Sabemos que nem sempre é fácil escolher a melhor babá para o seu filho. Ficamos apreensivos na hora de selecionar a melhor opção, especialmente quando não conhecemos a pessoa e temos que dar uma chance “do zero”.

A boa notícia é que existem algumas dicas que podem ajudar a minimizar a angústia nesse momento, por meio de uma análise minuciosa de como escolher a babá. Acompanhe este texto e saiba mais sobre essas dicas!

Veja mais: Por que brincar no parque é bom para as crianças?

escolher a melhor babá para o seu filho

Babá lendo com a criança. Foto: Canva

Publicidade

7 dicas para escolher a melhor babá para o seu filho

Investigar as melhores opções de babá para os nossos filhos é um desafio. São tantos pontos que devem ser levados em conta, não é mesmo? Por isso, procurar com antecedência é o passo número um para uma escolha mais assertiva. Até porque, se deixarmos para cima da hora, podemos agir de forma muito impulsiva, sem se dar conta de que a pessoa talvez não tenha as atribuições necessárias.

Por isso, com lápis e papel na mão, comece a pensar sobre o tipo de babá que você quer para o seu filho, com base nas nossas dicas e nos seus próprios objetivos. Vejamos algumas ideias:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Busque referências e indicações

Um bom ponto de partida é buscar indicações e referências. Converse com as suas amigas que já são mães, questionando se elas já investiram no serviço de babá em algum momento. Além disso, pergunte sobre como foi a experiência delas, se tiveram bons resultados, o que acharam bom ou ruim em cada profissional, e assim por diante.

Dessa forma, você já poderá ter uma visão mais clara das potenciais profissionais que poderá entrevistar.

Claro que você pode conversar com outras que não tenham sido contratadas por quem você conhece, mas sabemos que as indicações podem ajudar muito nessas horas, não é mesmo?

Veja mais: Brincadeiras com dramatização: Quais os benefícios?

Publicidade
escolher a melhor babá para o seu filho

Babá lendo e estudando com a criança. Foto: Canva

2. Como escolher a melhor babá para o seu filho: Avalie as competências e formações

Depois de fazer uma breve seleção das candidatas, é importante avaliar o currículo de cada uma delas. Quais são as competências que elas têm para oferecer? Qual a formação? Estão estudando pedagogia ou psicologia? Fizeram algum curso voltado ao trabalho de babá? Quais são os detalhes da vida acadêmica dessas babás? Quais habilidades elas dizem ter?

Esses dados podem ajudá-lo a mapear quais caminhos seguir na hora de escolher a melhor babá para o seu filho. Lembre-se de sempre buscar profissionais com formações que façam sentido, a fim de fazer uma seleção que tenha mais sinergia com o que você procura.

3. Avalie se ela é “compatível” com a sua família

Será que a babá que você está pensando em contratar é compatível com a sua família? Obviamente, é impossível encontrarmos pessoas que tenham os mesmos pensamentos que os nossos, em todos os sentidos. Porém, ter uma sinergia nesse momento pode ser importante.

Por exemplo, se você gosta de aderir a um estilo de vida mais Montessoriano para o seu filho, consequentemente deseja que a babá faça atividades nesse sentido, concorda? Então, nesse momento é bom avaliar se há esse tipo de compatibilidade para escolher a melhor babá para o seu filho.

Veja mais: Cama Montessoriana: Quais são os benefícios?

Publicidade

4. Como escolher a melhor babá para o seu filho: Faça uma entrevista com a babá

A entrevista, pessoalmente, é muito importante. Apenas levar em consideração o currículo pode não ser uma boa ideia. Portanto, considere conversar, em um momento propício, com a babá. Faça perguntas sobre a rotina, sobre a formação, experiência, conhecimentos que ela tem sobre crianças, e assim por diante.

Você também pode perguntar sobre as brincadeiras e atividades que ela costuma fazer com as crianças, buscando entender um pouco mais sobre o dia a dia da profissional. Além disso, esse tipo de entrevista também pode ajudá-la a compreender se há uma “compatibilidade” entre as suas ideias e os pontos de vista da babá, como mencionamos no tópico acima.

Babá trocando o bebê. Foto: Canva

5. Certifique-se de saber se ela tem conhecimento de primeiros socorros

Conhecimento em primeiros socorros é muito importante e faz toda a diferença na hora de escolher a melhor babá para o seu filho. Até porque, caso algum acidente aconteça, é muito importante que a profissão saiba de que forma ela pode agir – nem que seja para buscar a ajuda apropriada.

Caso contrário, você poderá estar lidando com uma situação um tanto quanto arriscada, concorda?

Veja mais: Primeiros-socorros em crianças: Veja como fazer

6. Como escolher a melhor babá para o seu filho: Faça um teste e verifique a interação dela com o seu filho

Se for possível pagar por um teste, não hesite na hora de usar essa possibilidade para fazer uma escolha assertiva. É claro que a babá não terá a maior intimidade do mundo com o seu filho no primeiro contato, mas ver de que forma ela conduz essa interação inicial e quais “ferramentas” ela usa para criar vínculo pode ajudá-la a escolher melhor a sua babá.

Se perceber que a babá não tem o “menor jeito” para quebrar o gelo inicial, talvez este já seja um alerta, concorda?

Lembrando que é importante dar tempo ao tempo, pois cada pessoa tem a sua forma de construir relações com o outro – e também depende do temperamento do seu filho -, mas o teste pode ser bem-vindo e bem interessante.

Babá auxiliando a criança na atividade no computador. Foto: Canva

7. Defina regras claras e converse com a babá sobre elas

Por fim, antes mesmo de se encontrar com a babá, sente-se e avalie quais serão as regras que deverão ser estipuladas para a profissional. Exemplo:

  • Em qual horário a criança deve tomar banho.
  • Em que momento a criança deve dormir.
  • O que é proibido antes do jantar.
  • Qual o melhor horário para fazer os deveres de casa.
  • Que tipo de brincadeira é aceita antes de dormir.
  • Quanto tempo de tela é adequado e permitido de acordo com a idade.
  • O que pode e o que não pode ser oferecido como lanchinho.
  • Entre outras possibilidades.

Ter esse panorama bem traçado ajuda a passar essas informações à babá. Além disso, a maneira como ela recebe essas recomendações – de forma aberta ou pouco interessada – também pode servir de alerta na hora de escolher a melhor babá para o seu filho.

Babá brincando com a criança. Foto: Canva

Boa sorte na sua seleção!

Veja agora: Brincadeiras para fazer com crianças de 10 anos. Confira 15 dicas!