Vocês já pararam para pensar em como, nessa vida de mãe, estamos sempre enfrentando períodos de adaptação com o filhote? Vamos falar sobre cinco dicas para fazer a transição da mamadeira para o copo

A impressão que eu tenho é a de que, ao superarmos um desafio, surge uma nova necessidade logo em seguida. No início, o bebê simplesmente não dorme; depois, quando finalmente aprende a dormir, vem o desafio de adormecer sem a presença dos pais, de dormir apenas em seu quarto, a passagem do berço para a cama!

E isso não acontece apenas com as questões relacionadas ao sono – com a alimentação acontece exatamente a mesma coisa! Quando você pega o jeito da amamentação, pouco depois vem a fase das primeiras papinhas.

menina com mamadeira

Foto: Freepik

Publicidade

A descoberta de novos sabores, a rejeição de alguns alimentos, o período (por volta dos 2 ou 3 anos) em que eles finalmente descobrem que podem se recusar a comer o que não gostam. E, por aqui, uma das passagens marcantes foi o momento em que Catarina deixou a mamadeira, para se aventurar exclusivamente no copo.

Embora o momento em que essa transição acontece varie muito de criança para criança, em geral ela ocorre ao redor dos 2 anos – e haja criatividade para fazer o pequeno largar a mamadeira (se seu filho mamou apenas no peito até essa idade fica mais fácil, porque, obviamente, ele irá direto para o copo).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E, conversando com muitas mães, percebi que, inclusive, algumas crianças deixam de querer tomar leite durante essa mudança (apesar da maioria dos pediatras recomendaram o alimento, em função de sua grande quantidade de cálcio, que é fundamental para ossos e dentes em formação).

Por isso, nesse post, reuni algumas dicas para fazer essa transição de maneira suave, tranquila, e sem muito chororô do pequeno. E se você tiver alguma dica adicional, deixe nos comentários!

Teste vários copos de transição, até encontrar aquele que satisfaça o filhote

criança na mamadeira

Criança na mamadeira – Foto: Freepik

Algumas crianças não têm dificuldade em aceitar o copo de transição, enquanto outras o rejeitam, ficando presas à mamadeira. Se seu pequeno se recusa a aceitá-lo, pode ser uma boa ideia testar outros modelos (às vezes, mudando o formato e textura da ponta, ele acaba aceitando mais facilmente!).

Publicidade

Transição da mamadeira para o copo: experimente o canudinho

Aprender a sugar com o canudo é algo que seu filho só vai conseguir com treino. E também nesse assunto não há uma regra quanto à idade necessária: alguns bebês de um ano já sabem sugar, enquanto outras crianças só aprenderão por volta dos três anos!

Ao invés de tentar o copo de transição, você pode oferecer os líquidos em um copo com tampa (que evita acidentes), e que tenha abertura para o canudinho.

Por aqui Catarina adorou a novidade (e até hoje prefere tomar o leite dessa forma – já os sucos ela toma no copo normal! Engraçado como eles fazem essa diferenciação!).

Guarde uma mamadeira de reserva, e jogue o restante fora

Depois de explicar ao seu filho que vocês farão essa transição, mande as mamadeiras antigas embora – assim, certamente, a “tristeza” do pequeno será bem menor. Você pode avisar durante uns quinze dias, mais ou menos, assim ele vai entendendo o que irá acontecer.

Não adianta falar por um período maior, porque os pequenos têm a percepção de que o tempo passa muito lentamente, e a demora pode gerar ansiedade.

Depois de alguns dias sem, algumas crianças chegam a esquecer o objeto, fato que não acontecerá se ele abrir o armário e perceber o “mamá” ali.

Publicidade

Mas não custa ser precavida e reservar uma, pois momentos de crise podem, realmente, acontecer. Em geral não voltar atrás, dando a mamadeira, torna a transição mais rápida.

É o coração de mãe quem acaba sabendo a melhor forma de lidar com a situação (mesmo que seja liberar apenas no meio da madrugada, se o pequeno acordar, por exemplo).

Fique atenta a possíveis mudanças de hábito

Se o filhote aceitar os sucos e a água no copo, mas deixar de tomar o leite, alguns truques podem ajudar. Uma das estratégias mais usadas pelas mães que eu conheço é tornar o leitinho mais atrativo: batendo no liquidificador com a fruta preferida do pequenino, ou adicionando algum produto, como um complemento nutricional.

A grande dica, nesse caso, é escolher um produto com pouco ou nenhum açúcar, uma vez que o controle do consumo de sacarose é extremamente recomendado para evitar obesidade infantil e diabetes futura.

O Sustain Junior, complemento nutricional da Danone, por exemplo, tem as 27 principais vitaminas e minerais que as crianças precisam, contribuindo para que cresçam saudáveis, e 38% menos açúcar que outras opções para misturar com o leite (e há o sabor vitamina de frutas zero adição de açúcares, que é o ideal para os pequenos que ainda não comem/tomam alimentos adoçados).

Transição da mamadeira para o copo: seja paciente

Às vezes, nós, pais e mães, achamos que uma transição como essa é algo fácil para o filhote. Mas é importante lembrar que o ato de sugar está fortemente relacionado com sensações prazerosas do filhote, e há um grande envolvimento emocional com o objeto.

Por isso, tenha muita paciência durante o processo, e não despreze a dificuldade do filhote. Para ele, essa etapa pode ser um grande desafio, que será superado mais facilmente com muito amor, carinho e compreensão dos pais.

Sobretudo, mostre ao seu filho que isso não é uma perda, é apenas uma mudança que indica que ele está crescendo, e deve se orgulhar disso! E tenha certeza de que no fim tudo dá certo, e todas as dificuldades se transformarão em histórias divertidas da infância!