Para ter uma pele saudável não depende apenas da genética ou do meio ambiente – até mesmo hábitos aparentemente inocentes podem afetar muito sua condição, tanto para melhor quanto para pior.

É hora de revisar seus hábitos e abandonar impiedosamente todos os que prejudicam você e sua pele.

1. Não usar protetor solar regularmente

De acordo com oncologistas, um em cada cinco adultos está sob risco de câncer de pele – e o gatilho mais importante que aumenta o risco de desenvolver essa doença é a radiação ultravioleta.

E mesmo que esteja nublado lá fora, você precisa de proteção: mesmo com tempo nublado, até 80% dos raios ultravioleta podem afetar sua pele. Portanto, é hora de adquirir o hábito de não sair de casa sem proteger a pele com um creme FPS.

Publicidade

E certifique-se de proteger seus olhos – eles também sofrem com a radiação ultravioleta.

2.  Você limpa sua pele com uma esponja ou pano

creme para pele

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A lavagem é uma parte importante da higiene diária, é importante limpar o rosto de manhã e à noite, mesmo que não use maquiagem. Mas em nenhum caso use esponja ou pano para lavar: em primeiro lugar, são produtos muito agressivos que podem danificar a pele do rosto.

E em segundo lugar, eles podem remover as defesas gordurosas naturais de sua pele – o que pode levar ao envelhecimento prematuro.

3. Você está acostumado a lavar o rosto com sabonete não indicado para a pele

Lavar o rosto ou o corpo com sabonete é uma péssima ideia. O alto nível de pH que o sabonete possui, desregula a pele oleosa natural e remove as defesas naturais.

Além disso, esses tipos de produtos podem causar danos à pele. Escolha produtos mais suaves e com pH neutro.

Publicidade

4. Você hidrata a pele irregularmente

Receitas caseiras para cuidar da pele

Mulher cuidado da pele. Foto: Freepik

Não só a pele seca precisa de hidratação regular, mas também a pele mista e até oleosa. Além disso, é melhor dar preferência aos óleos ou cremes, pois não só hidratam a pele, como as loções, mas também a conservam.

Além disso, as pomadas e os cremes protegem a pele de danos, o que é especialmente importante porque a pele é a primeira barreira para bactérias e infecções perigosas.

5. Você não limpa seu celular

Um telefone celular padrão contém germes mais perigosos do que portas de banheiros públicos e até mesmo assentos de banheiros.

E como os telefones celulares frequentemente entram em contato com o sistema respiratório e a pele, é importante limpá-los com lenços desinfetantes. Os médicos recomendam fazer este procedimento pelo menos uma vez por semana.

6. Você usa açúcar em excesso

O desejo excessivo por doces pode afetar negativamente o estado da sua pele: o fato é que as moléculas de açúcar se ligam às proteínas da pele, o que causa danos às fibras que mantêm a pele firme e elástica. Portanto, quanto mais doces você come, mais rápido sua pele envelhece.

Publicidade

7. Você dorme pouco

mulher dormindo

mulher dormindo – Foto: Freepik

A falta de sono afeta sua pele – literalmente. O fato é que durante o sono profundo todos os sistemas do nosso corpo são renovados, incluindo a pele – e se você não dormir o suficiente por muito tempo, sua pele simplesmente não terá tempo para se livrar das células mortas.

Durma bem: estudos mostram que mulheres que dormem horas suficientes acabam envelhecendo pela metade.

  • Confira também: Babosa no rosto: retarda o envelhecimento e melhora a elasticidade da pele

Veja como cuidar adequadamente do rosto

A primeira coisa a lembrar são as regras universais que explicam como cuidar da pele do rosto para manter (ou adquirir) um tom radiante uniforme, maciez e elasticidade e uma pele limpa sem inflamação.

Regra 1: cuidado com o produto escolhido para pele saudável

Para todos os tipos de pele, escolha produtos de limpeza suaves que sejam confortáveis ​​para você.

Sua principal tarefa é remover as impurezas duas vezes ao dia sem perturbar o pH da pele (de manhã, quando é necessário remover os restos do cuidado noturno e o excesso de sebo, e também à noite após um longo dia, quando a pele precisa ser limpo de maquiagem, partículas de fuligem, poeira e células mortas, misturado com sebo).

Regra 2: a pele ao redor dos olhos precisa de cuidado

pele negra

Mulher negra com a pele linda. Foto: Freepik

A pele ao redor dos olhos é mais fina, mais sensível e praticamente desprovida do mecanismo de proteção natural da epiderme – as glândulas sebáceas. Por isso, o atendimento deve ser especializado, levando em consideração as necessidades especiais das pálpebras.

Assim, marcas de dermatocosmetologia contam com produtos hipoalergênicos para essas áreas e foram testadas por oftalmologistas.

Recomenda-se aplicá-los com a ponta dos dedos ligeiramente recuada em relação à linha dos cílios de manhã e à noite após o tratamento principal.

Regra 3: hidrate bem a pele

Essa necessidade sempre vem em primeiro lugar: assim como o corpo humano precisa mais de água do que de comida, nossa pele precisa de mais hidratação do que, por exemplo, ativos antienvelhecimento.

A falta de hidratação no cuidado da pele leva à desidratação, o que provoca rugas precoces, aumento da formação de sebo, descamação e redução da resistência às influências externas diárias.

Como limpar e tonificar para uma pele saudável

O que você precisa para o cuidado diário da pele do rosto? Escolha os produtos certos e conheça passo a passo o esquema de cuidados!

A limpeza é um pré-requisito para o funcionamento normal da pele. Este é o procedimento básico antes da aplicação de todos os cremes nutritivos. Os cientistas provaram que a pele limpa absorve os componentes nutricionais dos cosméticos 30% melhor do que a pele poluída.

pele negra

Mulher negra com argila rosa no rosto. Foto: Freepik

Não negligencie a limpeza pela manhã. Mesmo que a pele esteja visualmente limpa, isso não significa de forma alguma que a pele não esteja contaminada.

As células trabalharam ativamente a noite toda, removendo toxinas e sebo da superfície. Elas devem ser removidas.

As principais regras para limpeza e tonificação diárias:

  • A limpeza é realizada de manhã e à noite. A principal etapa da limpeza intensiva deve ser à noite, quando a pele acumula impurezas durante o dia.
  • Para limpar a pele, a maquiagem é removida com meios especiais – primeiro dos olhos, depois de todo o rosto. Os cosméticos decorativos são removidos com produtos de maquiagem – mousses, espumas, géis. Eles são selecionados de acordo com o tipo de pele. Mousses e espumas são adequados para peles secas e normais, géis para peles oleosas.
  • Todos os produtos de limpeza, sem exceção, devem ser lavados com água. Os componentes que compõem os limpadores destroem gradativamente a membrana lipídica da pele, reduzindo sua capacidade protetora.
  • Após a limpeza, a pele é tonificada com um tônico ou loção, dependendo do tipo de pele. Esses produtos removem resíduos de água clorada, acalmam a pele e estabilizam o pH.

Com que frequência você deve usar um esfoliante e por quê?

sabonete para pele oleosa

sabonete para pele oleosa – Foto: Freepik

O principal cuidado para a pele saudável é a limpeza. Sem esse procedimento, é inútil usar outros cosméticos. O esfoliante é capaz de limpar completamente a pele e torná-la macia.

Mas seus tratamentos faciais diários não devem incluir esfregar. A intensidade de uso deste produto depende do tipo e condição da pele, sua sensibilidade, idade e estação. Frequentemente, uma esfoliação profunda é usada no máximo uma vez por semana.

Para não agredir a pele, é necessário usar esfoliantes com pequenas partículas esféricas ou hemisféricas. Os produtos são aplicados em movimentos circulares, o que ajuda a remover suavemente as células mortas da epiderme.

As partículas grossas do esfoliante podem ferir e arranhar a pele. Alguns esfregões contêm partículas que se dissolvem durante a aplicação. Esta limpeza é mais eficaz devido às enzimas contidas no esfoliante.

Por que é necessário usar soros para pele saudável?

O cuidado diário da pele inclui o uso de soros. Mas hoje eles continuam sendo uma ferramenta misteriosa para muitos. A gama de possibilidades do serum (soro) é enorme:

  • Hidrata e nutre a pele;
  • Ajuda na luta contra acne e manchas.

O soro contém um concentrado de substâncias ativas que podem resolver muitos problemas de pele. A principal característica do soro é que a profundidade de penetração de seus componentes é muito maior do que a de qualquer creme.

  • Veja também: Pele Negra: Dicas de cuidados, maquiagem e limpeza

Tipos de soro para pele saudável

Os produtos de cuidado diário da pele diferem em sua ação:

  • Soro hidratante. Elimina a inflamação da pele. Esses soros são essenciais para peles sensíveis e desidratadas. Eles serão especialmente úteis em climas quentes, quando a pele sofre de falta de umidade. Normalmente, os soros hidratantes contêm ácido hialurônico e glicerina. Devem ser usados ​​2 vezes ao dia.
  • Calmante. Adequado para pele sensível. Os soros contêm extratos de ervas, niacinamida e outras substâncias ativas.
  • Soro esfoliante. Elimine as células mortas da epiderme. Os soros são feitos à base de ácidos láctico, salicílico e outros. Eles são usados ​​apenas à noite.
  • Soro antienvelhecimento. Elimina a flacidez e rugas. Os soros contêm retinol, vitamina C e antioxidantes.

Quando você deve começar a usar produtos antienvelhecimento para pele saudável?

Receitas caseiras para cuidar da pele

Mulher com rosto bonito e firme. Foto: Freepik

O cuidado diário da pele em casa depende muito da idade. Mas surge a pergunta – quando começar a aplicar cosméticos antienvelhecimento?

Você precisa cuidar da juventude e da beleza da pele desde cedo. O primeiro “sinal” para o uso de cosméticos anti-idade é o aparecimento de rugas e perda de elasticidade.

Os processos de envelhecimento geralmente começam aos 25 anos. Isso não significa que a pele perderá sua aparência fresca e terá rugas.

O envelhecimento é um processo gradual de longo prazo e depende das características individuais do organismo.

As regras do cuidado diário da pele são individuais para cada pessoa. Não existe uma figura que sirva para todos para começar a usar o cuidado antienvelhecimento.

O cuidado diário da pele facial após os 25 anos deve ser baseado nas recomendações de um cosmetologista.

O principal conselho de uma esteticista para cuidar da pele a partir dos 35 anos é a utilização de produtos que visem a hidratação, proteção da radiação ultravioleta e manutenção do tônus.

Se você usar cremes antienvelhecimento prematuramente com medo de “envelhecer prematuramente”, esses procedimentos serão inúteis. Os cosméticos antienvelhecimento funcionam onde é necessário.

Se a pele for jovem, o creme anti-idade irá nutrir e hidratar a pele, mas não cumprirá sua função direta. Os cosméticos antienvelhecimento devem ser aplicados conforme indicado e sempre na hora certa.

O cuidado diário da pele após os 35 anos não deve ser selecionado por você mesmo. O cosmetologista irá prescrever produtos que são ideais para sua idade e condição de pele.