Já na pré-escola, as atividades que requerem coordenação motora fina são parte integrante do desenvolvimento da criança: colorir com giz de cera, brincar com lego ou quebra-cabeças, atividades de cuidados pessoais, como apertar os botões, amarrar os sapatos, usar talheres da maneira correta à mesa, são atividades com as quais a criança é confrontada todos os dias.
Todas essas ações requerem um bom grau de coordenação motora fina; se a criança apresentar dificuldades em realizá-las, isso levará a uma situação de frustração e diminuição da auto-estima, por não ser capaz de fazer “coisas” que os colegas são capazes de fazer.
O que é coordenação motora fina?
Foto: Freepik
A coordenação motora fina é a capacidade de controlar o corpo em movimentos específicos feitos com as mãos e os dedos.
Esses movimentos, extremamente pequenos e precisos, requerem alta concentração e boa coordenação olho-manual.
Há muitas atividades que as crianças podem realizar para desenvolver a coordenação motora fina. Alguns as realizam diariamente brincando ou cuidando de si mesmos, como:
- Usando lápis de cor, marcadores e giz de cera
- Montando quebra-cabeças
- Brincando com blocos de montar
- Amarrando os sapatos
- Abotoando a blusa
A criança começa a desenvolver sua coordenação motora fina desde quando é um bebê. Isso ocorre quando ela começa a pegar os primeiros objetos: um brinquedo, um mordedor, um chocalho.
Posteriormente, suas habilidades melhoram à medida que crescem e gradualmente o vemos segurando objetos maiores e mais pesados, manipulando-os e usando as mãos para fins específicos. Ela começa a empilhar torres com brinquedos ou a fazer desenhos cada vez mais detalhados.
Leia: Filho na escola: É melhor pela manhã ou à tarde?
O desenvolvimento de habilidades motoras
Foto: Freepik
Assim como nas grandes habilidades motoras, a coordenação motora fina também exige muito exercício para que a criança se desenvolva bem. Gradualmente, ela adquirirá mais e mais destreza, capacidade de se mover e muito mais.
De fato, através do desenvolvimento da coordenação motora fina, a criança será capaz de ter:
- Melhor domínio do seu corpo
- Desenvolver concentração
- Aumentar a coordenação olho-mão
- Ter maior auto-estima e segurança
Leia: Adaptação escolar!
Envolver e incentivar os pequenos na rotina da vida prática é o primeiro e mais simples passo a ser seguido: escovar os dentes, vestir-se, colocar os jogos no lugar, guardar sapatos, dobrar a roupa, ajudar na cozinha.
Foto: Freepik
De fato, o desenvolvimento de coordenação motora fina também permite que a criança:
- Torne-se independente: ao se vestir, lavar, comer, organizar seus espaços
- Aumentar a criatividade
- Melhorar a capacidade de resolver problemas: diante de movimentos repetidos incorretos, as crianças encontrarão alternativas ao problema encontrado
A importância da coordenação motora fina
É muito importante que as crianças tenham um bom controle dos músculos das mãos antes de começar o ensino fundamental. Essa habilidade é, de fato, essencial para aprender a escrever e para realizar muitas atividades e trabalhos que ocorrerão durante as aulas.
Foto: Freepik
A “falha” em segurar uma caneta ou lápis corretamente, não sendo capaz de realizar atividades manuais que os colegas podem fazer, pode criar uma sensação real de frustração na criança e até perda de auto-estima.
Infelizmente, esse é um fenômeno generalizado: muitas crianças começam a vida escolar sem nem mesmo saber segurar um lápis na mão. A causa? Uso excessivo da tecnologia de tela de toque que elimina todas as atividades manuais que a criança pode realizar diariamente.
Essa tecnologia, de fato, elimina na vida das crianças: lápis, tesoura, giz de cera, materiais de modelagem… Em suma, todos os objetos práticos a serem utilizados para obter boa destreza com os dedos e mãos.
A solução ideal para esse problema, portanto, é minimizar o uso da tecnologia para dar às crianças a oportunidade de realizar o maior número possível de trabalhos manuais e sempre ter experiência direta com o ambiente ao seu redor.
Como ajudar a criança a desenvolver e melhorar sua coordenação motora fina
Essas técnicas são especialmente eficazes para o ensino de coordenação motora fina para crianças em idade pré-escolar ou jardim de infância, mas também são necessárias e úteis para o desenvolvimento de habilidades motoras de crianças mais novas e mais velhas.
1. Uso de massa de modelar
A brincadeira tátil com bons materiais favoritos antigos, como a massa de modelar, é uma ótima maneira de as crianças experimentarem e desenvolverem coordenação motora fina. Para tornar isso ainda mais interessante, você pode fazer a massinha com seu filho antes de brincar.
2. Quebra-cabeças
Foto: Freepik
Faça quebra-cabeças juntos. Pegar e mover as peças do quebra-cabeça no lugar ajuda a desenvolver o movimento de pinça.
Observar ou ajudar seu filho a aprender a completar um quebra-cabeça às vezes pode ser frustrante, pode ser impaciente e pode dar vontade de desistir facilmente. Mas se você continuar com isso, as recompensas valerão a pena.
Envolva-se e incentive o seu filho o máximo que puder para brincar com quebra-cabeças fáceis no início e depois com os progressivamente mais difíceis, pois fazendo isso melhorará suas habilidades olho-mão, coordenação e habilidades motoras.
Observar o sorriso e a sensação de satisfação que seu filho terá ao concluir um quebra-cabeça proporciona uma enorme satisfação para os pais.
3. Desenho, coloração e pintura
foto: Freepik
Incentive seu filho a desenhar e pintar. Isso ajuda não apenas sua coordenação motora fina, mas também criatividade e imaginação.
Tente diferentes tipos de pintura e mídias diferentes, como giz de cera, tintas para dedos ou pincel, para despertar o interesse dele e fortalecer a coordenação olho-mão do seu filho.
Pintar com um pincel ajuda as crianças a aprender a segurar um pincel e a ter maior controle usando coisas nas mãos, incluindo lápis e outros itens.
4. Corte com tesoura
O uso de tesouras é uma ótima maneira de fortalecer a coordenação motora fina, além de melhorar a concentração olho-mão. Você pode desenhar formas para o seu filho recortar. Mas certifique-se de usar uma tesoura apropriada para a idade.
5. Aprender a escovar os dentes é bom para o desenvolvimento motor de seu filho
Foto: Freepik
Pode ser difícil ensinar as crianças a escovar os próprios dentes, especialmente fazê-las escovar adequadamente, mas isso ajudará a encontrar o desenvolvimento das habilidades motoras.
6. Amasse papel
Esta atividade não é apenas interessante do ponto de vista motor, mas também muito divertida para as crianças. Amassar o papel estimula a musculatura do interior da mão e a separação dos movimentos dos dedos. Divirta-se variando os meios (papel de seda, folhas de revistas, folhas de papel) para oferecer diferentes níveis de dificuldade.