Se você tem percebido o bebê muito cansado, é natural que comece a ficar preocupado com essa situação. Afinal, o que pode estar causando esse tipo de desgaste no pequeno?

Na realidade, existem muitas variáveis que podem estar relacionadas com esse tipo de situação. Algumas delas são mais simples, outras podem requerer o acompanhamento médico.

Neste texto, apresentamos algumas possibilidades, mas lembre-se de levar o pequeno ao pediatra para investigar a causa do cansaço excessivo, combinado? Dessa maneira, você poderá cuidar melhor do seu filho, com a segurança de ter a visão de um especialista.

Agora, vamos ao post de hoje!

Publicidade

Veja também: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

bebê muito cansado

Bebê cansado e deitado de bruços enquanto boceja. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Bebê muito cansado: O que pode ser?

Como mencionamos anteriormente, existem muitos fatores que podem causar o cansaço excessivo no bebê. Estar atento aos sinais e sempre em comunicação com o pediatra é crucial nesses casos.

Vejamos algumas situações que podem deixar o bebê muito cansado:

  1. Falta de rotina de sono;
  2. Desidratação;
  3. Má alimentação;
  4. Distúrbios do sono;
  5. Dor e desconforto;
  6. Estímulos excessivos;
  7. Mudanças importantes na rotina;
  8. Temperatura inadequada na hora de dormir;
  9. Problemas respiratórios.

Agora, vamos entender melhor cada um desses pontos acima. Continue lendo para saber mais!

1. Falta de rotina de sono

Não existe solução mágica para o bebê muito cansado, se ele não tiver acesso a uma rotina de sono. Ao mesmo tempo, sabemos o quanto pode ser desafiador montar esse tipo de rotina!

Publicidade

No começo, os papais e as mamães podem, realmente, sentirem-se confusos com a rotina de sono do bebê. Por isso, é crucial conversar com o pediatra sobre as possibilidades ideais para o seu pequeno.

Aos poucos, a adaptação tende a acontecer, mas é importante buscar informações sólidas sobre a rotina para o seu filho. Lembrando que cada fase do crescimento pode ter uma quantidade específica de horas de sono e de sonecas no dia. Portanto, tire essas dúvidas com o pediatra e ajude o seu filho a ter uma rotina mais saudável, que o deixe mais energizado.

Veja agora: Rotina de sono para crianças: Veja algumas dicas!

bebê muito cansado

Bebê deitado na rede e bocejando de sono. Foto: Canva.

2. Desidratação pode deixar o bebê muito cansado

A hidratação é imprescindível na saúde de qualquer pessoa, inclusive nos bebês. Se o seu pequeno ainda está somente na fase da amamentação, a desidratação pode ocorrer apenas se a quantidade de mamadas não têm sido ideais.

Já em bebês mais velhos, a falta de ingestão de líquidos pode ser o motivo pelo qual o pequeno está se sentindo cansado. Sabe por quê? Porque quando estamos desidratados, há um menor volume de sangue e há um aumento na dificuldade de levar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.

Publicidade

A consequência? Um organismo que passa a viver “déficits” específicos, que podem resultar no cansaço excessivo. Fique atento a isso e, caso desconfie da desidratação, converse com o pediatra para entender o que fazer nesse caso.

3. Má alimentação

A má alimentação é outro ponto importante que devemos considerar. Se o bebê já iniciou a introdução alimentar, verifique que tipo de alimento tem sido oferecido a ele.

Será que ele está consumindo alimentos da forma adequada? Será que você tem oferecido os nutrientes essenciais?

Especialmente em casos de bebês que não amamentam mais, esse tipo de atenção deve ser constante. Infelizmente, por falta de informação, alguns pais podem cometer o equívoco de oferecer alimentos pobres em nutrientes e industrializados, que podem deixar o bebê muito cansado.

Inclusive, o açúcar excessivo pode ter esse efeito rebote. Lembre-se, o recomendado, por especialistas, é que crianças menores de 2 anos não consumam açúcar.

Em caso de dúvidas sobre a alimentação do seu filho, converse com um nutricionista infantil ou mesmo com o pediatra, para esclarecer quais caminhos seguir nesse caso.

Veja mais: Introdução alimentar na dieta do bebê: Como introduzir novos alimentos?

bebê muito cansado

Bebê bocejando com sono. Foto: Canva.

4. Distúrbios do sono podem deixar o bebê muito cansado

Os distúrbios de sono, apesar de não serem muito comentados, podem afetar alguns bebês, causando o cansaço excessivo ao longo do dia.

A apneia do sono é um deles. Como ocorre a dificuldade para respirar durante a noite de sono, o bebê pode acabar ficando muito cansado por conta disso.

Por isso, é importante observar a forma como o bebê tem dormido, se ele apresenta comportamentos diferentes durante o sono e, além disso, sempre comunicar o pediatra sobre alterações que são percebidas no padrão de sono.

5. Dor e desconforto

Quando você sente alguma dor, e fica percebendo a sensação negativa o tempo todo, você fica cansado? Possivelmente sim, não é? No caso dos bebês, ocorre algo semelhante.

Os pequenos ainda não têm discernimento para compreender a sensação de dor e, por isso, podem acabar ficando “exaustos” por conta disso.

Essas dores podem ser “simples”, como a dor do nascimento dos dentes ou mesmo a cólica intestinal. Porém, quando muito intensas, podem levar o bebê à fadiga.

O mesmo acontece com relação ao desconforto. Por exemplo, se a criança passa o dia com uma roupinha muito apertada, que causa desconforto e mal-estar físico, ela também poderá ficar irritada e, por isso, mais cansada.

Portanto, observar os sinais de dor e desconforto no bebê é importante para oferecer a ele mais bem-estar e reduzir a exaustão nesse sentido.

Veja também: Como saber se o bebê está com alguma dor?

bebê muito cansado

Bebê fofo e sonolento deitado de bruços. Foto: Canva.

6. Estímulos excessivos podem deixar o bebê muito cansado

Nosso cérebro não é uma máquina. Por mais incrível que ele possa ser, ele possui um limite de “processamento”, digamos assim.

Dito de outra forma, quando expomos o nosso cérebro a uma quantidade muito grande de estímulos, sejam eles táteis, visuais ou auditivos, podemos saturar o processamento do cérebro.

Ele acaba ficando muito cansado e exausto, o que pode refletir na sensação de fadiga e cansaço físico.

Para você entender melhor, imagine aquele dia de trabalho que você teve que resolver muitas coisas e precisou pensar em inúmeras soluções… Imaginou? Esse dia, possivelmente, pode ter gerado um cansaço mental significativo, correto? Pois é.

No caso dos bebês, devemos nos lembrar que eles estão aprendendo tudo sobre o mundo, logo, é muita coisa para a cabecinha deles entender naturalmente.

Agora, somar essa aprendizagem com muitos sons, brinquedos, pessoas falando, interação, estímulos de pessoas tocando no bebê, enfim, pode causar uma grande fadiga mental.

Fique atento a esse fator e lembre-se de proporcionar um ambiente tranquilo e confortável para o bebê.

7. Mudanças importantes na rotina

Um bebê está descobrindo o mundo, e tudo o que é novo pode causar sensações diferentes e até mesmo estresse no pequeno.

Se até então ele estava vivendo uma rotina específica, com horários para comer, dormir e brincar, e da noite para o dia tudo mudou, a dose de estresse pode ser um pouco maior do que o normal.

A consequência? Esse estresse também pode deixar o bebê muito cansado, pois ele pode ficar, a todo momento, tentando se adaptar à nova realidade.

Além disso, a ansiedade de não ter nada familiar e nenhum ponto de referência também tende a aparecer no momento, em alguns bebês.

Por isso, na hora de mudar algo significativo na rotina, lembre-se de fazer isso da forma mais gradativa possível, caso haja essa possibilidade, claro. Outra dica é oferecer situações e objetos familiares para o pequeno, que podem ajudá-lo a se adaptar melhor.

Veja também: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

bebê muito cansado

Mãe segurando no colo o seu filho que está dormindo. Foto: Canva.

8. Temperatura inadequada na hora de dormir

Quando vamos dormir, precisamos nos sentir confortáveis e aconchegados para conseguir, de fato, adormecer. Sem esses cuidados, podemos ficar com irritação e acabar tendo o sono interrompido.

Os pequenos também podem viver algo semelhante. Se a temperatura do quarto do bebê estiver muito quente ou muito fria, ele pode ter mais dificuldades para dormir.

Além disso, pode ficar acordando de hora em hora, prejudicando o próprio descanso.

A consequência? Um bebê muito cansado por não conseguir dormir horas a fio, como seria o ideal.

Portanto, comece a observar como está a temperatura do quarto onde o bebê dorme, verificando se ele pode estar com frio ou com calor, assim será possível escolher a roupa de cama mais adequada e usar corretamente o ar-condicionado.

9. Problemas respiratórios podem deixar o bebê muito cansado

Por fim, o bebê muito cansado pode ser reflexo de problemas respiratórios, desde os mais simples, como um resfriado, até os mais complexos, como no caso da asma.

Nesses casos, é importante observar a maneira como o bebê tem respirado, e buscar ajuda médica para descartar qualquer possibilidade de doença.

Se a questão é respiratória, é importante agir rapidamente, para que o tratamento ideal seja iniciado e o pequeno possa ter a sua saúde mantida.

Até porque, ficar esperando pode fazer com que o seu filho fique cada vez mais exausto, causando, inclusive, problemas no desenvolvimento.

Portanto, se você desconfia de que o bebê está dessa forma por conta de um problema respiratório, procure um médico o quanto antes.

Veja também: Imunidade infantil: 7 dicas de como melhorar a imunidade

bebê muito cansado

Bebê dormindo deitado de bruços. Foto: Canva.

Procure um pediatra para entender o motivo do bebê muito cansado

Lembre-se, se o seu bebê demonstra um cansaço muito elevado, é importante conversar com o pediatra para entender o que pode estar acontecendo, especialmente se as mudanças positivas na rotina não ajudarem.

Além disso, não se esqueça das visitas periódicas e de rotina ao pediatra, pois nesses momentos ele também pode avaliar a saúde geral do seu bebê e detectar possíveis problemas de saúde que devem ser tratados. 

Outro ponto importante: evite adiar demais a consulta caso você perceba um cansaço excessivo e até mesmo outros sintomas no seu filho. Esperar a solução aparecer, por conta própria, pode não ser a melhor opção, está bem?

A saúde do seu pequeno é uma prioridade, assim como o conforto dele. Nunca se esqueça disso, combinado?

Veja agora: