O inchaço abdominal (vulgo barriga inchada) é uma condição que tira o sono e o bom-humor de muitas mulheres. Os motivos que causam isso são vários e vão desde gravidez até mudanças hormonais, gases e TPM

Abaixo, veja os 5 motivos mais comuns para o inchaço do abdômen. 

1. Gases intestinais e prisão de ventre deixam a barriga inchada

Foto: Freepik

Se os causadores forem gases ou prisão de ventre, é provável que o inchaço apareça ou piore depois das refeições e durante à noite. Os gases são causados principalmente por causa da alimentação, muitas pessoas não tem uma boa digestão de alimentos como feijão, cebola, pimentão cru e até mesmo berinjela. O que causa o desconforto abdominal. 

Publicidade

Já no caso da prisão de ventre, os males não são muito diferentes. O período menstrual e a alimentação tem fortes influências no caso. Dietas com alto teor de proteínas ou pouca ingestão de água podem ser agravantes. 

 

2. Menstruação, TPM y outras cositas más 

O período que antecede o ciclo menstrual pode ser caótico para o corpo. Além da mulher sentir uma retenção maior de líquidos, a barriga inchada também marca presença. Isso acontece porque ao ovular, o corpo retém grande parte do fluxo sanguíneo no endométrio, causando esse aumento de tamanho. 

 

3. Retenção de líquidos podem afetar também a barriga

Como falamos logo acima, a retenção de líquido também pode ser uma causa da barriga inchada. Ela acontece porque a mulher não está ingerindo água o bastante, comeu alimentos com muito sódio, passou muito tempo em pé ou está em algum tipo de pós-operatório. Entretanto, a retenção pode ser sinal de problemas vasculares também, como trombose e varizes. Na dúvida, melhor consultar um médico! 

 

Publicidade

4. Progesterona em alto nível deixa a barriga inchada

A progesterona tem uma grande participação na vida das mulheres, principalmente quando o assunto é gravidez e menstruação. Ela tem um papel importante naquele inchaço da TPM, por causa do fluxo sanguíneo que falamos. Mas, ela pode indicar uma gravidez mesmo antes do atraso menstrual.

Tudo isso porque o corpo passa a produzir mais progesterona quando o óvulo é fecundado e está a caminho de se firmar nas paredes uterinas. O que causa o inchaço do baixo abdômen. 

 

5. Gravidez! 

Foto: Freepik

Antes tarde do que nunca. Nossa querida gravidez também causa a barriga inchada. Dificilmente um inchaço por gravidez vai se diferenciar de um inchaço por outro motivo ao olho nu – no começo eles são muito parecidos!

Mas, se a barriga está inchada e a menstruação não veio, pode começar a fazer os cálculos. O aumento do tamanho abdominal costuma começar 3 dedos abaixo do umbigo e dá aquela dificultada na hora de fechar uma calça, levantar e sentar. Algumas mulheres, sofrem com cólicas também. 

Publicidade

Apenas depois de algum tempo o inchaço deixa de ficar concentrado nessa região e sobe para o resto da barriga. Para evitar o nervoso e a ansiedade, é bom manter as consultas em dia, cuidar da alimentação e ter um controle bacana sobre o ciclo menstrual – os APPs são uma ótima alternativa! 

E você? Já sofreu com barriga inchada por algum motivo diferente desses? Conta para a gente nos comentários!