O nascimento de um filho promove uma enxurrada de emoções nos corações das mães, não é mesmo? Mas só quem já passou por isso sabe que este momento reserva situações nem sempre agradáveis.

Por isso, muitas mães, infelizmente, desenvolvem a depressão pós-parto. Também é comum sentir o famoso “baby blues” (sobre o qual eu falei aqui, inclusive) – aquela tristeza que dura um bom tempo, mas que vai passando aos poucos.

cuidados importantes

Bebê recém-nascido dormindo no ombro de seu pai, que o segura. Crédito da foto: Freepik

E, agora, um novo estudo feito pela Associação Médica Americana trouxe uma nova informação que provavelmente você ainda não sabia: os homens também podem sofrer depressão pós-parto.

Publicidade

A pesquisa sobre depressão pós-parto em homens

O estudo mostrou que 10% dos homens no mundo inteiro já deram sinais de depressão pós-parto, distúrbio que, apesar do nome, pode começar ainda durante a gestação.

Segundo os especialistas, o problema costuma surgir a partir do primeiro trimestre de gravidez e pode durar até os seis meses de vida do bebê.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vou ser pai Tumblr

Marido beijando a barriga da esposa gestante. Foto: Freepik

O número representa mais do que o dobro da taxa de depressão geralmente vista em homens. A pesquisa avaliou estudos realizados com mais de 28 mil homens no mundo e apontou que este é um problema de saúde pública, por isso deve ser tratado com atenção.

Especialistas estimam que um em cada quatro pais de primeira viagem tornam-se depressivos após o nascimento de seus filhos.

Outro estudo de 2014 publicado no Jornal Oficial da Academia de Pediatria Americana descobriu ainda que a depressão nos novos papais aumentou cerca de 68% durante os cinco primeiros anos de vida da criança.

Publicidade

Causas da depressão pós-parto em homens

Frases filho presente de Deus Tumblr.

Pai e filho ao ar livre. Foto: Freepik

Não é de se estranhar que a depressão pós-parto atinja não apenas as mulheres. Cada vez mais os pais ficam em casa com o bebê, enquanto as mães saem para trabalhar.

Além de cuidar dos pequenos, alguns ainda precisam dar conta das tarefas domésticas. O resultado? Poucas horas de sono, estresse, cansaço, entre outros sintomas que favorecem o aparecimento da depressão.

Mas esta não é a única razão. O estudo mostrou que – por razões desconhecidas – os hormônios masculinos, assim como os femininos, são alterados durante a gravidez e após o nascimento do bebê.

Os níveis de testosterona caem, enquanto o estrogênio, a prolactina e cortisol sobem. Com isso, alguns homens ainda desenvolvem sintomas como náuseas e ganho de peso.

Será que o meu parceiro está deprimido?

Confira alguns dos sintomas que podem indicar o problema dentro da sua casa:

Publicidade
  • Irritação ou agitação repentina
  • Distanciamento da mãe e do bebê
  • Interesse por jogos, bebidas ou drogas
  • Histórico pessoal ou familiar de depressão
  • Tristeza, choro fácil ou falta de interesse em fazer coisas que gosta
  • Sentimento de inutilidade ou comentários suicidas
  • Passar mais tempo do que o habitual no trabalho
  • Quando a esposa também sofre de depressão pós-parto

Como tratar

Especialistas afirmam que a depressão pós-parto é um problema de família, por isso o ideal é que seu marido converse com você.

Lembre-se, vocês são uma equipe! Uma dica: antes de pensar que é você quem tem “direito” a se deprimir e não ele, perceba que ajuda-lo é ajudar indiretamente toda a família, que certamente ficará melhor com seu restabelecimento.

Outra dica é incentivá-lo a praticar atividade física, comer bem e, também, pode ser bacana investir em métodos relaxantes, como ioga, meditação e acupuntura, para reduzir o estresse.

E, claro, não hesite em buscar ajuda profissional. A depressão, seja na mulher ou no homem, é um problema sério e precisa ser tratado como tal.

Um psicólogo ou mesmo um psiquiatra podem auxiliar. Grupos de apoio e sites que fornecem informações sobre a depressão pós-parto também contribuem para melhorar o quadro, funcionando como fóruns online em que outras pessoas que sofrem com o problema compartilham suas experiências.