Quer saber como garantir a segurança das crianças nas férias? Então confira no artigo a seguir!

Nessa época do ano, os pequenos estão em casa de férias, onde passam boa parte do tempo e aproveitam para descansar e brincar bastante.

E, mesmo sob o olhar cuidadoso dos pais e cuidadores, é preciso estar atento ao risco de acidentes e saber como preveni-los.

Além disso, sabia que os acidentes ocorrem mais no ambiente doméstico do que na escola? Sim! E, por isso, é preciso aprender com esse fato e refletir sobre as principais causas dos acidentes que ocorrem nesse ambiente, em cada faixa etária.

Publicidade

E para tanto, é preciso aprender com a experiência refletindo sobre as causas dos principais acidentes que ocorrem em cada faixa etária.

Às vezes, é preciso segundos para algum acidente acontecer, por isso veja abaixo dicas de como evitar!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
segurança das crianças nas férias

Crianças brincando de futebol dentro de casa. Crédito da foto: Freepik

Dicas para garantir a segurança das crianças nas férias: confira!

Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os dias, 10 crianças perdem a vida e mais de 300 são internadas por motivos acidentais no país. Porém, 90% de todos esses casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.

1. Para viajar ou passear de carro, use sempre a cadeirinha

Primeiramente, use sempre a cadeirinha o andar de carro com seus filhos pequenos.

Ou seja, não importa se a viagem ou o passeio é longo ou curto, mas os dispositivos de retenção veicular infantil (como: bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) são itens indispensáveis para a segurança das crianças no carro.

Publicidade

Sendo assim, o uso correto desses equipamentos evitam em até 71% a morte de meninas e meninos em caso de colisão. Ufa!

Por isso, seja no carro dos pais, dos tios ou dos avós, nunca deixe de utilizar a cadeirinha certa para a idade, peso e altura da criança que será transporta.

Essa simples atitude salva vidas!

2. Certifique-se de que sua casa é totalmente segura

Se você e sua família irão passar as férias em casa, nós recomendamos que você realize uma verdadeira inspeção no ambiente para ter certeza de que é totalmente seguro, seja na parte interna ou externa.

Apesar de que, provavelmente, a sua casa já está equipada e preparada há muito tempo para garantir a segurança das crianças que vivem nelas, é sempre bom dar aquela revisada novamente, não é mesmo?

Principalmente, porque nas férias as meninas e meninos terão mais tempo livre para brincar e, é claro, eles querem aproveitar ao máximo.

Publicidade

Além isso, as crianças possuem grande curiosidade e imaginação, por isso os adultos devem aproveitar esse período para redobrar a atenção e evitar quaisquer acidentes. Afinal, não queremos deixar nada tirar a alegria dessa época!

Por isso, passar por cada cômodo e observar se ele é seguro pode evitar que muitos acidentes aconteçam. Certifique-se que não haja nenhum produto ou objeto perigoso ao alcance dos pequenos, ok?

Caso encontre algo que represente um risco, guarde-o em local fora do alcance das crianças. Atente-se principalmente aos produtos de limpeza, higiene e medicamentos.

Após essa inspeção, os pequenos poderão brincar livremente pelo ambiente!

segurança das crianças nas férias

Menininho andando pela casa. Os pais estão sentados em uma mesa ao fundo, na sala. Crédito da foto: Freepik

Veja como garantir a segurança das crianças nas férias

3. Faça uma inspeção em todos os brinquedos das crianças

Em seguida, separe um tempo para olhar todos os brinquedos das crianças à procura de danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca.

Observe se alguma parte pequena está prestes a se soltar, se existem partes quebradas com pontas afiadas ou arestas etc.

Caso encontre algum problema, conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja seguro para ser utilizado.

Também tome cuidado com aqueles brinquedos que contem pecinhas de imã. Por exemplo, em 2006, a Comissão de Proteção ao Consumidor dos EUA, em cooperação com a empresa Mattel, anunciou o recall de bonecas e acessórios da boneca Polly com imãs.

Isso foi devido ao grande número de acidentes de crianças que os colocam dentro da orelha ou na boca e deglutem acidentalmente causando aderência de alças intestinais, perfurações, necessitando até de cirurgias.

Já em maio de 2021, médicos britânicos alertaram que imãs comumente encontrados em brinquedos têm o potencial de causar acidentes graves.

Na ocasião, houve um aumento de cinco vezes no número de casos em que as crianças precisaram de internação hospitalar após engolir esses objetos. Os especialistas dizem que nem sempre estes brinquedos vem com alertas deste risco.

Porém, apesar disso, ainda é possível encontrar, em uma pesquisa rápida no Google, a existência de vários jogos e brinquedos magnéticos. Então, tome cuidado com eles e opte por brinquedos que não possuam peças pequenas separadas.

4. Atenção ao empinar pipa

Do mesmo modo, soltar pipa é muito divertido, mas é importante sempre lembrar que essa brincadeira deve ser realizada em lugares abertos, como parques, campos e praças.

Além disso, é importante evitar lajes e lugares próximos da fiação elétrica, pois a pipa pode enroscar no fio e provocar descargas elétricas (choques) com consequências graves ou fatais.

Além disso, é importante frisar que o uso de cerol é crime e não deve nunca ser utilizado, em hipótese nenhuma.

Garotinha sentada em um skate, sorrindo, usando roupa amarela e capacete verde. Fundo lilás. Crédito da foto: Freepik

Confira as melhores dicas para garantir a segurança das crianças nas férias

5. Para andar de patins, bicicleta ou skate, não se esqueça dos equipamentos de segurança

Do mesmo modo, não se esqueça dos equipamentos de proteção para as crianças que forem aproveitar os dias de folga para andar de bicicleta, skate ou patins.

Portanto, lembre-se sempre de protegê-las com capacete, cotoveleiras e joelheiras. Esses equipamentos ajudam a evitar lesões graves, como traumatismo craniano, em caso de queda.

Certifique-se, ainda, que esses brinquedos serão usados em ambientes seguros, longe de escadas ou piscinas, por exemplo. O ideal é que essas atividades sejam realizadas em um parque, longe do trânsito.

6. Atenção a parquinhos, brinquedotecas e outras atividades lúdicas

Aproveitar os dias de descanso para levar as crianças para realizarem atividades diferentes do que elas estão acostumadas é um excelente programa para as férias.

Por isso, ir em parquinhos e outros locais que oferecem espaços de brincadeiras para as crianças é uma ótima opção!

Contudo, antes de permitir que os pequenos brinquem livremente nesses locais, verifique as condições de segurança de brinquedos.

Veja se não há peças ou parafusos soltos, se os brinquedos estão livre de ferrugem, se não há farpas ou hastes pontiagudas soltas, etc.

Caso a criança vá realizar uma atividade que requer a utilização de equipamentos de segurança, informe-se sobre a validade dos equipamentos e verifique as condições de conservação.

Por fim, também procure saber se há monitores para cuidar das crianças no ambiente. Dessa forma você pode evitar que acidentes aconteçam.

7. Cuidado com as comidas

Da mesma forma, é fundamental ter uma atenção especial com a oferta de determinados alimentos às crianças, como: salsicha, uvas, jabuticabas, tomate cereja, entre outros outros.

Esses alimentos podem obstruir a orofaringe, engasgando as crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de mastigação e deglutição como os adultos. Portanto, eles precisam ser fatiados de forma que não causem engasgo.

O mesmo se aplica aos cuidados com balões de látex, as bexigas, que quando estouradas ou murchas podem ser deglutidas e sufocar uma criança. Há muitos casos de crianças que engasgam com alimentos ou bexigas, nos hospitais.

Veja aqui alguns alimentos proibidos para bebês.

Menininha nadando em piscina, com uma boia laranja em cada braço. Crédito da foto: Freepik

Dicas para garantir a segurança das crianças nas férias: confira!

7. Fique de olho nas crianças quando estiverem na piscina ou na praia

Por último, fique supervisionando constantemente as crianças para garantir que elas estejam seguras na piscina, praia ou rio.

Essa atenção é muito importante, porque em apenas segundos ou em uma distração pequena é possível ocorrer algum acidente.

Portanto, para garantir a segurança de meninas e meninos, é completamente importante a presença atenta de um adulto.

Além disso, o equipamento de segurança mais indicado é o colete salva-vidas, ou mesmo aquelas boias de colocar nos braços da crianças.

Já as boias infláveis e outros objetos em que a criança fica em cima, passam uma falsa sensação de segurança, pois elas podem furar, virar com a criança ou não estabilizar adequadamente a cabeça e o tronco dos pequenos fora d’água.

Se estiver em um ambiente público, verifique se há salva-vidas no local e siga sempre as recomendações desse profissional.

Além disso, cuidado com bacias e baldes de água, nunca deixe um bebê brincando sozinho, pois ele pode escorregar, mergulhar a cabeça e não conseguir sair, como ocorreu com o irmão do famoso cantor Ray Charles.

Outras dicas para garantir segurança das crianças nas férias são:

  1. Cuidado com as cortinas! Sabemos que cordões das cortinas podem enforcar uma criança que se enrola nele sem querer ou brincando.
  2. Cuidado também com janelas, sacadas e escadas sem proteção, já que existe o risco de acidentes por quedas desses lugares.
  3. Nunca deixe a criança na cozinha perto de panelas quentes, cafeteiras, etc. Não deixe na beirada do fogão ou na mesa. Além disso, é de grande importância de manter as panelas e recipientes com o cabo voltado para dentro e afastados da borda do fogão, pia ou outro suporte, devido ao risco de esbarrarmos neles e nos queimarmos.
  4. Outra dica é não deixar a criança correr comendo o lanche ou fruta, nem com o garfo ou tesoura na mão.

Com esses cuidados que listamos acima, temos certeza que a diversão será garantida para você e toda sua família!

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas incríveis de mãe!

Leia também: