A caspa são partículas escamosas da pele que geralmente aparecem no couro cabeludo. A caspa pode se desenvolver sozinha ou pode ocorrer em certas condições, como seborreia ou psoríase.

Fatos interessantes sobre a caspa

  • De acordo com as estatísticas, a caspa é mais frequentemente observada em jovens de 14 a 25 anos.
  • Em 1874, o anatomista e histologista francês Louis Charles Malasse, usando um microscópio, descobriu um fungo desconhecido na caspa. Essa descoberta permitiu identificar uma das suas causas.
  • 90% das pessoas com seborreia e caspa também têm problemas com o trato gastrointestinal.
  • De acordo com as estatísticas, cada segunda pessoa tem problemas com isso pelo menos uma vez na vida.

Definição da doença

cabelo com caspa

Cabelo coçando. Fonte: Freepik

Caspa são pequenas escamas no couro cabeludo. Os flocos são formados como resultado do crescimento acelerado dos queratinócitos (as principais células da epiderme) durante a renovação das células da pele.

A caspa não é contagiosa e não depende da época do ano. Assim, a principal causa é a Malassezia furfur. É um fungo que faz parte da microbiota permanente e temporária da pele da maioria das pessoas.

Publicidade

Os fungos podem penetrar na epiderme, derme e folículos pilosos. Sua localização favorita são áreas ricas em sebo:

  • Tórax;
  • Costas;
  • Couro cabeludo.

Sintomas da caspa

Ocorre em 50% dos adultos. Os pacientes podem se queixar de:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Coceira;
  • Queimação no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo;
  • Aumento da pele oleosa.

Causas da caspa

mulher coçando a cabeça

Mulher coçando a cabeça. Fonte: Freepik

Um dos problemas comuns da caspa é seu efeito na aparência estética, que se torna especialmente perceptível em pessoas com cabelos escuros.

Em alguns casos, a coceira é observada como um fenômeno concomitante, que causa desconforto e surge como resultado de coçar a cabeça frequentemente.

O efeito adverso da caspa se estende ao cabelo, que se torna quebradiço e opaco, racha nas pontas e começa a cair além do normal.

Publicidade

Se os sintomas forem ignorados e não houver medidas para eliminar a caspa, os bulbos ficam danificados, o estado geral da pele é agravado. Os principais fatores provocadores da caspa são:

  • Distúrbios metabólicos. O metabolismo é uma função fundamental do organismo, qualquer perturbação neste processo pode levar à formação de caspa.
  • A presença de doenças ativas. O trabalho do trato gastrointestinal e do sistema endócrino tem um impacto direto na condição da pele.
  • Fator hereditário. A predisposição genética é a causa de muitas enfermidades, inclusive no diagnóstico de doenças e patologias cutâneas.
  • Desnutrição. A ingestão insuficiente de componentes nutricionais, incluindo vitaminas e minerais, afeta negativamente o estado geral do corpo.
  • Mudanças hormonais. Substâncias biologicamente ativas se torna uma causa comum de caspa, especialmente em mulheres.
  • Excesso psicoemocional. A exposição prolongada ao estresse causa anormalidades estruturais que podem causar caspa.

O bicarbonato de sódio é eficaz para a caspa?

mulher coçando a cabeça

Mulher coçando a cabeça. Fonte: Freepik

Não há pesquisas que comprovem que o bicarbonato de sódio seja eficaz no combate à caspa. No entanto, há evidências clínicas de que o bicarbonato de sódio pode danificar o cabelo e irritar a pele.

De acordo com um estudo de 2014, o pH médio do couro cabeludo é de 5,5. Normalmente, a haste do cabelo tem um pH de 3,67. Manter esse equilíbrio é essencial para um cabelo saudável.

O estudo mostra que o bicarbonato de sódio tem pH 9, e o bicarbonato de sódio é um  alcalino, o que significa que tem um pH maior que 5,5. Portanto, o uso de shampoos e bicarbonato de sódio de pH diretamente alto pode levar a um aumento da caspa.

Cuidados inadequados podem causar caspa?

Caspa não significa que você tem o cabelo sujo, mas a maneira como você arruma seu cabelo ou os produtos que usa podem causar descamação no couro cabeludo.

Publicidade

Alguns produtos para colorir e modelar o cabelo deixam resíduos secos ou causam uma reação na pele que se parece com caspa.

Se você já tem caspa, não lavar o cabelo o suficiente pode fazer com que pareça pior porque as células mortas da pele se acumulam.

O aparecimento não está associado à falta de higiene, mas pode ser mais perceptível se a pessoa raramente lava e escova os cabelos.

Por que a caspa é perigosa?

mulher coçando a cabeça

mulher coçando a cabeça. Fonte: Freepik

As manifestações de seborreia causam desconforto físico e psicológico. A caspa não causa diretamente a queda de cabelo, mas o coçar excessivo do couro cabeludo pode danificar os folículos e causar queda temporária de cabelo e infecções secundárias.

Lavar ou tratar a caspa?

O tratamento para a caspa inclui lavar o cabelo com mais frequência ou por mais tempo e usar shampoos medicamentosos especiais vendidos em farmácias.

O padrão ouro para o tratamento são os shampoos de cetoconazol.

Como funciona o shampoo de cetoconazol

O cetoconazol é uma substância com forte efeito antifúngico. O cetoconazol inibe o crescimento e a reprodução do fungo.

É importante usar o shampoo de cetoconazol corretamente.

Para tratamento, deve ser usado 2 vezes por semana durante 2-4 semanas.

O que pode ser usado para prevenir a caspa?

caspa

Caspa. Fonte: Freepik

Para prevenção, você pode usar shampoos com cetoconazol uma vez a cada 1-2 semanas.

A luz solar também ajuda a suprimir o crescimento de fungos. Para a prevenção e controle, passe mais tempo ao sol, mas lembre-se de usar um filtro solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior para radiação intensa.

Remédios caseiros para controle da caspa

Óleo de coco

O óleo de coco pode melhorar a hidratação da pele e prevenir o ressecamento que piora a caspa.

Vários estudos identificaram as propriedades antimicrobianas do óleo de coco e seus compostos, embora os efeitos sobre uma cepa específica do fungo causador ainda não tenham sido estudados.

Babosa

De acordo com uma pesquisa, as propriedades antibacterianas e antifúngicas do aloe vera podem ajudar a proteger contra a caspa. No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar o efeito direto da babosa na caspa.

Caspa e seborreia são a mesma coisa?

A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica localizada no couro cabeludo. Como consequência de uma violação do processo de queratinização das células epidérmicas, as células da pele crescem e se dividem de maneira desigual, não têm tempo de passar por todo o ciclo de esfoliação e se unirem.

As partículas queratinizadas se misturam com as gorduras e formam escamas, razão pela qual a caspa aparece no couro cabeludo.

Como resultado desse processo, a olho nu, notamos uma abundância de escamas brancas a amarelo-claras que cobrem o couro cabeludo e às vezes são visíveis na roupa de uma pessoa.

Assim, as próprias escamas são células mortas da pele que se acumulam e podem causar coceira, vermelhidão e queimação, causando desconforto físico e psicológico.

Dieta e caspa: cuidado na alimentação

Para evitar a formação de caspa, é importante que seu corpo obtenha 3 nutrientes que estão presentes em qualquer dieta balanceada.

  1. Vitamina B6: encontrada no salmão, batata, banana, cogumelos, fígado, grãos.
  2. Vitamina E: encontrada em nozes, amêndoas, soja, cereais, peixes oleosos.
  3. A Vitamina A: encontrada em ovos, laticínios, manteiga, fígado.

O que excluir da dieta

Certos alimentos aumentam o risco de caspa.

  • Carboidratos rápidos, pois contribuem para a inflamação (doces,leite ou chocolate branco);
  • Produtos de farinha de trigo (pão de sanduíche, pão francês);
  • Produtos de panificação industriais;
  • Grãos triturados (arroz branco, massa de farinha branca refinada).

Beba mais água

A água é essencial para a saúde da pele em geral e do couro cabeludo em particular.

Assim, recomenda-se beber 1,5-2 litros de água por dia. Isso saturará seu corpo com umidade e manterá as células da pele funcionando corretamente.

Evite estresse

O estresse é uma das causas mais comuns. Estar deprimido pode piorar as condições da pele, incluindo o couro cabeludo, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia.

Adote um estilo de vida saudável

Um estilo de vida equilibrado e saudável é a base na luta contra a caspa. Assim, exercícios regulares ou caminhadas ao ar livre, a capacidade de relaxar, uma dieta balanceada e bom sono, todas essas atividades diárias têm um efeito positivo no estado do corpo em geral e no couro cabeludo em particular.

Você sabia que existem vários tipos de caspa?

Existem vários tipos, cada um com sua causa. Mudanças nos cuidados diários com os cabelos ou remédios caseiros podem ser suficientes para eliminar alguns tipos, enquanto outros podem exigir medicamentos prescritos.

Caspa “seca”

Este é um tipo comum. Ocorre com mais frequência durante os meses de inverno, pois o frio resseca a pele, incluindo o couro cabeludo. A lavagem frequente do cabelo com água quente também pode causar.

Como resultado, o couro cabeludo muito seco pode ficar irritado e desprender células da pele. As escamas, neste caso, são pequenas e brancas. O couro cabeludo pode não coçar muito. Assim, se a coceira ficar forte, pode ser necessária atenção médica.

  • Use um shampoo hidratante para prevení-la
  • Massagear o couro cabeludo com óleo de coco ajudará a aliviar a coceira e evitar o ressecamento.

Caspa “oleosa”

Quando as glândulas sebáceas produzem muito sebo, o cabelo fica oleoso. Além disso, o excesso de óleo pode se acumular, irritando o couro cabeludo e causando caspa.

Os flocos na pele oleosa são geralmente maiores do que os secos, mais amarelos e oleosos.

Quando é a hora de consultar um médico?

Mas se você usa shampoo anticaspa há várias semanas e ainda apresenta descamação, pode ser hora de consultar o médico.

Você também deve fazer isso se tiver outros sintomas, como coceira, vermelhidão intensa, inchaço, queda de cabelo ou lesões em outras partes do corpo.