Menstruação não desce: este sintoma costuma deixar qualquer mulher à flor da pele. Essa montanha de emoções pode acontecer porque se trata de uma tentante que se emociona só de pensar em ter conseguido engravidar, mas também pode ser sinal de alerta vermelho e desespero para aquelas que não querem engravidar (ou não querem mais, ou não querem agora, e etc).

Mas, o que será que está por trás da menstruação que não desce? Será que este é um sintoma somente de gestação?

Na verdade: não. Quando a menstruação não desce é evidente que o primeiro cenário imaginado é a gravidez. Mas a verdade é que este é apenas um de muitos desfechos possíveis.

O primeiro ponto importante é você saber que é considerado normal que a menstruação atrase até cinco dias em um ciclo ou até dois meses seguidos, no máximo. Quando a mulher está sem menstruar por mais tempo que isso, é importante procurar um médico para averiguar a situação e iniciar um tratamento.

Publicidade

Veja que aspectos podem estar por trás disso agora mesmo. Boa leitura!

Menstruação não desce – O que pode ser?

mulher com plaquinha de rosto triste representando menstruação não desce

Crédito: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como mencionado na introdução, quando a menstruação não desce a gravidez não é o único desfecho possível. Isso porque existe uma série de fatores que também podem estar por trás deste atraso. Entretanto, é normal que a gestação seja a primeira possibilidade lembrada, principalmente se a mulher está querendo engravidar ou se ela tem muito medo que isso aconteça. Basicamente, isso acontece porque o assunto gestação já está no seu inconsciente, seja de uma forma positiva ou negativa.

Por isso, é muito, mas muito indicado que o primeiro passo após detectar o atraso menstrual é fazer um teste de gravidez, para descartar essa possibilidade. É considerado normal uma menstruação com atraso de até cinco dias, então é indicado esperar para fazer o teste de gravidez somente depois que a menstruação estiver ao menos 6 dias atrasada.

Você já fez o teste e deu negativo? Então o segundo passo é aguardar 7 dias da data do teste e aplicar novamente um teste de gravidez. Isso é importante porque com esse intervalo e com o “re-teste” você não corre riscos de sofrer de um falso negativo.

Além da gravidez, há alguns outros fatores que podem te levar a um cenário onde a menstruação não desce. Alguns destes fatores estão associados com excesso de estresse no dia a dia, desequilíbrio com as emoções, alterações hormonais e consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas.

Publicidade

Causas possíveis da menstruação que não desce

mulher com placa de interrogação menstruação não desce

Crédito: Freepik

Se você já fez dois testes de gravidez com ao menos uma semana de intervalo entre eles e ambos deram negativo, é muito provável que você não esteja grávida. Neste caso, é possível que o atraso menstrual seja sinal de outra coisa. Por exemplo:

Amenorreia

mulher com calendário marcando período fértil menstruação

Crédito: Freepik

Todas estas situações podem levar a um quadro de ausência total ou parcial de menstruação por 3 meses ou mais. Este cenário onde a menstruação não desce por período prolongado é denominado amenorreia.

A amenorreia deve ser tratada por um médico ginecologista e o tratamento dependerá da origem do problema. Por isso, é fundamental agendar uma consulta médica logo que perceba que a situação está se tornando recorrente.

A amenorreia também é caracterizada quando a menina completa 16 anos sem ter menstruado pela primeira vez. Neste caso, o quadro é denominado de amenorreia primária e também precisa ser investigado pelo médico ginecologista. A amenorreia primária pode estar associado com quadros de:

Publicidade
  • Traumatismo craniano
  • Prematuridade ou defeito no aparelho reprodutor, por exemplo:
    • Hímen imperfurado
    • Septo vaginal
    • Ausência de útero

O que fazer?

dado com interrogação dúvida pergunta

Crédito: Freepik

A consulta médica é obrigatória para mulheres que passam por quadros onde a menstruação não desce há 3 meses ou mais e que já descartaram a possibilidade de gravidez. Na consulta, o médico poderá identificar a causa e tratar o problema. Em alguns casos, a mulher pode precisar tomar remédios para fazer a menstruação descer.

É possível que o médico também solicite alguns exames, por exemplo:

Além disso, também é possível que reduzir a intensidade de práticas físicas, evitar situações de estresse excessivo, manter a calma e equilibrar a alimentação ajudem na regularização do ciclo menstrual. Entretanto, a consulta médica continua sendo fundamental, mesmo entre mulheres que decidem cuidar destes outros aspectos de sua vida (e que interferem na menstruação). Isso porque é com o médico que a mulher poderá averiguar problemas de saúde que podem estar associados com a situação. Por exemplo:

Dicas para regular a menstruação

Ilustração de mulher fazendo exercício físico

Crédito: Freepik

Veja algumas dicas que podem ajudar a evitar quadros onde a menstruação não desce:

  • Estilo de vida saudável: prática física não exagerada e alimentação equilibrada e variada, rica em frutas, verduras e legumes
  • Uso correto de pílula anticoncepcional
  • Evitar dietas malucas e muito restritivas
  • Manter o peso ideal
  • Seguir corretamente o tratamento para o quadro de saúde detectado pelo médico, como ovários policísticos ou distúrbios de tireoide

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Você já sofreu com uma menstruação que não descia sem ser o caso da gestação? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência conosco. Nós queremos conhecer a sua história também!