No artigo de hoje, você vai ver dicas para um parto normal mais tranquilo. Afinal, esse é um momento único e especial, mas que pode gerar algumas inseguranças na mamãe.

Isso é normal! Principalmente, mulheres que estão na primeira gestação, com muita alegria pela vinda do seu filho, mas também com ansiedades normais dessa etapa inédita em sua vida.

E por isso, preparamos as melhores dicas para você colocar em prática enquanto arruma a mala da maternidade e providencia as lembrancinhas.

Vamos lá?

Publicidade
parto normal mais tranquilo

Mulher grávida segurando ursinho de pelúcia em frente sua barriga. Crédito da foto: Freepik

13 dicas para um parto normal mais tranquilo

Primeiramente, o parto é um momento muito especial para a mulher e para o bebê que está chegando ao mundo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O corpo da mãe foi moldado por anos de evolução para que tudo flua bem e a natureza faça o seu trabalho durante o parto normal.

Abaixo, vamos ver algumas dicas para um parto normal mais tranquilo e sem dor.

Parto normal mais tranquilo: 1. Exercite-se

Parir envolve preparação corporal, não tem como fugir disso. O processo de parto é uma atividade física, é intenso.

Por isso, uma das coisas que podemos fazer para facilitar o parir é auxiliar o bebê a se posicionar bem no corpo. Para isso, existem alguns exercícios que facilitam esse caminho. Portanto, os exercícios são muito importantes nessa fase.

Publicidade

Por isso, movimente-se, mas claro, sempre respeitando os limites do corpo. O objetivo aqui é manter o corpo em movimento, com exercícios adequados para essa fase.

Sendo assim, é ótimo para uma gestação que leve a um bom trabalho de parto.

Dentre as atividades prediletas das mamães estão Yoga e pilates, com muitas aulas para serem acompanhadas pela internet e turmas exclusivas para gestantes em academias.

Do mesmo modo, a caminhada é uma outra atividade muito boa para as gestantes. É ótima para estimular a dinâmica uterina, melhorar a circulação e a resistência cardiorrespiratória e aumentar a sensação de bem-estar na reta final. Além disso, caminhar ajuda o bebê a encaixar direitinho na pelve.

Alongamentos também são ótimos. Enfim, atividades que ajudem a trazer mais consciência corporal.

Ah, uma dica nas atividades físicas, o ideal é que a gestante esteja acompanhada, para o caso de sentir tonturas ou precisar de ajuda para levantar ou abaixar!

Publicidade

No momento do parto, é possível utilizar exercícios e posições em cada uma das fases, facilitando o encaixe e a passagem do bebê. Uma equipe experiente pode te auxiliar.

2. Alimente-se de tâmaras

Você sabia que as mulheres grávidas que comem tâmaras todos os dias têm menos probabilidade de precisar de medicação para progredir ou induzir o parto?

Sim, essa foi a conclusão de um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology dos Estados Unidos, que também revela que as gestantes chegam ao hospital com maior dilatação e menor tempo de trabalho de parto.

Isso ocorre porque as tâmaras contêm ingredientes que imitam a ocitocina, que é o hormônio que estimula o trabalho de parto, e deixa as contrações mais confortáveis.

Parto normal mais tranquilo: 3. Fortaleça os músculos do assoalho pélvico

Nove meses de gravidez é um teste de resistência para os músculos do assoalho pélvico.

Além dos órgãos dessa região, ela passa a sustentar o “novo” útero, com o bebê e os apêndices embrionários (placenta, líquido amniótico, cordão umbilical, etc.).

Por ser forte, o músculo dá mais sustentação ao útero e reduz a pressão sobre a bexiga. Além disso, a dor nas costas diminui também e a recuperação pós-parto tende a ser mais rápida.

A principal atividade de fortalecimento da área é o exercício de Kegel. É super simples e pode ser feito durante toda a gravidez.

A nossa dica é contrair os músculos, imaginando que os gases e a urina estão bloqueados ao mesmo tempo. Repita 20 vezes 2 vezes ao dia. Pode ser feito no trânsito, na frente da tevê ou até mesmo no trabalho.

Além disso, faça exercícios com a bola suíça (ou bola de pilates): sente-se na bola e mova vagarosamente os quadris de um lado para o outro. Em seguida, gire os quadris em um movimento circular. Dez repetições no sentido horário e dez no sentido anti-horário são suficientes por dia.

4. Durma bem

O último trimestre da gravidez traz um sono louco. Aproveite essa predisposição natural para dormir sempre que possível.

O estudo “Sleep Deprived No More: From Pregnancy to Early Motherhood” (Privação de sono nunca mais: da gravidez à maternidade inicial, em português), da ginecologista e obstetra norte-americana Jodi Mindell, indica que mulheres que dormiram menos que seis horas por dia no último mês de gestação tiveram trabalhos de parto mais longos e quatro vezes mais chances de partir para uma cesárea.

Abrace seu travesseiro de corpo e durma sem culpa!

Parto normal mais tranquilo: 5. Evite açúcar e farinha branca em excesso

A dica mais atual é evitar açúcar e alimentos que contenham farinha branca, especialmente após a 36ª semana de gestação.

Esses alimentos parecem inibir a ação da prostaglandina, o que acarretaria, em tese, em trabalhos de parto mais longos.

Três mulheres grávidas, sentadas em cima da bola de pilates. Crédito da foto: Freepik

Dicas para um parto normal mais tranquilo

Parto normal mais tranquilo: 6. Fortaleça as pernas

O parto normal vertical (ou seja, quando a gestante fica em pé) pode ser até uma hora mais curto que o horizontal (na posição deitada).

Para conseguir passar por ele sem ficar com todas as dores do mundo na sequência, pernas fortes são essenciais. O especialista em ginástica pré-natal Erin O’Brien, criador do DVD “The Complete Pregnancy Fitness”, ensina a deixá-las em forma com um exercício que pode ser feito em casa.

Coloque uma bola média entre sua lombar e uma parede e vá descendo o corpo, distanciando os pés da parede o máximo que conseguir. Quando chegar ao seu limite, pare e faça três séries de 15 agachamentos curtos. Suba lentamente e repita no dia seguinte.

7. Faça uma bela faxina em casa

Além de organizar a casa para receber o bebê, esse esforço físico ajuda no trabalho de parto.

A movimentação de uma faxina pode aumentar a pressão da cabeça do bebê sobre o colo, estimulando a produção de ocitocina.

Parto normal mais tranquilo: 8. Prepare a sua mente

O alinhamento entre mente e corpo e a clareza do que desejamos auxilia muito o processo. Visualizar o bebê chegando até você, de forma fluída, pode ser muito positivo pois o parto também tem uma elaboração mental.

Meditar faz bem à saúde de qualquer pessoa e para grávida é excelente. Para quem gosta de direcionamento, o app GentleBirth (disponível tanto em Apple quanto em Android) é muito interessante.

9. Equipe de parto

É importante que quem esteja junto com você no trabalho de parto entenda o que está acontecendo, conheça o processo.

O apoio e a segurança de quem está ao lado impacta diretamente, por isso, se puder, além do acompanhante, tenha uma equipe com pessoas experientes na condução do parto normal, que saibam te orientar nesse processo.

Nossa sociedade não está acostumada com o parto normal, inclusive os profissionais que não sabem promover cuidado, segurança e sutileza. É fundamental que os profissionais na cena do parto deixem a mulher segura, jamais coagida.

10. Coma alimentos leves e naturais

Uma dúvida recorrente é sobre a necessidade de jejum quando o parto for iminente. Não é recomendado, até porque a mãe vai precisar de energia para passar pelo processo de trabalho de parto.

Comidas leves e de fácil digestão são as melhores opções. Elas vão evitar a hipoglicemia e dar energia para a hora do nascimento. Cuidado redobrado caso você tenha pressão alta, evitando, nesse caso, todo tipo de comida gordurosa e com excesso de sódio.

parto normal mais tranquilo

Mulher concentrada, em trabalho de parto. Crédito da foto: Freepik

13 dicas para um parto normal mais tranquilo

11. Converse com outras mães

Isso mesmo, converse bastante. Cuidar da mente e da saúde mental também é muito importante para se preparar para o parto.

Conversar com as mulheres mais experientes da família pode dar um conforto e tranquilidade que esse momento pede.

Muitas são as ansiedades e dúvidas, mas logo o seu pequeno estará em suas mãos e todas ficarão em segundo plano.

12. Conheça os sinais do trabalho de parto

Saber como o seu corpo vai reagir quando o parto estiver próximo pode ajudar a manter a tranquilidade. O primeiro sinal é a contração, que no início costuma ter meia hora de intervalo entre uma e outra.

Entretanto, quando a gravidez está nos estágios finais, é comum a barriga se enrijecer e algumas contrações aparecem sem que o trabalho de parto tenha começado. A principal dica para identificar é a regularidade, pois quando é para valer, as contrações começam a ficar mais fortes e regulares.

Outro sinal, esse com dias de antecedência, é um muco amarelado que pode sair pela vagina. Ele é chamado de tampão mucoso e é normal. Caso aconteça sangramento vermelho vivo é importante procurar o hospital imediatamente.

13. Escolha bem a maternidade ou hospital, como o médico

Por último, reforçamos novamente a importância da equipe e do hospital. Isso ajuda muito a aliviar a ansiedade a certeza de que estará em boas mãos na hora do parto.

Optar por um hospital com uma estrutura adequada e com profissionais competentes é primordial para um parto seguro e tranquilo.

parto normal mais tranquilo

Pés de um bebê recém nascido, mãos da mãe segurando. Crédito da foto: Freepik

O parto é um momento único

Por fim, tenha em mente de que o parto nem sempre será da forma que desejamos ou idealizamos. Por isso, quanto mais preparados estivermos para aceitar isso, mais fluído o processo será.

Então, quanto mais puder estar cercado de pessoas que vão te dar apoio e segurança, melhor será.

O que conta, no fim, é termos uma experiência positiva do processo de pré-natal e parto. Nem sempre será rápido, não é possível oferecer garantias de como será, mas pode sim ser uma experiência acolhedora, segura e bem cuidada.

Lembre-se de que cada corpo é um, cada mulher é uma e cada processo é único.

Continue acompanhando nosso blog Mil Dicas de Mãe para mais artigos sobre maternidade.

Até!