Existem diferentes tipos de mamilos, cada um com sua especificidade e anatomia. Claro, deve ficar claro que ter um certo tipo de mamilo geralmente não traz vantagens ou desvantagens significativas. Mas vamos falar sobre o bico do seio invertido, ele prejudica na amamentação?

Em suma, toda mulher deve conhecer seu próprio corpo e aprender a cuidar dos mamilos, principalmente durante a amamentação. Para tornar esta tarefa mais fácil, discutimos primeiro sobre os diferentes tipos de mamilos abaixo.

bico do seio invertido

Mãe deitada amamentando bebê – Foto: Freepik

1. Bico do seio comum

Os mamilos comuns são assim chamados porque estão presentes na maioria das mulheres. No estado normal, ou seja, quando a mulher não está amamentando, esse tipo de mamilo sobressai alguns milímetros da aréola.

Publicidade

Quando estimulado pelo toque, flutuações de temperatura, estado de espírito ou amamentação, seu tamanho aumenta facilmente.

2. Bico do seio plano

Este tipo de mamilo se projeta tão discretamente que parece formar uma superfície plana com a aréola.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

No entanto, quando confrontados com qualquer estímulo ou amamentação, eles respondem exatamente como os mamilos comuns. Sua peculiaridade é que geralmente são mais curtos ou menos proeminentes.

3. Bico do seio inchado

Os mamilos inchados encolhem rapidamente em resposta a qualquer estímulo. Em geral, as mulheres com mamilos inchados têm problemas durante a amamentação.

4. Bico do seio invertido

Atualmente, três graus de inversão do mamilo são conhecidos e existem tratamentos adequados para eles:

  1. No primeiro estágio de inversão, não existem obstáculos significativos nos dutos de leite. Este é o melhor cenário para a amamentação, pois a gestante pode amamentar normalmente após a cirurgia de aumento do mamilo.
  2. No segundo estágio de inversão, há pequenas obstruções nos dutos de leite. Nestes casos, pode ser possível amamentar, mas a mulher terá dificuldade e poderá sentir dor durante a amamentação.
  3. Infelizmente, no terceiro grau de inversão, os dutos de leite ficam completamente restritos e a amamentação é impossível.
Mulher amamentando o filho no sofá amamentar

Mulher amamentando o filho no sofá – Crédito da foto: Freepik

Publicidade

5. Unilateral

Mulheres com bico do seio unilateral têm um mamilo normal e outro invertido.

Em geral, você pode contornar uma obstrução parcial ou completa de um mamilo invertido reposicionando-o durante a amamentação e usando cuidadosamente o outro mamilo para fornecer leite ao seu bebê.

Como reconhecer um bico do seio invertido

Muitas mulheres não sabem que seus mamilos estão invertidos porque estão acostumadas com a aparência de seus seios.

No entanto, é fácil saber se você tem um bico do seio invertido usando um método caseiro simples:

  1. Primeiramente, pressione suavemente a área do mamilo que está a aproximadamente 3 centímetros da aréola.
  2. Se o bico ficar ligeiramente aumentado ou se projetar da aréola, esse é um possível sinal de inversão. Mas se ainda permanecer afundado, provavelmente você está lidando com um bico do seio invertido de segundo ou terceiro grau.

E a amamentação quando temos o bico do seio invertido?

amamentação com bico do seio invertido

Mulher amamentando bebê na grama – Foto: Freepik

Embora todos os tipos de mamilos afetem a maneira como você amamenta, esse não é o único fator determinante. Mulheres com mamilos comuns também podem ter problemas durante a amamentação ou produção de leite.

Publicidade

Durante a amamentação, toda mulher tem dificuldades e deve encontrar suas próprias soluções, sempre com a ajuda de um médico.

Além disso, muitos bebês têm dificuldade em segurar e sugar mamilos planos, inchados ou invertidos. Nestes casos, existem dispositivos que ajudam os mamilos a sobressair. No entanto, algumas crianças podem rejeitar o dispositivo.

Nesses casos, a mãe deve tentar recriar o funcionamento do dispositivo com suas próprias mãos.

Dificuldade para amamentar

Mulheres com bico do seio invertido (de segundo grau) geralmente têm mais dificuldade para amamentar.

Sobretudo, como já mencionado, a amamentação é impossível com o bico do seio invertido de terceiro grau.

Agora que você conhece os diferentes tipos de mamilos, provavelmente pode identificar qual deles você tem. Mas lembre-se dos cuidados adequados com as mamas e de consultar o seu médico nos casos em que for necessário.