O leite materno é o melhor alimento para uma criança, criado de acordo com todas as suas necessidades. Quer saber como amamentar corretamente? Basta seguir as recomendações desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde.

Mãe amamentando sua filha

Mãe amamentando sua filha – Foto: Freepik

Pode ser mais fácil começar a amamentar com sucesso quanto mais cedo a mãe colocar o recém-nascido ao seio.

Hoje, muitas maternidades seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A equipe explica às parturientes como amamentar e as ajudam a superar todas as dificuldades possíveis.

Publicidade

O bebê é colocado no seio da mãe assim que nasce. Nesse momento, o bebê conhece a mãe, se acalma após o difícil processo do parto, e o corpo feminino percebe que a gravidez está resolvida e recebe um potente sinal para a produção de leite.

Em seguida, o bebê é lavado, enfaixado e dado à mãe novamente para uma alimentação mais longa.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A essa altura, a mãe ainda não produziu leite, mas durante a gravidez surge o colostro (um fluido nutritivo espesso), que será o principal alimento da criança pelos próximos dois a três dias.

Como amamentar corretamente

É importante ajudar seu bebê a mamar corretamente. Assim, certifique-se de que quase toda a aréola esteja na boca do bebê, não apenas o mamilo.

Mãe e bebê

Mãe e bebê – Foto: Freepik

Se o bebê não pegar a mama corretamente, ou se a pegada piorar durante a refeição, coloque um dedo mínimo no canto da boca do bebê e ele a soltará. Em seguida, coloque o recém-nascido na mama corretamente novamente.

Publicidade

Deixe o bebê mamar o quanto ele precisar. Ele não será capaz de comer demais e o próprio processo de alimentação acalmará o bebê.

Além disso, a estimulação dos mamilos irá acelerar a contração do útero e iniciará o processo de recuperação do corpo.

Como amamentar corretamente: primeiras mamadas

Mulher alegre amamentando criança

Mulher alegre amamentando criança – Foto: Freepik

Se, após o parto, a mãe e o bebê estão bem, são internados em uma enfermaria conjunta, onde permanecem até a alta.

Nesses dias, é importante amamentar seu bebê com frequência. Assim, o recém-nascido receberá a nutrição necessária na forma de gotículas de colostro, e a sucção prolongada acelerará o fluxo do leite materno.

Até que o leite saia, o bebê é alimentado com colostro. Mas para conseguir isso, o bebê tem que sugar intensamente.

Publicidade

Existem recém-nascidos que estão prontos para trabalhar em seus seios 24 horas por dia. E há bebês mais preguiçosos e crianças debilitadas que não querem comer ou dormem constantemente.

Sobre mamadeiras

Se você der a fórmula para um bebê, ele entenderá muito rapidamente que é muito mais fácil obter o suficiente desta forma e recusará a forma natural de alimentação.

Se a mãe está planejando amamentar, então você não deve dar mamadeira ao bebê e sim oferecer o peito com mais frequência.

Como amamentar corretamente: deixe o bebê comer quando quiser!

Mãe amamentando bebezinho

Mãe amamentando bebezinho – Foto: Freepik

Hoje, a OMS recomenda alimentar bebês “sob demanda”. Esta regra é importante pelos seguintes motivos:

  • O bebê tem um estômago muito pequeno e o leite é digerido muito rapidamente. Portanto, não pode haver nenhum intervalo de 3 horas durante o período neonatal.
  • A alimentação sob demanda ajuda o recém-nascido a se adaptar à vida fora do útero, onde é alimentado continuamente pelo cordão umbilical.
  • O bebê não só mama no peito, ele acalma e se comunica com a mãe, e isso é muito importante nas primeiras semanas de vida.
  • O corpo da mãe “se sintoniza” com a criança, as glândulas mamárias produzem tanto leite quanto o bebê precisa. Para que esse sistema de regulação funcione, você precisa amamentar.

O próprio bebê sabe de quanto leite precisa. Assim, um recém-nascido pode sugar por muito tempo e dormir com o seio na boca. Seja paciente, este período passará rápido e uma alimentação bem estabelecida irá ajudá-lo por muito tempo.

Alimente sempre, até mesmo à noite!

Linda mãe amamentando

Linda mãe amamentando – Foto: Freepik

Até cerca de um mês de idade, a criança come à noite tanto quanto durante o dia. Então, o sono entre as mamadas fica mais longo.

No entanto, é necessário alimentar o bebê pelo menos 2-3 vezes por noite durante todo o período de amamentação, mais perto da manhã (geralmente às 3,5 e 7 horas). São as mamadas da tarde que estimulam a produção de leite ao longo do dia.

Água e alimentos complementares

como amamentar corretamente

Jovem amamentando – Foto: Freepik

O leite materno é um alimento incrível. Ele equilibra fluidos e nutrientes exatamente na proporção em que a criança precisa deles.

Quando está quente e a criança com sede, mais leite é produzido. Conforme a criança precisa ganhar peso e crescer, há leite mais nutritivo. Portanto, um bebê de até 6 meses de idade não precisa de alimentos ou suplementos complementares.

Como amamentar corretamente: cuidado das mamas

como amamentar corretamente

Jovem mãe amamentado seu filho – Foto: Freepik

  1. Primeiramente, para manter seus seios limpos, apenas enxágue-os uma vez por dia durante o banho. Não é necessário lavá-lo com água e sabão antes de cada mamada.
  2. Após a amamentação, a pele seca da aréola pode ser lubrificada com óleo vegetal (azeitona, amêndoa).
  3. Por fim, você precisa usar um sutiã confortável de algodão com alças largas, sem aros.

Como amamentar corretamente: até que idade o bebê deve ser amamentado?

como amamentar corretamente

Bebê mamando – Foto: Freepik

A OMS recomenda continuar a amamentar por até dois anos. Assim, o leite materno ajudará seu bebê a lidar mais facilmente com doenças. Além disso, o seio acalma o bebê e faz com que ele e sua mãe se sintam mais à vontade em momentos de crise.

Por fim, conte com as recomendações listadas, observe o bebê e você proporcionará ao seu bebê uma alimentação longa e completa sem problemas.