas diárias, uma durante a manhã e a outra durante a tarde. Dos dois anos em diante, essa necessidade vai diminuindo para uma soneca ao dia e, aos três e quatro anos, a criança pode não querer dormir mais.

Contudo, é importante que a criança faça a sesta todos os dias, com no máximo 45 minutos diários para descansar.

A soneca diária ajuda na aprendizagem da criança e potencializa a memória do pequeno para as atividades durante o dia.

Esse descanso diário ajuda a criança dormir melhor durante a noite, desde que seja com qualidade, sem estímulos e tons de castigo.

Veja também: Sono da gestante: Veja como dormir melhor durante a gestação

Permita que a criança durma a quantidade de horas ideais

Para saber como está a qualidade do sono da criança, também é preciso que ela durma a quantidade de horas ideais de acordo com a sua faixa etária.

A rotina de sono precisa se alinhar à quantidade recomendada para dormir, conforme a idade do pequeno. Veja a seguir:

  • Bebês recém-nascidos (até 3 meses): 14 e 17 horas
  • Bebês com 4 a 11 meses: 12 e 15 horas
  • Bebês de 1 ano e 2 anos: 11 e 14 horas
  • Crianças pequenas  entre 3 e 5 anos: entre 10 e 13 horas
  • Crianças  de 6 a 13 anos: 9 e 11 horas.

Essa quantidade de horas de sono também podem estar incluídas as sonecas diárias, mas nada de trocar a noite pelo dia, ok?

Invista em uma boa alimentação para seu filho

Se você está percebendo que a criança não quer dormir, experimente investir em mudanças na alimentação noturna do seu filho.

Muitos alimentos que contém cafeína, chocolate e frituras, atrasam a produção de melatonina, o hormônio que ajuda a dormir. Por isso, devem ser evitados pelo menos 4 horas antes de dormir.

A criança não deve dormir com fome e nem cheio de comida para não atrasar o seu sono e descanso. 

Menina dormindo. Foto: Canva

Se mesmo após o jantar a criança sentir fome, ofereça um lanchinho leve com frutas, queijo branco, pão e leite. Os chás devem ter orientação médica.

Estimule atividades divertidas durante o dia

Para ajudar a criança dormir à noite, estimule atividades divertidas durante o dia, como por exemplo, brincadeiras ao ar livre.

As atividades ao ar livre estimulam a regulação do sono e ativam o ciclo de vigília. Também ajudam a evitar doenças, como a obesidade infantil, e transtornos mentais, como a ansiedade.

Lembrando também que uma rotina de tarefas muito cheia também prejudica o desenvolvimento da criança, fazendo com que ela não durma bem a noite, certo?

Veja mais: Horas de sono: Descubra de acordo com a idade da criança!

Crianças dormindo na cabaninha. Foto: Canva

Essas foram as nossas dicas de o que fazer quando seu filho não quer dormir à noite, um trabalho que exige dedicação, paciência e muito amor.

E lembre-se: se mesmo colocando em prática algumas dessas ações, você ainda perceber que o seu filho tem dificuldades para dormir, converse com o pediatra.

Às vezes, é uma questão de readaptação do corpo, mudanças no ambiente, questões de saúde mental, etc., que devem ser avaliadas para restaurar o sono da criança.

Até mais!