O medo é um tema recorrente quando temos crianças em casa, não é mesmo? Isso porque mesmo quando um é superado, parece sempre ter vários outros para ocupar o “lugar vago”.

Apesar da dificuldade que alguns pais têm de lidar com essa situação, o medo não é algo ruim, necessariamente. Na verdade, diversos estudos já demonstraram que foi a capacidade de sentir medo que ajudou nossa espécie a evoluir.

Entretanto, claro que isso não quer dizer que devemos deixar nossos pequenos à mercê do universo de medos que eles costumam sentir. Pelo contrário, o mais indicado é poder trabalhar esses medos com muito amor e com atenção, para ajudá-los a superar cada um deles de forma saudável.

Pensando na dificuldade que o adulto pode ter nesse percurso, construímos esta lista com os melhores livros para trabalhar o medo infantil. Boa leitura (e divirta-se)!

Publicidade

Leo, o Pássaro Que Tinha Medo de Altura

Autoria: Frédérique Agnès e Arnaud Bouron

Editora: Panda Books

Capa do livro

Crédito: PANDA BOOKS

Léo é um pequeno pássaro que tem muito medo de altura. O pequeno protagonista só consegue voar de um galho a outro enquanto os seus irmãos já estão voando por aí. Entretanto, ele conseguirá superar o medo ao conseguir uma ajuda inusitada.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O livro fala sobre respeito, superação de desafios e, claro, coragem.

Gaspar, o Lobo Que Tinha Medo de Lobo

Autoria: Frédérique Agnès e Arnaud Bouro

Editora: Panda Books

Capa do livro

Crédito: PANDA BOOKS

O lobo Gaspar é filho adotivo de uma família de guaxinins. Na história, o protagonista precisa perceber que se identifica com os lobos. Mas isso é um problema, porque sua mãe diz que essas são criaturas más e perigosas.

Gaspar é um lobo que tem medo dos outros lobos. O livro mostra as incertezas que o medo pode trazer e o conflito entre seguir os instintos ou as orientações dos pais.

Publicidade

A história fala sobre superação de desafios, respeito, coragem, adoção e sobre a sentimento de inadequação.

Veja aqui como transformar seu filho no personagem de um livro infantil.

Pluft, O Fantasminha

Autoria: Maria Clara Machado

Editora: Nova Fronteira

Capa do livro

Crédito: EDITORA NOVA FRONTEIRA

O livro é baseado em uma peça de teatro infantil encenada pela primeira vez em 1955. Pluft foi considerada a mais importante peça para crianças do país. A história acompanha um fantasminha que morria de medo de pessoas.

Nesta narrativa a criança vai aprender sobre a coragem que pode nascer do medo, e também sobre o amor que pode nascer quando respeitamos as diferenças.

Este é um dos livros que toda criança deveria conhecer. Ele fala de respeito, amor e coragem.

A Princesinha Medrosa

Autoria: Odilon Moraes

Editora: Cosac Naify

Capa do livro

Crédito: Editora Cosac Naify

Publicidade

O livro conta a história de uma princesa que tinha muitos, mas muitos medos. Alguns dos seus medos eram:

A pequena protagonista sentia tanto medo que deixava eles serem maiores que ela. Entretanto, num belo dia, ela se perde no meio de um passeio e acaba por conhecer um menino diferente. Ele adorava ficar perto do rio e olhar as estrelas a noite.

A história mostra como os encontros podem nos ajudar a enxergar o mundo sob outras óticas. Além disso, o livro recebeu o prêmio de Melhor Livro Para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Conheça aqui os livros da Turma da Mônica.

Chapeuzinho Amarelo

Autoria:Chico Buarque e Ziraldo

Editora: Autêntica

capa do livro

Crédito: EDITORA AUTÊNTICA

Chapeuzinho Amarelo é aquele tipo de livro que toda criança deveria conhecer. Ele conta a história de uma menina que tinha medo de tudo, até mesmo de sentir medo.

A protagonista tinha tanto medo que já não conseguia mais levar a vida normalmente. Ela não se divertia, não conseguia comer ou dormir direito e nem brincava mais. Apesar disso, ela tinha um medo que superava os outros: encontrar o lobo mau.

Chapeuzinho Amarelo nos conta uma bonita história de superação dos medos, de coragem e da importância de desafiarmos nossos limites. Mas não é só isso: a obra ganhou o selo de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Além disso, o livro também conquistou o Prêmio Jabuti devido a suas ilustrações.

Série de livros – Os Medos que Eu Tenho

Autoria: Ruth Rocha e Dora Lorch

Editora: Salamandra

Capa de um dos livros da série

Crédito: EDITORA SALAMANDRA

A coleção de livros “Os Medos que Eu Tenho”, de Ruth Rocha, apresenta alguns dos medos mais comuns da infância.

Alguns dos títulos desta linda coleção são:

  • Ninguém Gosta de Mim?: Apresenta os medos do abandono, de ser substituído e de não ser amado
  • Quem Tem Medo de Monstro?: Apresenta uma divertida realidade onde os monstros de que a criança sente medo têm medo também
  • Quem Tem Medo do Novo?: Com rimas, aborda os medos das mudanças (residência, escola, hábitos, amigos, etc)
  • Tenho Medo Mas Dou Um Jeito: Apresenta estratégias saudáveis para lidar com medos reais, com os perigos da vida

Autoria: Ana Maria Machado

Editora: Global

capa do livro

Crédito: EDITORA GLOBAL

Apesar de todas as opções desta lista serem excelentes pedidas, este livro tem um toque especial. Isso porque nem toda obra tem o privilégio de ter sido escrita pela cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras.

Neste livro, a autora conta aos pequenos leitores três contos:

  • Mãe com Medo de Lagartixa
  • Com Licença, Seu Bicho Papão
  • O Lobo Mau e o Valente Caçador

Mas o livro não é uma super indicação só porque traz mais de uma história. Ele também ocupa lugar de destaque porque mostra ao pequeno que todos temos medo. Todos, até nossas mães!

Aqui o seu filho vai entender que está tudo bem ter medo, desde que você também possa contar com alguém para partilhar os receios.

A obra fala de alguns dos medos mais comuns da infância. Por exemplo:

  • Escuro
  • Escola
  • Dentista
  • Mudanças

Série de livros – Quem tem medo?

Autoria: Fanny Joly e Jean-Noel Rochut

Editora: Scipione

capa de um dos livros da coleção

Crédito: Editoria Scipione

Esta coleção de livros também é um prato cheio para as famílias com crianças pequenas. A série conta com diversos títulos e tem como objetivo ajudar a criança a superar os seus medos. Para isso, além da fantasia o autor também usa e abusa do bom-humor.

Cada título desta coleção trata de um medo comum da infância. Por exemplo:

Veja também esta dica de livro para a mamãe: da gestação aos 2 anos.

O Medo que Mora Embaixo da Cama

Autoria: Mariza Tavares

Editora: Globinho

Capa do livro

Crédito: EDITORA GLOBINHO

Não à toa há tantas produções infantis focadas no medo do escuro. Isso porque o escuro é, certamente, um dos receios mais clássicos das crianças.

Nesta obra seu filho vai conhecer João, um menino que foi aprendendo que as cobras, dragões e monstros não passavam de peças de roupas e sombras.

Com uma abordagem divertida, esta também é uma excelente opção para trabalhar este medo clássico das crianças.

Pequeno Rato. Grande Livro dos Medos

Autoria: Emily Gravett

Editora: Salamandra

Capa do livro

Crédito: SALAMANDRA

Provavelmente, esta é a opção mais divertida da lista. Isso porque o livro conta com a contribuição inusitada de um ratinho.

A autora decide contar essa história depois de perceber de todos têm medo de algo. Entretanto, ela não esperava que o livro seria modificado por um ratinho, que contribui na produção.

A obra é cheia de recortes, rabiscos e páginas roídas. Criativo e envolvente, esta obra é indicada para aprender de forma divertida sobre os medos (para crianças, e também para adultos!).

O Escuro

Autoria: Lemony Snicket e Jon Klassen

Editora: Companhia das Letrinhas

Capa do livro

Crédito: EDITORA COMPANHIA DAS LETRINHAS

Assim como a opção anterior, este também uma alternativa divertida para trabalhar o medo do escuro com as crianças. Isso porque a pequena obra acompanha Luca e seu terrível medo.

Luca tem medo do escuro. Entretanto, o escuro parece não sentir medo de Luca. Luca vive em sua casa junto com o escuro. Mas o escuro quase nunca sai do porão. Todavia, um dia ele decide sair.

O escuro encontra Luca em seu quarto e o convida a conhecer o porão.

O autor usa da diversão e também da sensibilidade para mostrar que mesmo os nossos maiores horrores podem ter soluções. Nesta obra Luca não só descobre que o escuro tem solução, mas também aprende que a solução pode ser fácil do que ele imaginava.

Dentro Deste Livro Moram Dois Crocodilos

Autoria: Claudia Souza

Editora: Callis

Capa do livro

Crédito: EDITORA CALLIS

O pequeno protagonista desta divertida obra é um menino diferente, mas o que ele tem de diferente? Ora, ele não tem medo de nada. Sabe esses medos tradicionais? Então, ele não tem. Exemplo de alguns medos infantis que passam longe do nosso amigo:

  • Tubarões
  • Solidão
  • Escuro
  • Fantasmas
  • Monstros

Entretanto, será que a história é bem assim mesmo?

Bem… Na verdade, talvez ele tenha um pouco de medo, sabe… De… Crocodilo.

E, para piorar, parece que ele descobriu que dentro deste livro não reside um crocodilo só, mas dois.

A leitura é fluida e gostosa, e a obra também é cheia de ilustrações super criativas. O livro conta com fotos, desenhos, recortes e também com sombras!

É uma forma delicada e bem-humorada de trabalhar os medos infantis, além de ensinar que cada pessoa tem seu próprio medo (e que isso é normal, é claro).

O Medo

Autoria: Monteiro Lobato

Editora: Globinho

Capa do livro

Crédito: EDITORA GLOBINHO

Além das crianças, esta é uma obra que também vai fazer sucesso entre a mamãe e o papai. Isso porque a história se passa no universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Pedrinho está quase conseguindo realizar seu sonho: conhecer todos os segredos da mata. Mas claro que ele não vai sozinho, porque o Saci vai o acompanhar na aventura. Além de adentrarem no matagal, os amigos vão conhecer os mistérios que cercam os entes daquele lugar.

Apesar do medo, Pedrinho e Saci decidem passar uma noite inteira no coração da mata. Com isso, o pequeno protagonista vai precisar colocar toda sua coragem à prova. Isso porque durante o passeio ele vai se ver de perto com o Curupira e vai conhecer histórias sinistras sobre o Boitatá, o Negrinho do Pastoreio e, claro, a Jurupari.

Apresentar esta obra ao seu filho é uma forma divertida de trabalhar com medos infantis. Além disso, com este livro seu pequeno conhecerá melhor o folclore nacional. Mas não é só isso: a obra também vai servir de nostalgia para você, ou não?

O Gato e o Escuro

Autoria: Mia Couto

Editora: Companhia das Letrinhas

Capa do livro

Crédito: COMPANHIA DAS LETRINHAS

A história do renomadíssimo autor moçambicano acompanha Pintalgato e sua mãe.

A mãe do pequeno protagonista o adverte sobre os riscos do escuro. Entretanto, ele decide se aventurar pela noite. Na história, Pintalgato descobre que sua pelugem deixou de ser amarela e se tornou preta, depois da sua aventura na escuridão. Isso o deixa apavorado.

Todavia, ele não está sozinho. Com o suporte de sua mãe, os dois descobrem que o tal medo do escuro era – na verdade – medo do que acreditamos sobre o escuro. Por isso, o protagonista descobre conhecer é a melhor alternativa para desmistificar seu medo.

O autor nos apresenta uma fábula linda e repleta de surpresas. Além de trabalhar o medo do escuro, o seu filho também vai ressignificar as aflições que o desconhecido pode gerar na cabecinha das crianças.

Maurício, o Leão de Menino

Autoria: Flavia Maria e Millôr Fernandes

Editora: Cosac & Naify

CAPA DO LIVRO

Crédito: Editora Cosac & Naify

Esta linda obra conta a história de um garoto que morria de medo do seu armário. Isso porque ele tinha certeza que havia uma verdadeira fera morando lá dentro. Entretanto, ele não sentia terror o tempo todo: isso acontecia só a noite, quando ele não conseguia dormir.

Num belo dia, o menino decide que precisa enfrentar esse medo. Então, ele vai ao armário e acaba por… Conhecer Maurício, o leão. Ele descobre que além de leão, Maurício também é todo carinhoso (e de perigoso não tem nada).

Irreverente e com ilustrações de alta qualidade, a obra foi lançada no ano de 1969 pela primeira vez. Mas de lá pra cá ganhou uma nova versão, ainda mais caprichada.

Veja aqui as melhores dicas de filmes para trabalhar as emoções com as crianças.

Pequenos Contos Para Sentir Medo

Autoria: Christine Palluy

Editora: Companhia das Letrinhas

Capa do livro

Crédito: EDITORA COMPANHIA DAS LETRINHAS

Assim como Alguns Medos e Seus Segredos, esta obra também aposta na apresentação de uma série de contos.

Pequenos Contos Para Sentir Medo reúne um total de 10 contos, criados por autores de diversos países, como Noruega, Espanha, Rússia e Japão.

Os contos reunidos nesta obra também tratam de uma grande variedade de seres, por exemplo:

  • Gigantes
  • Trolls famintos
  • Dragões
  • Feiticeiras

Apesar do título, as histórias não são tão pavorosas. Na verdade, os contos mostram que aquilo que sentimos medo pode ser bem menos assustador do que imaginamos.

Além disso, as histórias trazem importantes lições sobre a bondade e a sabedoria, e mostram como essas características podem ser mais fortes que o medo.

Já conhecia algum desses livros? Então deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco.