Montar um ritual do sono para bebês não é algo muito difícil. No começo, pode parecer desafiador, mas, aos poucos, é possível ir conquistando uma certa consistência. Neste texto do Mil Dicas de Mãe, elencamos algumas práticas que podem nos auxiliar nesse momento tão importante. Acompanhe e confira as dicas!

Ritual do sono para bebês

Bebê dormindo no seu bercinho. Foto: Canva.

Como montar um ritual do sono para bebês?

Para montar um ritual do sono para bebês nós devemos considerar fatores como: preparo do ambiente e preparo da criança. São dois aspectos diferentes, mas que se enlaçam de tal forma que contribuem tanto para o sono do bebê quanto para a agitação, quando feitos de forma equivocada. Na lista abaixo, apresentamos alguns aspectos que você pode considerar, veja só:

  1. Estabelecer o horário para o ritual do sono para bebês;
  2. Preparar um ambiente calmo;
  3. Dar um banho relaxante;
  4. Colocar um pijaminha confortável no bebê;
  5. Investir em um momento de massagem e conexão;
  6. Certificar-se que a fralda está limpa;
  7. Alimentar no ritual do sono para bebês;
  8. Investir em um ruído constante e agradável;
  9. Ser paciente também faz parte de montar um ritual do sono para bebês.

Para te ajudar a entender melhor cada um desses passos do ritual do sono para bebês, elencamos dicas e sugestões nos tópicos abaixo. Continue lendo.

Publicidade

1. Estabelecer o horário para o ritual do sono para bebês

Antes de qualquer coisa, é muito importante que saibamos quantas horas de sono o pequeno precisa. Essa quantidade pode ser conversada com o pediatra, para que seja personalizado para as necessidades energéticas do seu bebê. Depois de saber essa quantidade, torna-se mais fácil estabelecer um horário para o ritual do sono para bebês.

Esse horário deverá ser fixo, ou seja, todos os dias o ritual deverá acontecer relativamente no mesmo momento. Dessa maneira, torna-se possível condicionar o bebê para que ele sempre adormeça depois do ritual. Afinal, sempre que você começar esse momento de cuidado aconchegante, fará com que o bebê associe com a ideia de que é hora de dormir.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, descubra qual o horário à noite que pode ser dedicado ao ritual. Lembrando que acordar o bebê, de manhã, sempre no mesmo horário, também é importante, pois assim como ele precisa “repetir” as suas noites, o seu gasto energético ao longo do dia também deve seguir uma rotina para que seu relógio biológico se regule. Novamente, reiteramos que o pediatra pode te ajudar a encontrar o melhor horário nesse sentido.

Veja mais: Horas de sono: Descubra de acordo com a idade da criança!

2. Preparar um ambiente calmo

Preparar o ambiente é fundamental para que o ritual do sono para bebês realmente funcione. Isso quer dizer que o bebê precisa de um espaço que considere:

  • Uma temperatura adequada, que não seja nem muito quente e nem muito frio;
  • Uma roupa de cama limpinha e confortável;
  • Um espaço com uma luminosidade que não seja exagerada;
  • Cuidados com os ruídos no espaço;
  • Atenção aos estímulos visuais que possam ter no local;
  • E assim por diante.

Com esses cuidados, o ambiente ficará mais propício ao sono. Portanto, observe com atenção o que pode atrapalhar ou potencializar o relaxamento do seu filho.

Publicidade
Ritual do sono para bebês

Bebê dormindo de bruços com a boquinha aberta. Foto: Canva.

3. Dar um banho relaxante

Quem é que não gosta de tomar um banho bem relaxante e agradável antes de dormir, não é mesmo? Pois é! Você pode investir em um horário fixo para um banho super relaxante para o bebê. Esse banho pode contar produtinhos com cheirinhos bons, mas que sejam sempre adequados para o bebê, claro.

A água precisa estar em uma temperatura agradável, e você pode aproveitar o momento para oferecer uma massagem no seu bebê. Todos esses cuidados podem fazer com que ele se sinta mais calminho e pronto para adormecer, fazendo parte do ritual do sono para bebês.

Veja mais: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

4. Colocar um pijaminha confortável no bebê

Depois daquele banho agradável, é hora de colocar um pijama confortável no bebê, considerando sempre a temperatura ambiente. Deixar o bebê bem confortável nesse sentido, com uma peça que tenha um toque suave de algodão, pode proporcionar a ele sensações agradáveis que o ajudem a adormecer mais facilmente

5. Investir em um momento de massagem e conexão

Nesse momento de vestir o bebê, também é possível fazer uma massagem e se conectar com ele, conversando carinhosamente, olhando nos olhos, massageando o corpo, a mão, os pezinhos… Enfim!

Publicidade

Todo esse carinho pode fazer com que o bebê se sinta mais seguro, ao mesmo tempo em que proporciona uma série de sensações agradáveis que contribuem para uma noite de sono ainda mais revigorante.

Veja mais: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!

Ritual do sono para bebês

Bebê fofo dormindo no ensaio newborn. Foto: Canva.

6. Certificar-se que a fralda está limpa

Um ponto-chave que não pode ser “pulado” na hora de investir no ritual do sono para bebês é o de dar aquela olhadinha na fralda do bebê. Afinal, se ele tiver muito xixi poderá se sentir desconfortável na cama, o que prejudica na hora de dormir.

Colocar uma fraldinha limpa é outro ponto que pode contribuir para o bem-estar e, mais tarde, fará com que o seu bebê tenha muito mais subsídios para dormir bem e de forma agradável.

E lembre-se também de usar fraldas de qualidade, sem apertar demais e mantendo o conforto do bebê. Isso porque, alguns tipos podem causar irritação e alergia, e ficar de olho nesses aspectos é crucial.

Inclusive, se for do seu interesse, temos um conteúdo sobre as fraldas de pano, veja só: Mitos sobre a fralda de pano: Conheça os principais!

7. Alimentar no ritual do sono para bebês

O ritual do sono para bebês considera diversos aspectos relacionados com o conforto e o bem-estar da criança, como comentamos no começo deste texto. E um desses fatores, sem dúvidas, é a alimentação do pequeno.

Deixá-lo saciado antes de dormir, mas sem exagerar na quantidade de comida (especialmente se a introdução alimentar estiver acontecendo) é bem importante. O ideal é oferecer o suficiente para matar a fome do bebê e fazer com que ele se sinta confortável e bem.

Essa etapa, depois de relaxar com banho, massagem e roupinha limpa, pode fazer com que o bebê se sinta ainda melhor e pronto para tirar um soninho gostoso. Experimente.

Veja mais: Dicas de Amamentação: Confira 11 curiosidades sobre o leite materno

Ritual do sono para bebês

Bebê dormindo apoiado em uma lua de pelúcia em seu newborn. Foto: Canva.

8. Investir em um ruído constante e agradável

Muitos bebês se sentem mais confortáveis quando estão em um ambiente onde há um ruído constante e agradável, pois relembra um pouco o ambiente vivido dentro do útero materno.

Um exemplo de ruído nesse sentido é o ventilador. Deixar o ventilador ligado, mas não direcionado à criança, claro, pode fazer com que esse som ajude no ritual de sono para bebês. O pequeno poderá se sentir mais aconchegado e dentro de um espaço familiar, o que proporciona maior sensação de segurança e bem-estar.

Há quem também deixe, em um ambiente mais distante, o secador de cabelo ligado. No entanto, esse dispositivo pode consumir muita energia, além de que se ele se aquecer demais poderá causar um acidente doméstico.

Por isso, caso não haja um bom ventilador disponível no momento, considere a possibilidade de ligar um ruído em uma caixinha de som. Na internet é possível encontrar muitos ruídos que buscam reproduzir o som do útero materno e que podem ajudar nesses casos.

9. Ser paciente também faz parte de montar um ritual do sono para bebês

Por fim, lembre-se de que a paciência e a consistência serão pilares bem importantes no processo de adaptar o sono do bebê por meio de um ritual. Todos os dias essa atenção ao ritual e à rotina contribui para que o relógio biológico e o organismo da criança se adaptem a essa realidade.

No começo, pode parecer desafiador, e talvez você sinta que nem sempre dará certo. Isto é, haverá dias que a criança não dormirá no momento esperado de forma alguma, e tudo bem. O importante é seguir na consistência, estando ciente de que a frustração poderá aparecer de vez em quando.

Ritual do sono para bebês

Bebê lindo dormindo na cama. Foto: Canva.

Assim, diminuímos aquela ideia e aquela carga de que o ritual do sono para bebês deverá seguir uma regra rígida e que nunca dará errado. Às vezes dará errado sim. Até porque, a rotina da família pode sofrer com contratempos, a criança pode ficar doente, os próprios pais podem adoecer, e assim por diante.

Ter essas perspectivas em mente pode ajudar a montar um ritual de forma mais equilibrada, respeitando os limites e impasses de todos os envolvidos.

E lembre-se, ainda, que existem consultores de sono específicos para acompanhar famílias com bebês. Se esse atendimento fizer sentido para você, poderá ser uma boa alternativa. Pense nessas possibilidades e boa sorte na sua jornada!

Veja também: