O inchaço abdominal (vulgo barriga inchada) é uma condição que tira o sono e o bom-humor de muitas mulheres. Os motivos que causam isso são vários e vão desde gravidez até mudanças hormonais, gases e TPM

Abaixo, veja os 5 motivos mais comuns para o inchaço do abdômen. 

1. Gases intestinais e prisão de ventre deixam a barriga inchada

Foto: Freepik

Se os causadores forem gases ou prisão de ventre, é provável que o inchaço apareça ou piore depois das refeições e durante à noite. Os gases são causados principalmente por causa da alimentação, muitas pessoas não tem uma boa digestão de alimentos como feijão, cebola, pimentão cru e até mesmo berinjela. O que causa o desconforto abdominal. 

Publicidade

Já no caso da prisão de ventre, os males não são muito diferentes. O período menstrual e a alimentação tem fortes influências no caso. Dietas com alto teor de proteínas ou pouca ingestão de água podem ser agravantes. 

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

2. Menstruação, TPM y outras cositas más 

O período que antecede o ciclo menstrual pode ser caótico para o corpo. Além da mulher sentir uma retenção maior de líquidos, a barriga inchada também marca presença. Isso acontece porque ao ovular, o corpo retém grande parte do fluxo sanguíneo no endométrio, causando esse aumento de tamanho. 

 

3. Retenção de líquidos podem afetar também a barriga

Como falamos logo acima, a retenção de líquido também pode ser uma causa da barriga inchada. Ela acontece porque a mulher não está ingerindo água o bastante, comeu alimentos com muito sódio, passou muito tempo em pé ou está em algum tipo de pós-operatório. Entretanto, a retenção pode ser sinal de problemas vasculares também, como trombose e varizes. Na dúvida, melhor consultar um médico! 

 

Publicidade

4. Progesterona em alto nível deixa a barriga inchada

A progesterona tem uma grande participação na vida das mulheres, principalmente quando o assunto é gravidez e menstruação. Ela tem um papel importante naquele inchaço da TPM, por causa do fluxo sanguíneo que falamos. Mas, ela pode indicar uma gravidez mesmo antes do atraso menstrual.

Tudo isso porque o corpo passa a produzir mais progesterona quando o óvulo é fecundado e está a caminho de se firmar nas paredes uterinas. O que causa o inchaço do baixo abdômen. 

 

5. Gravidez! 

Foto: Freepik

Antes tarde do que nunca. Nossa querida gravidez também causa a barriga inchada. Dificilmente um inchaço por gravidez vai se diferenciar de um inchaço por outro motivo ao olho nu – no começo eles são muito parecidos!

Mas, se a barriga está inchada e a menstruação não veio, pode começar a fazer os cálculos. O aumento do tamanho abdominal costuma começar 3 dedos abaixo do umbigo e dá aquela dificultada na hora de fechar uma calça, levantar e sentar. Algumas mulheres, sofrem com cólicas também. 

Publicidade

Apenas depois de algum tempo o inchaço deixa de ficar concentrado nessa região e sobe para o resto da barriga. Para evitar o nervoso e a ansiedade, é bom manter as consultas em dia, cuidar da alimentação e ter um controle bacana sobre o ciclo menstrual – os APPs são uma ótima alternativa! 

E você? Já sofreu com barriga inchada por algum motivo diferente desses? Conta para a gente nos comentários!