Ao contrário do que parece, a primeira menstruação pós-parto não é o sangramento imediatamente após o nascimento do bebê, mas a próxima menstruação, que pode ocorrer muito mais tarde.

O tempo que leva para a menstruação pós-parto aparecer após o nascimento depende de muitos fatores, como a amamentação.

Sangramento pós-parto x Menstruação

Você deve saber que o sangramento, que ocorre imediatamente após o parto, tanto natural quanto cesáreo é um sangramento de limpeza do corpo dos restos da placenta. A secreção observada de uma cor vermelho-sangue no início e mais tarde na cor marrom é o que chamamos de excrementos maternos.

Absorvente para Primeira menstruação pós-parto

Absorvente – Crédito: Freepik

Publicidade

Em cerca de 6 semanas, o corpo da mulher retorna gradualmente ao tempo que era antes da gravidez. Então o útero se limpa e se contrai.

Além do sangue, a mulher pode observar fragmentos maiores de membranas e muco liberados. O corrimento abundante logo após o nascimento, mesmo com coágulos evidentes, é completamente normal e geralmente não deve ser uma preocupação.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Depois de cerca de 12 dias, a secreção sanguinolenta semelhante a menstruação torna-se marrom, depois amarela e finalmente transparente.

Além disso, as fezes pós-parto podem ser acompanhadas por cólicas e dor no abdômen inferior à medida que o útero se contrai ao seu tamanho original.

É importante destacar que a amamentação acelera a limpeza do útero após o parto, o que está relacionado à intensificação das contrações decorrentes da secreção de hormônios. No entanto, deve-se lembrar que sangramento intenso após o parto pode ser um sintoma de hemorragia.

Quando volta a primeira menstruação pós-parto?

primeira menstruação pós-parto

Calendário primeira menstruação pós-parto – Foto: Freepik

Publicidade

O momento em que a menstruação retorna após o parto é um assunto individual da mulher. Seu surgimento é influenciado por diversos fatores, principalmente relacionados à amamentação do bebê (sua frequência, mamar à vontade e dar ao bebê uma mama para acalmá-lo).

Presume-se que a primeira menstruação pós-parto não deve ocorrer antes de 6 semanas após o nascimento do bebê. Em casos raros, entretanto, pode ser que o sangramento ocorra mais cedo. É importante sempre perguntar ao ginecologista.

Por outro lado, as mulheres que amamentam podem ter a primeira menstruação depois do parto somente quando o bebê tem vários meses de idade.

Portanto, quando perguntado quando volta a menstruação pós-parto, a resposta pode ser:

  • Em mulheres que não estão amamentando – não antes de 6 semanas após o parto;
  • Em mulheres que amamentam – vários meses após o parto ou mesmo após a amamentação.

A primeira menstruação pós-parto

sintomas do período fértil

Mulher de vestido com a mão na barriga – Foto: Freepik

Durante o puerpério, que dura cerca de 6 semanas, o útero é higienizado, resultando no chamado excrementos puerperais que se tornam menos abundantes a cada dia. Uma vez que eles diminuam, eles não devem voltar.

Publicidade

No entanto, se uma mulher apresentar sangramento durante o puerpério, ela deve consultar um médico que fará os exames básicos. Às vezes pode acontecer a menstruação pós-parto, mas podem ser complicações que requerem intervenção urgente.

Sua menstruação depois do parto pode ser diferente das anteriores à gravidez. Há mais sangramento ou vice-versa. Algumas mulheres reclamam de menstruação dolorosa, enquanto outras indicam que não sentem nenhum desconforto. Este também é um assunto individual.

Existe um equívoco de que a falta de menstruação pós-parto equivale à incapacidade de engravidar. A verdade é que a fertilidade pode voltar a qualquer momento, mesmo antes de chegar a primeira menstruação pós-parto.

A amamentação também não protege contra a fertilização. Portanto, qualquer mulher que não queira ser mãe novamente deve usar uma forma apropriada de contracepção. É melhor escolher o método em consulta com o ginecologista.

Amamentação durante menstruação

O período depois do parto em mulheres que estão amamentando pode demorar vários meses após o nascimento do bebê. Isso se deve aos altos níveis de prolactina mencionados anteriormente.

Deve-se lembrar, entretanto, que existem exceções a essa regra e mesmo uma mãe que está amamentando naturalmente pode ter menstruação logo após o puerpério.

Mulher amamentando o filho no sofá amamentar

Mulher amamentando o filho no sofá – Crédito da foto: Freepik

Na maioria das vezes, as mulheres que amamentam têm períodos entre 6 e 18 meses após o parto, e isso geralmente está associado a uma redução significativa da amamentação.

Em muitos casos, a primeira menstruação depois do parto ocorre quando a mulher começa a dar mamadeira a seu bebê ou estende sua dieta (o que acontece quando o bebê tem 5 a 6 meses).

A menstruação pós-parto não é uma indicação para interromper a amamentação.