Com que frequência devo limpar o ouvido do bebê?
Saiba que a limpeza do ouvido faz parte da higiene do bebê e deve ser feita todos os dias depois do banho.
Ou seja, o ouvido do bebê pode ser limpo diariamente após o banho dele, seguindo os passos indicados acima por nós.
Esta rotina é capaz de manter o canal auditivo sempre livre de excesso de cera que pode afetar a audição e provocar infecções.
Porém, caso exista um acúmulo de cera excessivo, é aconselhado consultar o pediatra para fazer uma limpeza profissional e avaliar se existe algum problema com o ouvido.
Quando devo ir ao pediatra?
Já sabemos que a presença da cera é perfeitamente normal, sendo naturalmente drenada por um pequeno canal dentro do ouvido.
No entanto, quando existem problemas no ouvido, a cera pode apresentar variações de cor e de espessura, tornando-se mais líquida ou espessa, sendo recomendado ir ao pediatra para que seja feita uma avaliação.
Além disso, quando existe um problema, o bebê pode apresentar outros sinais como esfregar as orelhas, enfiar o dedo no ouvido ou até ter febre, se estiver se desenvolvendo uma infecção.
Nestes casos, a consulta com o pediatra é fundamental, pois assim é possível que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado o quanto antes.
Close de um bebê recém nascido dormindo, com a mão perto da orelha. Crédito da foto: Freepik
Como evitar inflamações no ouvido?
As inflamações no ouvido, também conhecidas como otites, pode ser prevenidas com medidas simples.
Entra elas estão: secar bem o ouvido do bebê após o banho, limpar bem a parte externa e a parte de trás das orelhas do bebê como já mencionamos acima, bem como não deixar os ouvidos do bebê debaixo da água durante o banho.
Essa última dica – proteger as orelhas da entrada de água principalmente na hora do banho -, é fundamental para manter o bebê longe de infecções e dores de ouvido.
Caso ocorra durante o procedimento do banho, vire a cabeça do bebê de um lado e do outro afim que toda a água acumulada escorra e seque de forma cuidadosa com uma toalha macia.
Lembrando que jamais deve ser introduzido nenhum objeto para secar a parte interna do ouvido.
A cera de ouvido ou cerume como é conhecido, ao contrário do que muitos imaginam não é simplesmente sujeira, mas sim uma substância natural produzida pelo corpo que mantem a saúde do ouvido.
A cera é a secreção das glândulas ceruminosas localizadas na região interna do ouvido, que tem por função manter hidratada e evitar a entrada de qualquer partícula prejudicial à saúde do ouvido, como poeira e outros tipos de sujeira.
E para que serve? A cera de ouvido tem por função também auxiliar na eliminação de restos de substâncias e demais detritos que possam ter entrado no canal auditivo.
Portanto, a existência dela não é um problema, mas sim o acúmulo e o excesso em si. Por isso é que deve-se manter a higiene correta da área.
O processo normal da cera de ouvido é de se acumular, ressecar e sair naturalmente pelo canal auditivo, por isso é considerado auto-limpante.
Todavia, nem sempre esse processo é realizado, ocasionando o acúmulo interno que, na grande maioria dos casos, é causado pelo uso do cotonete de forma errada. Acontece que, ao invés de retirar as secreções externas, ele acaba empurrando ainda mais a cera para dentro.
Mamãe limpando o ouvido do bebê. Crédito da foto: Freepik
Esse acúmulo dentro do canal auditivo pode gerar alguns problemas, tais como:
- Infecção;
- Dor de ouvido;
- Coceira;
- Diminuição na capacidade auditiva;
- Zumbidos internos.
Assim que perceber esse excesso de cera de ouvido, não se deve tentar retirar sozinho em casa e sim procurar um otorrinolaringologista que avaliará o caso.
Se necessário, o profissional irá realizar uma lavagem para retirada da cera acumulada ou efetuará o procedimento com o auxilio de uma pinça. Ambos são procedimentos indolores e bem rápidos.
Por esse motivo, reforçamos que a melhor forma de evitar o acumulo de cera de ouvido é efetuar a limpeza na parte externa com a ajuda de um tecido umedecido.
Por fim, tenha em mente que o bebê e a criança desidratada tendem a produzir ainda mais cera de ouvido, por isso ofereça sempre muito líquido, mantendo-a bem hidratados.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o ouvido do bebê, mais especificamente quando der dor nele, quais os sintomas e tratamentos.
Doutor examinando a orelha do bebê com um instrumento médico (otoscopio). Crédito da foto: Freepik
Dor de ouvido do bebê: sintomas e remédios
Como dissemos acima, a dor de ouvido no bebê pode ser percebida por meio de alguns sinais e sintomas que o bebê pode apresentar.
Eles podem variar de bebê para bebê de acordo com a causa. Veja as principais:
- Irritabilidade;
- Choro;
- Falta de apetite;
- Febre que não passa de 38.5ºC, em alguns casos;
- Dificuldade para mamar e o bebê pode inclusive rejeitar a mama;
- Colocar a mãozinha na orelha muitas vezes;
- Dificuldade em repousar a cabeça de lado;
- Balançar a cabeça para os lados muitas vezes.
Além disso, no caso da dor de ouvido ser causada pela perfuração do tímpano, pode haver também mal cheiro na orelha e pus, o que em alguns casos pode causar perda auditiva momentânea, mas que se não for devidamente tratada pode tornar-se permanente.
Essa situação é bastante desconfortável e pode acontecer por diversas causas.
Principais causas da dor de ouvido
A principal causa de dor de ouvido em bebê é a otite, que corresponde à inflamação do canal auditivo devido à presença de vírus ou bactérias no ouvido, ou acontecer devido à entrada de água no ouvido, o que também favorece a inflamação e causa dor de ouvido no bebê.
Além da otite, outras situações que podem causar dor de ouvido no bebê são a presença de objetos no canal auditivo, aumento da pressão no ouvido, que é comum de acontecer em viagens de avião, etc.
Pode ainda ser decorrência de outras doenças infecciosas como gripe, caxumba, sarampo, pneumonia e virose, por exemplo.
Dependendo da causa, a dor de ouvido no bebê pode passar sem que seja feito tratamento. No entanto, caso a dor seja persistente e sejam notados outros sintomas como febre e presença de secreção no ouvido, é importante ir imediatamente ao pediatra.
Assim, é possível que ele faça uma avaliação, identifique a causa e inicie o tratamento, caso seja necessário.
O tratamento pode envolver o uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, no caso de infecção por bactérias. Leia mais abaixo sobre os remédios!
Veja aqui: 5 dicas para amenizar o incômodo nos ouvidos das crianças no avião.
Mãe colocando remédio no ouvido do bebê. Crédito da foto: Freepik
Remédios para dor de ouvido do bebê
Por último, os remédios para dor de ouvido no bebê devem ser indicados pelo pediatra de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo bebê e causa da dor.
Assim, alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico são:
- Analgésicos e antipiréticos, como Dipirona ou Paracetamol, para alívio da dor e da febre;
- Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, para alívio da inflamação e dor;
- Antibióticos, como Amoxicilina, que somente devem ser utilizados quando a infecção é causada por bactérias.
Lembre-se: é importante que os remédios só sejam dados ao bebê após indicação do pediatra, pois assim o remédio mais adequado será indicado, bem como a frequência de uso e a dose certa, evitando efeitos adversos.
Opções de tratamento caseiro
Existem ainda opções de tratamentos caseiros, usados de maneira complementar para aliviar a dor de ouvido do bebê (mas nunca em substituição do remédio passado pelo médico).
Uma alternativa é passar uma fralda de pano com o ferro de passar roupa e colocar perto do ouvido do bebê depois de morno. É necessário ter em atenção a temperatura da fralda para não queimar o bebê! A temperatura quentinha pode aliviar a dor.
Além disso, durante o tratamento é importante que a mamãe ofereça muitos líquidos e comidas pastosas, como sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas ao bebê.
Este cuidado é importante, pois muitas vezes a dor de ouvido está relacionada à dor de garganta e o bebê pode sentir dor ao engolir. E, quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido irá se recuperar.
Agora que você, mamãe, já sabe qual a forma correta de limpar o ouvido do bebê, com um passo a passo completo, e já tirou outras dúvidas sobre o assunto, confira também:
Continue acompanhando o nosso blog Mil Dicas de Mãe!
Até a próxima.