A seda é um material muito bonito, principalmente por sua maciez, mas… isso não é tudo! A escolha das fronhas de seda, pode ser mais uma ajuda em seus tratamentos de beleza.

Dermatologistas e tricologistas recomendam unanimemente dormir em travesseiros de seda. Aqui estão apenas alguns dos bônus de travesseiros de seda que deixam você ainda mais bonita durante o sono.

Tanto a seda quanto a pele são formadas por dezoito aminoácidos e a estrutura do fio de seda é semelhante à do cabelo humano. Veja agora os principais benefícios!

1 – A seda evita o aparecimento de rugas

fronha de seda

Fronha de seda. Fonte: Freepik

Publicidade

É claro que, depois de comprar um travesseiro de seda, você ainda não deve desistir de produtos com FPS e cremes com retinol. Mas suas propriedades protetoras também são muito perceptíveis.

As tradicionais fronhas de algodão esticam e criam fricção, danificando e esmagando a pele. Estudos mostram que, com o tempo, esses “vincos” se transformam em rugas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A seda é incrivelmente lisa, o rosto desliza suavemente sobre ela, não estica nem irrita a pele. Assim, a seda pode ser um ótimo complemento para o seu arsenal antirrugas.

A fricção dos lençóis afeta especialmente a pele sensível ao redor dos olhos, que é mais fina e mais vulnerável do que outras áreas do rosto.

Uma fronha de seda oferece proteção extra para os olhos, especialmente se você costuma girar de um lado para o outro durante o sono.

Fronhas de seda: 2 – A seda mantém a hidratação da pele

A pele seca precisa de ajuda para reter a umidade, especialmente no inverno, quando o ar é seco. A superfície deslizante ultra lisa e delicada da seda não absorve a umidade do rosto quando você o toca.

Publicidade

Compare com o algodão, que é inerentemente mais poroso e absorvente e, na verdade, retira a umidade da pele.

  • Veja também: Pele Negra: Dicas de cuidados, maquiagem e limpeza

3 – Não irrita a pele sensível e propensa a acne

mulher dormindo

Mulher dormindo. Fonte: Freepik

Se o seu rosto costuma ficar vermelho ou inflamado, ou se você tem eczema ou pele escamosa muito seca no rosto e no corpo, a fricção vai piorar o problema.

A roupa de cama de seda – seja uma fronha ou um conjunto completo – permite que a pele deslize suavemente sobre o tecido conforme ele se move, reduzindo a chance de irritação.

Espinhas, ou acne, também aparecem por fricção, neste caso uma fronha de seda pode ser a salvação.

4 – Ajuda a manter o cabelo saudável e com estilo

O cabelo de quem dorme em algodão e seda é muito diferente porque o algodão seca muito os cabelos.

Publicidade

Além do fato de que a seda não retira a umidade do cabelo, ela desliza livremente por ele sem qualquer atrito. Isso é muito importante, visto que a fricção faz o cabelo enrugar e encaracolar, a superfície áspera do algodão esgota a camada externa dos fios. Eles perdem a umidade e ficam emaranhados, como resultado, a luz reflete no cabelo de maneira desigual e torna-se opaco.

Um lenço de seda manterá seu cabelo fresco. Evita que o cabelo se solte e dá brilho aos fios, deixando-os macios.

Uma fronha de seda pode tornar o penteado matinal mais fácil pois seu cabelo não ficará emaranhado.

  • Confira também: Óleo de jojoba: benefícios e usos na pele, corpo e cabelo

Fronhas de seda: 5 – Promove o “sono da beleza”

mulher dormindo

Mulher dormindo. Fonte: Freepik

Um estudo publicado no Journal of Clinical and Experimental Dermatology sugere que a má qualidade do sono contribui para os sinais de envelhecimento, aumenta a perda de umidade da pele e diminui a satisfação com a aparência.

A seda ajuda de diferentes maneiras. Em primeiro lugar, não há muitas coisas luxuosas e agradáveis ​​disponíveis, e dormir em seda definitivamente relaxa a psique e aumenta uma sensação de bem-estar.

E, finalmente, a propriedade curativa da seda é a respirabilidade. De acordo com Lexie Sachs, vice-diretora do Laboratório Têxtil do Household Institute, as fibras de seda ajudam a regular a temperatura.

Isso é importante porque a temperatura do corpo cai naturalmente à noite (o que ajuda você a adormecer e manter o sono), e pesquisas mostram que o superaquecimento pode interferir no sono.

  • Confira também: Caspa: principais causas e tratamentos

Que considerações você deve levar em conta ao comprar uma fronha de seda?

Se vai fazer um investimento neste utensílio para dormir, é fundamental que invista num que seja de qualidade e 100% seda, pois as outras opções, embora normalmente sejam mais baratas, tem combinações com poliester e outros tecidos que, no a longo prazo, eles não terão o efeito desejado da fronha de seda.

Seda ou cetim?

É melhor, claro, comprar fronhas feitas de seda 100% natural. Então o efeito será colossal! O cetim é uma opção mais econômica, se você quer economizar dinheiro, então esta é uma boa opção (especialmente quando comparado ao algodão).

Um pequeno truque para a vida: se você não está pronto para gastar dinheiro em uma fronha de seda, experimente primeiro o cetim, de repente você não gosta das sensações de maciez e escorregadia (sim, elas são um tanto estranhas no início, mas depois fica simplesmente impossível dormir com fronhas de outros tecidos!).

Fronhas de seda – Por que seda?

A seda é um tecido feito com lagartas do bicho-da-seda. Quando chega a hora de se transformar em borboleta, a lagarta começa a se enrolar em um casulo de um forte fio de seda.

Três dias depois, quando o casulo está pronto, os trabalhadores os recolhem, vaporizam e desenrolam os fios com os quais são então tecidos em linho – por isso mesmo, produtos feitos com essa seda não são adequados para veganos.

Agora, existem análogos artificiais, que são feitos de celulose natural (por exemplo, viscose), mas esse tecido é mais parecido com o algodão em suas propriedades.

Uma opção intermediária é a seda selvagem, feita de casulos que a borboleta já deixou, mas essa matéria-prima raramente é usada para costurar roupas de cama – o tecido sai áspero e irregular.