A hidratação com óleo de coco é mais uma entre as várias utilidades desse item tão especial, usado na culinária e em tratamentos de beleza.

As pessoas mais ligadas em alimentação saudável e fitness, costumam adorar o óleo de coco por ele ser saboroso e versátil.

Mas agora ele está se tornando um fenômeno também em tratamentos de beleza, sobretudo a hidratação.

Existem várias maneiras de usar o óleo de coco para a hidratação. Você pode usar esse item para umectação ou misturado a outros produtos para fazer máscaras de tratamento capilar.

Publicidade

Saiba tudo sobre a hidratação com óleo de coco nos próximos tópicos desse artigo.

Por que fazer hidratação com óleo de coco?

hidratação com óleo de coco?

hidratação com óleo de coco – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A hidratação é um tratamento simples e extremamente necessário para reverter os danos ocasionados principalmente pelo excesso de calor devido ao uso de secadores, pranchas, produtos químicos e, danos ambientais em geral.

Ele óleo tem uma ação poderosa como umectante, além de ser extremamente nutritivo para os fios dos seus cabelos.

Você deve considerar ainda que o óleo de coco é um ingrediente totalmente natural, além de ser barato em relação a produtos de beleza convencionais.

Muitos produtos para a hidratação capilar contêm ainda ingredientes que são nocivos para a sua saúde.

Publicidade
hidratação com óleo de coco

hidratação com óleo de coco – Foto: Freepik

Ao contrário desses, o óleo de coco é uma gordura vegetal extraída do Cocos nucifera e só traz benefícios para a sua saúde de maneira geral.

Esse óleo beneficia os seus cabelos, pele, dentes, além de poder ser usado na alimentação, proporcionando bons resultados para o cérebro e sistema circulatório.

No entanto, existem algumas controvérsias em relação aos benefícios do óleo de coco para a saúde. Mas no caso da hidratação com óleo de coco, seja na pele ou cabelo, não existem contraindicações.

O único cuidado nesse caso é controlar a oleosidade para que você não tenha problemas com o aparecimento de acne.

O tratamento beneficia inclusive os cabelos, visto que a aplicação do óleo de coco nos fios promove a formação de um filme lubrificante, que auxilia na diminuição da perda de água e de proteínas, formando uma capa protetora.

Publicidade

Como fazer hidratação com óleo de coco?

hidratação com óleo de coco

cuidados do cabelo e pele – Foto: Freepik

A hidratação com óleo de coco e um ótimo tratamento para os cabelos, pois é fácil de se fazer e é barato.

Mas existe uma forma diferente de realiza-lo em cada tipo de cabelo. Então veja a seguir as peculiaridades.

Hidratação no cabelo crespo

Quando o cabelo é crespo, geralmente os fios possuem formato circular em todo o seu comprimento.

Isso faz com que se forme uma barreira ao deslizamento do óleo da raiz ao longo de todo o comprimento do fio.

Dessa forma, é preciso fazer a umectação frequente do cabelo crespo pra devolver a oleosidade natural.

Hidratação sem enxague

Para fazer a hidratação com óleo de coco sem enxague em cabelos crespos, você pode colocar um pouco de óleo nas mãos e espalhar calmamente no comprimento dos fios. Isso sem deixar que a raiz fique oleosa.

Os cabelos crespos podem ser bem diferentes e você deve dosar a quantidade de óleo que aplica.

Em alguns casos será necessário passar apenas nas pontas e, em outros, no comprimento todo. Vá com calma e encontre a dose ideal para que os seus cabelos não fiquem ensebados.

Hidratação intensa para cabelos crespos

Se você tem cabelos crespos, pode ajudar a restaurar a hidratação natural fazendo um tratamento intenso usando óleo de coco.

No dia em que for lavar os cabelos, espalhe uma quantidade generosa de óleo ao longo dos fios. Faça isso mecha por mecha.

Então deixe agir por pelo menos seis hora e depois prossiga com a lavagem normalmente, como você costuma fazer sempre.

Hidratação na pré-lavagem convencional

Os xampus comuns possuem lauril sulfato de sódio na sua composição. Essa substancia tende a comprometer a saúde do couro cabeludo.

Para evitar que isso aconteça, use um pouco de óleo de coco em toda a superfície do couro cabeludo antes da lavagem.

Hidratação com óleo de coco para o cabelo ondulado e liso

hidratação com óleo de coco

Mulher no espelho – Foto: Freepik

Os cabelos ondulados formam círculos mais abertos, enquanto que os lisos não os possuem. Isso permite que a gordura natural escorra pelo fio.

Quanto mais liso for o cabelo, mais facilmente o óleo chega até a extremidade do fio. Por isso esse tipo de cabelo pode se tornar bastante oleoso.

Sendo assim, esse tipo de cabelo não exige tanto cuidado com o processo de hidratação sem enxague.

Caso os seus cabelos fiquem demasiadamente secos você pode pegar uma pequena quantidade de óleo de coco e então espalhar pelas pontas dos fios apenas.

Hidratação intensa para cabelo ondulado e liso

Para fazer hidratação com óleo de coco mais intensa nos cabelos lisos e ondulados, você deve passar o óleo por todo o comprimento dos fios, fazendo mecha por mecha.

Depois de deixar repousar por pelo menos 6 horas, aí então você pode fazer a lavagem normalmente com xampu e condicionador que você sempre usa.

Pré-lavagem para cabelos lisos e ondulados

Os xampus convencionais danificam o couro cabeludo, fazendo assim com que seja preciso usar produtos que devolvam a saúde dessa região.

Sendo assim, você pode espalhar um pouco de óleo de coco por toda a área antes da lavagem. Só não se esqueça de remover muito bem o produto para evitar o excesso de oleosidade.

Faça a hidratação com óleo de coco com essas receitas milagrosas

hidratação com óleo de coco

hidratação com óleo de coco – Foto: Freepik

Além de usar o óleo de coco sozinho, você pode adicionar alguns outros ingredientes que potencializem os seus efeitos para obter uma hidratação mais profunda.

Veja a seguir algumas receitas que você pode fazer com ingredientes que tem em casa e deixar o seu cabelo macio e brilhante.

Hidratação com óleo de coco e máscara

Você pode usar o óleo de coco junto com a sua máscara capilar favorita. Para fazer isso, basta misturar os dois produtos e então aplicar por toda a extensão dos seus cabelos.

O ideal é que você deixe agir por pelo menos meia hora. Passado esse tempo pode lavar os cabelos normalmente e remover a máscara.

Se você puder usar uma touca térmica, isso ajuda a potencializar os resultados. Essa receita é fácil de fazer e um verdadeiro sucesso para deixar os fios sedosos.

Hidratação com óleo de coco e mel

cabelos cacheados

cabelos cacheados – Foto: Freepik

Para fazer a hidratação com óleo de coco e mel, você deve misturar uma colher de sopa de mel a uma colher de chá do óleo.

Antes de aplicar, lave os cabelos apenas com xampu. Passe a mistura nos fios úmidos e deixe descansar assim por pelo menos 40 minutos.

Essa receita dá um bom resultado porque o mel é um ótimo hidratante, enquanto que o óleo de coco funciona bem como umectante.

Hidratação com óleo de coco e ovo

cabelos ondulados

cabelos ondulados – Foto: Freepik

Pra fazer essa hidratação com óleo de coco, você precisa de duas colheres do óleo e 1 ovo.

Faça a aplicação nos fios secos e deixe agir por pelo menos uma hora. Depois disso, apenas enxague os cabelos. Antes de dormir, passe óleo de coco nos fios. Leve-os apenas no dia seguinte.

Essa é uma ótima receita não apenas para deixar os fios saudáveis e brilhantes, como também para acelerar o crescimento do seu cabelo.

Hidratação com óleo de coco e açúcar

Para fazer esse tipo de hidratação você vai precisar de 1 colher de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de açúcar (preferencialmente demerara) e 1 colher de sopa de tônico capilar.

Deixe a mistura agir por pelo menos 10 minutos. Depois enxague e faça a finalização com leave-in ou creme de pentear.

O açúcar é um ingrediente com propriedade hidratante, que ajuda a aumentar ainda mais o efeito do óleo de coco.

Essa é uma ótima receita para cabelos com danos profundos que precisam de um tratamento eficiente que devolva a saúde dos fios.

Hidratação com óleo de coco e babosa

"<yoastmark

Mulher passando creme – Foto: Freepik

A babosa é um ingrediente muito conhecido pelas suas propriedades de hidratar a pele e os cabelos.

Imagine só fazer uma hidratação com óleo de coco e ainda acrescentar a ela os principais benefícios da babosa.

Para obter os benefícios desse tratamento, misture a polpa de três folhas pequenas de babosa, com 1 colher de sopa de tônico capilar, 1 colher de sopa de máscara hidratante e 1 colher de sopa de óleo de coco.

Misture bem todos os ingredientes e aplique nos cabelos secos desde a raiz até as pontas, fazendo o movimento mecha por mecha.

Depois de deixar agir por pelo menos 1 hora, você pode lavar os seus cabelos como de costume. Esse tratamento vai ajudar a deixar os seus cabelos brilhantes e sedosos.

Além disso, ele contribui efetivamente contra a queda dos fios.

Conclusão

A hidratação com óleo de coco é um tratamento barato e muito eficiente para devolver a maciez e sedosidade a cabelos de todos os tipos.

Para fazer isso, você pode utilizar receitas simples, com ingredientes que você tem em casa e obter ótimos resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre a hidratação com óleo de coco e conheceu quais são as melhores receitas do momento, o que está esperando para começar agora mesmo?